JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 3 de maio de 2014

2º VÍDEO FESTA DO TRABALHADOR ROLÂNDIA By FARINA

BLOG DO FARINA e os JORNAIS DE ROLÂNDIA - 03/05/2014

FOTO By  BLOG DO FARINA

VÍDEO FESTA DO TRABALHADOR ROLÂNDIA 2014 By FARINA

ROLÂNDIA - ACIDENTE NO CENTRO ONTEM

Acidente entre carro e ônibus deixa duas pessoas feridas em Rolândia!
Um acidente registrado na manhã desta sexta-feira (2) no final da Av. Interventor Manoel Ribas esquina com Alzira Tiburski envolvendo um ônibus da TCR e uma Parati deixou duas pessoas feridas.
Segundo informações da PM que esteve no local, a Parati vinha da rua Alzira Tiburski e teria cruzado a preferencial sendo colhida pelo ônibus.
Pedro Garcia de Araújo 50 anos motorista do veículo e a passageira uma adolescente de 17 anos sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital São Rafael.
O condutor do ônibus e passageiros nada sofreram.

ROLÂNDIA - MOVIMENTO EM FAVOR DA ESTRADA DA FARTURA

SALVE A ESTRADA DA FARTURA
Mais sobre esse assunto
Você poderá ouvir na Câmara dos Vereadores de Rolândia
2ª feira, dia 05 de maio, a partir da 18:00 h.

ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA - A SOJA DOS KNOOR

FOLHA DE LONDRINA - 03/05/14


Soja tem quebra na produtividade mas bons preços ao produtor

No dia 31 de janeiro, a colheita nacional da safra 2013/14 de soja foi aberta oficialmente na cidade de Quarto Centenário, Centro-Oeste do Paraná. Naquele dia, o sol escaldante e a temperatura elevada já castigavam a lavoura da oleaginosa, mas as expectativas ainda eram positivas, com a projeção de safra recorde – de 16,4 milhões de toneladas - se mantendo para a temporada. 


Não demorou muitos dias para todo aquele calor "derreter" os sonhos dos sojicultores, que passaram do otimismo para uma enorme preocupação. Ao longo do mês de fevereiro, as perdas foram aumentando nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, principalmente na região Norte, com perdas de lavouras inteiras. No solo das propriedades, não foi raro a temperatura bater a casa dos 50ºC, e a antecipação da colheita foi necessária.



Após três meses desta situação inesperada, a colheita da soja paranaense chega ao fim e é possível fazer uma avaliação. De acordo com o último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura (Seab), a produção fechou em 14,5 milhões de toneladas, uma diminuição de 12,2% frente ao aguardado valor recorde que não se concretizou. 



O produtor Matias José Knoor, de Rolândia, plantou aproximadamente 500 hectares de soja. A sua expectativa é que a produtividade girasse em 62 sacas por hectare (sc/ha) mas, devido ao forte calor entre os meses de janeiro e fevereiro, fechou em 55 sc/ha, uma quebra 12% nas expectativas do sojicultor. "O problema mais forte aconteceu na primeira quinzena de janeiro, período crítico para o preenchimento dos grãos. De qualquer forma, avalio que a safra foi boa", analisa Knoor. 



Leia mais sobre o balanço da colheita da soja e a expectativa para o plantio do milho safrinha e do trigo no Paraná na reportagem de Victor Lopes na Folha Rural deste sábado. 


Reportagem Local