JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

FARINA APRESENTA PROJETO TURÍSTICO PARA ROLÂNDIA

Sou estudante de arquitetura da UEL  e estou no último ano. Vou fazer meu  TCC no ano que vem e gostaria de fazer algo para  Rolândia. Andei pesquisando várias coisas na internet e vi que você tem muitas publicações relacionadas à cidade e que  tem um conhecimento muito grande sobre ela. A partir dos seus blogs conheci a fazenda Bimini e me apaixonei pela história e arquitetura dela. Primeiramente tinha pensado em fazer algo lá na Bimini que pudesse chamar mais a atenção e atrair mais turistas para a fazenda. Acabei desistindo porque a arquitetura da fazenda é muito rica e não teria nada pra fazer lá que pudesse competir com ela ou acrescentar.  Continuando minhas pesquisas, vi bastantes coisas sobre incentivar o turismo rural na cidade, revitalizar a estrada do São Rafael , entre outras coisas. Me interessou bastante a história alemã, as construções que temos aqui...  a história da Oktoberfest que hoje está quase morrendo. Bom, gostaria de saber se você teria alguma sugestão pra me dar sobre tudo isso, se tem algum projeto em mente  sobre a cidade. Pensei em fazer um novo projeto onde acontece hoje a Oktoberfest para que se tornasse um lugar turístico e uma verdadeira vila germânica, mais não sei até que ponto isso seria viável.  Enfim, se você tiver alguma ideia sobre algum projeto que eu possa fazer para Rolândia, me ajudaria muito. Obrigada. (a estudante pediu para não ser identificada por enquanto)
RESPOSTA: sim... tenho... entendo que Rolândia poderia atrair muitos turistas se a Oktoberfest voltasse a ser como era no principio: Uma festa para as famílias. Executando apenas músicas tradicional alemã, onde muitos usariam os trajes típicos. Os próprios turistas reclamaram muito das últimas festas que perderam a identidade que a tornaram especial. Para atrair o publico falaríamos isso em um comercial para a TV regional ou estadual... mostraríamos imagens do Igreja Luterana... o Roland...  os sinos da igreja luterana... os sinos da igreja católica... o cemitério e igreja São Rafael e algumas casas típicas. No filme sairia também mulheres casadas com crianças loiras... todos com trajes típicos... danças  em volta do Roland... danças em frente a Igreja Luterana... cenas de uma senhora alemã preparando bolachas típicas da  colônia enfeitadas com bolinhas de cor.... homens assando churrasco... cenas de uma bandinha típica... cenas dos desfiles antigos... Bom, o potencial é muito grande só falta um prefeito com uma visão mais ampla para abraçar esta ideia. Eu tenho publicado no YouTube um filme antigo da Oktoberfest e a Igreja Luterana e comunidade do  Barreiro tem a fotos do tempo do Pastor Ravache. Uma outra ideia é construir um restaurante ao lado da igreja São Rafael com comidas típicas e música alemã para servir almoços aos sábados e domingos.  A Proposta é para que os clientes e turistas estacionem seus carros ali nas proximidades da chácara Rolândia e façam uma caminhada até o restaurante. Além de ser bom para a saúde poderiam contemplar uma das paisagens mais lindas do norte do Paraná. Seria uma miniatura do Caminho de Santiago de Compostela da Espanha. Uma terceira proposta proponho que o Museu Municipal volte a ter aparência de museu. Que volte a expor os objetos e fotos antigas. Pena que uma parte do acervo foi destruído. Virou entulho junto com o antigo prédio do Posto de Saúde central, conforme denúncia publicada no Jornal Manchete do Povo e que virou denuncia no Ministério Público.  JOSÉ CARLOS FARINA

Nenhum comentário:

Postar um comentário