JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 25 de novembro de 2014

FELIPE MASSA CONFIANTE PARA 2015 COM A COMPETITIVA WILLIANS












ROLÂNDIA: VEREADOR FALA SOBRE HORAS EXTRAS

25/11/14 - 16 horas - No programa Ted Perez da Rádio Cultura foi entrevistado o vereador Odir Giordani sobre um comentário veiculado na internet sobre o caso de um vereador que estaria recebendo Horas Extras da prefeitura. O vereador Odir ligou e disse:  "Uma senhora de fato protocolou na Câmara um documento dizendo que eu estou recebendo R$ 3.000 de horas extras e chegou a pedir o meu afastamento... pediu pra eu devolver os valores... apelidou o caso de "mensalinho".... disse que eu sou conivente com o executivo".... na verdade eu sou funcionário da prefeitura a mais de 20 anos... o meu cargo tem carga horária de 6 horas diárias, mas  eu trabalho 8 horas. Fiquei mt tempo sem receber estas 2 horas a mais... no próprio estatuto estou protegido... estas horas extras ficou no banco de horas... eu e outros funcionários  entramos com ação para recebê-las na forma da lei... O setor de RH somou e deu sinal positivo fazendo  proposta de acordo para pagar  parcelado, tendo eu aceito... esta senhora foi no portal da Prefeitura e tirou cópia dos meus holerites e viu que recebo    R$ 3.000 a mais junto com o meu salário a alguns meses... No passado eu já ganhei uma ação contra esta senhora e pelo jeito ficou alguma mágoa. O dinheiro é Simplesmente um direito que eu reivindiquei judicialmente e estou recebendo na forma da lei. Não tem nada de irregular...  Estou pensando seriamente em processar esta senhora por difamação. Já fiz uma ata notarial a respeito da matéria e vou conversar com o meu advogado".   JOSÉ CARLOS FARINA

MARIA LUIZA FALA COMO NOVA SECRETÁRIA DO MEIO AMBIENTE

25/11/14 - 15:15 horas. Entrevista no Programa Ted Perez agora: Vai permanecer interinamente apenas para poder assinar alguns documentos urgentes, mas deixou claro que logo o prefeito nomeará um novo secretário. Disse que o Conselho do Meio Ambiente não está como a gente quer mas logo vem o outro secretário para resolver. O Fernando Fernandes está nos assessorando para problemas como a da pedreira da Urbasa, - disse.

RECLAMAÇÕES CONTRA FORMIGAS

Revoada de formigas marca período de acasalamento e revela surto em Londrina

Fenômeno ocorrido no fim de semana faz parte do ciclo normal de vida dos insetos e marca o período do acasalamento

Fábio Calsavara
  • Fábio Calsavara
  • 24/11/2014 

Quem esteve em Londrina neste fim de semana pôde presenciar, em diversos pontos da cidade, verdadeiras revoadas de formigas aladas. O fenômeno faz parte do ciclo de vida das saúvas-limão, espécie que se instalou na cidade há cerca de 15 anos, e marca o período do acasalamento do inseto. Apesar de não trazer riscos às pessoas, a infestação das formigas põe em risco desde plantações de hortaliças até áreas de reflorestamento.
A avaliação é do engenheiro agrônomo e especialista em insetos, Amarildo Pasini. Ele é professor na UEL, e acompanhou de perto a revoada das saúvas. As condições do tempo, explicou o especialista, foram as ideais para que o fenômeno acontecesse.
  • As rainhas são as maiores, mas segundo o especialista são inofensivas (Crédito: Roberto Custódio / JL)
    As rainhas são as maiores, mas segundo o especialista são inofensivas (Crédito: Roberto Custódio / JL)
“Essas formigas ficam muito tempo dentro do formigueiro esperando por duas condições essenciais: calor e umidade. Como choveu bastante e tivemos temperaturas altas, elas puderam passar por essa transformação, ganharam asas e se espalharam como sementes para formar novas colônias”, disse. Segundo Pasini, além das formigas, outros insetos, como besouros, também aproveitaram as boas condições e partiram para o acasalamento.
O ritual acontece durante o voo. Após a fecundação, as fêmeas partem para a construção de novos ninhos. De acordo com o especialista, apenas uma pequena quantidade de formigas aladas sobrevive após a revoada. Porém, as poucas sobreviventes botam milhares de ovos em cada um dos formigueiros recém-criados. A situação na cidade é crítica e precisa ser controlada.
“É um verdadeiro surto, que precisa ser controlado a curto prazo. Elas são cortadeiras vorazes e atacam o que vier pela frente, qualquer tipo de folha. Aqui no campus da UEL, as espécies preferidas são a pata-de-vaca, os cedros e até mesmo as nossas queridas perobas. Mas também já tivemos relatos de produtores de hortaliças e morangos que perderam toda uma produção por conta das saúvas”, comentou.
Rainha, soldado e operário
Neste processo de criação de novas colônias, é possível perceber a diferenciação entre os tipos de formiga. As maiores – com cerca de 3 centímetros de comprimento – são as mais inofensivas. São as rainhas, cuja única função é botar os ovos. Os soldados, menores, são muito agressivos, e se preciso for, morrem para manter a vida da rainha. Já as operárias têm pinças especializadas no corte das folhas.
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, as formigas não se alimentam das plantas que cortam. Os pedaços de vegetais são, na verdade, levados para dentro dos formigueiros para servirem de comida a diversos fungos – estes sim, alimentos dos insetos.
Controle
O controle da praga, segundo Pasini, pode ser feito com produtos adquiridos em lojas especializadas ou mesmo supermercados. As iscas granuladas para formigas cortadeiras têm uma boa taxa de mortalidade para os insetos, combinada a um manuseio seguro. Mesmo assim, é preciso ler atentamente as instruções de segurança no rótulo do produto. As iscas são eficazes em formigueiros pequenos. Em casos de maior infestação, é imprescindível o apoio de um profissional.
“Dependendo do tamanho do formigueiro é preciso usar uma outra abordagem, com direito a nebulização de fumaça, produtos em pó e até mesmo gases. Para isso, é sempre importante contar com um agrônomo para dar as orientações sobre o combate às formigas”, confirmou.
Trabalho paralisado
Em agosto deste ano, voluntários da UEL e representantes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) fizeram uma ação conjunta de combate às saúvas que infestavam as margens do Lago Igapó 2 até o aterro. Na ocasião, folhetos explicativos e iscas foram distribuídos à população para que o combate aos insetos fosse feito de maneira correta.
Desde então, a administração municipal pouco pode fazer nesse campo. Segundo a titular da pasta, Maria Sílvia Cebulski, a Sema não tem mais as iscas necessárias para o controle das formigas. “Estamos com o trabalho paralisado desde o início de setembro. Foi aberta uma licitação para comprar essas iscas, mas desde então nada saiu do papel”, revelou. “Pedimos urgência ao setor de licitações, mas por enquanto não temos nada de concreto.”

ROLÂNDIA: JOHNNY LEHMANN NOMEIA NOVO SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE

 · Fica NOMEADA a Senhora MARIA LUIZA REZENDE DE OLIVEIRA MULLER, portadora do RG nº 8.05097-0 SSP/PR e cadastrada no CPF/MF sob o nº 172.048.109-10, ocupante do Cargo de Chefia de Gabinete – CC01, para acumular o cargo em Comissão de Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Interina – Símbolo CC 01, à partir de 21/11/2014, sem ônus para o Município.

PROTESTOS E VIIOLÊNCIA NOS EUA REACENDEM CONFLITO RACIAL


25/11/2014

Ferguson, nos EUA, tem nova onda de violência por morte de jovem negro.

Os protestos começaram logo após um júri local decidir não processar o policial branco pela morte de Brow, de 18 anos. O jovem foi morto a tiros.

Protestos recomeçaram após policial que matou jovem não ser processado.
Cidade registra saques, carros incendiados e tumultos.

Do G1, em São PauloCarro da polícia é incendiado em Ferguson. (Foto: Jim Young / Reuters)Carro da polícia é incendiado em Ferguson. (Foto: Jim Young / Reuters)

A decisão de não indiciar o policial Darren Wilson, que em agosto matou o jovem negro Michael Brown, detonou nova onda de distúrbios em Ferguson, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (25). Tiros e explosões foram ouvidos na cidade do estado de Missouri. Carros incendiados e saques também foram registrados.
O policial Darren Wilson, que atirou em no jovem negro Michael Brown, causando sua morte, em foto divulgada pela promotoria de St.Louis nesta segunda-feira (24) (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP) 
O policial Darren Wilson, que atirou em no jovem  negro Michael Brown, causando sua morte, em foto divulgada pela promotoria de St.Louis nesta segunda 24) (Foto: St. Louis County Prosecuting Attorney's Office/AP)
 
Manifestantes queimaram edifícios, saquearam lojas e atiraram contra a polícia. Tropas de choque, FBI, Swat e a Guarda Nacional foram nas ruas de Ferguson. Tumultos foram controlados com gás lacrimogêneo.
O chefe de polícia de St. Louis, John Belmar, informou que pelo menos 29 pessoas foram detidas. Os confrontos representaram a pior noite de distúrbios na cidade desde agosto.
Ainda segundo o comandante, pelo menos 150 tiros foram disparados na região durante os protestos, mas nenhuma pessoa com ferimento grave foi registrada. Pelo menos 12 imóveis foram incendiados pelos manifestantes dentro da cidade e nas proximidades – a maioria foi totalmente danificada.
Veículos incendiados, janelas e veículos destruídos, saques e sons de tiros tomaram a Avenida West Florissant de Ferguson e seus arredores, após o anúncio da decisão judicial. Essa avenida também concentrou os distúrbios raciais que ocorreram em agosto pela morte de Brown.
Manifestantes olham prédio pegar fogo durante protesto na madrugada desta terça-feira (25) em Ferguson (Foto: Wilson. Scott Olson/Getty Images/AFP)Manifestantes olham prédio pegar fogo durante protesto na madrugada desta terça-feira (25) em Ferguson (Foto: Wilson. Scott Olson/Getty Images/AFP)
 
Os manifestantes denunciaram que os agentes reprimiram o protesto com gás lacrimogêneo, mas a polícia do condado de St. Louis informou, através do Twitter, que só utiliza "fumaça" para dispersar as pessoas.
Os protestos pacíficos se estendem por Nova York, Chicago, Los Angeles, Washington D.C., Oakland e outras grandes cidades do país.
O Departamento de Polícia informou que o aeroporto de St. Louis foi fechado para pousos e decolagens, por determinação da Administração Federal de Aviação dos EUA.
Ferido
Embora autoridades não tenham confirmado, a agência de notícias Reuters informou que um policial foi ferido num dos braços por um tiro.
O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu no início da madrugada desta terça calma à população de Fergunson. Ele começou seu discurso lembrando que os pais de Michael Brown pediram que as pessoas não recorressem à violência durante os protestos e defenderam um debate construtivo, que promova mudanças, para que a morte de seu filho não seja em vão.

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 25/11/14

NOTICIAMOS COM PESAR


O FALECIMENTO DE:

ALBERTINA MORAES SORPREZO, 94 anos.

ELA FOI UMA DAS PIONEIRAS DE PATRIMÔNIO CEBOLEIRO (SAÍDA PARA ARAPONGAS).

VELÓRIO:  IGREJA DO CEBOLEIRO

ENTERRO AS 17 HORAS

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA

DIA DO RIO EM ROLÂNDIA. O QUE HÁ PARA COMEMORAR.

Ontem, 24/11, foi comemorado em todo o Brasil o dia do rio. Em Rolândia pelo que eu saiba não houve comemoração ou eventos. Em uma enquete feita pelo Blog do Farina uma grande porcentagem dos internautas deram nota zero para o setor do meio ambiente em Rolândia. Temos muito pouco para comemorarmos. Na cidade, nos últimos 6 anos só ouvimos críticas pela forma em que a atual administração trata as nossas árvores da arborização pública. Os fundos de vales muito pouco receberam de novos plantio de árvores.  Foi prometido a revitalização do  fundo de vale do Jardim Vale Verde mas até agora nada. As árvores plantadas ali não estão recebendo os trabalhos de "coroamento" das mudas. É muito perigoso alguém atear fogo no matagal... no colonião... e perdermos todas as mudas. Precisamos de alguém na secretaria do meio ambiente que seja do ramo e que olhe para todos estes problemas sem que seja necessário lembrar de mês em mês. Será que alguém da secretaria foi lá  ver a denuncia que este Blog fez a pouco tempo dando conta que ao lado do Lago Ingazinho tem lixo entupindo a calha do rio Marabu? E aquela voçoroca enorme que tinha ( ou tem) no Ribeirão Caviuna? E a mata ciliar que a empresa  que comprou o antigo Berger derrubou já foi replantada? Fizemos a denuncia na época na Promotoria e o Sr. Paulo Lovato deu entrevista dizendo que a empresa se comprometeu de replantar. E o Ribeirão Coruja como está? Andaram reclamando de poluição orgânica que atingiu o Rio Bandeirantes. Falando em Rio Bandeirantes queremos saber dos proprietários lindeiros se aquele foco de poluição de cor verde parou de descer o Rio ali pelos lados da Estação de tratamento de água? E o nosso rio de captação?  O Ribeirão Ema... Será que alguém da Secretaria do Meio Ambiente o está monitorando evitando que algum agricultor lance no mesmo algum agrotóxico ou  fezes de pocilgas ou currais? Eu fiz esta solicitação a muitos anos, via promotoria. De lá para cá não sei o que aconteceu... Para o Ribeirão Ema eu trouxe com o apoio de José Perazolo e João Dario o Projeto Água limpa onde foi plantado cerca de 30.000 árvores. Isso foi em 1992.. depois disso eu e meus colegas da Associação Ecológica plantamos por diversas vezes mudas e sementes de Uvaias, pitangas, cerejas, guapuruvu,  pinheiros araucárias e palmito Jussara. Fiquei feliz e voltar lá  e ver que muitas destas mudas se transformaram em árvores exuberantes e a maioria produzindo frutos. Mas fazem alguns anos que nada mais foi feito por este rio maravilhoso que fornece uma água de excelente qualidade à nossa população. Precisamos investir em novos plantios para que a sua vazão possa aumentar. Ou no pior das hipóteses, que seja mantido a sua vazão. Falando no Ribeirão Ema e aquela ideia que dei para que fosse duplicada a captação do mesmo por parte da SANEPAR? É que o mesmo desagua no Rio Bandeirantes logo após a captação "ETA" sendo o  Bandeirantes um rio condenado pela IAP a ser um "rio esgoto". Sendo um "rio esgoto" e tendo um grande volume de água, as águas do Ribeirão Ema não farão falta para os agricultores localizados a jusante. JOSÉ CARLOS FARINA. foto by Folha de Londrina.