JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 3 de junho de 2016

OS ÓLEOS BENÉFICOS PARA SAUDE

blogpuravida.com



Óleo de Coco Virgem – Uma das gorduras mais saudáveis e medicinais para o corpo humano, o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média como ácido láurico, cáprico, caprílico, dentre outros. O leite materno, por exemplo, é rico em ácido láurico, que no estômago se transforma em monolaurina e estimula o sistema imunológico, combate bactérias, fungos, vírus e parasitas. Além disso, o óleo de coco é rico em vitamina A, D E, K. É interessante também o fato de não necessitar de bile ou enzimas digestivas para ser absorvido, portanto sendo uma ótima fonte de gordura saudável para quem tem problemas de vesícula ou problemas digestivos. Resistente ao calor, é uma ótima opção para cozinhar. Por ter aroma adocicado, fica excelente em bolos e biscoitos. Uma maneira agradável é liquidificar óleo de coco com suco de frutas – fica excelente com manga.
Banha de porco – Gordura saturada tradicional utilizada há muito tempo. Embora seja estável e apropriada para cozinhar, não podemos ignorar que provém de animais quase sempre tratados com desdém e crueldade, além de serem alimentados com grãos transgênicos. Acredito que podemos escolher outras opções que não envolvam o sofrimento desnecessário destes animais.
Óleo de Palma – Excelente para a saúde (especialmente quando não refinado), o óleo de palma é riquíssimo em tocotrienóis – poderosíssimos antioxidantes. Igualmente resistente ao calor (não se degrada quando utilizado na culinária), pode ser usado para tudo com a vantagem de alterar muito pouco o sabor de qualquer coisa. É muito importante saber a procedência deste óleo, pois a colheita dos frutos para fazer o óleo tem causado forte impacto ambiental em algumas regiões do planeta.
Manteiga – Sim, muito saudável e incomparavelmente melhor do que qualquer margarina – talvez um dos piores e mais artificiais “alimentos” jamais criados pela indústria. A manteiga resiste bem ao calor e é uma das mais nutritivas e saudáveis fontes da tão importante e essencial gordura saturada (sim, gordura saturada é saudável e importante, e futuramente escreverei um artigo sobre o assunto). Fonte de CLA, um ácido gorduroso essencial que já foi demonstrado através de estudos como portador de propriedades de construção muscular e queima de gordura. O melhor da manteiga é o seu sabor delicioso, que adiciona riqueza a qualquer prato. Excelente para nutrir o sistema nervoso e para assimilar determinadas vitaminas e minerais lipossolúveis. Para saber mais, visite: http://blog.puravida.com.br/pesquisas-revelam-que-pessoas-que-comem-manteiga-natural-sofrem-menos-ataques-cardiacos/

Para quem é alérgico à lactose é recomendável a alternativa clarificada, removida de resíduos sólidos do leite: O Ghee, que se comporta ainda melhor do que a manteiga comum quando utilizada para refogar ou fritar qualquer coisa. Não que frituras sejam recomendadas, mas fritar em manteiga clarificada é infinitamente melhor do que fritar em óleo de soja… ou “de canola”.

De qualquer maneira, a manteiga deve idealmente ser orgânica, pois é justamente nos lipídios que se acumulam as substâncias tóxicas no organismo. Sendo assim, evite laticínios tradicionais e procure a boa e velha manteiga “da roça”, artesanalmente preparada… de preferência a partir de leite fresco do dia, não-cozido para manter vivo os probióticos naturalmente presentes. Qualidade faz diferença, e muita. Ainda assim, mesmo uma manteiga industrializada é infinitamente melhor do que a margarina.

A qualidade dos óleos de uma dieta, seja ela qual for, é um dos mais importantes e determinantes fatores para a saúde. São eles os principais responsáveis por corrigir ou acentuar inflamações sistêmicas.

Sendo assim, a sugestão é que você escolha seus óleos e gorduras com consciência, evitando alimentos processados pela indústria (biscoitos, bolachas, bolos, pães), pois esses quase sempre são elaborados com os mencionados óleos refinados mencionados (além de outras inconveniências para o corpo).

Aprecie o dom da vida e honre-a com alimentos verdadeiramente saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário