JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 16 de janeiro de 2016

TRAGÉDIA DAS CHUVAS DE ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

Famílias poderão sacar FGTS em Rolândia


Pessoas que tiveram prejuízos com as fortes chuvas dos últimos dias devem procurar a assistência social do município para cadastramento

Fotos: Celso Pacheco
Mais de 9 mil casas foram danificadas e 50 delas ficaram destruídas no município
Sem abastecimento, população tem contado com distribuição de água não potável realizada pelo município e empresas de Rolândia e região

Rolândia - Famílias de Rolândia afetadas pela chuva poderão sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na Caixa Econômica Federal. A expectativa é que os recursos sejam liberados nas próximas semanas. Conforme dados do município, mil pessoas permanecem desalojadas em Rolândia. Outras 36 continuam no abrigo improvisado na Escola Municipal Vitorio Franklin. Mais de 9 mil casas foram danificadas e 50 delas ficaram destruídas. 
De acordo com o prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, até o momento foram contabilizados prejuízos na ordem de R$ 23 milhões. Outros R$ 10 milhões foram considerados como prejuízos privados, em que as próprias famílias e empresas terão que arcar com os custos necessários para o reparo. "Já orientamos as pessoas que procurem a assistência social do município para o cadastramento das famílias e a prefeitura vai fazer um comunicado para a Caixa Econômica e, a partir de então, as famílias que foram atingidas e que foram cadastradas poderão fazer o saque do Fundo de Garantia", explicou. 
Com a assinatura do decreto de estado de calamidade, a prefeitura espera dar agilidade na contratação de serviços e de profissionais. O decreto de estado de calamidade é superior ao decreto de estado de emergência. Conforme o assessor da Defesa Civil Estadual, Lucas Frates Simiano, os decretos de emergência são possíveis nos casos em que os prejuízos equivalem a até 3% da receita corrente líquida do município. Já nos casos em que é assinado o decreto de calamidade, os prejuízos são superiores a 8,5% da receita corrente líquida. "No caso da Defesa Civil, o que a gente consegue agora é aportar recursos e infraestrutura no município. Até então, a gente não tem essa possibilidade. Nos próximos dias, estão previstas a chegada de cestas básicas e de ajuda humanitária", afirmou Simiano. 

ABASTECIMENTO
Empresas de Rolândia e da região têm colaborado com a distribuição de água não potável para que a população possa reutilizar o líquido nas atividades domésticas. De forma emergencial, técnicos da Sanepar passaram a captar água de poços artesianos, já que a estação de tratamento de Rolândia foi levada pela enxurrada. O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, apontou que 14 municípios estão em situação crítica no Norte do Estado. A situação mais preocupante é em Rolândia. 
"Até domingo, teremos próximo de 60% de água disponível em Rolândia. Realmente, nós temos que readequar nossas estações, considerando que uma situação dessa, por mais difícil que seja, poderá ocorrer novamente. Já determinamos a toda nossa equipe técnica que faça uma revisão em todas as nossas estações considerando uma gravidade como essa no futuro", comentou. 
Em Londrina, o abastecimento já está próximo de 60%. Até amanhã, conforme o presidente da Sanepar, o abastecimento estará normalizado. Em Arapongas, Apucarana e Maringá, o sistema começou a ser restabelecido ontem. 

DESAPARECIDO
O Corpo de Bombeiros permanece com as buscas pelo motorista de ônibus Odair José, de 35 anos, que desapareceu na última segunda-feira na Estrada dos Pioneiros após o veículo ser levado pela enxurrada. O comandante interino do 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros, major Ezequias de Paula Natal, destacou que a quantidade de água, de dejetos e de lama prejudicam os trabalhos no local. "A equipe já rodou 9 km do ponto em que o ônibus tombou. Não é possível mergulhar no local. Vamos pedir para que Curitiba encaminhe um cão treinado para auxiliar nas buscas por terra. Pelo faro, ele poderá identificar o cheiro abaixo da lâmina de terra e de sujeira", explicou Natal.
Viviani Costa
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário