JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 18 de março de 2015

CINEMA DE VOLTA À CIDADE

FOLHA DE LONDRINA

Fotos: Saulo OharaCine Teatro Mauá volta à ativa em Arapongas

Após reforma, prédio que estava desativado desde 2011 será reinaugurado no dia 8 de maio em Arapongas

Prédio, inaugurado em 1955, recebeu melhorias na estrutura e novos equipamentos; exibição de filmes ainda é incerta Museu de Arte e História de Arapongas (Mahra) vai ocupar o antigo prédio da prefeitura Um dos mais importantes patrimônios culturais de Arapongas voltará à ativa após ficar desativado por mais de três anos. Depois de passar por um grande reforma que recuperou estragos provocados por um vendaval em 2011, o Cine Teatro Mauá será reaberto no dia 8 de maio. O anúncio foi feito na manhã de ontem pela secretária municipal de Cultura, Lazer e Eventos, Édina Maria de Azevedo Kummel, que também divulgou a inauguração do Museu de Arte e História de Arapongas (Mahra). Montado no piso inferior do prédio da antiga prefeitura da cidade, o novo museu estará aberto para visitação a partir do dia 17 de abril.

Inaugurado em 20 de maio de 1955, o Cine Teatro Mauá recebeu em 2014 diversas melhorias na estrutura do prédio e executadas com recursos da prefeitura municipal. "A reforma incluiu a recuperação do teto, que além de ser restaurado recebeu uma película especial que garantiu melhorias na parte acústica onde fica instalado o palco. Além disso, houve reparo em toda a parte elétrica e estrutural do prédio que sofreu vários estragos com o temporal que atingiu a cidade tempos atrás", afirmou Édina, sem saber precisar o valor investido.

Além da reforma estrutural, o espaço cultural ganhou novos equipamentos. "Através de uma emenda parlamentar, conseguimos levantar uma verba de R$ 100 mil junto ao Ministério da Cultura. Todo esse dinheiro foi usado na compra de equipamentos de som e iluminação. Agora o prédio está pronto para voltar a ser usado pela população, mas antes disso acontecer precisamos de um aval do Corpo de Bombeiros que deve vistoriar o local em breve", salientou a secretária municipal de Cultura.

Apesar das reformas, Édina revelou que a volta da exibição de filmes no cine teatro ainda é incerta. "Vamos realizar testes nos equipamentos da sala de projeção pois ainda não sabemos das condições técnicas para isso", adiantou.

No entanto, a secretária fez questão de ressaltar que diversos eventos estão sendo agendados para o palco do Cine Teatro Mauá. "É o maior palco que temos na cidade. Além de concertos e diversas apresentações artísticas, queremos que o espaço seja utilizados para a realização de ensaios abertos da big band e de oficinas de dança e outras expressões culturais", destacou.

O primeiro grande evento está agendado para a reinauguração do espaço, agendada para o dia 8 de maio. "A big band da cidade está ensaiando um repertório com temas de grandes sucessos do cinema. Também queremos que cada escola da cidade apresente uma coreografia para cada música apresentada. Haverá ainda exibição de cenas dos filmes em destaque", enfatizou.

Construído pela família Codato, o Cine Teatro Mauá foi incorporado pela prefeitura de Arapongas em 2002.
Marcos Roman
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário