JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Chuvas afetam mais de 90 mil paranaenses

FOLHA DE LONDRINA

Segundo a Defesa Civil, município mais prejudicado foi Foz do Iguaçu, que registrou 29 mil casas danificadas pelo granizo e 10 pessoas feridas

Celso Pacheco
Em Londrina, o acumulado de chuva ontem chegou próximo de 60mm: segundo o Simepar, uma nova frente fria deve chegar amanhã ao Estado
As fortes chuvas acompanhadas de granizo que caíram no Paraná entre o início da noite de segunda-feira e a manhã de ontem afetaram 94,3 mil paranaenses em 32 municípios do Estado, conforme o último boletim da Defesa Civil, divulgado no final da tarde desta terça-feira. De acordo com o levantamento, o município mais prejudicado foi Foz do Iguaçu (Oeste), onde 60 mil pessoas foram afetadas, 29 mil residências ficaram danificadas, e 10 pessoas, feridas. 

O coordenador da Defesa Civil do município, Evaldo Guimarães, informou que foi decretado "estado de emergência" devido aos estragos provocados pelo granizo, que atingiu principalmente a zona sul de Foz. "Estamos trabalhando no fornecimento de lonas e no cadastramento das famílias para a entrega de telhas, necessárias para os reparos nas casas. Além disso, cestas com alimentos também foram distribuídas e uma escola municipal ainda atende cerca de 30 desabrigados", disse. "Estamos aguardando a conclusão do levantamento para que a prefeitura possa solicitar ajuda do Governo do Estado", adiantou Guimarães. 

O porta-voz da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, capitão Eduardo Gomes Pinheiro, afirmou que o Oeste do Paraná foi a área mais prejudicada, principalmente pelas ventanias e pelo granizo. "Ainda na segunda-feira, bobinas de lonas foram remanejadas das cidades que foram atingidas para os locais mais afetados", lembrou. Ele também comentou que o órgão estadual aguardava informações sobre os danos provocados pela tempestade em Foz do Iguaçu para confirmação do decreto de "situação de emergência". No Noroeste, o município de Nova Esperança também sofreu estragos por conta do granizo e registrou 19,8 mil pessoas afetadas, cinco desabrigados e mais de 4,7 mil casas danificadas. 


OUTRAS REGIÕES
Já no Sudoeste, ventos que ultrapassaram 100 km/h deixaram pessoas feridas no município de Planalto e cerca de 100 residências destelhadas. A Defesa Civil local informou que a zona rural foi atingida e que a queda de estruturas das casas atingiram pelo menos quatro vítimas que tentavam se esconder da ventania e tiveram ferimentos leves. Um aviário também foi completamento destruído. Na mesma região do Estado, a população também sofreu com a tempestade na zona rural de Ampére. Segundo o integrante da Defesa Civil Valdir Calhone, o telhado de um barracão foi arrancado pela força do vento e parte da estrutura ficou na rodovia PR-481. "Ainda estamos trabalhando com a distribuição de lonas e a retirada de árvores das ruas", informou. Em Ampére, um trabalhador ficou ferido por causa do granizo quando protegia uma criança durante a chuva. O operário sofreu cortes na cabeça e escoriações nas costas. 


PREVISÃO
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a chuva deve dar uma trégua hoje, mas uma nova frente fria chega ao Estado amanhã. Em Londrina, o acumulado de chuva ontem chegou próximo de 60mm. Já em Campo Mourão, no Noroeste, o acumulado no mês é de quase 100mm, sendo que a média histórica é de 147mm. Na última segunda-feira e ontem, os ventos ultrapassaram os 80 km/h em várias estações meteorológicas do Simepar no Paraná.


Rafael Fantin
Reportagem local

Nenhum comentário:

Postar um comentário