JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

VÍDEO OBRAS DE ATERRO NO CONTORNO NORTE DE ROLÂNDIA - PR.

Polícia detém 9 e apreende 764 kg de maconha no PR.

É O FIM DO MUNDO....

BRASIL NAS MÃOS DOS TRAFICANTES.....

 traficante foi baleado ao trocar tiros

Redação Bonde - 01/08/2016 

Seis homens foram presos e três adolescentes apreendidos durante operação realizada nesta segunda-feira (1º) pelo núcleo de Maringá da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). O grupo estava com 764 kg de maconha em um sítio de Querência do Norte (113 km de Paranavaí). Houve troca de tiros quando os policiais chegaram, com um traficante baleado. 

Divulgação/Denarc Maringá
Divulgação/Denarc Maringá


O Denarc investigava ação do grupo na região de Loanda (102 km a oeste de Paranavaí) e Querência do Norte há aproximadamente dois meses. No último final de semana, os agentes conseguiram localizar a propriedade rural utilizada pela quadrilha para estocar os entorpecentes. 

Divulgação/Denarc Maringá
Divulgação/Denarc Maringá


Com apoio das polícias Civil e Militar de Loanda, os investigadores foram até o sítio nesta segunda. No local foram encontrados 764 kg de maconha escondidos em um buraco cavado no terreno e coberto por uma lona. 

Divulgação/Denarc Maringá
Divulgação/Denarc Maringá


Os detidos e a droga foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Loanda. O criminoso que foi baleado ao trocar tiros com os policias foi levado ao hospital da cidade. Assim que receber alta, ele também será levado para o distrito. 

Divulgação/Denarc Maringá
Divulgação/Denarc Maringá

Ladrões roubam Samu de Rolândia

Rafael Machado e Thamiris Geraldini - Redação Bonde - 01/08/2016 

Enfermeiros e médicos que trabalham na base do Samu de Rolândia, localizada na rua Saguaragi, na Vila Oliveira, procuraram o Portal Bonde para denunciar a insegurança do local. Durante esta segunda-feira (1º), uma médica do suporte avançado teve a bolsa e o celular furtados enquanto descansava de um plantão de 24 horas. O ladrão abriu a porta do quarto feminino, levou os pertences e fugiu sem deixar pistas. 



A profissional procurou a Polícia Militar e registrou boletim de ocorrência. Uma enfermeira que preferiu não se identificar comentou que quase foi vítima no último domingo (31). Ela repousava no mesmo quarto enquanto aguardava o recebimento de uma ocorrência. Os demais funcionários, todos homens, estavam no alojamento masculino. Um rapaz conseguiu acesso e abriu a porta do cômodo. "Eu fiquei muito assustada. O jovem foi surpreendido por outra enfermeira, que veio até o quarto para conversar comigo. Ele desconversou e escapou", disse. 

O Samu está localizado no mesmo complexo do Pronto Atendimento (PA) e o posto de saúde da Vila Oliveira, locais onde os furtos são constantes. Outra enfermeira ouvida pela reportagem informou que 'tudo já foi levado, desde remédios, carrinhos de bebê e a moto de funcionário'. Ela afirmou que a criminalidade só tem crescido nas últimas semanas. 'Começaram levando termômetros, garrafinhas personalizadas e depois evoluíram para objetos pessoais. Não temos sossego', pontuou. 

Portal Bonde não conseguiu contato com a assessoria de comunicação do 15º Batalhão da Polícia Militar de Rolândia. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que 'a segurança no entorno é de responsabilidade da PM, já que a cidade não dispõe de Guarda Municipal'. Na última sexta-feira (29), representantes da Polícia Civil e Polícia Militar reuniram-se com o prefeito Luiz Francisconi para discutir o aumento do efetivo na cidade. O policiamento também é feito em mais 14 municípios da região. 

A Secretaria de Saúde garantiu que um segurança deve ser contratado, via processo licitatório, e começar a trabalhar no complexo até a próxima sexta-feira. O vigilante ficará das 13h às 22h, e o turno de trabalho, pelo menos inicialmente, será de segunda a sexta-feira.

Homem que morreu eletrocutado em Arapongas morava em Rolândia

Redação Bonde - 31/07/2016 -

O homem que morreu eletrocutado em um poste instalado em uma estrada rural situada próximo à PR-444, em Arapongas (região metropolitana de Londrina) foi identificado na tarde deste domingo (31). Trata-se de Marcos Rocha, 43 anos, morador de Rolândia. 

Segundo o Samu, a vítima já estava morta no momento do atendimento. A suspeita é que ele tenha tentado furtar fios da rede elétrica na hora que o acidente aconteceu. O corpo, que está no IML de Apucarana, deve ser liberado para os familiares.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA ( 01/08/2016 )

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA – 01/08/16

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Finanças, responsável pelo setor de Fiscalização da Prefeitura de Rolândia, vem a público informar que os supostos fiscais que estão pedindo permissão para aferir as medidas da casa ou imóveis para fins de cálculo do IPTU são bandidos e imediatamente o cidadão que vivenciar tal experiência deve ligar 190 e acionar a Polícia Militar. A Fiscalização dessa natureza só ocorre mediante SOLICITAÇÃO FORMAL DO PROPRIETÁRIO ou DENÚNCIA DE IRREGULARIDADE. Quando existe uma fiscalização oficial do setor competente da Prefeitura, os fiscais sempre fazem o trabalho com carro oficial, timbrado e numerado, crachá e documento de identificação, além de trazer o protocolo da solicitação formal ou da denúncia com documentos anexos e dados do imóvel. Conforme informações trazidas a Secretaria de Imprensa, infelizmente, na área central, três cidadãos foram vítimas dos bandidos. Ajude a divulgar a informação!


PALESTRA GRATUITA SOBRE O MEI

A Sala do Empreendedor de Rolândia, em parceria com o SEBRAE, realizará, gratuitamente, palestra de orientaçãopara quem pretende se tornar MEI (Micro Empreendedor Individual) no dia 3 de agosto (quarta-feira) das 9h as 11h da manhã na própria Sala do Empreendedor. Para se inscreverem, os interessados devem entrar em contato com Patrícia na Sala do Empreendedor, situada na Av. Expedicionários, 604 (em frente à Igreja Matriz) ou pelo fone 3255 1118 (das 8h às 13h). As vagas são limitadas.


RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS

AMPARA, SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, IAP, EMATER-PR, SEAB, CMDRS E SINDICADO RURAL, COMUNICAM O RECEBIMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS NO MUNICÍPIO:


Ø ROLÂNDIA:

DIA: 25/08/16 (QUINTA-FEIRA)

LOCAL: PÁTIO DA SECRETARIA DE OBRAS E INFRA-ESTRUTURA.

RUA ALFREDO MOREIRA FILHO Nº 1079.

HORÁRIO: 8h30 às 14h30 (COM 1 HORA DE INTERVALO PARA ALMOÇO).

Ø SÃO MARTINHO:

DIA: 26/08/16 (SEXTA-FEIRA)

LOCAL: PRÓXIMO AO ABASTECEDOURO COMUNITÁRIO.

HORÁRIO: 8h30 às 14h30 (COM 1 HORA DE INTERVALO PARA ALMOÇO).

IMPORTANTE: SERÃO RECEBIDAS AS EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS:

LAVÁVEIS: – São as embalagens plásticas ou metálicas cujos produtos utilizam água para serem aplicados. Devem ser entregues tríplices - lavadas, sem as tampas, com o fundo furado, secas e sem resíduos. De preferência com a boca para baixo e nas mesmas caixas de papelão em que foram acondicionadas pelo fabricante.

NÃO LAVÁVEIS: – São as embalagens rígidas (frascos ou bombonas plásticas ou metálicas) ou outras cujos produtosnão utilizam água para serem aplicadas (ex: Tratamento de semente ou grãos). Também as embalagens flexíveis (sacos ou saquinhos) são consideradas “Não laváveis” devem ser entregues tampadas, sem furar de maneira a não permitir escorrimento de restos de produtos. Deverão estar acondicionados em sacos de resgate apropriados (BIG-BAGS).

OUTROS: Tampas e lacres devem ser entregues separados acondicionados em caixas ou sacos comuns. Caixas de papelão, bulas, rótulos e outras partes também devem ser obrigatoriamente devolvidas. 

OBS: Os veículos dos agricultores deverão transportar as embalagens até os locais de recebimento devidamente cobertas e protegidas.

GRANDES QUANTIDADES: Entrega direta na Central de Recebimento – Fone: 9961 – 2006 para agendamento.

Mais Informações:

SEC. DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE - Fone: 3156-0333/9136-0272/ e-mail:meioambiente@rolandia.pr.gov.br

AMPARA - Fone: 3348-0942/ e-mail: ampara@sercomtel.com.br

OPORTUNIDADES DE EMPREGO

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

* ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

* MOTORISTA ENTREGADOR

* VENDEDOR PRACISTA

* AJUDANTE DE MOTORISTA

* PADEIRO

* TÉCNICO DE PROJETOS MECÂNICOS

* MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MÁQUINA INDUSTRIAL

* AUXILIAR DE PCP

* ATENDENTE DE BALCÃO

* ASSISTENTE DE VENDAS

* ATENDENTE DE BALCÃO

* ASSISTENTE DE VENDAS

* MOTORISTA DE CAMINHÃO

* OPERADOR DE BOBCAT

* FARMACÊUTICO


CAPACITAÇÃO AOS SERVIDORES DA SAÚDE

Na manhã desta segunda-feira, 1 de agosto, foi ofertado para os 20 municípios que participam da 17º Regional de Saúde, uma Capacitação sobre Medicação Psiquiátrica Especial, que engloba algumas medicações, muitas vezes de alto custo, que são concedidas gratuitamente aos pacientes que delas necessitam. A capacitação objetivou melhorar e otimizar o atendimento fornecido à população portadora de transtornos mentais. O evento ocorreu no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia, e foi ministrada pela 17º Regional de Saúde em parceria com a Saúde Mental do município de Rolândia.

10ª CONVOCAÇÃO DO PSS – Profissionais da Educação
PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CADASTRO RESERVA

Os candidatos convocados, deverão comparecer na data, horário e local abaixo especificados, munidos de comprovante original de identificação (com foto) e da carteira de vacinação,constantes no Edital 02/2015 SEDUC e descritos neste edital item 6.15, para a realização de Avaliação Clínica epreenchimento da Ficha de Informações Médicas. 
Os candidatos abaixo relacionados farão exame médico como requisito de classificação para futura contratação. Ficarão no cadastro reserva para chamamento oportuno de acordo com a necessidade.

DATA: 05/08/2016 (6ª feira)

HORÁRIO 8h às 11h

LOCAL: Av. Interventor Manoel Ribas, 1195 salas 5 e 6 Shopping TKF 

Centro – Rolândia­ PR 

1. O atendimento será por ordem de chegada.
2. O não comparecimento no período marcado para a Avaliação Clínica ou a não apresentação da carteira de vacinação conforme o Edital importará na eliminação do Candidato do Concurso PSS.
3. A Avaliação Médica terá caráter eliminatório, sendo os candidatos considerados aptos ou inaptos.
4. Caberá aos candidatos providenciar os itens solicitados, conforme estabelece o 

Edital 002/2015 – SEDUC. 

Não será aceita qualquer alegação de desconhecimento dos procedimentos exigidos


EXAMES MÉDICOS : 

1. Todos os candidatos ­ Comprovante de Vacinas (carteira de vacinação devidamente 
preenchida e atualizada), o atestado médico será fornecido pelo clinico geral da 

Prestadora de Serviços Públicos do endereço acima citado. 

Nota do Edital 

6.13 Todos os candidatos, por ocasião de sua convocação para contratação, deverão ser submetidos a uma Avaliação Clínica, sendo considerado inapto para o cargo ocupacional aquele que 

não gozar de boa saúde.

Atenção: Os candidatos abaixo relacionados farão exame médico como requisito de classificação para futura contratação.

Ficarão no cadastro reserva para chamamento oportuno de acordo com a necessidade.

EDUCAÇÃO INFANTIL – 40 HORAS

25 – VALERIA DE SOUZA GRASSI NOGUEIRA
26 - VALDIRENE GONÇALVES RAMOS
27 – ANGELA MARIA DE SOUZA
28 – ELAINE DE CASSIA REZENDE BELLO 
29 – DORCA FERNANDES DIAS 
30 – VERA LUCIA SANTOS LOURENÇO
31 – PATRICIA RODRIGUES DE SOUZA
33 – ANA HELENA FERREIRA
34 – VIVIANE MONGI
35 – EDNAIDE DE SOUZA SANTOS DE LIMA
36 - CRISTIANE AP. DE SOUZA VIEIRA LANDIN 
37 - TAISE ROMANO MATIAS

ARTES – 20 HORAS

05 - ANA CLAUDIA DE SIQUEIRA

COZINHEIRO – 40 HORAS
18 – JULIANA MARCELINO
19 - CRISTINA VALÉRIA DE MENEZES
20 - FERNANDA RIBEIRO
21 - DOUGLAS ANGELO CHAGAS
22 - MARTHA ELISABETE DA SILVA CABRAL BANDEIRA
ZELADOR – 40 HORAS
37 – ELZA TEIXEIRA
38 – MARIA DA PENHA BARBOSA DOS SANTOS
39 – ROZIANI APARECIDA DA SILVA ALVES
40 – ADEMIR GREGORIO DOS SANTOS
41 – ROSIMEIRE BRITO DA SILVA

CEO Rolândia promoverá capacitação aos Servidores

O Centro de Especialidades Odontológicas(CEO) Rolândia vai promover

capacitação, reestruturação e organização dos Serviços Prestados pelo CEO de Rolândia no dia quatro de agosto (quinta-feira) das 8h às 12h30 no Centro Cultural Nanuk com todos os profissionais da rede pública do setor de odontologia da atenção básica e municípios da microrregião do qual o CEO de Rolândia presta atendimento sendo: Centenário do Sul, Florestópolis, Jaguapitã, Pitangueiras e Porecatu. Por conta da atividade, o setor de odontologia da atenção básica, só terá atendimento nas UBS a partir das 13h na quinta-feira. Mais informações: (43) 3256-8047.

-- 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

BLOG DO FARINA COM 6 MIL ACESSOS NESTE DIA

CLIQUE PARA AUMENTAR


ROLÂNDIA: CRECHE DO PARIGOT

RETA FINAL REFORMA CMEI PARIGOT.
A reforma no CMEI do Parigot entra na penúltima etapa. A reforma oriunda das grandes chuvas do mês de janeiro que destruiu grande parte do CMEI. Provavelmente na quarta feira será feita todo o calçamento entorno do prédio, ali logo em seguida Dara se início a última etapa que é a pintura de todo o prédio. Hoje todas as crianças estão sendo atendidas na FACCAR e o município arcando com as despesas de aluguel. Por isso o quanto antes terminar a reforma e os alunos possam novamente utilizar o CMEI causando economia para o erário municipal e comodidade para os alunos e pais. Vale ressaltar que toda a reforma é com recurso próprio do Município. VER. JOÃO ARDIGO


NOVO SUPERMERCADO EM ROLÂNDIA ( OBRAS A PLENO VAPOR )

01/08/16 - FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA
























FOTOS DO NORTE DO PARANÁ By FARINA

FOTOS  By JOSÉ C. FARINA

















ROLÂNDIA: PROSSEGUEM AS OBRAS DO ATERRO DO CONTORNO NORTE

01/08/2016 - Segundo um funcionário do DER que não quis se identificar, está sendo feito um a obra "paliativa", visto que a cratera é muito grande. "Esta cratera já existia quando fizemos o contorno na década de 90. "É uma "bacia" que se formou ao longo de séculos." "com o crescimento da cidade o volume de água pluvial aumenta cada vez mais, aumentando cada vez mais a cratera, que hoje é gigante." "De tempos em tempos, temos que repor a terra". "não é a primeira vez que fazemos isto", finalizou.  FOTOS By BLOG DO FARINA
COMENTÁRIO:
Concordo com o funcionário. A cratera tem mais ou menos 50 metros de profundidade. É um "gran canyon", quase igual ao do Colorado nos Estados Unidos. Se for tapar o buraco, seriam necessários mais de 10.000 caminhões de terra. Ficariam aqui pelo menos uns 4 meses...  Haja terra!... Mas penso que o DER ou prefeitura deve manter um acostamento transitável e a indicação de "perigo" indicando um abismo à esquerda. Se cair um carro ali, o risco de morte é muito grande.JOSÉ CARLOS FARINA
OBS.: ASSISTAM MAIS TARDE UM VÍDEO FEITO NA OCASIÃO.















































































AGRICULTORES QUEREM A 2º PONTE DOS "TRÊS BOCAS"

01/08/2016 - Tem vereador que não conhece este lugar e este problema. Aqui neste lugar se encontram dois rios. O 3 bocas e uma nascente. Havia 2 pontes. Praticamente uma do lado da outra. Uma resistiu a chuva do dia 11 de janeiro a outro "rodou" com a enchente. No lugar da que "rodou" os próprios agricultores fizeram esta "pinguela" em mutirão, para terem acesso a Estrada dos e bocas, que vai das proximidades do Caramuru até o antigo km. 5, próximo ao viaduto do pedágio. Por esta pinguela passa apenas pedestres, ciclistas e motos para trilhas. Os agricultores que possuem carros têm que dar uma grande volta para chegarem à Rolândia e Arapongas. Pedem a reconstrução da ponte que sempre existiu no longo da história do norte do Paraná.  TEXTO e FOTOS By BLOG DO FARINA
OBS.: MAIS TARDE ASSISTAM UM VÍDEO FEITO NO LOCAL PELO BLOG DO FARINA














































DANIEL STEIDLE QUE MAIS ESPAÇO PARA O POVO NA CÂMARA DE VEREADORES

Daniel Steidle

CADA VEREADOR DE ROLÂNDIA ganhou de nós, uns tempos atrás, uma tartaruguinha de cabaça... Foi no dia em que usamos na Câmara o espaço da Tribuna Livre, onde o público pode se manifestar em apertados 10 minutos, de 4 em 4 meses. Falamos de “Desenvolvimento Sustentável”... da necessidade de uma evolução democrática à passos lentos, mas firmes! E neste sentido continuamos a cobrar mais espaço para uma participação popular maior. Com as eleições chegando temos que ficar de olho: “QUEM VAI DE FATO SER O PARCEIRO DO POVO?”

COMENTÁRIO:

Seria o caso dos pré-candidatos comentarem aqui neste espaço. Pelo menos não votaremos enganados. JOSÉ CARLOS FARINA

MAIS UM ACIDENTE NA BR-369 SAÍDA DE ROLÂNDIA PARA ARAPONGAS

Os acidentes continuam acontecendo na BR-369. Neste final de semana uma jovem de apenas 24 anos teve sua vida ceifada após ser atropelada quando fazia a travessia da pista. Além de ser atingida por um carro que não parou para prestar socorro, outros veículos que estava na pista atingiram essa moça.

Esse acidente aconteceu em frente ao restaurante Costelão na saída para a cidade de Arapongas.
Além de lamentar a morte desta jovem senhora, eu queria alertar para um grave problema neste trecho. O local é bem escuro no período da noite e muitas pessoas correm riscos ao fazer a travessia.
Muita gente que trabalha em Arapongas e que mora nas proximidades, inclusive do Ceboleiro, precisa parar em um ponto do outro lado da pista e usar uma passarela que fica ali. Como já ocorreram assaltos inclusive relatos por quem conhece o local pelo fato dos criminosos ficarem na passarela porque é muito escuro, as pessoas preferem se arriscar na pista e muitas delas já perderam a vida.
Aqueles que trabalham em outras empresa do lado direito da pista sentido Rolândia também que não querem se arriscar ao atravessar na passarela com medo de serem assaltadas.
Vamos ver juntamente com os nossos deputados e governador Beto Richa o que pode ser feito. Gostaria que fosse instalados postes como foi feito na cidade de Cambé, aqueles postes gigantes que ajuda os motoristas a enxergarem pessoas que estão atravessando a pista por causa da forte iluminação.
Em Cambé foi a prefeitura quem fez a instalação dos postes com recursos próprios. Vamos fazer um requerimento solicitando essas melhorias de iluminação, tanto neste trecho do Costelão quanto no trecho da JBS até o semáforo da escadinha. Nosso objetivo é dar segurança a nossa gente. E vamos esperar que o município ou governo do estado façam alguma coisa para ajudar.
As fotos foram retiradas da internet.
Vereador José de Paula 

TERRORISMO, ATENTADOS, EXPLOSÕES E VANDALISMO EM NATAL RIO GRANDE DO NORTE

G1-GLOBO-RN.

RN registra terceira noite seguida de ataques criminosos; presos fogem

Segundo a PM, 17 detentos fugiram do CDP da Ribeira, na capital potiguar.
Desde sexta (29), já foram registrados 65 ataques ou atentados no estado.


Criminosos incendiaram três motos e dois carros no anexo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) (Foto: PM/Divulgação)Criminosos incendiaram três motos e dois carros no anexo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) (Foto: PM/Divulgação)
A polícia do Rio Grande do Norte registrou a terceira noite seguida de ataques criminosos. Entre a noite do domingo (31) e a madrugada desta segunda (1º), novos atentados aconteceram em Natal e em cidades do interior. Além dos ataques, houve fuga de 17 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, na Zona Leste da capital. Apenas um foi recapturado. A instalação debloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, na Grande Natal, é apontada pelo governo como motivo dos atentados.
Presos do CDP da Ribeira escaparam por um buraco aberto no piso do banheiro da cela 1 (Foto: PM/Divulgação)Presos do CDP da Ribeira escaparam por um buraco aberto no piso do banheiro da cela 1 (Foto: PM/Divulgação)
De acordo com a Polícia Militar, os detentos do CDP da Ribeira escaparam por um buraco dentro do banheiro da cela 1. Com mais esta fuga, chega a 291 o número de presos que já escaparam do sistema penitenciário potiguar somente em 2016.
Em Currais Novos, no Seridó potiguar, quatro carros da Secretaria de Saúde foram incendiados (Foto: PM/Divulgação)Em Currais Novos, quatro carros apreendidos em operações foram incendiados (Foto: PM/Divulgação)
Também na Ribeira, criminosos incendiaram três motos e dois carros no anexo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). Bandidos tentaram colocar fogo no Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo dos Bombeiros, localizado no bairro de Lagoa Seca. Os bombeiros perceberam a ação e impediram o atentado. Os homens fugiram e deixaram um galão de gasolina para trás.
Uma agência do Banco do Brasil, na Av. Presidente Bandeira, foi atacada. Criminosos atiraram contra o estabelecimento. Cartão-postal da cidade, a vegetação do Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, também foi incendiada. Contudo, a polícia ainda não confirma a relação dos dois casos com os recentes ataques criminosos.
O posto policial de Jardim Petrópolis, em São Gonçalo do Amarante, foi alvo dos bandidos. Eles tentaram incendiar o prédio, mas o fogo foi controlado. Em Currais Novos, no Seridó potiguar, quatro carros apreendidos em operações foram incendiados. EmCanguaretama, no litoral Sul, três sucatas foram incendiadas, além de dois carros em operação. A Prefeitura de Florânia foi invadida por criminosos e uma porta foi queimada. Um trator da Prefeitura de São Vicente também foi incendiado.
Em Canguaretama, cinco carros foram incendiados no pátio da prefeitura  (Foto: Prefeitura de Canguaretama/Divulgação)Em Canguaretama, cinco carros foram incendiados no pátio da prefeitura (Foto: Prefeitura de Canguaretama/Divulgação)
Criminosos também tentaram colocar fogo em ônibus escolares dentro do pátio da Prefeitura deJoão Câmara, no Agreste potiguar, mas o fogo foi controlado. Mesmo assim, as aulas foram canceladas na cidade.
Em Mossoró, um ônibus escolar foi parcialmente queimado (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha )Em Mossoró, um ônibus escolar foi parcialmente queimado (Foto: Alcivan Vilar/Fim da Linha)
Já na manhã desta segunda, um ônibus escolar foi parcialmente queimado emMossoró, no Oeste potiguar. De acordo com a polícia, o motorista havia acabado de deixar os alunos em uma escola. Ele estacionou o veículo próximo a uma padaria e, em seguida, os criminosos tentaram incendiar o ônibus.
Escolas
Devido aos recentes ataques, algumas escolas públicas e particulares do estado suspenderam as aulas nesta segunda-feira (1º).

Ônibus
Os ônibus urbanos de Natal voltaram a circular na manhã desta segunda-feira (1º) com reforço policial. O Sindicato das Empresas de Ônibus (Seturn) informa que, às 7h30, 70% da frota estava nas ruas. O sindicato dos trabalhadores fala em 30%.

Robinson Faria, governador do estado, anunciou que haveria reforço policial para os veículos. Devido à onda de ataques que atinge o Estado há três dias, os rodoviários recolheram os ônibus e não trabalharam por mais de 24 horas.
Detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil (Foto: PM/Divulgação) (Foto: PM/Divulgação)Detidos foram apresentados à Polícia Civil (Foto: PM/Divulgação)
Prisões
Desde a tarde da sexta (29), quando o primeiro ataque foi registrado, 60 pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento nos atentados. Destes, 41 foram autuados – a maioria por associação criminosa, incêndio ou tentativa de incêndio. Depois de entregues ao sistema prisional, um deles foi liberado em audiência de custódia. Os outros 40 que continuam detidos estão presos preventivamente, ou seja, devem permanecer encarcerados até serem julgados.

João Maria dos Santos de Oliveira, o 'João Mago' (Foto: Governo do RN/Divulgação )João Maria dos Santos de Oliveira, o 'João Mago', é apontado como líder dos ataques (Foto: Governo do RN/Divulgação)
Chefe
Entre os presos está João Maria dos Santos de Oliveira, de 32 anos, apontado pelas forças de segurança como um dos chefes de uma facção criminosa que vem agindo no estado. 'João Mago' era considerado foragido desde dezembro do ano passado, quando saiu da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, com o auxílio de um alvará de soltura falso.

A prisão de João Mago foi feita em um condomínio residencial no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. Na casa, a polícia apreendeu R$ 302 mil em espécie, tabletes de crack, 68 aparelhos celulares, duas pistolas, um Fiat Punto, um Golf e uma motocicleta Honda.
Reforço federal
O governo do Rio Grande do Norte confirmou o apoio de mil homens do Exército e 200 fuzileiros navais no reforço às forças policiais. A informação foi dada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann às 22h deste domingo (31). As tropas federais devem chegar ao estado ainda nesta semana.