JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 14 de junho de 2016

ROLÂNDIA: CRECHE EM SÃO MARTINHO








CONSTRUÇÃO DE CMEI EM SÃO MARTINHO

O Prefeito Dr. Francisconi, o Secretário de Governo Antonio Souza e o Subprefeito de São Martinho Nelson Possani foram acompanhar o início dos trabalhos para a edificação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pedro Serpeloni, no Distrito de São Martinho.

A unidade que hoje atende ao lado do Posto de Saúde, vai migrar para um novo espaço, situado na Rua Virgilio Leonardi, no Jardim Ibicatu, ao lado da Escola Luiz Real.

A obra está na fase de medição de terreno. Os recursos são provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

O montante para a edificação da nova unidade gira em torno de R$ 1.250,000,00. A instituição será do tipo 2 convencional e vai atender 90 crianças em regime de ensino integral. O novo CMEI deverá ficar pronto em meados de 2017 e vai atender crianças de 0 a 5 anos.

Da Assessoria

VÍDEO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TRENS ) ARAPOTI - PR. By FARINA

VÍDEO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TRENS ) SIQUEIRA CAMPOS - PR. By FARINA

NOVO SUPERMERCADO EM ROLÂNDIA

14/06/16 - AV. PRES. VARGAS, PRÓXIMO AO MANOEL MÜLLER. EM FASE DE COLOCAÇÃO DE COBERTURA/TELHADO. FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA.














NOVO CEMITÉRIO DE ROLÂNDIA

14/06/2016 - 15 HORAS - FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA


ROLÂNDIA: TRÂNSITO LENTO NA EXPEDICIONÁRIOS

Por causa de obras da Sanepar na esquina da Av. Expedicionários com Santos Dumont, o trânsito ficou super lento sentido subindo a Expedicionários.

A MULHER MAIS IDOSA DO MUNDO É DO PARANÁ

Jesuína Santos Cardoso, de Rio Branco do Ivaí, quer provar que é a mulher mais velha do mundo. “Até 110 anos, ela ainda pegava lenha para acender o fogão”, observa uma neta.Exemplo de força de vontade. ‪#‎GazetadoPovo‬

GAZETADOPOVO.COM.BR

genro mata sogro após discussão sobre divisas de fazenda

Paraná: 

Redação Bonde - 12/06/2016 -

Uma discussão a respeito de divisas de uma propriedade rural terminou em tragédia na tarde do último sábado (11). Sem conseguir revolver a disputa de maneira amigável, o genro assassinou seu sogro com um tiro na altura do pescoço. O crime foi cometido no distrito de Ourilândia, em Barbosa Ferraz (74 km a leste de Campo Mourão). 

De acordo com a Polícia Militar (PM), o corpo de Galdino Gonçalves da Silva foi encontrado em cima de um trator. O IML de Campo Mourão foi acionado para recolhê-lo e realizar a autópsia. 

A filha da vítima e esposa do autor disse à PM que seu marido voltou para casa durante a discussão para pegar seu revólver. Minutos depois, ela escutou um disparo e em seguida o atirador voltou para a residência dizendo que ela deveria ficar tranquila porque "ele havia feito a coisa certa". 

O genro fugiu em sua motocicleta Honda CG 150 e tomou o caminho de Ourilândia. A PM fez buscas pela região, mas até a manhã deste domingo (12) não havia encontrado o homicida.

LONDRINA: A LOCOMOTIVA DO "PAI" É NOSSA

PATRIMÔNIO - Destino de locomotiva ainda é incerto

Direção do Museu Histórico quer que a manobreira La Meuse 101 fique em Londrina; Iphan tem interesse de levá-la para Curitiba

Celso Pacheco
A manobreira, construída na Bélgica em 1905, está em frente ao prédio do PAI

A direção do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, de Londrina, aguarda a decisão do Ministério Público Federal (MPF) para decidir o destino da manobreira La Meuse 101, que está parada em frente ao prédio do Pronto Atendimento Infantil (PAI), na área central. No ano passado, após denúncias de que a locomotiva estaria abandonada e sofrendo depredações, o assunto ganhou a mídia e gerou muita polêmica. O Instituto Brasileiro de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Curitiba e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) manifestaram interesse em levar a manobreira para a capital do Estado.

"Nossa intenção é que a manobreira fique em Londrina. Podemos lutar para ela ficar, mas não compete a nós essa decisão", disse a diretora do Museu, Regina Alegro. "A locomotiva tem significado para a população de Londrina, que surgiu no leito da ferrovia. Nossa história é profundamente ligada à ferrovia."

A manobreira foi construída na Bélgica, em 1905, e fez parte da rede ferroviária de Curitiba. Em 1998, o equipamento foi cedido a Londrina. No pátio do PAI, a locomotiva sofre com a deterioração causada pelo tempo e também pelo vandalismo. Em vários pontos a ferrugem corroeu a estrutura da manobreira e as pichações revelam a falta de cuidado com a peça histórica.

"Eu gostaria muito que ela viesse para o museu e se o Iphan liberasse,
poderíamos começar a trabalhar imediatamente na sua recuperação. No PAI, ela fica muito exposta. Como é uma peça de valor para a cidade, não sei se a praça pública é o lugar ideal para ela ficar", afirmou Regina Alegro.

A secretária municipal da Cultura, Solange Batigliana, disse apenas que encaminhou todas as respostas solicitadas pelo Iphan e que agora espera o posicionamento do instituto para decidir a questão.

Segundo o superintendente substituto do Iphan em Curitiba, José Luiz Lautert, o MPF está intermediando a questão. "A gente tem o poder discricionário de trazer a máquina para Curitiba, mas a gente propôs fazer uma discussão com a comunidade. Propusemos até enviar uns vagões para ficarem no lugar da locomotiva", declarou. "Ainda não temos nenhuma decisão do MP. O promotor está de férias."

"Na praça, a locomotiva está apodrecendo e podemos responder até alguma ação na Justiça em relação a isso. É uma máquina rara para estar apodrecendo", criticou Lautert. A intenção do Iphan é recuperar a La Meuse para que ela volte a funcionar. "A gente vai colocar para funcionar de novo. Este tem sido o norte das discussões."

Simoni Saris. Reportagem Local

COMENTÁRIO:

Não se pede um presente de volta. Se ganhamos a locomotiva, ela é nossa para sempre. A Não ser que não a queiramos mais, o que não é o caso. Penso que devemos guardá-la no Museu histórico padre Carlos Weis, junto com a outra. Ela tem que ficar em local coberto. Nesta parte o atual prefeito e os anteriores, "pisaram na bola". JOSÉ CARLOS FARINA.

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 14/06/16

FUNERÁRIA SANTA TEREZINHA

INFORMA O FALECIMENTO DE:

MARIA DOS SANTOS, 87 ANOS

MORAVA NA RUA TUPI.

VELÓRIO: CAPELA DA VILA

SEPULTAMENTO HOJE ( 14/06) AS 9:00 HORAS

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA.


ROLÂNDIA NOS JOGOS ABERTOS




SEG, 13 DE JUNHO DE 2016 11:52



Os times de Rolândia fazem bonito na fase regional dos Jogos Abertos do Paraná. Em Centenário do Sul, o futsal feminino goleou os três adversários e avançou para a 2º fase, que será de 24 a 26 de junho, contra Arapongas. Os resultados:

Rolândia 15 x 0 Lupionópolis
Rolândia 16 x 1 Centenário do Sul
Rolândia 9 x 3 Jaguapitã

No futebol, a equipe goleou Primeiro de Maio por 4x1 e depois bateu Florestópolis por 1x0. Já está na semifinal dia 25 contra Guaraci. No Basquete duas vitórias maiúsculas de Rolândia: 86 X 54 Marilandia Do Sul e 104 X 43 Centenario Do Sul. 

O Secretário de Esporte Paulo Pereira e o Coordenador da Secretaria Bruno Fonseca acompanharam os trabalhos. Da Assessoria. 

MUDANÇA DE PREFERENCIAL NA ÁREA CENTRAL

SEG, 13 DE JUNHO DE 2016 12:45



A Secretaria de Infraestrutura promoveu a troca na preferencial na área central da cidade, em frente ao Estádio Municipal Erich Georg. No cruzamento da Rua Manoel Carreira Bernardino com Rua Hugo Maria do Valle, agora a Hugo Maria do Valle é a preferencial. A sinalização viária já foi implantada no local. Da Assessoria. 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA ( TREM - TRENS ) DE QUATIGUÁ - PR. By FARINA