JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 5 de dezembro de 2015

Briga virtual esquenta eleição em Rolândia

FOLHAWEB

Na antevéspera do pleito suplementar que vai decidir quem será o prefeito de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) até o fim de 2016, a eleição esquenta nas redes sociais, com a divulgação de vídeos envolvendo os candidatos José de Paula (PSD), o prefeito interino, e Dr. Francisconi (PSDB). Amanhã, mais de 45,4 mil eleitores devem ir às urnas para optar entre os dois ou o vereador João Ardigo (PSB), que também está na disputa. 
O vídeo de campanha do atual prefeito foi inserido na fan page da administração municipal no site de relacionamentos Facebook, no fim da tarde de quinta-feira, junto a uma mensagem pedindo votos. Propaganda política em espaço institucional pode ser considerado crime eleitoral. 
A assessoria de imprensa da prefeitura disse ontem que a página foi invadida por um hacker, que retirou as permissões de alteração dos responsáveis na administração municipal. O ato foi informado à Justiça Eleitoral e um boletim de ocorrência foi elaborado no mesmo dia, além de notificar o Facebook do ocorrido e solicitado o IP (protocolo que identifica computadores na internet) da máquina de onde partiu a postagem. O vídeo permaneceu online até a tarde de ontem. 
No caso de Francisconi, um vídeo culpando ele e seus apoiadores pelo fechamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Rafael foi postado no perfil "Prefeitura nos Bairros Rolândia", às 17h de anteontem. A assessoria da administração municipal afirma que não é responsável pelo perfil. 
Francisconi diz que o conteúdo do vídeo "não é verdade", mas não soube informar se sua equipe tentou alguma medida para tirá-lo do ar. A gravação permanecia online até as 21h de ontem. A coordenação de campanha de Ardigo disse que não identificou, até a tarde de ontem, nenhum caso cibernético envolvendo o candidato. 
O chefe do cartório eleitoral de Rolândia, Mário José Bannwart, explicou que o pleito é "uma eleição normal e quem não comparecer terá que justificar a ausência". A eleição ocorre das 8h às 17h. Para não ficar em débito com a Justiça Eleitoral, o eleitor ausente tem até 60 dias para apresentar a justificativa. "Esse procedimento pode ser feito em qualquer cartório eleitoral do país, ou também pelo Sistema Justifica, no portal do TRE do Paraná", informou Bannwart. As 135 seções de Rolândia, distribuídas em 17 locais de votação, vão receber as urnas eletrônicas neste sábado.
Edson Ferreira, Luís Fernando Wiltemburg
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário