JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Conta de água vai subir 6,4% no Paraná em 20 de março

JORNAL DE LONDRINA

Reajuste na tarifa de água e esgoto autorizado pelo governador Beto Richa é menor do que os 8,17% solicitados pela Sanepar em janeiro

22/02/2014 | 14:19



Fábio Cherubini

O governador Beto Richa autorizou na última terça-feira o reajuste das tarifas de água e esgoto pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em 6,4%, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A informação foi confirmada pela Sanepar na quarta-feira em fato relevante divulgado ao mercado. O aumento passa a valer 30 dias após a publicação, a partir de 20 de março.

O aumento ficou abaixo dos 8,17% solicitados pela Sanepar em janeiro deste ano para o Instituto das Águas do Paraná – autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e que atua como órgão regulador da empresa. Este será o quarto reajuste feito pelo governo do estado em quatro anos. De 2005 a 2010, a tarifa da empresa ficou congelada. Em abril de 2011, porém, Richa autorizou um aumento de 16%, seguido por reajustes de 16,5% no mesmo mês de 2012 e de 6,9% no ano passado.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sanepar, o atual reajuste se deve à alta da cesta de indicadores que incidem sobre os gastos no tratamento de água e esgoto. A empresa argumenta que além da necessidade de correção dos índices de inflação, como o INPC e o IPCA, a variação do dólar também teve influência sobre o aumento da tarifa, já que muitos dos produtos usados pela empresa são importados.

Outro ponto apresentado pela assessoria em favor do aumento é que o congelamento da taxa feito durante a gestão do ex-governador Roberto Requião teria criado um rombo de R$ 2,2 bilhões no caixa da empresa.

Requião alega que os reajustes ocorrem em benefício dos acionistas privados da empresa, que é de economia mista e tem ações negociadas na bolsa de valores. A assessoria de imprensa da Sanepar, no entanto, questiona o ex-governador ao contra argumentar que 60% das ações da Sanepar pertencem ao governo e 45% são controladas pelo Grupo Dominó, que é gerenciado pela Copel.

Ainda de acordo com a empresa, apesar de o reajuste não ter sido divulgado pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial do governo, a decisão foi veiculada por meio de fato relevante publicado nos meios de comunicação do estado.

Aumentos anteriores

Sobre os aumentos de 2011 e 2012, a companhia informou, nas respectivas épocas, que os reajustes eram necessários para recuperar parte da inflação acumulada desde o primeiro ano de congelamento da taxa. Após seis anos sem alterações, a defasagem da tarifa teria chegado a 33% em janeiro de 2011, período em que o valor pago pelos usuários já não era suficiente para quitar as dívidas da empresa.

Pai deixa bebê de 6 meses preso no carro e vai pescar

JORNAL DE LONDRINA


O homem foi encaminhado à delegacia e responderá pelo crime de abandono de incapaz
22/02/2014 | 14:46
Luciane Horcel com informações da RPCTV
Um bebê de seis meses foi trancado sozinho dentro do carro pelo pai que saiu com os outros dois filhos para pescar no lago Igapó, em Londrina.
Os moradores das casas onde o carro estava estacionado começaram a ouvir o choro da menina e resolveram chamar a polícia.
Foi preciso quebrar a janela do carro para retirar a criança e não se sabe o tempo exato que ela permaneceu trancada no veículo.
O pai, quando voltou para o carro, resistiu à prisão e precisou ser levado a força. Ele foi encaminhado à delegacia e responderá pelo crime de abandono de incapaz.

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA - 22/02/2014

FUNERÁRIA SANTA TEREZINHA


INFORMAMOS O FALECIMENTO DE:

SEBASTIÃO RIBEIRO


Velório Capela da Vila

 sepultamento: dia 23/02/14 - 17 hrs


Nossos sentimentos de pesar à família enlutada.

ROLÂNDIA - NOVA ILUMINAÇÃO NA PRAÇA E CALÇADÃO

Eu particularmente prefiro as lâmpadas amarelas. Fotos by  José Carlos Farina



























ROLÂNDIA - POVO PRENDE LADRÃO DE BICICLETA

JORNAL MANCHETE DO POVO


Acabou de acontecer:

Ladrão rouba bicicleta e foge! Populares o seguem e capturam na quadra seguinte. Os cidadãos tiveram que usar força para conter o ladrão.

O bandido chegou na padaria Querubim, jogou uma bicicleta velha e levou a nova do filho de Andreia Reverso Ferreira, que trabalha no local. “A gente trabalha tanto para comprar e vem um vagabundo para roubar”, lamenta. O fato aconteceu hoje às 17:30 horas na Rua Amazonas esquina com Antenor Ferri.

O ladrão é Antônio Carlos da Silva de 55 anos. Ele foi preso pela Policia Militar que foi acionada e chegou rapidamente no local. O infrator tem passagem pelo Art. 155 (furto) e estava em liberdade provisória desde o dia 30 de outubro de 2013.

Silva e a sua bicicleta velha foram encaminhados para a Delegacia de Rolândia. A vítima também foi para o distrito policial para prestar queixa onde será lavrado um boletim de ocorrência.



A Polícia Militar alerta que não é seguro fazer justiça com as próprias mãos. Sempre que você estiver em uma situação de perigo ligue para 190.

ROLÂNDIA - BAR " TOCA DO LAGARTO "

RUA ARTHUR THOMAS - FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA












































ROLÂNDIA - CHURRASQUINHO DO "ESQUERDINHA" - VILA OLIVEIRA

FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - DATA ABANDONADA VIROU CRIATÓRIO DE BICHOS PEÇONHENTOS

22/02/2014 - RUA DR. JOÃO CÂNDIDO - ESTE TERRENO NÃO TEM DONO. FAZ UM ANO QUE A PREFEITURA ROÇOU O MATO. DAQUI JÁ SAIU ATÉ ONÇA. VIZINHOS PERGUNTAM SE O PREFEITO MORARIA AQUI DO LADO... TEXTO e FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - TERRENO ABANDONADO COM MATO ALTO

22/02/2014 - FINAL DA RUA MACEDO PORTUGAL ( TERESÓPOLIS). OS VIZINHOS FALAM QUE ESTE TERRENO NÃO  TEM DONO. NEM O DONO, NEM A PREFEITURA ROÇAM OU CAPINAM O MATO. DAQUI JÁ SAIU ( E SAI ) COBRAS, ARANHAS, RATOS, ESCORPIÕES, MOSQUITOS DA DENGUE. PEDEM  PROVIDÊNCIAS. TEXTO e FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - RUA ABAIXO DA LINHA SEM ASFALTO E COM MATO

ESTA AQUI É A ÚNICA RUA DE ROLÂNDIA SEM ASFALTO - MORADORES DISSERAM QUE NA CAMPANHA PROMETERAM ASFALTÁ-LA. ENQUANTO NÃO SAI O ASFALTO PEDIRAM PARA QUE SEJA COLOCADO PEDRA BRITADA E CAPINADO O MATO. PARECE MAIS PASTO DO QUE RUA. TEXTO e FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - CALÇADA DO CENTRO NO MATO

RUA ARTHUR THOMAS - PERTO DO SUPER MERCADO BOA COMPRA - PARECE UM PASTO - FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - DENÚNCIAS NAS ÁREAS DA CULTURA, EDUCAÇÃO e MEIO AMBIENTE

22/02/2014 - FALTA DE RECURSOS PARA O FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA - PROJETOS CULTURAIS  PARADOS -  CENTENAS DE CRIANÇAS PREJUDICADAS - MARIA LUIZA MÜLLER CONFIRMOU A FALTA DE RECURSOS NO ANO PASSADO - E AGORA COMO É QUE FICA? LEIAM MATÉRIA DO JORNAL MANCHETE DO POVO, EDIÇÃO DE HOJE.


















FARINA LANÇA ABAIXO ASSINADO A FAVOR DAS PRAÇAS DE ROLÂNDIA


JOHNNY LEHMANN
AS PRAÇAS SÃO DO POVO
ABAIXO-ASSINADO
By FARINA
ASSINE VOCÊ  TAMBÉM
ABAIXO-ASSINADO PÚBLICO PELA NET


LINK:

ROLÂNDIA - MAIS DENUNCIA NA ÁREA AMBIENTAL

 Semana passada o Jornal Manchete do Povo publicou uma matéria muito interessante sobre o ICMS Ecológico, que é destinado aos municípios para incentivar a melhorarem a qualidade da gestão de suas áreas ambientais protegidas, quanto melhor for a qualidade da gestão dessas áreas tanto maior será a participação do município no bolo do ICMS Ecológico. Entretanto, aqui em Rolândia devido não ter uma conta específica para repasse ao Fundo Municipal do Meio Ambiente, o valor é depositado em outro tipo de conta, o que deixa dúvidas quanto a aplicação da verba ao que realmente foi destinada. Sendo que no ano de 2012 o valor repassado chegou a quase três milhões de reais.  E como bem comentou o ambientalista Paulo Farina, na edição desta semana, se o recurso fosse realmente aplicado como deveria, Rolândia poderia dar um salto muito grande em relação à qualidade de vida. Então deixo uma pergunta aos nobres Vereadores... queremos saber como são aplicados estes recursos? Tem muitos vereadores preocupados em tirar foto em obras de manutenção e esquecem de fazer o principal papel de um vereador que é FISCALIZAR. Parabéns ao Rodrigo Stutz pela matéria, e por realmente fazer jornalismo.
COMENTÁRIO: Eu e outros ambientalistas já denunciamos essa irregularidade no passado..já levamos ao conhecimento do Ministério Púbico e até agora nada.. esperamos que desta vez os vereadores acordem e "botem quente"... se é aplicar em favor do meio ambiente e não aplicam o caso é de mandar de novo uma denuncia à Promotoria. JOSÉ CARLOS FARINA. ( FOTO By  FARINA )

MAIS TRÊS VÍTIMAS GRAVÍSSIMAS

Capotamento deixa três vítimas gravíssimas em Londrina!

Um gravíssimo acidente foi registrado por volta das 11h deste sábado (22) em Londrina. Uma Saveiro capotou e em seguida ainda bateu contra uma árvore na alça de acesso entre as avenidas Dez de Dezembro e Juscelino Kubitschek. Três pessoas que estavam no carro ficaram inconscientes logo após a batida. 

Um rapaz de 22 anos teve múltiplas fraturas e foi levado para a Santa Casa com traumatismo craniano grave. Ele precisou ser entubado pelos socorristas. A segunda vítima também foi entubada. Ela apresentava ferimentos na cabeça e foi encaminhada ao Hospital Universitário. Os documentos pessoais dos dois jovens não foram localizados. Eles correm risco de perder a vida. 

O terceiro ferido seria o motorista. Ele conseguiu retomar a consciência e disse aos socorristas ser agente penitenciário. O homem apresentava suspeita de fratura no tórax, tinha dificuldades para respirar e sofreu ainda cortes no rosto e fraturas em um dos pés. Ele foi levado por uma ambulância para o HU. 

A cena impressionou quem passava pelo local. Com a força do impacto, o motor foi arrancado do veículo e lançado a metros de distância. 

(Texto: Portal Bonde / Imagem enviada pelo internauta Márcio Pívaro via WhatsApp/FolhaWeb)

GLEISI DESAFIA beto RICHA

Durante a reunião ampliada do PT-PR neste sábado em Curitiba, Gleisi fez um desafio: desafio o governo do Estado a mostrar no que investiu.

ROLÂNDIA - DENUNCIA - POSTO DE SAÚDE DO SÃO FERNANDO

DENUNCIA- Usuário denuncia... ATENÇÃO VEREADORES!... VÃO LÁ VER ISSO.. É DE MANHÃ.. 6 HORAS... Enquanto o povo toma chuva o carro da saúde fica lá dentro... sequinho...  quem tem mais valor? alguém pode me falar alguma coisa...





DENUNCIA - ESTÃO PRESSIONANDO VEREADORES PARA VENDER AS PRAÇAS

Oi Farina tudo bem?...chuva maravilhosa graças a Deus! Gostaria de comentar algo com vc.... houve uma reunião com os pais no Cmei e pediram lá a todos os pais que pressionem os vereadores, para que eles aprovem na câmara a venda dos terrenos... segundo a pessoa que falou o prefeito disse que se não vender estes terrenos não serão construídas mais salas de aulas nos Cmeis. A gente sabe que estes são p... saco do prefeito... têm cargos de confiança... mas apelar desse jeito para os pais eu achei um absurdo... inclusive o vereador Ardigo esteve essa semana no Cmei para ver a área em que poderão ser construídas novas salas com a venda dos terrenos. ( não quis se identificar)

COMENTÁRIO: Eu tenho um parente que entrou em crise e começou a vender tudo o que tinha... acabou na miséria... é o que vai acontecer com Rolândia.... se vendermos as nossas áreas de praças e áreas institucionias para escolas, postos de saúde e creches, no futuro a nossa cidade perderá qualidade de vida.. os futuros prefeitos terão que comprar áreas caríssimas para poder devolver o que o atual jogou no lixo. Só o povo que pagou por estas áreas é que pode autorizar a prefeitura a vender.. será que o Joni gostaria que os vereadores autorizassem a vender a casa com muro de pedra que ele tem aqui vizinho do Locateli? claro que não né?.. e porque o povo dos bairros terão que perder suas áreas em favor de outros bairros? Acorda Rolândia!... Se eu fosse vereador iria gritar bem alto.. NNÃÃÃOOOOOO!!!!! JOSÉ CARLOS FARINA

MAIS COMENTÁRIOS:
Paulo Farina “A Lei 6.766/79 proíbe a alteração da destinação das áreas verdes e institucionais, após a aprovação e registro de loteamentos urbanos (art. 4º, I, parágrafo 1º e 28). Em conseqüência, as áreas verdes e institucionais dos loteamentos em questão são consideradas bens de uso comum do povo e não podem ser objetos de desafetação e alienação (venda)" (Apelação Cível nº 201.894-1/8 – TJSP - Rel. Melo Colombi).

RESPOSTA: Um cara como o Farininha faz falta na política. uma pessoa que entende de administração pública.. de direito administrativo...  os prefeitos e vereadores têm que tomar opInião de pessoas assim... cultas e que amam de verdade Rolândia. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - TERRA DE GENTE CULTA ??.....

ROLÂNDIA - TERRA DE GENTE CULTA??... SIM... MAS COVARDES TAMBÉM.... COM RARAS EXCEÇÕES, POUCOS DELES DÃO A SUA CONTRIBUIÇÃO... TANTOS JORNAIS E BLOGs E CADÊ  "OS CARAS"? EU CONHEÇO PELO MENOS UMA MEIA DUZIA DE GÊNIOS DA ESCRITA EM ROLÂNDIA... PESSOAS QUE LEEM TODO O DIA... JORNAIS... ROMANCES... EU CONHEÇO ALGUNS QUE ESTÃO ATÉ COM OS OLHOS FUNDOS DE TANTO LER... DE DIA E DE NOITE... NO BANHEIRO.. NO CARRO... ATÉ NA RUA... TERIAM CONDIÇÕES DE REVOLUCIONAR AS MÍDIAS DA CIDADE... MAS GUARDAM TODA ESTA CULTURA PARA ELES... DE NADA SERVE... DE NADA APROVEITA... VÃO MORRER SEM REPASSAR NADA DO QUE APRENDERAM.... E COM ISSO OS MAUS E OS CORRUPTOS VÃO OCUPANDO ESPAÇO... CRIEM CORAGEM!.... ESCREVAM PARA O BLOG DO FARINA... (ESTÁ ENTRE OS 4 MAIORES DO PARANÁ)

BLOG DO FARINA RECEBE ELOGIO - OSNIR POPULIM


  • Sheila Osnir Populim mato a saudade de rolandia vendo o blog do farina.parabens pelas fotos e entrevistas.osnir
  • RESPOSTA: Obrigado amigo. Fico feliz em poder lhe ajudar a diminuir a saudade da velha terra. Um abç. fk com Deus. Farina