JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 25 de junho de 2016

ROLANDENSE ESCREVE LIVRO ( GERSON GUARIENTE )

23/06/2016 - Folha de Londrina

AVENIDA PARANÁ


És mensageiro fiel das boas coisas da terra, das belas coisas do céu

Letícia Padilha


Os caminhos de Gerson Guariente

Certa vez uma curitibana em visita a Londrina me perguntou por que amo tanto a nossa cidade. Era um dia claro. Pedi a ela para abrir a janela e olhar o céu. Não foi preciso me estender na resposta. 



Não é por acaso que o mesmo azul do céu está na capa do livro "Mensagens", de Gerson Guariente, lançado pela Editora Mecenas na última segunda-feira, em Londrina. 



O Sr. Guariente chegou ao Norte do Paraná ainda criança. Nascido em 12 de setembro de 1934, em Cajobi (SP), foi registrado no dia 14, pois o cavalo que seria usado para o transporte até o cartório fugiu e só voltou após 48 horas. Em Rolândia, onde a família Guariente se estabeleceu, havia um bosque onde as crianças brincavam. É uma das lembranças mais remotas deste pé-vermelho de coração, homem de fé e amante da natureza. 



O azul da capa do livro se harmoniza perfeitamente com o seu conteúdo. São cerca de 300 pequenos textos, sobre os mais variados assuntos, que sempre conduzem ao nome de Deus. Os textos foram escritos como mensagens introdutórias que o autor leu, ao longo dos últimos 18 anos, na abertura das reuniões do Rotary Club Londrina Noroeste. Modesto, ele diz que jamais pensara em publicar um livro; reuniu os textos por insistência dos amigos. 



"Mensagens" é um daqueles livros que podem ser abertos em qualquer página para presentear o leitor com reflexões e informações interessantes. Advogado e ex-gerente de banco em Londrina, Gerson Guariente soube reunir no livro os três sentidos da palavra "oração". Ali temos a oração como discurso, no sentido utilizado por Cícero; a oração como unidade gramatical, pois Gerson cultiva com carinho o nosso idioma; e, finalmente, a oração na acepção espiritual do termo, representando a comunicação entre o homem e seu Criador. O grande inspirador de Guariente foi S. Josemaría Escrivá (1902-1975), autor de "Caminho" — uma espécie de "Imitação de Cristo" dos tempos modernos. 



Nos caminhos de Gerson Guariente, encontramos personagens e temas que ele conheceu ao longo da vida. Ali vemos Platão, Horácio, Viktor Frankl, Machado de Assis, a Mãe de Deus, os profetas e até um incógnito Louis Pasteur, lendo a Bíblia durante uma viagem de trem. Em determinado momento, somos apresentados ao Sr. Alceu, o alfaiate, e ao Sr. Ailton, o sapateiro. De repente, quando menos esperamos, o autor assume a identidade de uma criança pequena que agita os braços e pede aos homens adultos: — Calma! 



O autor de "Mensagens" e a Sra. Dileta Terezinha Pozzobon Guariente formam um lindo casal há 58 anos. Tiveram dois filhos e cinco netos, todos presentes à solenidade de lançamento. Ao meu querido amigo, o engenheiro Gerson Guariente Júnior, confessei: 



— Gerson, eu senti muita saudade aqui hoje. 



Contemplando a imagem de Seu Gerson e Dona Dileta — nome que significa "querida" —, eu me lembrei de Paulo e Aracy. 



Aproveite a companhia dos seus pais, Gerson. Juntos, eles refletem a beleza do nosso céu. 



Fale com o colunista: avenidaparana@folhadelondrina.com.br
por Paulo Briguet

Nenhum comentário:

Postar um comentário