sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Advogada e esposo morrem após queda de avião em Jaguapitã

Casal residente em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, viria a Londrina para renovar Certidão Médica Aeronáutica (CMA)

Rafael Machado - Redação Bonde - 26/02/2016 -
No final da manhã desta sexta-feira (26), um monomotor experimental caiu na região de Jaguapitã (46 km ao norte de Londrina), em uma vasta plantação, próximo à PR-170, na zona rural do município. 

O motivo do acidente ainda é desconhecido, mas possivelmente ocasionado por problemas mecânicos. Os dois ocupantes morreram na hora. Eles foram identificados como Jane Resina Fernandes de Oliveira e o esposo, Paulo César de Oliveira. Os corpos foram recolhidos pelo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina. 

As vítimas moravam em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Jane era proprietária de um escritório de advocacia na cidade, conhecido como Resina e Marcos Advogados Associados. Atuava como palestrante e escritora, já que tinha livros e artigos publicados nas áreas de Direito Societário e Eletrônico. 

O casal viria para Londrina renovar a Certidão Médica Aeronáutica (CMA), documento necessário para que o aluno esteja apto para voar. O monomotor experimental pertence ao modelo ULAC, classificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como "construção amadora", ou seja, segmento não utilizado para vôos oficiais. 

Em nota, o presidente da seccional da OAB em Mato Grosso do Sul, Mansour Kammouche, lamentou a morte da advogada e o esposo. "Recebo com consternação a notícia do falecimento da valorosa advogada Jane Resina, uma das mais expressivas advogadas su-mato-grossense. Jane enalteceu a advocacia do Estado com seu dinamismo e inovação. Jane era leal e comprometida com as causas da advocacia e da sociedade". 

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA ( 26/02/2016 - SEXTA-FEIRA )

SEX, 26 DE FEVEREIRO DE 2016





O Prefeito Dr. Francisconi participou nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, de duas reuniões envolvendo Prefeitos da região norte do estado, no Auditório do CISMEPAR, em Londrina. Chefes do Executivo de 21 cidades estiveram nos encontros. No primeiro, os municípios associados no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR), discutiram assuntos afins do órgão. A unidade está em reforma e em breve começarão os trabalhos de construção do Centro de Especialidades do CISMEPAR. Após este encontro, foi dado início a reunião entre Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) que agregou 22 líderes municipais. Na pauta, assuntos do desenvolvimento regional, com palestra e orientação da Agência de Desenvolvimento do Paraná e ainda orientações e atitudes preventivas da Defesa Civil Regional, com palestra do Comandante de Área, Major Wilson Paulino, dentre outros temas importantes. Da Assessoria.






A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, promove a 4º Corrida da Mulher, em celebração do Dia Internacional da Mulher. A prova será dia 6 de março, domingo e as inscrições são gratuitas. Para mais informações: tucanoscorredores@gmail.com ou 3906-1117.






A Prefeitura Municipal de Rolândia está notificando extra-judicialmente a construtora e o agente financeiro do Conjunto Habitacional Tomie Nagatani. A Equipe de Engenharia da Prefeitura realizou uma vistoria no local e encontrou falhas no projeto de execução das obras. Na forte chuva do dia 11 de janeiro, 91 residências do bairro foram danificadas. A Prefeitura entra com essa notificação para tentar resolver a questão e para que os responsáveis pela execução da obra respondam pelos prejuízos causados. Da Assessoria.









A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. Telefone: 3255-1118.

* VENDEDOR INTERNO
* CARPINTEIRO
* LIDER DE SETOR DE PINTURA
* OPERADOR DE BOBCAT
* ATENDENTE DE FARMACIA 






Com o intuito de recuperar a trafegabilidade mínima em trechos críticos de estradas rurais em função da ocorrência de chuvas de grande intensidade, a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) e a EMATER, a pedido do Prefeito Dr. Francisconi após agenda com o Governador Beto Richa e via ofício da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vão disponibilizar aos municípios mais afetados, por meio de convênio, combustível para operar o maquinário. Em Estado de Calamidade Pública, já reconhecido pelos governos estaduais e federais, Rolândia foi contemplada com 20 mil litros de diesel combustível em valor de R$ 60 mil. Muitas das estradas rurais são importantes vias e muitas vezes a única alternativa para o transporte da safra agrícola, principalmente leite e outros produtos perecíveis. Também, são ligações importantes da sede do município às comunidades de agricultores familiares que dependem de ter essa via em perfeita situação de trafegabilidade para o atendimento de suas necessidades básicas, como educação e saúde. A Secretaria chegou a esse montante após considerar apenas serviços de patrola, pá carregadeira e caminhões de modo que estes serviços sejam ações rápidas para liberar a estrada e dar segurança de trafegabilidade à estrada. Não é para fazer ações mais complexas como drenagem, tubulações, entre outras. Como índice de rendimento técnico desta ação, a SEAB estima a utilização de 500 litros de óleo diesel por quilômetro, sem o uso de cascalho. Caso utilize pontualmente cascalho, esse índice sobe para 800 litros/Km. O benefício concedido deve ser efetivado em até meados de março. Após a liberação, a cidade terá até seis meses para utilizar o diesel combustível. Da Assessoria. 





A Prefeitura de Rolândia, Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, promovem as reuniões de constituição dos Conselhos Locais de Saúde,e convidam a população em geral para participar dos eventos que tiveram início a partir do dia 25 deste mês de fevereiro. Nestes eventos, a sociedade rolandense discute sobre o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” - “Direito do povo brasileiro”e elegerá os representantes que formarão o Conselho Local da região de abrangência de sua Unidade Básica de Saúde. E a primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, em São Martinho e contou com as presenças da Secretária de Saúde Rosana Alves, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Jessé Fernandes, Servidores Municipais e a comunidade local. O próximo encontro será na segunda-feira, dia 29, às 19h, no Posto de Saúde do Jardim Nobre, na Rua Sol Nascente 65. Da Assessoria.


SEX, 26 DE FEVEREIRO DE 2016 17:01


O Secretário de Esporte e Cultura e Turismo, Paulo Henrique Pereira, e o Professor de Futsal Bruno Fonseca, visitaram a sede da Federação Paranaense de Futsal, em Curitiba, e na oportunidade conversaram com o Presidente da entidade Jesuel Laureano Souza, em busca de apoio e parceria para desenvolver ainda mais a modalidade esportiva na cidade. Da Assessoria.







O Prefeito Dr. Francisconi visitou na manhã desta quinta-feira, 25 de fevereiro, o Consulado da Alemanha em Rolândia. Na ocasião, conversou com o Cônsul Honorário da Alemanha Adrian Von Treuenfels visando estreitar e reforçar os laços do município com a Alemanha. Na oportunidade, o Prefeito apresentou ao Cônsul o Relações Públicas de Rolândia na Alemanha: Paulo Gaffo, rolandense que reside há muitos anos naquele país, vai fazer um trabalho voluntário, portanto não remunerado, de divulgação e prospecção da cidade na Alemanha. O Consulado da Alemanha em Rolândia atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e está situado na Av. dos Expedicionários 342, sala 72. O telefone é 3256-1931. Da Assessoria.








“Alimentação saudável, preservação do Meio ambiente e combate ao mosquito Aedes Aegypti”. É a partir desse mote que a Escola Mun. Geralda Chaves Tiradentes começa a utilizar pneus reciclados como canteiros para sua horta. O objetivo principal é que, em um só projeto, sejam despertados nos alunos os interesses na consciência ambiental, nas boas práticas de alimentação e no descarte correto de possíveis criadouros de mosquitos. A equipe da Vigilância Epidemiológica de Rolândia disponibilizou dezenas de pneus, que são recolhidos, armazenados e cortados justamente para esse fim. A direção, em nome de toda a comunidade escolar, agradece a colaboração nesta importante parceria. Da Assessoria.


-- 
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

ESTUDANTES FICAM PELADOS EM LONDRINA




ESTUDANTES DA UEL CHAMAM ATENÇÃO AO FICAR PELADOS DENTRO DA UNIVERSIDADE


Estudantes da Uel Chamaram a atenção nas redes sociais por causa da da apresentação de uma monografia. Cerca de 30 Universitarios ficaram pelados para defender a tese acadêmica. O aluno Agnaldo Moreira de Souza, do curso de Filosofia, foi o responsável pela monografia que contou com a ajuda dos amigos na exposição. "Compreender e imaginar o texto e cena mediados por um estudo estético-politico". De acorco om informações, Souza é professor de Artes Cênicas e conclui também o curso de Filosofia.



FOTOS DE LONDRINA 26/02/2016 By FARINA

FOTO By  JOSÉ C. FARINA


























































































































COSTELA E OUTROS ASSADOS EM ROLÂNDIA





















HISTÓRIA DO KART E DO KARTÓDROMO DE ROLÂNDIA ( MÁQUINAS E PILOTOS )


FOTOS DO BLOG HISTÓRIA DE ROLÂNDIA, JOSÉ CARLOS FARINA, RUBENS GATTI E  RENATO BEHREND.














Legenda: Clóvis Amiante ( Canjica), Norberto Dietrich, Juacir, Pingueli, Valdecir Marcelo, Claudemir Amianti, Canjica, Moacir e Frigheto.














Legenda: Renato Behrend, Zanata e Helmut Behrend.













Legenda: Clóvis Amiante ( Canjica), Norberto Dietrich, Juacir, Pingueli, Valdecir Marcelo, Claudemir Amianti, Canjica, Moacir, Frigheto. e Zanata.




























































































































































































































Renato Behrend recebendo uma homenagem de Rubens Gatti.



































CARRO ANTIGO DOMINGO EM ROLÂNDIA


ROLÂNDIA: PERIGO NO ACESSO AO JARDIM CAMPO BELO




*ATENÇÃO NA SAÍDA DO CONJUNTO MANOEL MULLHER - CAMPO BELO.
O Acesso através da Pr-323 (contorno norte) para o centro da cidade passando Av. Barão do Rio Branco esta em péssimas condições, já foi solicitado tanto ao executivo municipal e ao DER, mas ate agora não foi resolvido o problema. MUITO CUIDADO AO UTILIZAR ESSA ENTRADA. ‎JoãoArdigo‬





HISTÓRIA DO CINE e CINEMAS DE ROLÂNDIA - PR.


Transcrito do site "História de Rolândia" by Farina. Fotos by José C. Farina.


ISTO É HISTÓRIA.. ESTE EDIFÍCIO AO LADO ERA O ANTIGO CINE ROLÂNDIA, INAUGURADO NOS ANOS 50. ALI NA ESQUINA FICAVAM OS CARTAZES COM A FOTO OU PINTURA DA CENA  PRINCIPAL DO FILME EM EXIBIÇÃO... O CINEMA TINHA UM ARTISTA QUE PINTAVA À MÃO A REPRODUÇÃO DA FOTO EM TAMANHO GIGANTE... A MOLECADA DE HOJE NEM IMAGINA AS EMOÇÕES DAS ESTREIAS DOS FILMES ÉPICOS QUE FORAM EXIBIDOS ALI.. "E O VENTO LEVOU"... EL CID... OS 10 MANDAMENTOS... "BEN-HUR"... ONDE HOJE É O INSS FICAVA O CINE BANDEIRANTES. LEMBRO-ME QUE UM DOS ÚLTIMOS FILMES QUE FOI EXIBIDO LÁ FOI "DIO COME TI AMO"... EU ESTAVA LÁ... ERAM POUCOS ESPECTADORES ASSISTINDO... O CINE BANDEIRANTES TINHA CADEIRAS ESTOFADAS, JÁ O ROLÂNDIA AS CADEIRAS ERAM DE MADEIRAS DA "MÓVEIS CIMO" (ENCOSTO CURVADO COR MARROM), IGUAIS AS DA CÂMARA MUNICIPAL... O CINE ROLÂNDIA (ESTE DA FOTO) TINHA MAIS PÚBLICO. AS MOÇAS E RAPAZES PREFERIAM ESTE CINEMA POR SER MAIOR E POR TER AMPLOS CORREDORES PARA QUE PUDESSEM TRANSITAR E PRATICAREM A FAMOSA "PAQUERA". AS MOÇAS CHEGAVAM MAIS CEDO E FICAVAM SENTADAS. OS RAPAZES FICAVAM CIRCULANDO E LOCALIZANDO ONDE ESTAVA SENTADA E SUA PRETENDENTE. SE A MOÇA SINALIZASSE COM UM SORRISO DANDO A ENTENDER QUE "ESTAVA INTERESSADA", LOGO DEPOIS QUE AS LUZES COMEÇAVAM A APAGAR O RAPAZ CHEGAVA E SENTAVA JUNTO. SEMPRE HAVIA UMA COLEGA QUE SAIA E DEIXAVA O LUGAR VAGO. NAS PAREDES HAVIAM VÁRIOS ARRANJOS COM LUZES. ANTES DO FILME COMEÇAR TOCAVA A MÚSICA "TEMA DE LARA" OU "BEIJA-ME MUCHO" E ESTAS LUZES IAM APAGANDO PROGRESSIVAMENTE, PARA DAR TEMPO DAS PESSOAS SENTAREM. HAVIA TAMBÉM UMA ANTE-SALA COM UMA ÓTIMA BOMBONIERE ONDE COMPRÁVAMOS CHICLETES ADANS E AS FAMOSAS BALAS DE CEVADA SONKSEN. NESTA ANTE-SALA HAVIAM SOFÁS PARA QUE OS CLIENTES PUDESSEM ESPERAR A SESSÃO COMEÇAR. A MOÇADA TINHA MANIA DE ASSOVIAR QUANDO O FILME COMEÇAVA E TORCER PARA O MOCINHO. QUANDO TINHA CENA DE AÇÃO... HAVIAM APLAUSOS TAMBÉM PARA O MOCINHO... VIRAVA UMA BAGUNÇA NO CINEMA. POR VÁRIAS VEZES ARMAVAM BOMBAS ENORMES PARA EXPLODIR NO MEIO DA SESSÃO. COMO ESPOLETA COLOCAVAM A BOMBA ENFIADA EM UMA BITUCA DE CIGARRO ACESA. UMA VEZ ACENDERAM UM TAL DE "BARBANTINHO" QUE ERA PREPARADO COM ENXOFRE COM UM CHEIRO INSUPORTÁVEL... A SESSÃO TEVE QUE SER INTERROMPIDA PARA A LIMPEZA. A SESSÃO COMEÇAVA DEPOIS DA MISSA. E LOGO APÓS O TÉRMINO DA SESSÃO QUASE TODOS OS JOVENS IAM PARA A SORVETERIA HOLANDESA TOMAR SORVETE OU CHOPE. NOS ANOS 70 ABRIRAM A LANCHONETE "SOBRADO" ( ATUAL CASA DO GIBIM ) E O PÚBLICO ENTÃO COMEÇOU A DIVIDIR. MAS FORAM TEMPOS DOURADOS. NÃO HAVIA DROGAS. QUASE TODOS TRABALHAVAM. AJUDAVAM OS PAIS. ERA UMA JUVENTUDE SADIA. HAVIA RESPEITO PARA COM OS MAIS VELHOS. NOS ANOS 60 OS JOVENS USAVAM CALÇAS FUNIL, BEM APERTADAS, BOTINHA E JAQUETAS. NOS ANOS 70 USARAM AS CALÇAS "BOCAS DE SINO" E SAPATOS PLATAFORMA. NOS ANOS 60 CURTIAM MÚSICAS DO IÊ IÊ IÊ / JOVEM GUARDA E NOS ANOS 7O COMEÇOU A "ARREBENTAR" A MÚSICA ROMÂNTICA INGLESA OU AMERICANA. OS JOVENS NESTA ÉPOCA GASTAVAM DE DANÇAR MÚSICA LENTA, SEMPRE COM OS ROSTOS "COLADOS". OS DISCOS DOS BEE GEES CHEGAVAM A GASTAR DE TANTO TOCAR. A MINHA MÚSICA PREFERIDA ERA "I STARTED A JOKE", ATÉ HOJE ME EMOCIONO COM ELA. AS VEZES QUANDO OS PAIS LIBERAVAM OS CARROS ÍAMOS PARA BAILES EM CAMBÉ, SÃO MARTINHO, SABÁUDIA E JAGUAPITÃ. SEMPRE DAVA BRIGAS E TÍNHAMOS QUE SAIR CORRENDO. HAVIA RIVALIDADE DOS JOVENS COM OS QUE VINHAM DE FORA. NINGUÉM QUERIA DIVIDIR AS MENINAS. É QUE AS "DANADINHAS" SE INSINUAVAM MAIS PARA OS RAPAZES DE FORA. NAQUELE TEMPO TODO MUNDO CONHECIA TODO MUNDO. OS RAPAZES "DE FORA" TINHAM MAIS CHANCES. O CARA PODIA SER FEIO PARA DEDÉO MAIS SEMPRE ARRUMAVA NAMORADINHA FORA DE ROLÂNDIA. O DIFÍCIL ERA SAIR CORRENDO. AS VEZES O CARRO DEMORAVA PARA "PEGAR" E OS CARAS CHEGANDO. TINHA NEGUINHO QUE ATÉ REZAVA NESTA HORA PEDINDO PARA O FUSCA "PEGAR" LOGO. UMA VEZ MEU PRIMO, O TONINHO, ME LEVOU A UM BAILE EM APUCARANA. DEPOIS DAS 2 DA MADRUGA SAIU UMA BRIGA ( NÃO SEI ATÉ HOJE O MOTIVO) SÓ SE VIA CADEIRA E MESA VOANDO DE UM LADO PARA O OUTRO. EU E MEU PRIMO QUE NÃO SOMOS BOBOS PULAMOS LOGO UMA JANELA QUE ESTAVA ABERTA. LOGO DEPOIS OUVIMOS TAMBÉM TIROS DE REVÓLVER. PARA NÓS ACABOU A FESTA E VIEMOS EMBORA. KKKKKKKKK JOSÉ CARLOS FARINA




OBS.: Escrevi em outro lugar deste blog o costume que a molecada tinha de trocar gibis nas matinês do cinema... domingos antes de começar o filme.. antes das 14 horas... eu tenho as minhas coleções até hoje. 
FOTO AO LADO: Além das paredes, temos ainda intacto até hoje os "buracos" por onde saiam as imagens do projetor.  Clique na foto para ampliá-la. FOTO By FARINA

COMENTÁRIO: Sergio de Sersank Formidável! Vc é genial, meu caro José Carlos Farina. Eu não disse que vc é um historiador nato? Com sua licença, gostaria de partilhar isso que vc escreveu em seu blog com todos os meus amigos do Face. O que vc narra aqui, com essa sua memória prodigiosa, vale também para os diversos municípios da região e quiçá do Brasil, afora. Vc retrata bem, apesar de ser aenas uma síntese o que publica aqui, um pouco do que foram as nossas vidas na adolescência e juventude. Faltou falar das quermesses, com os chamados "correios-elegantes" e de algumas outras coisas, como aquela fase das "brincadeiras dançantes" que estava por todo o país. Mas, certamente vc está guardando pra nos contar isso tudo com detalhes ainda mais precisos e encantadores. Mesmo porque seria, por ora, estender demais. Os jovens de hoje nem imaginam quanto era feliz a mocidade dos "anos dourados". Continue a nos brindar com suas pérolas, Farina! Grande abraço!
FOTO AO LADO: Reforna feita em fevereiro de 2016. Desmancharam a escadaria  que dava acesso a sala de projeção, no 1º andar. Clique na foto para ampliá-la. FOTO By FARINA

RESPOSTA: José Carlos Farina Muito obrigado Sergio. Fico feliz que tenha gostado. É.. éramos felizes e sabíamos... Fico honrado com o seu elogio. Ainda mais vindo de uma famoso escritor como você. um abraço. Deus te abençoe. Você é muito gentil.
MAIS COMENTÁRIOS:


Fernando luis Zampa - apesar de ser um pouco mais "jovem" , ainda cheguei a assistir alguns filmes no cine Rolândia...ou melhor , vários.... quase toda a trilogia dos "Trapalhões" tive a honra de assistir primeiro no cinema , além de todos os "Superman" , guerra nas estrelas , entre outros.... e só pra completar , já no final dos anos 70 e início da década de 80 , além da bomboniere , ainda tínhamos o carrinho de cachorro-quente do "bigode" , quem se lembra ?....E os cartazes dos filmes , um show a parte.... saudades.... -


FOTO AO LADO: Outra tomada da última reforma. Agora perdemos o cinema para sempre. Clique na foto para ampliá-la. FOTO By FARINA

José Milton Figueiredo - Dr. Farina, tinha também o meu amigo Nori (Antenor Vidotto) vendendo pipoca ali na na rua, e também o baleiro dentro do cinema onde comprávamos a bala deia, pois era desse jeito mesmo, so saudades, abraço amigo.
RESPOSTA: Sim... O antenor Vidoto, o pai dele o Seu Antonio e o Tião pipoqueiro. Obrigado por acrescentarem tantos importantes relatos. JOSÉ CARLOS FARINA



Na foto ao lado vemos o local onde ficava o projetor. Agora com a última reforma até esta lembrança estamos perdendo. Clique na foto para ampliá-la. FOTOS By FARINA


Amaral Dercino Farina, vc esqueceu do grande MAZZAROPI. me lembro em 1972... eu estava substituindo o Gerente... estava passando o filme do mazzaropi, Uma Pistola para D´Jeca... lembra?...  era 19:30 horas... Quem apareceu no Cine Rolândia?...  ele o  própiro Mazzaropi.

RESPOSTA:  sim Amaral.. naquele dia eu vi o Mazaropi passeando de Galaxy bordê. Ele no banco de trás. ele acenou para mim e outras pessoas na rua.. ali no cruzamento da expedicionários com a interventor... FARINA