terça-feira, 4 de abril de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

ASSESSORIA

CONCURSO DE BANDAS


O Secretário Estadual de Cultura João Luiz Fiani recebeu o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva em seu gabinete, em Curitiba, e se mostrou sensível aos pedidos da cidade na área da Cultura. O Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Felipe Francischini, Gustavo Salles, acompanhou as lideranças rolandenses na reunião. Fiani confirmou que vai apoiar o 4º Concurso de Bandas e Fanfarras, inclusive com a Secretaria Estadual custeando o material gráfico do evento. Ainda o Secretário Estadual afirmou as autoridades rolandenses que vai comparecer no evento, que deve ocorrer no fim de junho. João Luiz Fiani destacou ainda que Rolândia vai estar inserida no Mapa Cultural do Paraná e deverá receber atrações culturais até o fim do ano. Convidado, o Secretário Estadual de Cultura garantiu que virá para prestigiar a Oktoberfest deste ano, para conhecer de perto a tradicional festa rolandense. 

EVENTO



O Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva estiveram reunidos no gabinete da Deputada Estadual Cantora Mara Lima (PSDB) e receberam a informação da intenção da Cantora em promover um evento ecumênico em Rolândia ainda em 2017. No encontro, os cantores cristãos (católicos e evangélicos) da cidade vão ter a oportunidade de mostrar seu talento. Em seguida, a Cantora Mara Lima vai fazer uma apresentação artística, fechando a promoção, que será aberto ao público na praça Castelo Branco. 

TORNEIO 1º DE MAIO



A Secretaria de Esportes de Rolândia informa os detalhes do Torneio 1º de Maio de Futebol de Campo. A Eliminatória será dia 09/04/2017 e em caso de chuva que impeça de acontecer a rodada, os jogos serão transferidos para 23/04/2017. Por sorteio, as equipes do Gimnasia e Esgrima e a Amigos do Xuxa/Bar do Paquinha estão liberadas da primeira rodada das eliminatórias. As outras 62 equipes vão jogar em três campos: Terrão (6 se classifcam), Km 10 (5 se classifcam) e Parigort (5 se classificam). Da fase de oitavas de final em diante, os jogos ocorrerão no Estádio Erich Georg, a partir das 8h e os confrontos serão conhecidos por sorteio. Do primeiro ao quarto lugar, os times receberão troféus e medalhas. 


EMPREENDEDOR



A Sala do Empreendedor de Rolândia, que atende dentro do SINE, na Av. dos Expedicionários 604, Centro, já realizou 1.529 atendimentos em 2017. Desse total, mais de 400 foram de orientações do Kit SEBRAE, 218 Declarações do DASN-SIMEI e pouco mais de 300 boletos de impostos. Nos três primeiros meses do ano, 72 microempresas foram abertas na cidade. De acordo com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Rolândia Patrícia Iastrenski, são feitos também na unidade os atendimentos de financiamento da Fomento Paraná. Os atendimentos são por agendamento. O interessado pode vir na agência de segunda a sexta das 8h às 14h para agendar. A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais(MEI). Para consultar os dados alusivos aoprimeiro trimestre de 2017 da Sala do Empreendedor de Rolândia.

CINEMA



De 3 a 9 de abril, a cidade vive a “1º Mostra de Cinema de Rolândia”, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o SESC Aeroporto de Londrina. De 3 a 7 de abril, o Centro Cultural Nanuk vai ter sessões de cinema de manhã e a tarde, para um público específico: alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Alunos das Escolas Maria do Carmo Campos, Garrastazu Médici e Monteiro Lobato já comparecem ao Nanuk e assistiram ao filme “As férias do pequeno Nicolau”. Para esta quarta-feira (5) serão mais duas sessões: às 8h e 14h; na quinta-feira (6) duas sessões: 8h30 e 13h30 e na sexta outras três sessões: 8h, 10h15 e 14h. Além disso, duas grandes ações específicas prometem deleitar o público: na quinta-feira, dia 6, às 19h30 na Feira da Lua, na Praça Castelo Branco, área central, os cidadãos vão ter uma sessão de cinema ao ar livre e gratuito com o fllme “As férias do pequeno Nicolau”, com classificação livre e que tem 97 minutos de exibição. São esperadas cerca de 300 pessoas no evento. Ainda durante a “1º Mostra de Cinema de Rolândia”, no domingo, nove de abril, a partir das 15h30, haverá a “Sessão Família”, com entrada gratuita, no Centro Cultural Nanuk, com a exibição de 14 filmes infantis em curta metragem, totalizando 94 minutos de exibição. O Centro Cultural Nanuk fica na Rua Arthur Thomas 1679, Centro. Para mais detalhes e informações: 3906-1086.

BIBLIOTECA



A 5º temporada da “Sacola itinerante familiar” começou nesta semana.Foram confeccionadas com muito carinho pelos funcionários da biblioteca 270 sacolas, que atendem cerca de 5500 alunos e suas famílias. O projeto que tem como parceiro o Jornal de Rolândia (JR) e tem por objetivo incentivar o hábito da leitura em família. Isso mesmo em família! Porque a sacola vai para a casa, levada pelos alunos cerca de 5.500 alunos das 12 escolas, 7 CMEI´s e 4 entidades filantrópicas, com material diversificado de leitura e o jornal JR, que semanalmente fornece 270 exemplares para a biblioteca que envia para as instituições atualizarem o jornal na sacola. O projeto já deu muitos frutos: mães contam que seus filhos passaram a ler mais e consequentemente apresentaram melhora na escrita em sala de aula; Pais já conseguiram empregos através do jornal; Diversas famílias após receber a sacola em sua casa procuram a biblioteca e se tornam usuários, emprestando livros com freqüência. O projeto se configura também como um recurso a mais para o professor em sala de aula que, com toda sua criatividade, é capaz de explorar e extravasar os objetivos iniciais. Com a entrega das sacolas inicia-se o projeto que se estende por todo o ano letivo. 

SABOR E ARTE




CEMITÉRIO




A Administração do Cemitério Municipal do Município de Rolândia, nos termos das Leis que dispõe sobre cemitério e das outras providências de n° 2.870/01 artigo 19 e Lei n° 2.399/94, notifica os familiares ou responsáveis dos túmulos abaixo relacionados que estão em estado de ruína a providenciarem no prazo de 60 (Sessenta) dia as devidas reformas, em caso descumprimento desta notificação os túmulos serão demolidos e os restos mortais exumados. 

6.988 Felipe Chiguetto 07 05 02

8.828 Carmela Pepe Chiguetto 07 05 02

13.862 Ana Maria de Oliveira 07 10 22

5.987 Regina Pascoalina 14 09 22

14.594 Maria Assunta Marciana 14 12 16

6.571 Rosa de Souza 14 18 12

12.866 Francisco de Paula 15 07 11

3.462 Elza Trentin 16 06 09

5.340 Margaretti Rocha Mattos 18 05 01

850 Verônica Humai 18 08 23

15.326 Nati-Morto – Pai Nilton M. Paganini 18 09 22 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Confeiteiro;

Cozinheiro em Geral;

Encarregado de Padaria;

Encarregado de Supermercado;

Fiscal de Loja.


DEPUTADO FELIPE FRANCISCHINI FAZ ANÚNCIOS IMPORTANTES PARA A CIDADE

O Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva estiveram reunidos no gabinete do Deputado Estadual Felipe Francischini, em Curitiba, e receberam notícias importantes para o município. O Deputado anunciou emenda para compra de um ônibus grande para saúde no valor de R$ 450 mil, liberação de 4 academias ao ar livre para o Jd. Itália, Jd. Pioneiros, Ernesto Francischini e Rosângelo. Segundo o parlamentar, no próximo mês também começarão a perfuração dos dois poços artesianos no Bartira e no Três Bocas que foram indicação dele. Por fim, Felipe Francischini anunciou também equipamentos como computadores para o Incra de Rolândia.

Secretaria de Comunicação