JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

MAIS DE 40 MORTOS EM ATENTADO AGORA NA FRANÇA


GAZETAESPORTIVA

Atentados perto do Stade de France durante França x Alemanha matam mais de 40 

13/11/2015 



Diversos ataques foram registrados na noite desta sexta-feira em Paris (Foto: Reprodução/Twitter) 

Múltiplos ataques terroristas ocorreram em áreas próximas ao Stade de France e em outras regiões de Paris na noite desta sexta-feira. Os atentados foram registrados durante o amistoso entre as seleções de França e Alemanha. O presidente francês, François Hollande, precisou ser retirado às pressas do estádio. A polícia francesa estima mais de 40 mortos contando todos os ataques. 
Relatos ainda não confirmados oficialmente indicam que as explosões próximas ao Stade de France foram ataques suicidas. É possível ouvir o barulho de uma delas em um vídeo divulgado na internet com a transmissão da partida. O acesso ao gramado foi liberado ao fim da partida para parte do 
público se refugiar.O presidente francês, François Hollande (ao centro), teve de ser evacuado às pressas do Stade de France (Franck Fife/AFP) 
O dia já havia começado tenso em Paris após a seleção da Alemanha precisar ser evacuada do hotel onde se hospedava por conta de uma falsa ameaça de bomba.Há relatos de ao menos três ataques na capital francesa. Um deles, em um restaurante, teria sido provocado por um terrorista com uma arma automática. Segundo o jornal francês Libération, ao menos quatro corpos foram encontrados no estabelecimento, próximo à Praça da República. 
Outro atentado ocorreu perto da casa de espetáculos do Bataclan, onde uma banda norte-americana se apresentava. De acordo com os relatos de algumas testemunhas, dois terroristas entraram armados no local e abriram fogo contra os clientes. Segundo a polícia, há 100 reféns mantidos no estabelecimento e ao menos 15 pessoas foram assassinadas. A região é próxima do antigo escritório do periódico Charlie Hebdo, onde 12 pessoas morreram em um atentado ocorrido em janeiro. 
Após uma reunião de crise com membros do governo, Hollande se manifestou publicamente sobre os atentados em um discurso televisionado. O presidente decretou um toque de recolher em Paris e o fechamentos das fronteiras da França. “A França precisa ser forte. Os terroristas querem nos deixar assustados. Diante do terror, nós precisamos ficar unidos”, disse. 
Em pronunciamento oficial na Casa Branca, o presidente norte-americano Barack Obama prestou solidariedade às vítimas parisienses e disse que oferecerá apoio ao governo francês para “levar os terroristas à Justiça”. “Esse não foi um ataque contra as pessoas da França, mas um ataque contra toda a humanidade e os valores universais que compartilhamos”, afirmou. Segundo o jornal britânico The Guardian, os serviços de inteligência dos Estados Unidos acreditam que os atentados foram coordenados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário