JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 31 de maio de 2016

Suspensa emissão de carteira de trabalho na região


FOLHA DE LONDRINA


Paralisação atinge 104 municípios e acontece para mudança do sistema de dados

Saulo Ohara
Procura em um dos postos de atendimento em Londrina ontem de manhã foi grande

Conseguir um emprego tem se tornado uma tarefa difícil e a situação fica mais complicada ainda para quem não possui a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Muitas pessoas ficaram preocupadas com a informação que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná suspenderá a emissão de CTPS devido à mudança do sistema de banco de dados. O agente administrativo da Delegacia Regional do Trabalho de Londrina, Ricardo Toshio Hamano, confirmou que a paralisação, que atinge 104 municípios, acontecerá de 11 a 20 de junho. No entanto, em alguns postos e agências conveniadas, localizadas em municípios como Arapongas e Apucarana, a suspensão começou ontem. 
"As prefeituras realizam o processo de maneira off line. Elas enviam os protocolos em lotes para a DRT de Londrina, mas elas estão parando agora para que os documentos fiquem prontos antes da migração do sistema", explicou Hamano. 
Na DRT, apesar de o atendimento seguir até o dia 10, os agendamentos até essa data estão esgotados. 
A notícia pegou de surpresa José Carlos de Freitas, que precisava da segunda via do documento. "Eu já trabalhei como lavrador, pedreiro e atualmente atuo no setor de reciclagem. Perdi os documentos e agora estão falando que não estão fazendo os documentos", expôs ele, enquanto aguardava ser atendido na Delegacia. Ele relata que foi encaminhado para a DRT por orientação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), já que isso facilitaria conseguir um emprego. "Ficar sem documento não pode, né?"
No Sindicato dos Empregados do Comércio de Londrina, outro posto de atendimento para a confecção da CTPS, a fila começou às 5 horas, mesmo com chuva. Umas das pessoas que chegou cedo foi o João Vítor Rodrigues, 16 anos, que pretende entrar no mercado de trabalho agora. "Fiquei sabendo que estavam emitindo aqui e vim cedo, porque falaram que iriam liberar apenas 40 senhas", destacou. 
Por ser o último dia de cadastro antes da paralisação, o presidente do sindicato, José Lima do Nascimento, ressaltou que além das senhas habituais, atendeu todos os demais que estavam na fila. 
Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho e Emprego, quem já entrou com protocolo e encaminhou toda a documentação solicitada terá um prazo útil de 15 dias para receber o documento. A assessoria explicou que as empresas possuem as folhas de registro, no qual a pessoa admitida pode ser registrada mesmo sem carteira de trabalho até que ela leve o documento. A assessoria garante que nesse período não tem como a empresa ser penalizada. 
Durante o período de paralisação, haverá testes e treinamento para os emissores usuários do sistema, incluindo prefeituras e sindicatos. Estima-se que aproximadamente 120 emissores serão treinados neste período no Estado.
Vítor Ogawa
Reportagem Local

Nenhum comentário:

Postar um comentário