sábado, 15 de março de 2014

EU SOU DO NORTE DO PARANÁ - PÉ VERMELHO


FOTO  By  JOSÉ C. FARINA

VÍDEO - CANTORA DE ROLÂNDIA

EX-PETISTA CONTA TUDO SOBRE LULA E O PT

MAIS UM MARCADO PARA MORRER PELO PT

Publicado por  em 6 fevereiro, 
MAIS UM MARCADO PARA MORRER PELO PT
URGENTE… TODOS TÊM QUE LER!!!
“MAIS UM MARCADO PARA MORRER… DEPOIS DESTA EXPOSIÇÃO”
“PT NUNCA MAIS”

Ex-petista vomita os podres do Lula
Com dor no coração me sinto uma idiota. De boas intenções o inferno tá cheio. O Brasil seria agora um novo inferno?

José Guimarães dos Santos Silva – Jornalista
Se vocês, como eu, se consideram cidadãos brasileiros, são trabalhadores e ainda acreditam que o Brasil pode dar certo, peço alguns minutos de sua
atenção para a leitura destas linhas, pois eleição é coisa muito séria!

Sou jornalista há 31 anos, fui militante do PT por 15 anos consecutivos e
atuei junto ao Diretório Nacional do PT com sede na cidade de São Paulo.
Por esses motivos conheci e convivi pessoalmente com o Presidente Lula.
Votei no Lula em todas as eleições das quais ele participou. O Lula era
tido por mim como um grande amigo e camarada, até o dia em que ele saiu da oposição e começou a governar.

Todos os princípios e idéias que compartilhávamos pelos quais lutávamos
foram traídos e abandonados pelo meu “EX-GRANDE AMIGO” LULA.

Então aqui vão minhas justificativas:
O Prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel, que também era meu
amigo, foi morto a mando do Lula, da cúpula do PT (Zé Dirceu e Genoino) e da “Máfia de Ribeirão Preto” (comandada pelo Antonio Palocci)..

Celso Daniel era muito teimoso e gostava de fazer as coisas do jeito dele,
o que desagradava aos dirigentes do nosso partido (PT). Quando o Celso
Daniel interviu no funcionamento da “Máfia dos Transportes de Santo André”, que era controlada pela cúpula Petista, minguou o dinheiro que era desviado para o PT e que era uma das maiores fontes utilizadas para financiar as campanhas; esse dinheiro ia para as mãos do grande coordenador de campanhasdo PT, o ex-Ministro Antonio Palocci junto com Ze Dirceu.

Celso Daniel atrapalhou os planos do PT e pagou com a própria vida por esse “erro”. O Toninho do PT, de Campinas, também pagou com a vida por seinsubordina r ao Lula e ao Zé Dirceu.
Quando estava à frente da Prefeitura de São Paulo, Marta Suplicy armou o
esquema de contratações de empreiteiras para fazer coleta de lixo sem
realizar licitação. Os donos das empreiteiras beneficiadas eram todos
amigos da família de Marta e foram todos doadores da campanha dela.

Além disso, cada empreiteira tinha que pagar uma quantia mensal para podercontinuar trabalhando, sendo que os valores arrecadados eram desviados para”financiar campanhas” e, como Lula sempre dizia com certo sarcasmo: …”A Marta é rica e não precisa desse dinheiro, vamos usar essas (notas) aqui para outros fins mais agradáveis ao nosso bolso”…
Os juros são um assunto que dá arrepios. NOSSA TAXA DE JUROS REAIS É A MAIS ALTA DO MUNDO! Até o FMI e as Agências de Classificação de Risco.
Internacionais sinalizaram que o governo brasileiro poderia abaixar os
juros mais drasticamente e diminuir o superávit primário (o dinheiro
reservado para pagar a Dívida Externa). Mas meu ex-amigo Lula preferiu
manter os juros altos e aumentar o superávit primário, estrangulando a
economia brasileira, que por isso praticamente não cresceu durante todo o
governo (enquanto os outros países em desenvolvimento cresceram 6% ao ano,em média, o Brasil cresceu 2%).

Assim, as indústrias não cresceram e tiveram que demitir empregados, a
agricultura que vinha bem ao longo dos últimos 12 anos ajudando o país a
fechar as contas “no azul”, também entrou em colapso, e hoje o setor está
amplamente endividado, desde os pequenos até os grandes produtores. O custo de vida aumentou. Os impostos aumentaram. As tarifas públicas aumentaram.
Com a estagnação e o desemprego, a marginalidade explodiu em todos os
grandes centros urbanos.

E os bancos? Bem, os bancos brasileiros tiveram os maiores lucros da
história do Brasil por quatro anos seguidos (durante todo o governo Lula),
e as ações dos três maiores bancos privados do Brasil (Bradesco, Itaú e
Unibanco) valorizaram-se mais do que as do CitiGroup, que é a maior
instituição financeira do mundo, com sede em Nova York, nos E.U.A., e mais do que as ações do Banco Santander, que é o maior banco da Europa da “Zona do Euro”. COM LULA NO GOVERNO, O BRASIL SE TORNOU O PARAÍSO N.º1 DO CAPITAL FINANCEIRO ESPECULATIVO INTERNACIONAL!

Enquanto milhares de brasileiros passam fome e não têm emprego, e a frota de ônibus dos nossos grandes centros urbanos está sucateada, Lula mandou o BNDES dar dinheiro ao ditador cubano Fidel Castro para a compra de milhares de ônibus novos produzidos na China para eles!
Todos sabemos que nunca mais veremos a cor desse dinheiro e que ele poderia ter sido muito melhor utilizado no financiamento de ônibus para as cidades daqui no Brasil (afinal, o dinheiro é NOSSO), comprando veículos produzidos aqui mesmo, ativando a indústria automobilística nacional (talvez assim não haveria aqui milhares de metalúrgicos sendo demitidos todos os dias), gerando crescimento, emprego e renda, que é o que o povo precisa!
Mas Lula está enganando o povo com uma esmola chamada Bolsa Família, que não chega à maior parte dos brasileiros necessitados, ficando nas mãos de intermediários corruptos!
Lula fez também o BNDES dar dinheiro ao Hugo Chávez da Venezuela, que por sua vez está nadando em dólares que ele obtém vendendo petróleo aos Estados Unidos. Nós também nunca mais veremos esse dinheiro…
E Lula mandou o BNDES dar dinheiro a Evo Morales da Bolívia, que todos
sabem que é um narcotraficante, e que por sua vez roubou a nossa Petrobras (que havia investido mais de 1 bilhão de dólares do dinheiro dos
brasileiros naquele país). Evo Morales deu a nossa Petrobras que está na
Bolívia de presente a Hugo Chávez e ainda subiu o preço do gás vendido a
nós brasileiros.

Ele fez isso em uma reunião a portas fechadas que os dois tiveram com o
cubano Fidel Castro. Evo Morales, Hugo Chávez e Fidel Castro colocaram a
nação brasileira de joelhos, e Lula com o Chanceler Celso Amorim. PANACAS, ainda disseram que eles têm o direito de fazer isso!

Esta é a liderança de Lula na América do Sul: Lula dá o dinheiro e o
patrimônio do povo brasileiro a esses três ladrões, e os três riem e chutam
o traseiro de LULA e do povo brasileiro! Mas o que mais me decepcionou foi descobrir que o meu ex-partido, o PT, TEM LIGAÇÕES íntimas COM as
“GUERRILHAS e os TRAFICANTES de DROGAS” da Colômbia, do Peru e da Bolívia, e que o PT TEM LIGAÇÕES COM o TRÁFICO de ARMAS e com o CRIME ORGANIZADO do Brasil!

Lula e o PT têm vínculos intimos com os atentados violentos perpetrados
pela facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no Estado de São Paulo. Eu sei porque fui informado por ex-companheiros de partido e também porque as táticas utilizadas pelo PCC são típicas de guerrilha urbana, exatamente iguais às táticas que o Zé Dirceu e Zé Genoíno aprenderam em Cuba, e que eles nos ensinavam nos idos dos anos 80 em algumas fazendas de “amigos do PT”, época essa em que ainda acreditávamos que devíamos fazerguerrilha.

Agora meu ex-amigo Lula e meu ex-partido PT estão às voltas com um dossiê falsificado e encomendado de última hora a algumas facções criminosas que têm ligação com o partido!
Quando eu estava lá no PT com Lula, Zé Dirceu, Genoíno, Aloísio Mercadante,Marta Suplicy, Eduardo Suplicy, Erundina, Mentor, Antonio Palocci, Delúbio Soares, Ricardo Berzoini e tantos outros, eu ouvia que devíamos fazer tudopara conquistar e manter o poder, mas eu não imaginava que esse “tudo”incluía roubo, seqüestro, assassinato, dilapidação do patrimônio público,enriquecimento ilícito, envio de dólares para o Caribe e para a Suíça, formação de quadrilha, tráfico de armas e de drogas e tudo o mais que Lula e o PT vêm fazendo nos últimos quatro anos!!!
Por isso tudo (e por muitas outras coisas que não posso nem vou aqui
mencionar) e porque OS CONHEÇO MUITO BEM…… volto a pedir:

NÃO VOTEM NO LULA! NÃO VOTEM NO PT! O PT SE TRANFORMOU NUMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA! LULA SE TRANSFORMOU NUM CRIMINOSO SEM LIMITES!!!
ENVIEM, PELO AMOR QUE TEMOS PELO BRASIL, ESTA MENSAGEM PARA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS POSSÍVEL! SALVEM O NOSSO BRASIL!!!
José Guimarães dos Santos Silva – Jornalista e Ex-Petista.

ROLÂNDIA - BOSQUE DONA MARTINHA ESTÁ ABANDONADO

Quem lembra do tal bosque no jardim das flores onde os moradores cuidavam  e hoje ta assim... Poxa, o presidente do jardim trabalhou tanto...  e ta assim hoje.
COMENTÁRIO: No dia da inauguração, ao lado de Perazolo, João Dario e o Pedro ( presidente) eu plantei dezenas de mudas.. depois em outras épocas juntamente com Paulo Farina plantamos mais... e saber que a prefeitura nem sequer passa lá...  tá no puro mato ( quissassa) e lixo.. JOSÉ CARLOS FARINA

  • José Carlos Farina

A TURMA DO BERBEL

CLIQUE NA FOTO PARA AUMENTÁ-LA






FARINA COBRA POSIÇÃO SOBRE A ÁGUA DO RIBEIRÃO EMA EM ROLÂNDIA

Escrevi à exaustão... filmei.. provei  que é possível captar o dobro junto ao Ribeirão Ema... provei que este tanto a mais não irá fazer falta ao Rio Bandeirantes que é um Rio autorizado pelo IAP para transportar esgoto e efluentes de dois frigoríficos. Mas cadê a resposta?.. nem Sanepar.. nem prefeito.. nem vereadores... os caras não estão nem aí... vamos esperar o próximo racionamento. JOSÉ CARLOS FARINA
OBS.: Para quem não sabe a captação de água junto ao Ema é feito ao lado da foz do rio junto ao Rio Bandeirantes que é um rio autorizado para transportar esgoto e efluentes de frigoríficos.

CALÇADÃO DE LONDRINA


O Calçadão foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das Praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins, como projeto do arquiteto Jaime Lerner. Foram interditados alguns trechos para o tráfego de veículos e destinou-se esses locais ao lazer do povo londrinense e de turistas.  No Calçadão os artesãos expõem seus trabalhos, grupos de teatro apresentam peças, músicos cantam, dançam e tocam.  Fonte: Prefeitura Municipal de Londrina - Imagens: Google

ROLÂNDIA - GINÁSIO DE ESPORTES CONTINUA INTERDITADO

QUE VERGONHA!... APÓS MESES CONTINUA INTERDITADO. PREFEITURA NÃO CONSEGUIU AINDA FAZER OS REPAROS SOLICITADOS PELOS BOMBEIROS E PROMOTORIA. FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

JORNAIS DE ROLÂNDIA NO BLOG DO FARINA

TEMOS ESTES E NO MEIO VIRTUAL O  BLOG DO FARINA - FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - 1ª APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DA ACREBI NO NANUK

O BLOG DO FARINA NÃO COMPARECEU POR QUE NÃO FOI CONVIDADO  E NÃO FICOU SABENDO DO EVENTO. NINGUÉM  CONVIDOU. FOTO By JOSÉ EVANGELISTA

ROLÂNDIA - FALTA DE SENSIBILIDADE

PREFEITO EXONERA DOIS SECRETÁRIOS E DIZ APENAS QUE "QUER SANGUE NOVO... MAS QUE NINGUÉM ATÉ AGORA ACEITOU"...  CAMPANER DISSE QUE O PREFEITO MANDOU OUTRAS PESSOAS FALAREM COM ELE... PELO QUE ENTENDEMOS DE ADMINISTRARÃO O PREFEITO QUANDO QUER MUDAR A EQUIPE PEDE AOS SUBSTITUÍDOS QUE PEÇAM EXONERAÇÃO... NUNCA SE DEMITE UM COMPANHEIRO...  A NÃO SER QUE ELE NÃO  QUEIRA SAIR...  ( NÃO SEI SE É O CASO )
VEJAM MATÉRIA DO JORNAL "MANCHETE DO POVO"...


JOSÉ CARLOS FARINA ENSINA SE PREFEITO PODE VENDER PRAÇAS

A manutenção de áreas para praças, escolas, postos de saúde, creches e lazer é uma imposição da lei de loteamentos ( lei 6.766/79). Estas áreas foram pagas por cada morador dos bairros afetados. Ninguém dá nada de graça.... A venda de uma praça destas só seria possível se 50% mais 1 de todos os proprietários assinarem autorizando. Para que isso acontecesse seria necessário convocar todos os moradores pela imprensa e por serviço de auto-falantes ambulantes. Teria que ser em um final de semana para garantir presenças.... Comparecendo no dia marcado seria anotado as presenças em livro mediante exibição de escrituras, RG e CPF. Havendo quorum far-se-á a votação. Tudo anotado em livro ata e com as presenças de todos os vereadores que após estariam autorizados por quem de direito a se desfazer dos bens dos bairros. A prova do que estou falando: Será que o prefeito Johnny Lehmann autorizaria o Eurides Moura a vender sem sua autorização por escrito a linda praça localizada em frente a sua casa, onde está o Ginásio de Esportes? É claro que não... haveria uma desvalorização do seu imóvel... e onde ele iria levar os netos para passear e o cachorro para m...?  Eu moro ali próximo e também  não autorizaria nem a p....  a vender a minha praça. Eu não aceitaria jamais que um vereador ( as vezes despreparado e mal intencionado) autorize sem falar comigo a venda da minha praça... E outra...  já está provado por arquitetos, urbanistas e ambientalistas que uma população só tem qualidade de vida.. só é feliz...  se tiver próximo as suas casas muito verde, árvores, ar puro e local para as crianças brincarem... Johnny que viaja sempre para a Europa deveria saber disso.. lá funciona assim.. é mais fácil você ir a lua do que vender uma praça em qualquer lugar da Europa. Por que será que este povo não aprende?.. manda a sua equipe fazer reciclagem em Maringá.. vê se lá eles vendem  praças.. cortam árvores.. Agora aqui no subúrbio e bairros periféricos de Rolândia Johnny e alguns vereadores acham que podem... por que? estas pessoas não são de carne e osso como ele e os vereadores? não precisam de verde de ar.. de escolas, creches postos de saúde?  O que está acontecendo na verdade é falta de conhecimento...   A Câmara contra a minha vontade já não aprovou R$ 13 milhões e 500 mil ?  Hoje ele quer vender 12  praças... amanhã mais 12.. depois entra outro prefeito e quer vender mais 12.. depois será a praça Castelo  Branco... a praça de igreja... Pare com isso!... Chega!... Rolândia tem dono... o povo é quem manda... reúne o povo destes bairros e chame o Blog do Farina para filmar e dar uma palestra. Modéstia a parte sei do que estou falando. Se os vereadores me convocarem posso dar uma aula sobre este tema. Convoque-me.  Não é porque o governo federal faz trapalhada em cima de trapalhada que nós aqui em Rolândia vamos fazer igual. quero respeito com o patrimônio do povo e das futuras gerações que ainda não nasceram e não puderam opinar. Falo por elas.. pelos meus netos.. bisnetos.. tri-netos.... Vamos fazer política séria... Ah.. e o povo que acorde e venha lutar comigo pelo seu bairro.  O povo elegeu prefeito e vereador para melhorar as condições de vida dos bairros e não o contrário... Estou certo ou errado? quem tiver competência e honestidade venha debater comigo. Eu tenho experiência... lutei com poucos em favor do parquinho das crianças... E venci.. pelo menos o prefeito disse que desistiu de destruir aquela área. JOSÉ CARLOS FARINA
OBS.: Sr. vereador...  pense na praça ou na escola próxima da sua casa... pensou?.. hoje vc é autoridade aqui na cidade,  mas amanhã será um Zé .... como eu... então eu te pergunto: você gostaria que outros vereadores que assumirem após você vendessem a sua praça ou escola? ou que seja uma reserva para praça, escola, creche, etc... claro que não!"... só se você for  sem noção... coisa que não é... ou é?

PAULO FARINA ESCREVE SOBRE A VENDA DAS PRAÇAS DE ROLÂNDIA


AFRONTA: A insistência da atual administração em vender bens de uso comum do povo (praçasáreas verdes, institucionais e de lazer) em diversos bairros da cidade é, no mínimo, mais uma afronta aos contribuintes, além de notável demonstração de incompetência. Registre-se que Rolândia está entre os municípios que mais arrecadam impostos no Paraná, com um orçamento anual próprio superior a R$ 130 milhões. Com efeito, além de imoral, tal prática é ilegal conforme aponta a Lei, a Doutrina e a Jurisprudência de nossos Tribunais! 
COMENTÁRIO DE JOSÉ CARLOS FARINA do BLOG DO FARINAA manutenção de áreas para praças, escolas, postos de saúde, creches e lazer é uma imposição da lei de loteamentos ( lei 6.766/79). Estas áreas foram pagas por cada morador dos bairros afetados. Ninguém dá nada de graça.... A venda de uma praça destas só seria possível se 50% mais 1 de todos os proprietários assinarem autorizando. Para que isso acontecesse seria necessário convocar todos os moradores pela imprensa e por serviço de auto-falantes ambulantes. Comparecendo no dia marcado seria anotado as presenças em livro mediante exibição de escrituras, RG e CPF. Havendo quorum far-se-á a votação. Tudo anotado em livro ata e com as presenças de todos os vereadores que após estariam autorizados por quem de direito a se desfazer dos bens dos bairros. A prova do que estou falando: Será que o prefeito Johnny Lehmann autorizaria o Eurides Moura a vender sem sua autorização por escrito a linda praça localizada em frente a sua casa, onde está o Ginásio de Esportes? É claro que não... haveria uma desvalorização do seu imóvel... e onde ele iria levar os netos para passear e o cachorro para mijar?  Eu moro ali próximo e também  não autorizaria nem a puta que pariu a vender a minha praça. Eu não aceitaria jamais que um vereador ( as vezes despreparado e mal intencionado) autorize sem falar comigo a venda da minha praça... E outra...  já está provado por arquitetos, urbanistas e ambientalistas que uma população só tem qualidade de vida.. só é feliz...  se tiver próximo as suas casas muito verde, árvores, ar puro e local para as crianças brincarem... Johnny que viaja sempre para a Europa deveria saber disso.. lá funciona assim.. é mais fácil você ir a lua do que vender uma praça em qualquer lugar da Europa. Por que será que este povo não aprende?.. Johnny manda a sua equipe fazer reciclagem em Maringá.. vê se lá eles vendem  praças.. cortam árvores.. Agora aqui no subúrbio e bairros perisféricos de Rolândia Johnny e alguns vereadores acham que podem... por que? estas pessoas não são de carne e osso como ele e os vereaores? não precisam de verde de ar.. de escolas, creches postos de saúde?  O que está acontecendo na verdade é falta de conhecimento...  isso não é governar... A Câmara contra a minha vontade já não aprovou R$ 13 milhões e 500 mil para ele gastar? o que ele quer mais?  pra que tanto dinheiro? Hoje ele quer vender 12  praças... amanhã mais 12.. depois entra outro prefeito e quer vender mais 12.. depois será a praça Castelo  Branco... a praça de igreja... Páre com isso!... Chega!... Rolândia tem dono... o povo é quem manda... reúne o povo destes bairros e chame o Blog do Farina para filmar e dar uma palestra. Modéstia a parte sei do que estou falando. Se os vereadores me convocarem posso dar uma aula sobre este tema. Convoque-me.  Não é porque o governo federal faz trapalhada em cima de trapallhada que nós aqui em Rolândia vamos fazer igual. quero respeito com o patrimônio do povo e das futuras gerações que ainda não nasceram e não puderam opinar. Falo por elas.. pelos meus netos.. bisnetos.. tri-netos.... Vamos fazer politica séria... Ah.. e o povo que acorde e venha lutar comigo pelo seu bairro.  O povo elegeu prefeito e vereador para melhorar as condições de vida dos bairros e não o contrário... Estou certo ou errado? quem tiver competência e honestidade venha debater comigo. Eu tenho experiencia... lutei com poucos em favor do parquinho das crianças... E venci.. pelo menos o prefeito disse que desistiu de destruir aquela área. JOSÉ CARLOS FARINA
OBS.: Sr. vereador...  pense na praça ou na escola próxima da sua casa... pensou?.. hoje vc é otoridade aqui na cidade,  mas amanhã será um Zé ruela como eu... então eu te pergunto: você gostaria que outros vereadores que assumirem após você vendessem a sua praça ou escola? ou que seja uma reserva para praça, escola, creche, etc... claro que não!"... só se você for um retardado ou corrupto.. coisa que não é... ou é? JOSÉ CARLOS FARINA

CAMPEONATO DE PESCA EM ROLÂNDIA AMANHÃ



O prometido Festival da Pesca de Rolândia acontecerá amanhã, domingo, dia 16 de março,  no Lago São
 Fernando, ( saída para Arapongas) , das 8 às 13 horas. Organizado pelas Secretarias de Esportes e de Agricu-
ltura e Meio Ambiente de Rolândia. O torneio deveria ter sido realizado no domingo 23 de fevereiro, mas as 
chuvas atrapalharam – o caminhão com os peixes que seria colocado no lago,  não conseguiu chegar ao local. 
No total, serão lançados no lago cerca de  1.200 quilos de Tilápia e Pacu. As inscrições podem ser feitas 
no local. Serão premiados aquele que pescar o maior peixe e quem pescar a maior quantidade. FOTO By 
 FARINA

COLEÇÃO DE SOLOS DO NORTE DO PARANÁ ( amostras )

Fora o IAPAR eu só conheço uma outra pessoa (que como eu), coleciona amostras de solos: Noemia Teles de Freitas. O meu amor pelo norte do Paraná é tão grande que gosto sim de segurar com as mãos e até cheirar a nossa rica terra. Dou ênfase a amostras de solos das várias glebas de Rolândia, mas possuo também amostras de solos de Sertanópolis, Bela Vista, Cornélio, Porecatu, Maringá, Morretes e Foz do Iguaçu. Um certo dia pedi até para o Juiz, Dr. Alberto, trazer para mim uma amostra de solo de Sertanópolis. Ele depois que entendeu o significado do pedido um dia presenteou-me com o  encomendado. As amostras estão todas etiquetadas em pequenos frascos com a data e o local onde foram coletadas. É uma coleção pequena mas com grande significado para mim. JOSÉ CARLOS FARINA

ESTAÇÕES TREM OURINHOS Jacarezinho Jaguaraiva Marques dos Reis, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora.

ALL é condenada por "abandonar" trecho do PR
OURINHOS — Concessionária ferroviária está recorrendo de sentença que manda reativar trecho que vai até Jaguaraiva



Trecho da ferrovia entre Jacarezinho e Jaguaraiva: total abandono...

A América Latina Logística (ALL) está recorrendo para o Tribunal Regional Federal de Porto Alegre da sentença da Justiça Federal de Jacarezinho, que a condenou a reativar o trecho entre Ourinhos e Jaguaraiva. Desde quando a empresa assumiu a antiga malha da RFFSA, a concessionária abandonou as estações ferroviárias de Jacarezinho, Marques dos Reis, Santo Antônio da Platina e Joaquim Távora. O trecho está praticamente parado, segundo ferroviários. Só trafega auto-linha para manutenção dos trechos. A via férrea está abandonada em vários trechos, com vegetação cobrindo os trilhos. 
Conhecido como Ramal Paranapanema, a ALL se desinteressou pela linha porque detém a malha do Norte para atingir Curitiba.
A sentença da Justiça Federal de Jacarezinho determina à concessionária ferroviária a retomada da operação de trens num prazo de 90 dias. A decisão é de novembro e até a última semana a estrada de ferro permanecia nas mesmas condições de quando o Ministério Público Federal entrou com ação civil pública.
A Justiça condenou a ALL a pagar indenização no valor de R$ 1 milhão pelos prejuízos causados em toda a malha ferroviária e nas estações tombadas pelo patrimônio histórico. A ferrovia foi privatizada em 1997, quando o ramal de Ourinhos-Jaguaraiva perdeu o interesse econômico. O contrato de concessão não estabeleceu regras de quando o concessionário deve recuperar a malha.
A ALL contestou na ação que tenha abandonado o ramal Paranapanema que faz a ligação até Jaguaraiva. Em documento enviado ao Ministério Público Federal, a empresa alega que a ação visou a recuperação de estações que foram devolvidas à RFFSA (empresa estatal extinta), a qual teria a competência de manutenção e retirada de invasores de cercas na faixa de domínio.
A ALL alega na ação que o trecho não está desativado, mas encontra disponível, inclusive em condições de circulação de trem de capina e auto de linha. “O que se vê na região de Jacarezinho, entretanto, é um trecho extremamente penoso para o transporte ferroviário de cargas, de curvas acentuadas, o que exige muito esforço e desgaste das máquinas e perda da produtividade, aumentando o custo com manutenção”, constou nas explicações da ALL.
Não é o primeiro caso na região. A América Latina Logística fechou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal em 27 de julho de 2004 devido ao abandono do trecho entre Presidente Prudente e Presidente Epitácio. A empresa foi acionada pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para reativar o trecho.
Foram necessárias diversas obras de infra-estrutura para viabilizar a operação dos trens, como troca de dormentes e equipamentos de via permanente e melhoria de sinalização. Pelo contrato de concessão, a ALL assumiu a administração de ativos operacionais, mas os bens não operacionais permanecem sob administração da Rede Ferroviária Federal.
Em agosto do ano passado, a gerente de Relações Corporativas e Patrimônio respondeu ao MPF que a concessionária investiu e recuperou o trecho em Presidente Prudente. O dirigente do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias, declarou na ocasião que, se não fosse a ação do MPF, a ferrovia no trecho de Presidente Prudente teria “sumido”.