JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 12 de março de 2015

ROLÂNDIA: ALERTA CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI E DENGUE

Sobe infestação do mosquito. E a Saúde prepara ações contra dengue.
TODOS CONTRA A DENGUE

Entre os dias 2 e 5 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Vigilância em Saúde, realizou o 2º LIRA (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) do ano, obtendo um índice predial de 4,3%, estando 3,3% acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde, indicando, portanto, risco de surto de dengue. No último Lira, em janeiro, o índice havia ficado em 2,1%.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Anadélia Liaschi Ducci, além dos pratos que são utilizados embaixo de vasos de plantas como anteparo, os principais focos de proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, foram encontrados também em depósitos de água como tonéis, tambores e barris. “Com vistas à diminuição deste índice, ações pontuais estão sendo tomadas em todo município, além de ações de amplo senso como mutirões de limpeza”, afirma ela.
De agosto do ano passado até o dia 2 de março, data de atualização do último boletim, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 23 casos autóctones da doença em Rolândia, com 246 notificações.
A dengue é um problema que diz respeito a todos os munícipes e seu combate enseja engajamento de toda a população, através de atitudes simples como evitar locais que possam depositar água, providenciar cobertura ou vedação de tonéis de depósito de água, além de manter quintais limpos e livres de materiais reciclados, principalmente com a maior incidência de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário