segunda-feira, 5 de junho de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR.

05/06/17

FISCALIZAÇÃO




A Prefeitura (por meio da Vigilância Sanitária, setor de Tributação, setor de Fiscalização e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e demais entidades fiscalizadoras promoveram uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) na noite do último sábado, 3 de junho. A operação durou 5h30 (com início às 20h) e vistoriou estabelecimentos comerciais da cidade do ramo alimentício (lanchonetes), bares e postos de combustível. Os fiscais da Prefeitura vistoriaram 20 estabelecimentos do segmento bares ou lanchonetes em diversos pontos da cidade e nos Distritos de São Martinho e no Bartira. Em São Martinho um bar foi lacrado. Na Vila Oliveira, um bar multado em R$ 2.240 em virtude do som alto e os músicos que ali se apresentavam não tinham alvará para tocar e foram notificados. Os bares com apresentações de música ao vivo necessitam de alvará especial, isolamento acústico para fazê-lo e devem respeitar a lei do silêncio - de domingo a quinta até às 23h e sextas, sábados e vésperas de feriado até a meia-noite. Um bar do Bartira, um do Conjunto Domingos Neves e dois de São Martinho foram flagrados com os alvarás vencidos,foram notificados e, se em dez dias não regularizarem serão multados. Dois postos de combustíveis tiveram as geladeiras de bebidas lacradas já que vendiam bebidas alcoólicas após a meia-noite e em local discordante do contido no alvará. Foto Jean Henke/Rolândia190. 

LIVRO INAPROPRIADO



A Secretaria de Educação está recolhendo o livro “Enquanto o sono não vem”, das escolas municipais. Na avaliação da equipe pedagógica da Secretaria, o material tem conteúdo inapropriado para a faixa etária a qual é destinado, de seis a oito anos e, por isso, não será ofertado aos alunos. A obra de José Mauro Brant, da Editora Rocco, está no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e veio encaminhado pelo Ministério da Educação. Em um dos contos do livro, “A triste história de Eredegalda”, o pai sugere a ideia de se casar com uma de suas filhas, que acaba morrendo no fim da história. A Secretaria Municipal de Educação informa que os volumes serão devolvidos com um parecer técnico-pedagógico com a devida explicação. 


VACINAS




A Secretaria de Saúde informa que o município alcançou 89,56% do público-alvo na campanha nacional de vacinação contra a gripe. A preocupação é alcançar as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 mese e 29 dias pois temos em Rolândia 3.634 crianças nessa faixa etária e, até o momento, foram vacinadas 2228 crianças, o que corresponde a 61,31% de cobertura vacinal para este público. A campanha de vacinação prossegue até sexta-feira em todos os postos de saúde da cidade. Podem se vacinar: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e Professores de escolas públicas ou privadas. Rolândia tem 12.904 pessoas que correspondem ao grupo prioritário e a cobertura vacinal é feita através do grupo prioritário, sendo assim, foram 11.385 vacinados até o momento, o que corresponde a 89,56%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% da população fim da camapanha. 


SÃO MARTINHO





A Subprefeitura de São Martinho e a Secretaria de Infraestrutura promoveram melhorias na iluminação pública do Distrito. Foram trocadas mais de 80 lâmpadas em diversos pontos de São Martinho. O Subpreito Sandro Leonardi acompanhou os trabalhos. 


FEIRA DO ARTESANATO SÁBADO



Neste sábado, dia 10 de junho, a Secretaria de Cultura e Turismo promove mais uma edição do "Espaço Sabor e Arte", um local destinado à venda de artesanato e produtos gastronômicos do Município de Rolândia. A feira acontece no Complexo Esportivo Emilio Gomes (coreto da Oktoberfest), na Avenida Santos Dumont das 9h às 17h e conta atualmente com 23 artesãos/grupos de artesãos, com uma grande variedade de produtos, como artesanato em papier collé, alumínio, cerâmica, madeira, fibra de bananeira, palha de milho, cabaças, pinturas em tecido, bordados, crochê, biscoitos decorados, doces e panificados, geleias e patês, dentre outros. Essa é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, em parceria com a Secretaria de Esportes e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR). 


ESCOLA DO BARTIRA




As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promoveram melhorias na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada no Distrito do Bartira. No local, foi melhorado o forro, sobretudo o do refeitório e ainda feita a pintura e adequações. 


HORTA


A Subprefeitura de São Martinho promove a revitalização da horta comunitária da Escola Municipal Luiz Real, no Distrito de São Martinho. O Subpreito Sandro Leonardi acompanhou os trabalhos. 


EMPREGOS





A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

*Auxiliar Administrativo – Cursando Superior (Pessoas com Deficiência); 

*Auxiliar de Padeiro; 

*Açougueiro; 

*Cozinheiro Industrial; 

*Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. 

INDUSTRIAS




A moderna lei de autoria do Executivo Municipal 3.777/2016 que versa sobre a geração de emprego e renda e que promove o incentivo aos segmentos comerciais, industriais e de prestação de serviços coloca Rolândia na vanguarda do desenvolvimento. O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Dário Campiolo receberam no gabinete do Prefeito nesta sexta-feira (2), dois Diretores de uma das maiores empresas brasileiras do ramo alimentício que abarca doze marcas de produtos, que estiveram na cidade ao lado do ex-Vereador e empresário Rodrigo. Na ocasião, foi detalhado que a empresa está em fase final do projeto de expansão e coloca a cidade na rota da ação, com a intenção de construir um Centro de Distribuição (CD) para movimentar e armazenar mercadorias e que vai movimentar cerca de R$ 6 milhões/mês na cidade. A projeção é gerar, de imediato, 80 empregos diretos.
-- 
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia