JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Após aprovação do 'tratoraço', plenário da Assembleia é invadido


Marco Feltrin - Redação Bonde







A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na tarde desta terça-feira (10) o requerimento de transformação do plenário em comissão geral para analisar os projetos enviados pelo governo do estado para alterações orçamentárias e cortes que atingiriam o funcionalismo público.

Foram 34 votos favoráveis e 19 contrários. Com a aprovação, a comissão geral terá autonomia para analisar os projetos em plenário, sem necessidade de passar por comissões específicas, como a de Constituição e Justiça (CCJ), manobra conhecida como 'tratoraço'.

Logo após a votação, o plenário foi invadido por manifestantes e a sessão foi suspensa.

Mariana Franco Ramos/Equipe Folha
Mariana Franco Ramos/Equipe Folha


Um dos líderes da oposição, Tadeu Veneri (PT), criticou a aprovação da comissão. "Eu nunca vi ninguém dar parecer contrário em comissão geral. Não há o mesmo rito que há na CCJ. É simplesmente um tiro na testa", bradou.

As galerias da Assembleia ficaram lotadas durante todo o período de discussão. Único a falar em defesa do projeto, o líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) foi intensamente vaiado, mas não interrompeu o discurso. "Todos os direitos estão preservados. Tivemos uma discussão com a APP-Sindicato, na tentativa de estabelecer uma mesa de negociação para que a greve termine e possamos resolver pendências. Toda a área da educação preservada", declarou, sob os gritos de "Não tem acordo" vindo do plenário.

Às 20h, o grupo que invadiu a Alep seguia no plenário. A intenção dos manifestantes é dormir no local. Durante todo o dia, cerca de 15 mil educadores participaram dos protestos.

Confira a galeria de fotos:



(matéria atualizada às 21h10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário