JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Parque Nacional do Iguaçu um dos maiores do Brasil

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO RIQUÍSSIMA EM FAUNA E FLORA E RECURSOS HÍDRICOS

 celebra 78 anos de criação


Criado em 1939 para conservar o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu comemorou nesta terça-feira (10) seus 78 anos. Unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no Paraná, o parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras – algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, o jacaré-de-papo-amarelo e o gavião-real –, além de abrigar um dos principais cartões-postais do nosso país: as Cataratas do Iguaçu. 

Essa expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular das cataratas fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira UC do Brasil a ser reconhecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, no ano de 1986. Unido pelo Rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o parque brasileiro integra um contínuo biológico com aproximadamente 1 milhão de hectares de áreas naturais. 

O Parque Nacional do Iguaçu completa hoje 78 anos como exemplo de sustentabilidade, onde é realizado o desenvolvimento socioambiental com integração entre a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. O chefe da unidade, Ivan Baptistos, lembra que em 1937 foi criado o Parque Nacional de Itatiaia e, dois anos depois, surgem os parques do Iguaçu e da Serra dos Órgãos. "Em 2017, estamos celebrando 80 anos de história dos nossos parques, que, junto com as outras categorias de áreas protegidas, formam o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC)", ressalta o gestor.


Segundo ele, abrigam-se nesse sistema não somente a história da conservação da natureza no Brasil, mas o grande patrimônio da nação brasileira. "Sem dúvida, temos em mãos o enorme desafio de proteger e conservar uma das mais importantes porções da memória natural e cultural do país, ainda salvaguardadas em nossos parques nacionais e demais UCs", afirma Baptisto. 

Comemorações 

Para celebrar o aniversário da unidade, a equipe do Parque Nacional do Iguaçu preparou uma extensa programação voltada para seus colaboradores e visitantes. Pela manhã, o tradicional bolo de aniversário foi seguido por apresentações de música erudita. Na sequência, os participantes puderam conhecer os produtos da agricultura familiar cultivados no entorno da UC e acompanhar a abertura da exposição fotográfica "Parques Nacionais", uma homenagem aos 72 parques federais do Brasil. 

A programação contou, ainda, com atividades de uso público e esportes ecológicos, além da cerimônia oficial de comemoração dos 78 anos da unidade. Todas as atividades aconteceram no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu.

Redação Bonde com assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário