JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 4 de outubro de 2016

2ª PARTE DA ENTREVISTA COM O VER. IRINEU DE PAULA

22 MIL VISUALIZAÇÕES DO BLOG DO FARINA

EM TRÊS DIAS...
OBRIGADO AMIGOS ( AS)...
ESTAMOS FELIZES COM O IBOPE.
DEUS ABENÇOE A TODOS

VÍDEO ENTREVISTA COM O VEREADOR IRINEU DE PAULA - By FARINA

PEIXES DE ROLÂNDIA - PR. PARA O BRASIL

Da ova ao prato

De Rolândia, empresa de genética de tilápia firma acordo com gigante europeu para ampliar escala de produção de alevinos no País e fortalecer mercado já em crescimento



Saulo Ohara/27-09-2016
Para Ricardo Neukirchner, CEO da Aquabel, a tilápia será o "frango dos peixes"



A Aquabel planeja iniciar até o fim do ano a construção de um centro de melhoramento genético de tilápias, para se firmar como o principal fornecedor de alevinos do País e virar referência no mundo. A empresa de Rolândia fechou em abril uma joint-venture com a norueguesa AquaGen, líder mundial em seleção genética de salmão, e pretende aplicar todo o conhecimento técnico para mais do que triplicar nos próximos três anos o fornecimento de ovas fertilizadas do principal peixe do mercado brasileiro para aquicultores. 
Com produção no ano passado de 85 milhões de alevinos, a expectativa na Aquabel é passar de 100 milhões em 2016 e chegar a 300 milhões em até três anos. O objetivo é fornecer exemplares de tilápia mais resistentes a enfermidades e que cheguem mais rapidamente ao tamanho para abate, entre 800 gramas e 1 quilo. 
O Brasil tem a maior área potencial de produção do mundo, com 8,3 mil quilômetros quadrados de disponibilidade de água doce, equivalente a 12% do total. Ainda, conta com clima quente e propício para o desenvolvimento da tilápia, mão de obra disponível e produção interna dos principais insumos da ração, que são soja, milho e farinha de peixe. No entanto, a Balança Comercial aponta que o País importou US$ 1,1 bilhão em peixes, crustáceos e moluscos no ano passado, com apenas US$ 207 milhões em exportações, conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). 
O mercado de tilápia interessa à AquaGen por ser considerado promissor em todo o mundo, pela possibilidade de produção global, já que o peixe se desenvolve mesmo em estufas. Os noruegueses fazem parte do EW Group, que tem mais de 80 anos e atua como líder global no mercado genético de frangos de corte, galinhas poedeiras, perus e salmões. 
CEO da Aquabel, Ricardo Neukirchner afirma que há tratativas com governadores de alguns estados, entre os quais o Paraná, para construir o centro de melhoramento. Serão de cinco a dez hectares, com 20 funcionários, geneticistas e equipe técnica, formada por brasileiros e representantes da AquaGen no Chile e na Noruega. "Estamos vendo quais dessas áreas complementam todas as necessidades de potencial de produção genética, em termos de biossegurança, de clima e de logística", diz. 
Caso o Paraná seja escolhido, a tendência é que a área seja próxima a Rolândia, onde a sede da empresa será mantida. Esse é o motivo para Neukirchner considerar o local como favorito. A Aquagen entrará com equipamentos e conhecimento de profissionais, para que a Aquabel possa produzir alevinos para aquicultores do Brasil e exportar reprodutores, que produzirão ovas em outros países. Processo que já entrou no primeiro estágio, com o uso de 50 mil chips eletrônicos para identificar cada peixe e seu genoma. "Vamos definir quais famílias têm as características genéticas mais economicamente importantes e a evolução será muito rápida. O que se levava até quatro anos para conseguirmos, talvez façamos em um ano", diz. 
Para Neukirchner, que divide o trabalho como CEO com o sócio, Cláudio Batirola, a tilápia será "o frango dos peixes". "Estará no dia a dia do consumo das pessoas. O salmão é uma indústria totalmente estabelecida, conhecida e dominada, mas está restrita a algumas áreas de produção devido a necessidades de clima", diz, ao se referir, principalmente, a águas mais frias na Noruega, no Chile e no Canadá. "A tilápia pode ser cultivada no mundo inteiro, então poderá oferecer uma proteína animal em grande escala", completa. 
A Aquabel já conta com seis unidades, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco e Ceará, além da sede no Paraná. O CEO afirma que a intenção é que, ao longo dos anos, tenha uma filial em cada estado onde exista demanda por tilápia, para facilitar a logística. 


Empresa de Rolândia produziu 85 milhões de alevinos no ano passado

Fábio Galiotto
Reportagem Local

PAULO FARINA AGRADECE


Aos meus 586 familiares e amigos...

Gratidão é pouco para definir o que eu sinto por cada um de vocês. Pela quarta vez vocês reafirmaram a amizade, fidelidade e o apreço que sentem por mim.
Vocês foram valentes e corajosos. Eu sei perfeitamente tudo o que vocês passaram e sofreram ao longo dos últimos 16 anos... Eu os admiro profundamente!
Lutamos o bom combate. Seguimos a Lei e fizemos o que estava ao nosso alcance. Graças a cada um de vocês, hoje, posso deixar a política eleitoral de cabeça erguida.
Esta não foi uma decisão tomada no calor da emoção. Muito antes de entrar na disputa já havia me programado para a vitória ou para a derrota. Estou em paz!
Nosso trabalho fez história e nossas lutas não foram em vão. É verdade que poderíamos fazer muito mais, mas ainda não chegou o tempo. Outros virão, certamente, no futuro, pois as sementes já foram lançadas!
Parabenizo os eleitos e desejo-lhes sucesso! Todos estão em perfeita sintonia com a atual visão de mundo e de política da maioria de nossa população. Isto é democracia!
Mises escreveu que nosso maior objetivo não é vencer eleições. Isso será uma mera consequência quando derrotarmos o populismo e o coletivismo no campo das ideias! Não sei se verei ou não este dia, mas continuarei militando para que ele se aproxime!
Por fim, rogo ao Eterno, nosso Deus e Rei do Universo, que abençoe Rolândia e fortaleça cada um de vocês! Muito obrigado de coração!

PAULA DE PAULA SANTUCCI AGRADECE


re tive que enfrentar meus medos . Tive escola ...minha mãe sempre lutou bravamente após o falecimento de meu pai para educar com afinco a mim e minhas irmãs. Um desafio sempre é muito bom !! Pensei comigo " Ai meu Deus , me conduza !! "
Não tive muito tempo para sair, andar, conversar com as pessoas...me expor . Fiz uma campanha com muita ética, respeitando muito meu local de trabalho , minha família ...afinal meus primos queridos também eram candidatos e a tempos falaram em se candidatar. E conseguiram !! Sei que vocês Maria Do CarmoIrineu Moreno De Paula farão bonito !! Confio em vocês ! Farão a diferença !
Então, venho agradecer ... agradecer a todos que participaram deste momento comigo. Foi um momento único ...um aprendizado !! Agradecer muito a Deus pela força !! e olha ... eu gostei !!!

ROLÂNDIA: DANIEL STEIDLE CHORA A MORTE DE MAIS UM ÁRVORE


PÉ DE GENIPAPO
Genipapeiro querido, onde está você?
Você era tão bonito com os seus frutos... tão saudável!
Aqui perto da escola dos meus filhos...
Agora vai ficar um vazio, todo dia mais um vazio...
Como preencher tantos vazios?




VÍDEO ENTREVISTA COM O VEREADOR BOCA ABERTA

VÍDEO ENTREVISTA COM O VEREADOR ELEITO DE ROLÂNDIA JOÃO GAUCHO

VÍDEO ENTREVISTA O VEREADOR JOÃO GAÚCHO DE ROLÂNDIA