JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 27 de outubro de 2015

ELEIÇÃO ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA DE HOJE



Três candidatos se apresentam para disputar a Prefeitura de Rolândia

Encerrado o prazo para as inscrições, ontem, três candidatos apresentaram pedido de registro para a eleição suplementar para a Prefeitura de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). Devem disputar a vaga o atual prefeito interino, José de Paula Martins (PSD), o médico Luiz Fracisconi Neto (PSDB) e o vereador João Ardigo (PSB). Todos os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral, para deferimento dos pedidos até o dia 20 de novembro. Enquanto isso, a propaganda de rua já está liberada aos candidatos, a partir de hoje. 
A diplomação do vencedor está prevista para ocorrer até 25 de dezembro. Como as eleições municipais ordinárias estão marcadas para outubro de 2016, o eleito terá mandato de apenas um ano. Rolândia tem 45.935 eleitores aptos a votar. 
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná agendou as eleições fora de época para o dia 6 de dezembro, porque o ex-prefeito Jhonny Lehmann (PTB) teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no final de abril. Desde então, responde interinamente pelo Executivo José de Paula Martins (PSD), que ocupava a presidência da Câmara de Vereadores. 
O imbróglio envolvendo Lehmann durou cerca de dois anos e foi marcado por disputas judiciais. A primeira derrota do petebista nos tribunais foi em 2012, quando o juiz do Fórum Eleitoral de Rolândia cassou o registro de candidatura dele por utilização de dinheiro público para propaganda eleitoral e utilização indevida de meios de comunicação. Depois de vários recursos, em janeiro deste ano, o ministro Dias Toffoli, presidente do TSE, autorizou o retorno de Lehmann ao cargo até o julgamento, realizado na manhã de 23 de abril, quando houve a decisão final da Justiça Eleitoral.

Edson Ferreira
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário