JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 15 de abril de 2016

VÍDEO REC ROLÂNDIA 1 x FLORESTÓPOLIS 1 By FARINA

VÍDEO CURITIBANAS ACUSAM GILBERTO CARVALHO: VOCÊ É LADRÃO E VAI PRESO

FOTOS REC ROLÂNDIA x FLORESTÓPOLIS

15/04/2016 - 1ª tempo, REC Rolândia 1 x Florestópolis  zero. Daqui a pouco vídeo dos melhores momentos do 1º tempo. FOTOS By  JOSÉ CARLOS FARINA






























































JUDEUS E ALEMÃES EM ROLÂNDIA ( LIVRO )



BAZAR PARANÁ

Luis S. Krausz venceu o Prêmio Benvirá com seu romance de estreia, "Deserto", em 2013. Pela mesma editora, lança agora esta história de imigrantes alemães reagrupados no interior do Paraná, na colônia agrícola de Rolândia, formada principalmente por judeus fugidos do nazismo alemão antes da Segunda Guerra.
Reprodução




Nos anos 1970, os habitantes dessa colônia têm a dupla tarefa de manter viva a cultura alemã (colecionando objetos e imagens de um passado conservado como um museu) e seguir a tradição judaica nos trópicos, como se esperassem ouvir o som, nas florestas do Paraná, daquele mesmo rouxinol que, como no poema de Keats, cantou para a moabita Rute nos campos de Israel.

Com uma prosa detalhista, tranquila e caudalosa, acompanhamos o olhar do jovem narrador que explora com riqueza as nuances de um povo desterrado, que se aferra às histórias dos sobreviventes do Holocausto e faz da palavra uma habitação. (Roberto Taddei)

Bazar Paraná
QUANTO: R$ 34,90 (288 PÁGS.) E R$ 18,90 (E-BOOK)
AUTOR: LUIS S. KRAUSZ
EDITORA: BENVIRÁ

*

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR. 15/04/2016

SEX, 15 DE ABRIL DE 2016 



Em parceria com a EMATER, que cedeu gratuitamente um espaço em seu estande, a cidade de Rolândia está presente na 56º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O evento acontece no Parque de Exposições Ney Braga e termina neste domingo 17 de abril. Rolândia está inserida no Espaço Vitrine do Turismo Rural, na Via Rural da Expo Londrina 2016. O estande para a visitação atende das 8h às 18h, em todos os dias da Feira. Segundo a Turismóloga do município, Flavia Galbero,neste dia 17 de abril (domingo) às 14h, teremos apresentação do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen e a presença da atual rainha da Oktoberfest de Rolândia, Gabriella Scomparin. Ainda no domingo dia 17, os sabores de Rolândia serão apresentados aos visitantes. A partir das 14h, a OMA'S KAFFEE HAUS e a CENTRAL CARNES vão distribuir, para a degustação dos presentes, BOLACHAS ALEMÃS e os tradicionais EMBUTIDOS DE SÃO MARTINHO. Da Assessoria.


SEX, 15 DE ABRIL DE 2016 




Em parceria com a EMATER, que cedeu gratuitamente um espaço em seu estande, a cidade de Rolândia está presente na 56º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O evento acontece no Parque de Exposições Ney Braga e termina neste domingo 17 de abril. Os visitantes da Feira podem encontrar também artesanatos rolandenses e produtores da cidade comercializando seus alimentos. Esses profissionais recebem o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. Da Assessoria.LEIA MAIS...

SEX, 15 DE ABRIL DE 2016



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

* VENDEDOR INTERNO
* ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS
* ARMADOR DE FERRAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
* TÉCNICO DE MÁQUINAS ELETRÔNICAS
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO 

QUI, 14 DE ABRIL DE 2016 



A Prefeitura vem implementando diversas ações para elevar as receitas e diminuir as despesas correntes visando economia e austeridade fiscal. Neste primeiro trimestre de 2016, o comprometimento do Município com despesas de pessoal em relação a receita foi de 44,44%. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite prudencial é de 46,55 da Receita Corrente Líquida (RCL). Para efeito de comparação, os valores dos últimos três anos foram: 48,91% no 1º trimestre de 2013; 58,26% no 1º trimestre de 2014 e 46,76% no 1º trimestre de 2015. O limite máximo constitucional pela chamada Lei de Responsabilidade Fiscal é de até 54%. O Prefeito Dr. Francisconi recebeu os dados do Secretário de Finanças Francisco Ramos e o Secretário de Administração Milton Faccione. No lado das despesas, as principais ações tem sido o controle rigoroso das horas extras e eliminação de pagamentos indevidos de gratificações e outros benefícios irregulares. Pelo lado das receitas, tem ocorrido uma fiscalização mais rigorosa, principalmente no que tange aoImposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos(ITBI). Com isso, o município tem conseguido fazer frente aos estragos provocados pelas fortes chuvas de janeiro que redundaram no Decreto de Calamidade Pública. Até a presente data, o Município não recebeu qualquer recurso federal ou estadual para a reconstrução da cidade e, mesmo assim, intervenções e reformas em escolas e creches estão ocorrendo, bem como a recuperação de pontes, vias públicas e redes de drenagem. Da mesma forma esses números permitem que se amplie a capacidade de endividamento do município o que facilitará conseguir novos financiamentos em obras, visando sempre melhorias para a população. Da Assessoria. 

QUI, 14 DE ABRIL DE 2016



O Prefeito Municipal Dr. Francisconi esteve nesta quinta-feira, 14 de abril, na Secretaria de Educação para conhecer o acervo literário adquirido com recursos próprios da Pasta. Os livros serão destinados para os dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que em breve serão inaugurados no Jardim José Erdei e Nobre respectivamente e também para ampliar de acervo das três bibliotecas municipais já existentes. A beleza dos livros e variedade dos mesmos surpreende pela qualidade. São livros de autores renomados e também indicados pelo Ministério da Educação. O acervo conta com livros para diversas faixas etárias incluindo livros para bebês e “livros de banho” que podem ser usados nas banheiras, durante um momento muito importante de interação entre professor e crianças nos CMEIs. Além do Prefeito estiveram presentes a Secretária de Educação Rosilene Moloni Moreira, o Secretário de Governo Antônio Souza, a Diretora do CMEI Terezinha Bertochi, Liliane Borges, a Diretora do CMEI Delermo Poppi, Sirlene Rodrigues Teixeira, além de Servidores da Secretaria de Educação, dentre eles o Vereador Waldemar Moraes. Da Assessoria.

Prefeitura de RolândiaAGENDA DE EVENTOS EM ROLÂNDIA:


INAUGURAÇÃO CMEI DO ERDEI NESTE DOMINGO 


A Secretaria de Educação convida toda população para prestigiar a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professor Delermo Poppi. O ato será neste domingo, 17 de abril, às 9h, na Rua José Macoksi 335, Jardim José Erdei. A unidade vai atender 180 crianças de um a cinco anos em regime de educação infantil em tempo integral e parcial. As aulas vão começar no dia 25 de abril. 

MUTIRÃO DE LIMPEZA NO LAGO DO SÃO FERNANDO NESTE SÁBADO 

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Escoteiros Guarani, de Rolândia, promove um mutirão de limpeza no Lago do São Fernando e arredores, neste sábado, dia 16, das 14h às 17h. A Secretaria vai fornecer materiais, dentre luvas e sacos de lixo para os Escoteiros, que vão promover uma limpeza geral no espaço. Toda a população está convidada a colaborar no processo de cuidado com o Lago do São Fernando, zelando pelo ambiente. 


DIA DE ROLÂNDIA NA EXPO LONDRINA É NESTE DOMINGO 


Em parceria com a EMATER, que cedeu gratuitamente um espaço em seu estande, a cidade de Rolândia está presente na 56º Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina. O evento acontece no Parque de Exposições Ney Braga e termina neste domingo 17 de abril. Rolândia está inserida no Espaço Vitrine do Turismo Rural, na Via Rural da Expo Londrina 2016. O estande para a visitação atende das 8h às 18h, em todos os dias da Feira. Segundo a Turismóloga do município, Flavia Galbero, neste dia 17 de abril (domingo) às 14h, teremos apresentação do Grupo Folclórico Alemão Rotkappen e a presença da atual rainha da Oktoberfest de Rolândia, Gabriella Scomparin. Ainda no domingo dia 17, os sabores de Rolândia serão apresentados aos visitantes. A partir das 14h, a OMA'S KAFFEE HAUS e a CENTRAL CARNES vão distribuir, para a degustação dos presentes, BOLACHAS ALEMÃS e os tradicionais EMBUTIDOS DE SÃO MARTINHO. 

UM DEDO DE PROSA NO NANUK, NESTA SEGUNDA 

Rolândia recebe nesta segunda-feira, 25 de abril, no Centro Cultural Nanuk, uma oficina do projeto “Um dedo prosa”. A ação, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, promove o encontro de escritores com estudantes e educadores, além do público em geral para uma conversa sobre literatura. O evento é gratuito. Na cidade o evento será divido em três partes: Uma oficina de Escrita Criativa, das 14h às 15h45 e será ministrada pelo escritor Maurício Arruda Mendonça para um total de vinte inscritos, alunos do Ensino Médio e professores; Um bate papo, das 16h às 17h30 com os seguintes escritores: Maurício Arruda Mendonça, Marco Fabiani, Edra Moraes e Herman Schmitz e será aberto aos alunos também do Ensino Médio. O tema será em torno do "por quê ser escritor hoje"; e para finalizar, a partir das 18h, um Sarau e Distribuição do livro “Um Dedo de Prosa”, produzido pelo projeto, onde serão realizadas leituras e sorteio de livros entre os alunos. O projeto já beneficiou alunos de Londrina, Sapopema e Palmital, no Paraná; Rancharia em São Paulo e Criciúma em Santa Catarina. 

Audiência Pública na Vila Oliveira será nesta quarta-feira 

A Prefeitura de Rolândia promove nesta quarta-feira, 20 de abril, a partir das 19h30, no Salão Paroquial na Vila Oliveira, mais uma edição do programa “Governo Sustentável nos bairros”. Na ocasião, o Prefeito Dr. Francisconi e todo o Secretariado Municipal estarão a disposição da população para responder perguntas, ouvir sugestões, críticas e, de forma participativa e colaborativa, construir o desenvolvimento da cidade. Venha e participe! A cidade conta com você! 

Secretaria de Comunicação 



Prefeitura de Rolândia

REVISTA FOCO REGIONAL Nº 2 JÁ NAS BANCAS

FOTO CÓPIA By JOSÉ CARLOS FARINA































PRÉ-CANDIDATOS À  PREFEITO.

ROLÂNDIA: ELIMINATÓRIAS DO 1º MAIO NESTE DOMINGO

Campos do terrão,  Parigot de Souza e Km. 10. 60 times afunilando para 16. São 32 times no Parigot de Souza, 17 no terrão e 11 no km. 10. 14 minutos corridos de jogo. Das 8:00 às 15 horas. Compareçam. Vale a pena torcer e se divertir.

ROLÂNDIA: APRESENTAÇÃO DE CAPOEIRA NA FEIRA LIVRE DOMINGO

A PARTIR DAS 9:00 HORAS.


ROLÂNDIA SEM ÁGUA NO DOMINGO


OBRA EM ADUTORAS INTERROMPE ABASTECIMENTO

ROLÂNDIA - DOMINGO - 17/04 - DAS 7:00 ÀS 18:00 HORAS.

A Sanepar informa que, no domingo (17), irá fazer a substituição das adutoras que estavam operando de forma provisória desde as chuvas de janeiro que destruíram o sistema de captação. Agora, serão interligadas as adutoras que vão funcionar em regime definitivo. Para fazer essa obra, será preciso interromper o fornecimento de água na cidade, a partir das 7h. A previsão é que o serviço seja concluído ao meio-dia, e a normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradativa a partir das 18h.

Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos!

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

COLÉGIO VILANUEVA CAMPEÃO DO FUTSAL DOS JOGOS ESCOLARES 2016

ROLÂNDIA: FIOS SOLTOS AMEAÇAM POPULAÇÃO

Perigo. Este está solto na Av. Pres. Bernardes, em frente o Campo. A prefeitura tem que localizar o dono do fio e mandar consertar. FOTO By  JOÃO MANOEL ARDIGO


NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 14/04/2016


FUNERÁRIA SANTA TEREZINHA

INFORMA O FALECIMENTO DE: 

1)- LUIZ HENRIQUE CORCINI, 58 ANOS
VELÓRIO: CAPELA CENTRAL
SEPULTAMENTO: 17:30 HORAS

2)- TEREZINHA NEVES
VELÓRIO: CAPELA DA VILA
NÃO FOI DIVULGADO O HORÁRIO DE SEPULTAMENTO.

FUNERARIA BOM PASTOR INFORMA
FALECIMENTO DE:
3)- SARA JONJOB CIBABELLI  DE SOUZA, 52 ANOS
VELORIO: IGREJA BATISTA
SEPULTAMENTO: 9 HORAS

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR ÀS FAMÍLIAS

RAQUEL ULIAN DE ROLÂNDIA NA FOLHA


OSVALDO MILITÃO ( FOLH A)
Carmelindo Dias/Divulgação
Carmelindo Dias/Divulgação
A bela Raquel Ullian, secretária da diretoria da Sociedade Rural do Paraná, sempre atenta aos convidados que visitam a ExpoLondrina 2016. É dinâmica e atende a todos com muita simpatia. Aliás, a equipe comandada por Moacir Sgarioni é muito bem preparada e atua com grande determinação no maior evento do Paraná.

exames em presos de Rolândia


Ação preventiva tem objetivo de inibir proliferação de doenças na carceragem, que está superlotada

Celso Pacheco
Do total de 120 internos, 76 concordaram em fazer testes para detectar tuberculose e HIV

Rolândia - A equipe da Vigilância Epidemiológica de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) realizou exames em 76 dos 120 presos da carceragem da 29ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), ontem de manhã. O exame faz parte de uma rotina que inibe a proliferação das doenças dentro do ambiente carcerário. A operação foi bastante cuidadosa, já que no momento dos exames só havia um investigador da Polícia Civil disponível para realizar o acompanhamento dos presos. 
A liberação para a realização dos exames foi feita de maneira gradual, para minimizar os riscos. Tal cuidado foi necessário porque o número de detentos está 140% acima da capacidade da carceragem, que é de 50 pessoas. Primeiramente os técnicos da vigilância realizaram o atendimento das mulheres. Uma fila se formou para que as pessoas interessadas na sua saúde fossem examinadas. Elas responderam questionários e também foram coletadas amostras de sangue. 
O gerente da Vigilância Epidemiológica, Marcelo Marques Ferreira, ressalta que o exame foi disponibilizado para todos, mas parte deles não se interessou. "Não podemos obrigá-los e nem forçá-los a fazer exames. O objetivo desta ação é buscar os pacientes sintomáticos respiratórios. Eles ficam em um ambiente fechado que é suscetível a desenvolver a tuberculose", expõe. 
Ferreira aponta que pacientes com tuberculose também possuem imunidade baixa e, por isso, foram feitos também exames de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). "Têm pessoas que possuem HIV e nem sabem disso." 
O gerente da Vigilância Epidemiológica negou que a iniciativa foi tomada depois da divulgação do alto número de casos de tuberculose na Penitenciária Estadual de Londrina 2. Ele reforçou que a atitude é rotineira e constante. Segundo Ferreira, um médico realiza exames clínicos semanalmente e que até agora não foi constatado nenhum caso de tuberculose e nem de HIV. 
Ele ressalta que a realização desses testes é necessária porque são pessoas que estão em uma situação muito vulnerável. "Quem conhece as delegacias sabe do ambiente fechado e suscetível a desenvolver doenças", aponta. Essas condições aliadas à superlotação facilitam a propagação de doenças e, por vezes, a migração delas para outras unidades prisionais. "A movimentação de presos em função da superlotação faz com que a migração de doenças possa acontecer. Aqui não temos constatado problemas, mas qualquer delegacia que está superlotada está sujeita a problemas. A presença de um médico semanalmente faz com que raramente um preso fique sem tratamento ou medicação", garante. 
Ferreira apontou que existem várias outras doenças que também são comuns na população carcerária e que serão objeto nas próximas ações do órgão. "É muito comum entre os presos a incidência de sífilis, hepatites virais, complicações decorrentes de tatuagens e de compartilhamento de objetos", enumera. A partir do dia 25 o grupo retorna à delegacia para fazer a aplicação da vacina contra a gripe A (H1N1). 
A reportagem tentou falar com o delegado Marcelo Sakuma, de Arapongas, que também é responsável pela unidade de Rolândia, mas ele não pôde atender.
Vítor Ogawa
Reportagem Local

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 15/04/2016


QUI, 14 DE ABRIL DE 2016 



Rolândia recebe nesta segunda-feira, 25 de abril, no Centro Cultural Nanuk, uma oficina do projeto “Um dedo prosa”. A ação, que conta com o apoio do Ministério da Cultura, promove o encontro de escritores com estudantes e educadores, além do público em geral para uma conversa sobre literatura. O evento é gratuito. Na cidade o evento será divido em três partes: Uma oficina de Escrita Criativa, das 14h às 15h45 e será ministrada pelo escritor Maurício Arruda Mendonça para um total de vinte inscritos, alunos do Ensino Médio e professores; Um bate papo, das 16h às 17h30 com os seguintes escritores: Maurício Arruda Mendonça, Marco Fabiani, Edra Moraes e Herman Schmitz e será aberto aos alunos também do Ensino Médio. O tema será em torno do "por quê ser escritor hoje"; e para finalizar, a partir das 18h, um Sarau e Distribuição do livro “Um Dedo de Prosa”, produzido pelo projeto, onde serão realizadas leituras e sorteio de livros entre os alunos. O projeto já beneficiou alunos de Londrina, Sapopema e Palmital, no Paraná; Rancharia em São Paulo e Criciúma em Santa Catarina. Da Assessoria.


QUI, 14 DE ABRIL DE 2016 



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

* ARMADOR DE FERRAGENS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
* TÉCNICO DE MÁQUINAS ELETRÔNICAS
* AUXILIAR ADMINISTRATIVO
* COZINHEIRO INDUSTRIAL
* ASSISTENTE DE VENDAS 

QUI, 14 DE ABRIL DE 2016 



A fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná chega a fase de definições em Rolândia. Confira a tabela AQUI

Jovem em carro roubado é preso com 383 kg de maconha

após ser perseguido por 33 km

Redação Bonde - 14/04/2016 -
Um motorista de 18 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas após ser perseguido por 33 km por uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação policial ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), no trecho entre os kms 245 e 212 da BR-277, na região de Teixeira Soares (50 km ao sul de Ponta Grossa). O jovem transportava 383 kg de maconha em um Chevrolet Vectra Hatch roubado.
De acordo com a PRF, o motorista desobedeceu a ordem de parada dada em frente à unidade operacional de Irati, no km 245 da rodovia. Perseguido, o carro transitou pela contramão e pelo acostamento, além de ter atingido velocidades próximas a 200 km/h. O veículo só foi interceptado no km 212. 

Reprodução
Reprodução


Detido, o jovem disse aos policiais que saiu de Foz do Iguaçu e que pretendia levar a droga até Curitiba. Com placas de Cascavel, o automóvel havia sido roubado no dia 17 de dezembro, na capital. 

Reprodução
Reprodução


A PRF encaminhou o preso, o carro recuperado e a droga apreendida para a Delegacia da Polícia Civil em Irati.

ÓLEO DIESEL PARA RECURAR AS ESTRADAS



ASSINADO CONVÊNIO QUE CONFERE ÓLEO DIESEL PARA O MAQUINÁRIO MUNICIPAL REPARAR ESTRADAS RURAIS

O Prefeito Dr. Francisconi assinou na manhã desta quinta-feira, 14 de abril, em seu gabinete, um Convênio da Cessão de Óleo Diesel, que tem o nome de PROJETO "EMERGENCIAL" DE RECUPERAÇÃO DA TRAFEGABILIDADE DE ESTRADAS RURAIS, e que foi solicitada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já em 14/01/2016, em Ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB) para atender às calamidades emergenciais no abastecimento de máquinas e equipamentos que estavam trabalhando na recuperação de estradas rurais, pontes, etc. Da Assessoria

ROLÂNDIA: ECONOMIA DE RECURSOS




NÚMEROS COMPROVAM AUSTERIDADE FINANCEIRA

A Prefeitura vem implementando diversas ações para elevar as receitas e diminuir as despesas correntes visando economia e austeridade fiscal. Neste primeiro trimestre de 2016, o comprometimento do Município com despesas de pessoal em relação a receita foi de 44,44%. Conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, o limite prudencial é de 46,55 da Receita Corrente Líquida (RCL).

Para efeito de comparação, os valores dos últimos três anos foram: 48,91% no 1º trimestre de 2013; 58,26% no 1º trimestre de 2014 e 46,76% no 1º trimestre de 2015. O limite máximo constitucional pela chamada Lei de Responsabilidade Fiscal é de até 54%.

No lado das despesas, as principais ações tem sido o controle rigoroso das horas extras e eliminação de pagamentos indevidos de gratificações e outros benefícios irregulares. Pelo lado das receitas, tem ocorrido uma fiscalização mais rigorosa, principalmente no que tange ao Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre a transmissão de bens imóveis e de direitos a eles relativos (ITBI).

Com isso, o município tem conseguido fazer frente aos estragos provocados pelas fortes chuvas de janeiro que redundaram no Decreto de Calamidade Pública. Até a presente data, o Município não recebeu qualquer recurso federal ou estadual para a reconstrução da cidade e, mesmo assim, intervenções e reformas em escolas e creches estão ocorrendo, bem como a recuperação de pontes, vias públicas e redes de drenagem.

Da mesma forma esses números permitem que se amplie a capacidade de endividamento do município o que facilitará conseguir novos financiamentos em obras, visando sempre melhorias para a população.

Da Assessoria