JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Cadeirante é roubada em Rolândia

  • Pauline Almeida
Uma cadeirante foi vítima de um assalto na tarde dessa quarta-feira (1º), no Jardim Horácio Cabral, em Rolândia (24 km de Londrina). O ladrão se aproveitou da dificuldade de locomoção da vítima para levar seu cartão bancário. Perto das 16h, a mulher transitava pela Rua Dom Pedro II quando foi surpreendida pela chegada do bandido, que lhe roubou o cartão do banco Itaú. A preocupação dela era que suas senhas estavam anotadas, o que facilitaria o saque do dinheiro da conta.A mulher registrou um boletim de ocorrência do roubo e foi orientada sobre as providências a serem tomadas para impedir que o assaltante tivesse acesso a sua conta. Até o início da manhã desta quinta-feira (2), o bandido não havia sido encontrado.

ROLÂNDIA - REPRESA DO INGÁ ABANDONADA

Ardigo e Polaco pedem urgência em projeto de revitalização da Represa Ingá
Os vereadores João Ardigo (PSB) e Odir Polaco (PROS) apresentaram na última Sessão Ordinária o Requerimento de nº 411/2014, no qual solicitam à Prefeitura, informações sobre o andamento de projeto de revitalização da Represa Ingá. É importante salientar que a Represa do Ingazinho (Córrego Marubú - afluente do Ribeirão Cafezal) é um local digno de um cartão postal e de exuberante paisagem. O local é considerado um importante ponto de lazer e turismo, principalmente para as famílias de nossa cidade, pela sua tranquilidade e proximidade com os bairros residenciais. Também se encontra nas redondezas uma importantíssima área de preservação ambiental (Mata da Suíça), onde poderia futuramente ser implantado um Parque Ecológico. Além disso, considerando o Município de Rolândia como um ponto turístico em desenvolvimento no Estado, não se pode deixar uma área de extrema beleza totalmente abandonada, tomada por plantas aquáticas, fazendo necessária a sua revitalização o mais rápido possível, valorizando toda aquela região.
Fonte: Assessoria da Câmara

FOTOS DE BEIJA-FLORES JOSE FRANCISCO HAYDU DE ROLANDIA

Olá Farina,
conforme combinamos, aí vão algumas fotos com um pequeno texto informativo. abraço
Haydu


Estamos na primavera, mas não podemos esquecer que essa é somente a estação das flores. Todo o ecossistema está se renovando e não é coincidência que é também a estação de reprodução das aves. Portanto a poda severa da vegetação nunca deve ser feita nessa época. Abaixo um exemplar do beija-flor Hylocharis cyanus nas flores da Spatodea campanulata, árvore de origem africana mas muito bem aceita por essas avezinhas.


Uma fêmea de Glaucis hirsutus e seu filhote.

Eupetomena macroura e as flores do ingazeiro.

Uma fêmea de Chlorostilbon lucidus nas flores da Musa velutina, uma espécie de bananeira ornamental.
Denomina-se muda o processo de troca das penas que ocorre anualmente. Isso acontece a todas as aves e o motivo é que as penas precisam de substituição devido ao desgaste natural.
Acima, esse exemplar jovem de Chlorostilbon lucidus (macho) está adquirindo uma nova plumagem devido a estar entrando na sua fase de maturidade. Parece ter sido tocado pelo pincel de um artista impressionista. Essa é a primeira troca de plumagem que ocorre nos beija-flores. Para se ter uma ideia, depois que ele estiver "pronto para a festa", ficará com a aparência do que está na foto abaixo.

(Na foto acima) Contando de cima para baixo, na asa em primeiro plano, nota-se que a pena de posição 4 está duplicada, o que indica uma substituição em curso. O processo ocorre paralelamente para que não haja uma perda significativa na aerodinâmica do voo. O beija-flor é um exemplar de Heliomaster squamosus (fêmea) na flor de Clerodendrum ugandense. Não é uma flor na qual os beija-flores obtém néctar habitualmente. Ela atrai muitos insetos e as aves os procuram aí. Na fase de mudança de plumagem os beija-flores precisam de dietas mais ricas em proteínas então, nada melhor que uns bichinhos.
Acima, na asa dessa fêmea de Thalurania glaucopis, podemos notar algumas penas se desenvolvendo em paralelo com as antigas e a formação de um bulbo na parte superior, que substituirá a pena mais longa.
 
Esse macho de Thalurania glaucopis (acima) também está "experimentado roupas novas". Notem acima do bico os bulbos em desenvolvimento. Depois ficará como abaixo.

Acima, um exemplar de Phaethornis pretrei praticamente sem cauda, devido a muda. Nessa fase, esse beija-flor fica com um visível comprometimento de estabilidade no voo. Até o ruído do bater das asas fica diferente, parecendo assobiarem como pequenas turbinas. As flores são de Canna indica.

Passados alguns dias, a cauda se desenvolve e com isso ocorre uma visível melhora na performance do voo. As flores são da Asystasia gangetica.

Mais alguns dias  o desenvolvimento da cauda prossegue e o voo fica melhor ainda. Flores da orquídea Cyrtopodium eugenii.
Com o desenvolvimento da cauda praticamente completo, este beija-flor já voa perfeitamente. Nota-se que as duas penas mais longas da cauda ainda não estão iguais em comprimento, mas isso se completará em poucos dias. As flores são da orquídea Oncidium sp.
FIM

ROLÂNDIA VAI PARAR AMANHÃ AS 15 HORAS

FOLHA DE LONDRINA

NAC pode garantir acesso neste sábado

BLOG DO FARINA ESTARÁ PRESENTE FILMANDO

O Nacional pode garantir já amanhã, com duas rodadas de antecedência, seu retorno à elite do futebol paranaense em 2015. Para isso, porém, o time de Rolândia não depende apenas de suas próprias forças. Além de vencer o duelo direto com o FC Cascavel, às 15h30, no estádio Érich Georg, ainda precisará torcer para que o Foz do Iguaçu não vença o Apucarana, no mesmo horário, na fronteira.

Nacional e FC Cascavel dividem a liderança do hexagonal final da Segundona, com 15 pontos. E tem como principal ameaça o próprio Foz, com 10. Se a combinação acontecer, o Nacional subiria aos 18 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Foz do Iguaçu, que permaneceria com 10, restando apenas dois jogos para o encerramento do torneio.

De quebra, além do acesso, o NAC já garantiria sua vaga direta na final do campeonato. Vale lembrar que apenas os dois primeiros colocados do hexagonal final do torneio garantem o acesso à primeira divisão.

Na última quarta-feira, o time de Rolândia sofreu, mas conseguiu bater o Foz do Iguaçu por 3 a 2, de virada, em um jogo emocionante, também em casa.

Depois do FC Cascavel, o time comandando pelo técnico Rafael Andrade ainda terá outros dois jogos, contra o PSTC, fora de casa, e Apucarana, em Rolândia. Com oito pontos, os dois ainda possuem chances, pequenas, de conseguir o acesso. Quem já está fora da disputa é o Paranavaí, lanterna da competição com apenas quatro pontos assegurados até o momento. A rodada deste sábado ainda terá ACP x PSTC, em Paranavaí, também às 15h30.
Rafael Souza
Reportagem Local

ROLÂNDIA - DANIEL STEIDLE RECEBERÁ HOMENAGEM DIA 13 DE OUTUBRO

 DANIEL: Uma vez gravando em vídeo um dos seus inúmeros eventos em favor do meio ambiente disse-lhe que poucas cidades do Brasil têm pessoas tão boas e combativas como você... que você é sem dúvida uma das pessoas mais importantes para defender Rolândia dos maus e das coisas e atitudes  más... reafirmo o que disse. Você em todas as várias bandeiras que defende e defendeu traz segurança e conforto à população. Foi um prazer lutar ao seu lado contra o chumbo... contra o parque industrial com potencial poluente na PR-170.. contra a destruição do Parquinho e a favor da reconstrução do Hotel Rolândia. Parabéns. Esta é a melhor e mais justa homenagem que a Câmara fez nos últimos 60 anos. Se eu fosse o prefeito teria o imenso prazer de pedir a oportunidade de entregar-lhe pessoalmente o diploma... Esperamos que o prefeito e os vereadores reconheçam os seus sábios conselhos para mantermos a qualidade do nosso meio ambiente por toda a eternidade, principalmente no que tange às águas.. solos.. florestas e atmosfera. Parabéns. Deus abençoe você e sua linda família. Paz.. saúde.. sabedoria e vida longa a vocês. JOSÉ CARLOS FARINA