JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

APAGÃO HOJE NO BRASIL PREJUDICOU VÁRIOS ESTADOS

Concessionárias de energia elétrica de Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste informaram que o São PauloRio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e o Distrito Federal. Internautas também relataram falta de energia nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Alagoas.  As distribuidoras de energia AES Eletropaulo (Grande São Paulo), CPFL (parte do interior de São Paulo e Rio Grande do Sul), Copel (Panará), Light (Rio), Cemig (Minas Gerais), EDP Escelsa (concessionária que fornece energia para parte do Espírito Santo), CEB (Companhia Energética de Brasília) e Celesc (Santa Catarina) relataram a determinação do ONS. As empresas afirmaram desconhecer os motivos para o corte de carga. Segundo elas, o corte ocorreu em locais não prioritários, evitando hospitais e indústrias, por exemplo.  O corte seletivo de carga ocorreu dentro do denominado ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga), sistema de proteção coordenado pelo ONS, que determina às concessionárias de energia elétrica cortes em estágio, com o objetivo de preservar o fornecimento do sistema, informou a CPFL. O Ministério de Minas e Energia afirmou que compete à ONS dar mais detalhes. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou que vai aguardar o relatório do ONS para fiscalizar e atribuir a responsabilidade. 
ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) determinou uma redução de carga distribuída na tarde desta segunda-feira (19), o que provocou um apagão em partes dessas regiões. O corte aconteceu por volta de 15h (de Brasília). De acordo com as empresas, o ONS autorizou a normalização da distribuição pouco antes das 16h. O ONS não informou o motivo do pedido de corte na carga e disse que técnicos estão analisando o caso.   O apagão afetou os Estados de

São Paulo

Na capital paulista, a energia caiu por volta de 15 em bairros como Santa Cecília, Campos Elíseos, na região Central; Pinheiros e Jardins, na zona oeste; e Vila Mariana, na zona sul. A energia foi restabelecida em ao menos parte das regiões prejudicadas por volta de 15h45. O apagão afetou a circulação de trens do Metrô. A linha 4-amarela parou de funcionar por volta de 15h, segundo relatos de passageiros. O consórcio responsável pela linha informou pelas redes sociais que operava com "velocidade reduzida devido a uma falha de energia na região da estação Luz". As estações Luz e República foram fechadas. A operação da linha voltou ao normal por volta de 16h29. A linha 3-vermelha também chegou a funcionar com velocidade reduzida. Na Grande São Paulo, faltou luz em municípios como Barueri, Embu das Artes e na região do ABC. Internautas do interior paulista relataram problemas em Campinas, Jundiaí e Ribeirão Preto. A AES Eletropaulo informou que a redução de 700 megawatts determinado pelo ONS representa 10% da carga distribuída pela empresa. 

Rio

No Rio de Janeiro, usuários relataram em redes sociais falta de luz nos bairros do Tanque, Jacarepaguá e Praça Seca, na zona oeste, e Cordovil, na zona norte. Houve informes de queda de energia também em São Gonçalo, na região metropolitana, e em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Faltou luz onde você está? Mande para o UOL o seu depoimento. Envie o seu relato em texto, foto ou vídeo via Whatsapp (11) 97500-1925, pelo email vcmandanoticias@uol.com.br ou na área de comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário