JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 2 de junho de 2015

FESTA JAPONESA AMANHÃ EM LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

Expo Japão celebra cultura nipônica

DivulgaçãoEvento que acontece de amanhã a domingo terá mais de 30 apresentações artísticas, com destaque para o Grupo Yui, do Japão

Ryukyu Koku Matsuri Daiko leva ao evento sua dança e tambores típicos da província de Okinawa
Grupo de música tradicional japonesa, Yui é formado por Kou Kakinokihara (koto), Yoshimi Tsujimoto (shakuhachi) e Chie Hanawa (shamisen)
ReproduçãoFormado por um trio de jovens instrumentistas que tem conquistado plateias em diversos países tocando música tradicional japonesa, o Grupo Yui é uma das principais atrações da Expo Japão 2015. Promovido pela Associação Cultural e Esportiva de Londrina (Acel), o evento terá início amanhã e prossegue até domingo celebrando a arte e a cultura oriental por meio de atividades artísticas, gastronômicas, esportivas e agrícolas.

O show do Grupo Yui, do Japão, será realizado na quinta-feira, às 19h30, no palco da Acel. Composto por musicistas formadas pela Universidade de Belas Artes de Tóquio, o Yui reúne Chie Hanawa, que toca o shamisen (instrumento com três cordas); Yoshimi Tsujimoto, que domina o shakuhachi (uma espécie de flauta de bambu com cinco orifícios); e Kou Kakinokihara, que toca o koto – instrumentos de cordas dedilhadas, semelhantes a uma grande cítara.

O repertório do trio é composto de músicas tradicionais japonesas e algumas peças originais do trio, que tem explorado novas possibilidades dos instrumentos tradicionais japoneses. Formado há seis anos, o Yui já gravou dois discos e tem sido aclamado pelo público em todas as apresentações que realiza mundo afora. "As integrantes do grupo chegam ao Brasil esta semana para uma série de apresentações e Londrina será a primeira cidade a recebê-las", informa o coordenador geral da Expo Japão, Eduardo Tominaga.

Ele destaca ainda a variedade da programação artística do evento. "Durante os cinco dias teremos mais de 30 apresentações artísticas com atrações para todas as idades. Além do show Grupo Yui, na quinta-feira; o carismático cantor Nobuhiro Hirata se apresenta amanhã; as apresentações dos Grupos Ishindaiko e Ryukyu Koku Matsuri Daiko (tambores de Okinawa); e o Matsuri Dance, que encerrará a programação artísticas todos os dias do evento", salienta.

Chegando à 54ª edição, a feira nipônica tem se consolidado como um dos maiores eventos de promoção e divulgação da cultura japonesa no País. "Posso garantir que a Expo Japão é o evento da nossa região que mais divulga as tradições e costumes nipônicos. Muita cultura e arte são apresentadas em danças típicas, apresentações de instrumentos e grupos tradicionais, Cerimônia do Chá, poesia, caligrafia, gastronomia e muitas outras atrações", informa Tominaga.

Com estimativa de público de 30 mil visitantes, a Expô Japão tem atraído não apenas a comunidade japonesa, conforme destaca o coordenador da feira. "É maravilhosa a integração que ocorre entre as pessoas. Existem muitos não descendentes que se identificam com a comunidade nikkei, seja através da cultura, arte e principalmente pela gastronomia. Aliás, muitos não descendentes fazem parte de algum grupo nikkei, inclusive da Acel. A integração entre as etnias é inevitável, uma vez que já estamos na quinta, sexta geração de descendentes japoneses", argumenta.

O sucesso do evento levou a organização a ampliar a infraestrutura local e ampliar o cronograma da feira. "Este ano teremos um dia a mais para o público visitar e se divertir. Consequentemente teremos mais atrações que dificilmente se repetem durante os cinco dias de festa. A cada ano nos preparamos para receber melhor os visitantes. A Praça de Alimentação terá 10 restaurantes para atender 2.500 pessoas e o estacionamento terá vagas para 1.500 veículos. Para quem não sabe, cobrimos e colocamos piso em mais de 4.000 m² no campo principal de beisebol da Acel e 90% da área visitada é coberta", conta Tominaga.

Exposição Agrícola
Simultaneamente à Expo Japão acontece a 54ª Exposição Agrícola, onde são expostos milhares de produtos produzidos na região. Eles são avaliados por uma comissão julgadora e premiados de acordo com a qualidade ou excentricidade. Ali também funciona o Mercado Agrícola, onde é possível comprar produtos artesanais e típicos da comunidade nikkei. Este ano, a 4ª AgroInovaTec terá como destaque os simpósios com temas voltados à citricultura e ao Cadastro Ambiental Rural. O evento conta com a participação de mais de 60 empresas e tem o apoio da Integrada, Unopar e entidades de classe como Iapar, Emater, Faep e Sindicato Rural.

Serviço:
Expo Japão 2015
Quando – De 3 a 7 de junho. Dias 3 e 5 das 18h às 22h e dias 4, 6 e 7 das 10h às 22h
Onde - Acel (R. Major Achilles Pimpão Ferreira, 2300)
Ingressos - R$ 8 e R$ 4 (meia-entrada)
Informações - www.expojapao.com.br
Marcos Roman
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário