JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 19 de março de 2016

Cambé e Apucarana registram casos de zika

19/03/2016


São as primeiras notificações nos dois municípios; Cambé se aproxima de uma epidemia de dengue

Gina Mardones-11/03/2016
Saúde alerta que população deve limpar suas casas para evitar possíveis focos

Duas cidades da região de Londrina entraram na lista de municípios com casos de zika vírus. Cambé e Apucarana confirmaram ontem os primeiros casos. De acordo com o boletim epidemiológico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, divulgado na quinta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o Estado registra 136 casos do vírus, mas ainda não constam esses dois novos casos. 
O boletim também aponta apenas sete casos em Londrina, mas a Secretaria Municipal de Saúde já confirmou que são 10. 
A confirmação do primeiro caso de zika em Cambé deixou o município em alerta. A pessoa que contraiu a doença é moradora do Jardim Silvino, bairro na divisa com Londrina. Maria da Penha, de 46 anos, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro com suspeita de dengue, mas os sintomas levaram os profissionais a desconfiarem de zika vírus. Ela não sabe se contraiu a doença em Cambé ou em Londrina, onde trabalha como faxineira e dá aulas de catequese. O bairro onde ela mora é o que registra a maior incidência de casos de dengue da cidade. Dos 168 casos de dengue confirmados, 60% foram no Jardim Silvino. 
Maria da Penha disse, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cambé, estar indignada com a falta de consciência das pessoas. "Tive de ficar 12 dias afastada do trabalho, me senti debilitada demais, foi uma situação complicada. Eu cuido muito do meu quintal, procuro conversar com meus alunos na catequese sobre os perigos do Aedes aegypti, mas encontramos acúmulo de lixo, como televisão, baldes, entre outros objetos jogados em locais onde não deveria ter lixo. As pessoas não aprendem." 
Já são 1.148 casos notificados de dengue e, com os 168 casos confirmados Cambé se aproxima de uma possível epidemia, já que em cidades com 100 mil habitantes, 300 casos confirmados já configura epidemia. "O número de casos tem evoluído e estamos mobilizando a população, as secretarias municipais e as equipes de Endemias. Em dois sábado de mutirão, tivemos quase 600 pessoas nas ruas", disse a secretária municipal de Saúde, Maria de Brito Lô Sarzi. 
Com a confirmação do caso de zika, a secretaria de Saúde realiza na segunda-feira, a partir das 9 horas, uma palestra para tirar dúvidas das grávidas sobre a doença. O evento será na Praça CEU, no Jardim Tarobá. Durante a semana as equipes de endemias estarão concentrando os trabalhos no Jardim Silvino. "É um bairro que faz divisa com Londrina, bem residencial e com áreas de fundo de vale", disse a secretária. 
Cambé conta com 72 agentes trabalho no combate ao mosquito, que vem enfrentando resistência para entrar nas residências e fazer as vistorias. O município já aplicou 80 multas em moradores, estabelecimentos comerciais e locais de coleta de matérias recicláveis por não eliminarem os focos do mosquito. 
A secretaria de Saúde aguarda ainda o resultado de mais de 400 casos suspeitos de dengue. "Precisamos que as pessoas cuidem de seu espaço, de suas casas, cuidem de si. Enquanto jogarem lixo ou acumularem possíveis focos de Aedes, essa doença não vai parar de nos prejudicar. É preciso ficar alerta sempre." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário