JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 30 de julho de 2015

PAULO FARINA CONCEDE ENTREVISTA E FALA SOBRE CORTE DE ÁRVORES

Por Rodrigo Stutz






O terreno que pertencia ao Curtume Berger localizado na Rua Europa em Rolândia estava sob demanda judicial e há cerca de 20 anos era ocupado, no início por ex-funcionários da empresa, mas já há bastante tempo por pessoas que estavam usufruindo dos imóveis e barracos construídos de forma irregular no terreno.

Várias ações do ministério público foram motivadas pelo fato de que o esgoto das casas eram despejados diretamente no rio que passa no fundo do terreno. Segundo Paulo Augusto Farina, ele e mais dois sócios arremataram a área em um leilão judicial e somente há cerca de um mês a justiça do trabalho deu a posse do terreno para eles. "Tão logo tomamos a posse legal do terreno começamos a solucionar esse problema que a prefeitura não teve competência para resolver por mais de 20 anos", dispara. 

O corte das árvores

Uma empresa foi contratada para fazer a demolição dos barracos e a limpeza do terreno. Entre as ações está a derrubada de árvores e entre as espécies abatidas estavam duas sibipirunas na calçada. Antônio Felismino de Lira, contratado para fazer o corte das árvores, relata que por iniciativa própria cortou árvores da calçada que, segundo ele estavam podres. "Qualquer técnico pode confirmar que aquelas árvores estavam doentes, porém quando o Farina chegou mandou eu parar imediatamente", garante.

Sobre o corte das árvores Farina destaca que foi publicado em um semanário de circulação local que um empresário teria sido notificado pelos cortes das árvores, porém ele garante que até a última quarta (29) data da entrevista, não havia tido conhecimento de nenhuma notificação.

O engenheiro civil da secretaria de Planejamento da Prefeitura de Rolândia, Claudio Metzger destaca que a rua Venceslau Brás faz parte de um projeto de revitalização e prolongamento por dar acesso ao novo cemitério que será construído. Ele relata que no projeto já constava a retirada das árvores da calçada por impedirem o trânsito de pedestres.

Perigo eminente

Paulo Farina relata que a limpeza está paralisada, pois um fiscal no Meio Ambiente foi no local e verbalmente ordenou ao empreiteiro que suspendesse os trabalhos sem justificativa formal. Ele alerta que na área existem várias fossas sépticas abertas e é extremamente imprudente não fazer pelo menos o trabalho de fechá-las. "Se uma criança cai aqui dentro e morre quem será responsabilizado, eu que estava pagando para limpar ou a prefeitura que está impedindo que eu dê prosseguimento às obras?", questiona.

O empreendimento

Um dos sócios proprietários da área, Peyman Bahador Najafabadi revela que ainda estão realizando estudos para definir a construção de condomínios residencial e comercial no local. "Aquela região não tem nada a perder, pois não pode ficar pior que está, então qualquer que seja a benfeitoria já valoriza a região", afirma.

Maria das Graças Novaes, diretora da Casa de Repouso Maanain, localizada em frente ao terreno aponta que qualquer ser humano merece uma morada digna e destaca as condições precárias que as pessoas viviam naquele local. "Eu quero crer que eles tenham ido para um lugar melhor", afirma.

Ele destaca que com a desocupação a rua Europa ficará mais bonita e beneficiará também os moradores da casa de repouso. "Pessoas já vieram aqui e questionaram se a casa de repouso era dentro de uma favela, isso é constrangedor para a instituição", lamenta.

Farina afirma que após a autorização da justiça um trabalho de desocupação foi feito e as famílias saíram pacificamente, pois muitas delas já havia sido contempladas nos programas habitacionais. "Além dos crimes ambientais estava ocorrendo aqui um desrespeito com as pessoas que viviam de forma desumana", alerta.
COMENTÁRIO:
Acredito em você Paulinho. Conheço você desde que nasceu e sei do seu profundo amor pelas árvores. Para saber do seu profundo amor pelas árvores que chega as raias da loucura é só assistir o vídeo abaixo que foi feito por mim há 3 anos para avaliar o que disse. Lembro-me de vc ainda pequeninho ao meu lado, ao lado do seu pai, do Milton Luiz dos Santos, Claudio e Renato Metzger, plantando árvores nas bacias dos rios Ema e Cafezal. Enquanto os seus opositores tentam te desmerecer as árvores que nós plantamos hoje são adultas e produzes sombra e frutos. Dentre as milhares de árvores que vc plantou, lembro-me como se fosse hoje de sete por causa de sua atenção especial por elas: uma figueira e uma ficheira na praça do Jardim das Flores (lembra Pedrinho? ex-pres. do bairro)... Uma figueira e uma paineira no Lago São Fernando, uma araucária nas margens do Ema, uma Paineira ao lado da cachoeira do Caramuru e uma muda que lhe dei de Uvaia que vc plantou em sua chácara, para se lembrar de mim, quando Deus me levar. Lembro-me destes plantios por causa de sua dedicação especial por estas mudas... o modo que vc plantou.... com amor... adubando.. colocando pedras em volta.. aguando....  Ambientalista de verdade já nasce assim... estes aí que querem aparecer sei lá onde estavam quando fundamos a Associação Ecológica de Rolândia... Para conseguirmos os 12 membros da AER tivemos muito trabalho.. várias convocações. E o nome deles não está lá na ata de fundação. Quem sabe do nosso trabalho são os promotores de defesa do meio ambiente a quem sempre damos trabalho... é o pessoal do IAP a quem incomodamos centenas de vezes.. é um ex-prefeito a quem processamos... Perguntem para os seus colegas escoteiros... eles são tbm testemunhas... Penso que a inveja é algo abominável que cega a razão das pessoas. Fique em paz.. os teus verdadeiros amigos sabem que você ama e defende desde menininho as árvores e a natureza em geral. Ao contrário de vc, os teus acusadores pouco ou nada fizeram para proteger o meio ambiente. Para eles chegaram aos teus calcanhares terão que plantar muitas árvores. E terão que começar logo, pois estão ficando velhos e terão que plantar milhares de mudas. Pena que os teus acusadores não sabem diferenciar uma pé de mamona de uma bananeira.  Assistam os vídeos abaixo. JOSÉ CARLOS FARINA


-X-X-X-X-X-


Nenhum comentário:

Postar um comentário