JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 12 de novembro de 2016

PRECISAMOS REINVENTAR AS CIDADES

DANIEL STEIDLE
ROLÂNDIA MERECE SE REINVENTAR!
Precisamos, como o arquiteto e urbanista,Elton Charles Pereira, sugere: "reinventar as cidades"... Porque medidas "mitigadoras, ecológicas" para amenizar os "crescimentos urbanos" não questionam os agressivos processos de ocupação do espaço, já ultrapassados.

A ilha de Manhattan (N.Y.C.) é um bom exemplo de se sempre reinventar o espaço... sem ignorar o passado. No vasto e desorganizado Brasil (muitas vezes parecendo aqueles filmes de Cowboy, dos sem leis...) ainda estamos com essa visão de conquista do espaço, da especulação, do lucro fácil, do abandono,... deixando atrás de nós um rastro de destruição.

Em Rolândia existe um enorme "rasto" a ser recuperado. Isso, além de dar muitos lucros, daria um belo marketing de sustentabilidade. Quanto a área rural invadida pela urbanização: CHEGA! Ela tem uma função estratégica, porém esquecida, de abastecimento local com comida e água, é uma frente privilegiada para criar novos empregos com qualidade de vida e um território por excelência para ilhas verdes (florestadas) como corredores ecológicos, salas de aulas a céu aberto, "aulas de campo" e turismo... atividades que, continuamente, fazem nosso Município brilhar... Rolândia merece se reinventar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário