JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 4 de março de 2015

Diante do San Lorenzo, Corinthians faz tira-teima histórico contra argentinos

Lucas Coelho, do ESPN.com.br


GETTY
Com 26 vitórias e 26 derrotas diante de argentinos, Corinthians tenta 'desempatar' contra San Lorenzo

O Corinthians chega a Buenos Aires com o desafio de confirmar seu favoritismo no grupo 2 da Libertadores, e não perder para o San Lorenzo pode garantir a esperada tranquilidade no resto da primeira fase. Mas, além da classificação, o alvinegro coloca em jogo o seu retrospecto diante dos argentinos.

O histórico corinthiano contra os ‘hermanos' data de 1929 - numa vitória sobre o Club Sportivo Barracas, no Parque São Jorge - e é extremamente equilibrado (contando amistoso): 26 vitórias alvinegras, 26 vitórias argentinas e 16 empates, com 104 gols marcados e 101 sofridos.

O primeiro encontro entre Corinthians e San Lorenzo em 2015 poderá desempatar não somente o embate dos paulistas contra os times do país vizinho, mas também o confronto direto. São três vitórias para cada lado e três empates. A derrota mais doída, porém, foi alvinegra: a eliminação da Copa Mercosul, em 1999.

Ao longo destes 86 anos, Boca Juniors e River Plate foram os rivais mais enfrentados, protagonistas de eliminações marcantes na Libertadores - em 1991 e 2013 para o primeiro, e 2003 e 2006 para o segundo -, e tanto o River quanto o Boca levam vantagem. Contra o time da Bombonera foram 15 jogos, quatro vitórias paulistas e cinco xeneizes. Já em 14 partidas diante da equipe do Monumental de Núñez, a diferença é maior, com 3 triunfos contra 8.

Se os portões fechados no estádio Pedro Bidegain podem significar uma vantagem para o Corinthians, o histórico jogando no país não é. Os brasileiros cruzaram a fronteira 19 vezes e voltaram derrotados em 13 ocasiões, tendo vencido em somente quatro. Mesmo assim, em casa o negócio muda de figura, e o alivinegro leva ampla vantagem, com 22 triunfos em 49 jogos.

Sem o seu ataque titular - com Sheik no estaleiro e Guerrero suspenso -, os comandados de Tite vão ter de enfrentar, além do atual campeão da Libertadores, também uma história de 86 anos que, segundo consta, pode pender para qualquer lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário