terça-feira, 28 de março de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

ASSESSORIA

ECOPONTOS




A Secretaria do Meio Ambiente começou o processo de instalação de dez Ecopontos de descarte de material reciclável em diversos pontos de Rolândia. Em parceria com as Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, os locais que vão receber os materiais estão recebendo a terraplanagem e em seguida a compactação do solo e,então, os equipamentos vão ser colocados. Nos Ecopontos poderão ser descartados vidro, papel, plástico e metal. Ainda a Secretaria de Meio Ambiente fez uma parceria com a empresa Tetrapak que doou 100 unidades de bags – sacos de ráfia de grande volume que serão usados para armazenar os itens descartados nos Ecopontos. Como são dez Ecopontos com quatro separações cada, serão usados 40 sacos por vez e ainda já existe a devida substituição para a primeira troca e ou limpeza da baia. As retiradas vão ser semanais em data a ser definida ou mediante a demanda. Nos Ecopontos é proibida a colocação de lixo orgânico de qualquer natureza, seja ele residencial, comercial ou industrial.Os dez Ecopontos custaram cerca R$ 80 mil com recursos advindos do Fundo Municipal de Meio Ambiente com a devida autorização do Condema, por meio de licitação modalidade registro de preços, que barateou o custo do empreendimento. Clique em Leia Mais e veja um material detalhado sobre os Ecopontos e seus respectivos locais de implantação.

mobililidade




A Prefeitura de Rolândia juntamente com o Itedes, e atendendo a Lei Federal 12.587, está elaborando o Plano Municipal de Mobilidade Urbana do município. O objetivo deste Plano é melhorar e facilitar os deslocamentos de todos os cidadãos, seja a pé, de bicicleta, transporte coletivo ou carros. Para que este Plano seja bem elaborado, será feita uma pesquisa em 751 residências distribuídas por todo município. Estas residências estão sendo visitadas por pesquisadores treinados para levantar informações sobre todos os tipos de deslocamentos que os integrantes das famílias escolhidas fazem. Os pesquisadores não entrarão nas residências e poderão ser atendidos no portão. Todos os pesquisadores estarão devidamente identificados. Os dados levantados na pesquisa são exclusivamente para a melhoria dos vários meios de transporte, sendo que as informações são anônimas e sem nenhum vínculo fiscal. Solicitamos a colaboração dos responsáveis pelas famílias escolhidas para responder o questionário, pois só assim será possível identificar os destinos e lugares que nossa população precisa se deslocar para propor melhorias na mobilidade. Em caso de dúvida entre em contato com a Secretaria de Planejamento de Rolândia pelo telefone 3255-8600, ou pelo e-mail planodemobilidadeurbana@gmail.com Queremos nossa cidade melhor a cada dia. Para isso, é necessário que a população seja participativa e manifeste suas necessidades. 

Até o momento, as pesquisas foram feitas nas seguintes localidades:

- Conjunto Gustavo Giordano

-Jd Santiago

-Jd Guanabara

-Jd do Lago

-Jd Erdei

-Jd dos Pioneiros

-Jd Monte Carlo

-Jd Coliseu

-Conj Domingos Neves

As próximas localidades a serem vistadas são:

-Vila Oliveira

-Jd Novo Horizonte

-Cj Parigot de Souza

É importante que os moradores recebam bem os pesquisadores que estão devidamente identificados. As perguntas são relacionadas aos deslocamentos cotidianos da família (qual meio de transporte utiliza e quanto tempo demora para chegar ao destino) e também sobre o grau de satisfação dos transportes disponíveis no bairro de moradia. Trata-se de uma pesquisa da engenharia de tráfego que traz informações única e exclusivamente para o Plano de Mobilidade Urbana de Rolândia (PlanMob) e subsidiará futuras intervenções na área de transportes.Para a construção do PlanMob, a participação da população é muito importante. Propostas para melhoria do deslocamento de pedestres, bicicletas, ônibus, carros e motos terão base em pesquisas. A opinião de todos é bem vinda! Participe clicando 

ROÇAGEM




As Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos promoveram melhorias nos canteiros centrais das Avenidas Francisco Serpeloni (foto) e Adelaide Farina (foto) e área institucional ao lado do Museu Japonês no Horácio Cabralcomo limpeza e roçagem. Além disso, foi feito o serviço de roçagem e também o de limpeza na Capela Mortuária e Ginásio da Vila Oliveira, CCI, Biblioteca Domingos Neves; UBS, CMEI e Escola do Parigot; Avenidas dos Ipês, Maria Melen Adans;Escola San Fernando, Escola Geralda Chaves Tiradentes, Escola Maria Teixeira Georg, UBS Santiago, Quadra do Santiago e CMEI do Santiago.


LÍDERES COMUNITÁRIOS



Na quarta-feira, dia 29 de março, às 19h30, no Centro Cultural Nanuk, na Rua Arthur Thomas, centro, o Secretário de Serviços Públicos, Paulo Gaffo, vai se colocar a disposição dos 56 líderes de Associações de Moradores de Rolândia visando elencar as prioridades de obras e intervenções em cada bairro/distrito/localidade do município, seja da área urbana ou rural, com a finalidade de otimizar os serviços públicos e trabalhar em parceria com a sociedade. Cada representante deve trazer as necessidades coletivas para registro junto a Administração Pública. 

LIMPEZA



As Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos estão promovendo melhorias na Ciclovia do Roland Garten, como a limpeza, roçagem e adequações. 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Auxiliar de Manutenção Elétrica e Hidráulica;
Bobinador Eletricista, a máquina;
Mecânico Lubrificador Industrial;
Operador de Caldeira;
Técnico em Eletrônica. 

JOSÉ ERDEY




As Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos promoveram melhorias no Campo de Futebol e em área institucional de praça no José Erdei. Foram executados os serviços de limpeza, roçagem e adequações. 

TORNEIO REGIONAL



Nesse último domingo 26 de março, Cambé sediou o Torneio Início CREF09/PR de Voleibol feminino, em torneio copromovido pela Liga de Voleibol do Paraná. 33 equipes de nove municípios participaram do evento (12 equipes no masculino e 21 equipes no feminino) e o time da Secretaria de Esportes de Rolândia fez bonito e foi campeão nas categorias Sub 18 e Sub 13 e terceiro lugar no Sub 15. 

JOGOS ESCOLARES



As quadras do Complexo Esportivo Emílio Gomes, na Avenida Castro Alves, estão movimentadas com as disputas locais dos Jogos Escolares 2017. São cerca de 750 alunos envolvidos de cinco escolas estaduais e particulares de onze a dezessete anos. As modalidades em jogo são: futsal a e b (no masculino e feminino), vôlei de quadra a e b (masculino e feminino) e vôlei de areia a e b (masculino e feminino). Os esportes de quadra já estão em andamento e o vôlei de areia terá sua competição na semana que vem. Os jogos acontecem de manhã e a tarde e a entrada é franca. A Secretaria de Esportes organiza a competição que é preparatória para a fase regional dos Jogos Escolares, que ainda não tem sede nem data certa para acontecer.

Todos os jogos serão no Emílio Gomes, quadras 1 e 2.

Período da manha: Categoria A – 7h45 às 11h40

Período da tarde: Categoria B - 13h15 ate 16h

Quadra 1 Futsal

Quadra 2 Vôlei