segunda-feira, 22 de setembro de 2014

FARINA APONTA FALHAS NA ARBORIZAÇÃO PÚBLICA NO CENTRO DE ROLÂNDIA

SE LONDRINA E MARINGÁ PODEM TER E CONVIVER COM ÁRVORES NO CENTRO, PORQUE ROLÂNDIA NÃO PODE? TEXTOS E FOTOS  By   JOSÉ CARLOS FARINA



















AV. EXPEDICIONÁRIOS - NESTA QUADRA APENAS UMA ÁRVORE....

















AV. EXPEDICIONÁRIOS - NESTA QUADRA APENAS ESTAS TRÊS MUDAS PLANTADAS AGORA.. RECENTEMENTE....













NO CALÇADÃO APENAS DUAS ÁRVORES E UM ARBUSTO













NESTE TRECHO DA SANTOS DUMONT, NENHUMA ÁRVORE













NESTE TRECHO DA MONTEIRO LOBATO APENAS DUAS ÁRVORES

















NESTE OUTRO TRECHO DA MONTEIRO LOBATO NENHUMA ÁRVORE













NESTE LADO DA MONTEIRO LOBATO, APENAS UMA ÁRVORE













NESTE LADO DA MONTEIRO LOBATO, APENAS DUAS ÁRVORES













NESTE LADO DA MONTEIRO LOBATO,NENHUMA ÁRVORE













NESTE LADO DA TIRADENTES, NENHUMA ÁRVORE













NESTE LADO DA TIRADENTES TEM AS QUE O EX-VEREADOR ZEZINHO PLANTOU...













NESTE SETOR DA TIRADENTES, NENHUMA ÁRVORE...













ESTA AÍ DA ESQUINA É UMA DAS POUCAS QUE SOBROU.. MAS JÁ TEM GENTE INCOMODADO COM A  PÉTALAS DAS FLORES..... SÓ FALTAVA ESTA...













NESTE TECHO DA AV. TIRADENTES APENAS UMA... KKKKKK













NESTE TRECHO DA TIRADENTES NENHUMA...





















NESTE LADO DA TIRADENTES, SÓ UMA.. AQUELA FLAMBOYANT QUE A POUCO TEMPO FIZERAM UMA PODA DESASTROSA QUE CAUSOU INDIGNAÇÃO EM MUITOS.... VEJAM O VÍDEO NO YOUTUBE....

DANIEL STEIDLE HOMENAGEIA ADRIAN SAEGESSER DA POUSADA MARABU

Esse aí topa qualquer parada:
resgata amigos,
toca flauta,
carrega troncos...
e ainda dá risada!

Obrigado Adrian!!!

ROLÂNDIA - DANIEL STEIDLE E AMIGOS ALERTAM SOBRE AS ÁRVORES E ÁGUAS

Na praça "Paul Harris" (de manhã)
e na praça "Castelo Branco" (a tarde)
o que não faltou
foi interesse e participação do público...
Todos reconhecem que sem árvore não tem água...
Precisamos de "lavouras d'água"!

FARINA PEDE PIEDADE PARA AS ÁRVORES DE ROLÂNDIA

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O MEIO AMBIENTE


De maneira geral, todos nós, independente do grau de instrução, temos consciência da importância das árvores na nossa vida. E não falo apenas das florestas, os grandes nichos de biodiversidade, como a Amazônia. Cada árvore tem a sua importância particular, devido à função que exerce para o microclima em que está inserida. 
A importância das árvores me foi reforçada por um texto que li no ''ecolnews'', um site especializado em notícias sobre sustentabilidade. O texto ressalta, em números, o tamanho da importância de contarmos - nas cidades, principalmente - com uma arborização plena, que nos traga conforto térmico e visual. 

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro. 

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, lançando vapor ao ser redor. 

As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas. 

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado. 

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. 

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem! 

Respeitar a natureza é respeitar a vida! Uma boa semana a todos. 

Fernando de Barros é engenheiro civil, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento e responsável técnico da Master Ambiental. Sugestões de temas: fernando@masterambiental.com.br.

Fernando de Barros

*** O CARA PENSA QUE NÃO GOSTA DE ÁRVORES... MAS QUANDO QUER ESTACIONÁRIO O CARRÃO DÁ UM GRITO DE ALEGRIA QUANDO ACHA UMA ÁRVORE  FRONDOSA... VC NÃO É ASSIM NÉ CARA PÁLIDA?

NAC é vice-líder na Divisão de Acesso ( FOLHA DE LONDRINA )


FOLHA DE LONDRINA

FUTEBOL PARANAENSE

O Nacional venceu o Apucarana por 2 a 1 ontem à tarde, fora de casa, pela quinta rodada da segunda fase da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense, e assumiu a vice-liderança do hexagonal. O NAC tem nove pontos, dois a mais do que o terceiro colocado, o Foz do Iguaçu, que empatou em 2 a 2 com o PSTC. O líder é o Cascavel, que chegou aos 12 pontos ao visitar e bater o Paranavaí por 1 a 0. PSTC e Apucarana dividem o quarto lugar, com cinco pontos, e o Paranavaí é o lanterna do hexagonal, com quatro.

Na Terceira Divisão, o Sport Campo Mourão perdeu em casa por 2 a 0 para o líder Pato Branco, que soma 12 pontos. O vice-líder Batel (10 pontos) venceu o Cascavel CR pelo mesmo placar. O confronto Andraus x Grecal fecha a rodada hoje.
Fábio Galão
Reportagem Local