JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 24 de março de 2015

Rolândia ganha Museu de Cera

FOLHA DE LONDRINA

Fotos: Ricardo Chicarelli
Estátua do papa João Paulo 2º é uma das atrações
 
Artistas como Charlie Chaplin também foram homenageados
Peças foram esculpidas pelo artista plástico Arlindo Armacollo
Rolândia - Mahatma Gandhi, Ayrton Senna, os papas Francisco e João Paulo 2º, Madre Tereza de Calcutá e o ator Charlie Chaplin, entre outras importantes figuras da história mundial, já podem ser conhecidos e homenageados em tamanho real no novo museu de cera "Amigos de Deus", inaugurado no último domingo na Paróquia São José, em Rolândia. As vinte imagens, todas produzidas pelo artista plástico rolandense Arlindo Armacollo, estão na Torre dos Sinos da Igreja Matriz do município, que abriga também o Museu Sacro Histórico e um mirante que permite uma vista privilegiada.

O espaço cultural, de acordo com o padre José Agius, foi planejado para colocar à disposição da comunidade objetos e documentos históricos que contam a história da Igreja Católica na cidade. "Desde a década de 1930 a Igreja recolhe doações de material histórico trazido pela população. Agora o acervo ganhou um espaço nobre", conta.

Empresário do ramo de imóveis e artista plástico nas horas vagas, Arlindo Armacollo, de 71 anos, foi o grande incentivador da criação do museu. Quando a comunidade discutia a construção da torre da igreja, achou que o espaço ia ficar ocioso e deu a ideia de fazer o museu de cera. Empreendedor, se propôs a fazer ele mesmo todas as esculturas que hoje encantam quem visita a igreja. "Eu sempre penso que sou capaz de realizar coisas novas", afirma o artista, que se dedicou por três anos à missão de dar forma às personalidades expostas no museu.

O trabalho começou com a pesquisa da matéria-prima para as esculturas. Depois de muito procurar, ele acabou encontrando a cera em Ortigueira, um conhecido centro produtor de mel. "Comprei 200 quilos e comecei a trabalhar. Tive que aprender sozinho, porque na internet não tem muita informação sobre o assunto", recorda. Antes de esculpir as imagens, Armacollo tinha experiência apenas com pintura de telas.

A primeira obra foi Madre Tereza de Calcutá. Na prática, ele descobriu que a cera não podia ser pintada, por isso teve que desenvolver a técnica de tingir pequenas porções para criar texturas, efeitos e detalhes do corpo humano. Outro desafio foi encontrar quem fizesse as perucas para os personagens. "Depois de muito procurar, encontrei uma pessoa aqui de Rolândia, que inclusive mora perto da minha casa", revela.

Todas as obras foram pagas por ele e doadas à igreja. "Importei os olhos da Inglaterra", conta Armacollo, que teve cuidado especial para representar personalidades diversas que foram importantes para o Brasil e o mundo. A apresentadora brasileira Hebe Camargo ganhou a companhia de Marilyn Monroe e do saudoso Mazzaropi. Entre os líderes religiosos, ele fez questão de retratar o espírita Chico Xavier, "para mostrar que a Igreja Católica respeita as outras religiões". A paranaense Zilda Arns está entre as personalidades das lutas humanitárias, enquanto John Kennedy foi retratado representando os mais importantes presidentes. O piloto Ayrton Senna foi escolhido para lembrar os grandes feitos esportivos do Brasil.

Pai de quatro filhos e avô de seis netos, Armacollo foi bastante saudado e parabenizado por todos que participaram da inauguração do museu. Modesto, ele contou que sentia-se realizado. E como não gosta de "ficar parado", está atualmente focado em um novo projeto: a pintura de uma grande tela retratando a Igreja Matriz de Rolândia, que também será doada. As esculturas em cera, por enquanto, estão suspensas. "Mas ainda pretendo fazer um nenê bem fofo para o museu. As pessoas vão gostar", antecipa.
Carolina Avansini
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário