JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 9 de março de 2016

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 09/03/2016







A Escola Municipal Monteiro Lobato, situada na Rua Alice Rocha 250, Jardim Santiago, informa que está trabalhando o Projeto Dengue com os alunos. Na sexta-feira, 11 de março, no período da manhã, será feita uma apresentação para todos os alunos e pais dos 4° e 5° anos. Na ocasião, serão mostrados vídeos, uma paródia e cartazes visando a educação ambiental no combate ao aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.. O evento será às 10h30. No período da tarde, os professores, servidores, alunos e pais vão fazer uma passeata de conscientização nos arredores da escola. Na oportunidade, cerca de 230 alunos do 1º ao 5º ano letivo participarão da marcha contra o aedes. Ainda durante o evento, os alunos vão apresentar teatro de fantoches e fazer o recolhimento seletivo de lixo pelas ruas. A passeata sairá às 16h, do portão da escola. Por meio de ofício, a Polícia Militar foi convidada a acompanhar o ato. Da Assessoria.




As ações da Escola Municipal Geralda Chaves Tiradentes contra o mosquito Aedes Aegypti não param. Dessa vez são os alunos da Educação Infantil que estão dando o exemplo. Com o auxílio da Professora Niceia Silveira os alunos confeccionaram armadilhas feitas com garrafas pet. Essas armadilhas foram levadas para as casas dos alunos e também colocadas em diversos pontos da escola. A armadilha para mosquito é muito simples, podendo ser feita por qualquer um. O objetivo é observar se existem focos do Aedes nos locais onde estiverem instaladas, ajudando assim o controle do índice de infestação. O trabalho foi elogiado pelo setor de Vigilância e deverá ser trabalhado em todas as escolas da cidade. Da Assessoria.



3º CONVOCAÇÃO PSS EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARACADASTRO RESERVA

Os candidatos relacionados farão exame médico como requisito de classificação para futura contratação. Ficarão no cadastro reserva para chamamento oportuno de acordo com a necessidade.





A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. Telefone: 3255-1118. Vagas para:

* VENDEDOR PRACISTA
* MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL
* VENDEDOR INTERNO
* OPERADOR DE MÁQUINA DE PAPEL TOALHA E GUARDANAPO
* OPERADOR DE MAQUINÁRIO AUTOMOTIVO

VENTO NO CCI CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER
QUA, 09 DE MARÇO DE 2016 17:33




A Secretaria da Mulher e da Família e a Secretaria de Assistência Social promoveram um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O encontro deu-se no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e agregou as usuárias do CCI e as usuárias dos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS) da cidade: da Vila Oliveira, do São Fernando e do Centro. Na oportunidade, as mulheres tiveram um dia com palestras sobre alimentação saudável e uma palestra motivacional. A Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez e o Secretário de Governo Antonio Souza e a Primeira Dama Dra. Nilza Francisconi representaram o Prefeito Dr. Francisconi no evento, visto que ele está em Curitiba, em busca de recursos para o município. A Coordenadora do CCI, Marlei de Oliveira e servidoras municipais também participaram do encontro, que terminou com um delicioso café da tarde. Da Assessoria.

ROLÂNDIA SERÁ SEDE DA FASE REGIONAL DOS JOGOS DA JUVENTUDE
QUA, 09 DE MARÇO DE 2016 14:54




Por iniciativa do Prefeito Dr. Francisconi, do Secretário de Governo, Antonio Souza, e do Secretário de Esporte, Paulo Pereira, Rolândia venceu a concorrência com outros municípios do norte do estado e vai sediar a fase regional dos 29º Jogos da Juventude (JOJUP´s). A Secretaria Estadual de Esporte e Turismo informa que, das doze subdivisões do Paraná, Rolândia será sede da região 4, na Divisão B. O evento acontecerá de 15 a 21 de julho e vai movimentar toda a cidade, com disputas em vários pontos do município. A competição vai trazer atletas, técnicos, professores, servidores de outras cidades e visitantes até Rolândia e assim o comércio local será aquecido e valorizado.

Na cidade, teremos disputas de:

Para os nascidos entre 1999 e 2002: BASQUETEBOL, FUTEBOL, FUTSAL, HANDEBOL, HANDEBOL DE AREIA, SKATE, VOLEIBOL E VOLEI DE PRAIA.

Já para as disputas de XADREZ: NASCIDOS ENTRE 1999 e 2003 - Podendo até dois atletas nascidos entre 2004 e 2005.

Em Rolândia, atletas de até 29 cidades vão participar da competição. Os municípios da Região 4 são: Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis e Tamarana. Da Assessoria.

ROLO COMPACTADOR DE ASFALTO VAI MELHORAR O SERVIÇO DE TAPA BURACO
QUA, 09 DE MARÇO DE 2016 11:17






A empresa Linck Máquinas de Palhoça, Santa Catarina entregou nesta quarta-feira, nove de março, um Rolo compactador de asfalto da marca Volvo, modelo VC Diesel 3 cilindros de 24,8KW de potência, que custou R$ 120 mil aos cofres públicos e de imediato o equipamento já está em atuação na cidade. O rolo vai melhorar o serviço de tapa buraco CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente) e assim dar mais compactação e durabilidade ao reparo asfáltico. Servidores da Secretaria de Infraestrutura foram capacitados a operar o maquinário. O Secretário de Governo Antonio Souza, o Secretário de Infraestrutura Wanderlei Massucci e o Secretário de Finanças Francisco Ramos, receberam o equipamento da empresa. O Prefeito Dr. Francisconi está em Curitiba, em busca de captar recursos para o município e por isso não pode estar presente no ato de recebimento do maquinário. Da Assessoria.
ASSESORIA DE IMPRENSA.

ROLÂNDIA: ROLO COMPRESSOR NOVO




ROLO COMPACTADOR DE ASFALTO VAI MELHORAR O SERVIÇO DE TAPA BURACO

A empresa Linck Máquinas de Palhoça, Santa Catarina entregou nesta quarta-feira, nove de março, um Rolo compactador de asfalto da marca Volvo, modelo VC Diesel 3 cilindros de 24,8KW de potência, que custou R$ 120 mil aos cofres públicos e de imediato o equipamento já está em atuação na cidade.


O rolo vai melhorar o serviço de tapa buraco CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente) e assim dar mais compactação e durabilidade ao reparo asfáltico. Servidores da Secretaria de Infraestrutura foram capacitados a operar o maquinário.

O Secretário de Governo Antonio Souza, o Secretário de Infraestrutura Wanderlei Massucci e o Secretário de Finanças Francisco Ramos, receberam o equipamento da empresa.

O Prefeito Dr. Francisconi está em Curitiba, em busca de captar recursos para o município e por isso não pode estar presente no ato de recebimento do maquinário.

Da Assessoria

VÍDEO ENCONTRO DA EDUCAÇÃO DE ROLÂNDIA COM MÚSICA

ROLÂNDIA: DIA DA MULHER NO CCI










EVENTO NO CCI CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Secretaria da Mulher e da Família e a Secretaria de Assistência Social promoveram um evento para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O encontro deu-se no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e agregou as usuárias do CCI e as usuárias dos Centros de Referencia da Assistência Social (CRAS) da cidade: da Vila Oliveira, do São Fernando e do Centro. Na oportunidade, as mulheres tiveram um dia com palestras sobre alimentação saudável e uma palestra motivacional.

A Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez e o Secretário de Governo Antonio Souza e a Primeira Dama Dra. Nilza Francisconi representaram o Prefeito Dr. Francisconi no evento, visto que ele está em Curitiba, em busca de recursos para o município.

A Coordenadora do CCI, Marlei de Oliveira e servidoras municipais também participaram do encontro, que terminou com um delicioso café da tarde.

Da Assessoria

ROLÂNDIA: ESPETINHOS ( CHURRASQUINHOS ) FAMOSOS

ESPAÇO DO  BLOG DO FARINA.






ROLÂNDIA: CAVALOS CAUSAM DANOS NO JARDIM DOS PIONEIROS

Senhor José Carlos Farina:
venho por meio dessa mensagem pedir um favor. não quero ser identificada, mas moro no jardim pioneiros, na Rua Jose Farina Filho. Nós moradores, estamos com um problema... não da para por o lixo na rua pra ser coletado, devido aos cavalos soltos... eles rasgam todos os sacos de lixos, sãopiores que cachorros, pois eles pegam no alto das lixeiras... pedimos a ajuda das autoridades já que não se sabe quem são donos dos animais. moramos na cidade e todos têm que manter os animais presos... não causar problemas para a comunidade. VC concorda? aguardo manifesto. E.T.A. (FOTO ILUSTRATIVA By FARINA.

30 municípios do Paraná com epidemia de dengue

FOLHA DE LONDRINA

Em apenas uma semana, 12 cidades entraram para a lista de municípios em situação epidêmica; falta de inseticida e de conscientização preocupam Secretaria de Saúde


Mais duas mortes de pacientes infectados pelo vírus da dengue foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Os casos registrados em Paranaguá e Antonina se somam a 13 mortes já contabilizadas no Paraná desde agosto do ano passado, quando teve início um novo período epidemiológico da doença. Os números atualizados foram divulgados no início da noite de ontem no boletim semanal da Sesa. De agosto até o dia 7 de março foram confirmados 10.663 casos de dengue no Paraná, 1.935 a mais em relação a última semana. No primeiro boletim do ano eram 1.726 confirmações. 
O aumento expressivo no número de cidades em epidemia preocupa a Secretaria de Estado da Saúde. Em apenas uma semana, 12 municípios passaram a fazer parte da lista que agora abrange 30 cidades em epidemia (veja infográfico). Ingressam nesta relação municípios que ultrapassam a confirmação de 300 casos de dengue (desde agosto do ano passado) para cada 100 mil habitantes. 
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesa, Cleide Aparecida de Oliveira, destacou que a falta de inseticida e de conscientização da população dificultam o combate aos focos do Aedes aegypti. "O clima não tem ajudado muito no combate à doença. Chuva e sol favorecem o mosquito e o aumento de criadouros naturais. A população precisa nos ajudar a eliminar os focos. O Aedes também está extremamente adaptado. Em vez de eclodir em sete dias, o ovo eclode em três ou quatro dias. Estamos com falta de inseticida e temos a promessa do governo federal que o produto chegará de navio nesta sexta-feira", ressaltou Cleide. 
As falhas no fornecimento do produto ocorrem desde novembro. Em dezembro e janeiro, conforme a superintendente, o Estado não recebeu inseticida. No mês passado, somente 8 mil dos 20 mil litros solicitados chegaram ao Paraná. Agora a expectativa é que sejam enviados, aproximadamente, 20 mil litros de inseticida, que serão utilizados a partir de segunda-feira. Enquanto isso, o pouco que resta do produto (volume não revelado pela Sesa) é aplicado por meio dos equipamentos manuais utilizados pelos agentes de endemias capacitados. O Estado possui 43 caminhonetes para a aplicação do fumacê nas cidades que apresentam índices elevados de infestação do mosquito transmissor. Outros dez novos veículos passam a circular a partir da próxima semana. 
Das 15 mortes registradas no Paraná, 11 ocorreram em Paranaguá, uma em Antonina, uma em Curitiba e duas em Foz do Iguaçu. "Fizemos toda a rede de estruturação na região de Paranaguá. Enquanto não se conseguir resolver esse problema dos criadouros nas residências e nos prédios em demolição, será difícil. É uma cidade com características diferentes. Muitas pessoas de outras localidades passam por lá", afirmou. 
Além de agentes de combate a endemias e de agentes comunitários de saúde, leituristas da Copel e da Sanepar também auxiliam os trabalhos de combate aos focos do mosquito em todo o Estado. 


Viviani Costa
Reportagem Local

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 09/03/2016

NOTA DE FALECIMENTO ! PASF, FUNERÁRIA SANTA TEREZINHA COMUNICA, O FALECIMENTO, DO SR° MILTON RONDANINI (POLICIAL APOSENTADO). O VELÓRIO ESTÁ SENDO REALIZADO NA CAPELA CENTRAL, O SEPULTAMENTO SERÁ HOJE AS 16:00 HORAS, A FAMILIA ENLUTADA AGRADECE A TODOS QUE SE FIZERAM PRESENTES ! OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA.



DRA. ELLEN SORRIBAS ( PSICANALISTA NEUROPSICOLOGIA ) ROLÂNDIA - PR.

Consultório:  Rua Dom Pedro I, nº 60 ( na entrada da Vila Oliveira). TELEFONE ( 43 ) 9988-4788