JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 19 de julho de 2017

PODE GEAR NO NORTE DO PARANÁ NESTA MADRUGADA


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha

BONDE

FRIO INTENSO

Londrina tem manhã fria e geada deve chegar nesta quarta-feira, avisa Iapar

A geada deve chegar a Londrina nesta quarta (19) e quinta-feira (20), mas em uma intensidade muito menor em relação outras regiões onde o frio chegou mais forte. Depois dos 7°C desta terça (18), a temperatura mínima prevista para os próximos dois dias será de 5°C e a máxima, de 18 °C. "A geada é generalizada em todo o Paraná, mas pega mais forte nas regiões Sul e Oeste, onde já ocorre desde ontem", diz a agrometeorologista do Instituto Ambiental do Paraná (Iapar) em Londrina, Heverly Morais. Ela explica que a intensidade é maior nestes locais devido à localização e ao relevo – quanto mais alto, mais frio. 


Ainda de acordo com ela, o prejuízo para a agricultura é menor porque os produtores se previnem e cuidam para reduzir os danos. No caso da região de Londrina, podem sofrer mais as hortaliças e o café. "Os produtores cobrem as folhas e aquecem as estufas. E, se houver perdas, em sessenta dias, as hortaliças voltam", diz.


No caso do café, a orientação é enterrar as mudas de até seis meses e, para os pés com seis meses a dois anos, o ideal é cobrir com terra até o tronco, para evitar a perda da muda. O Iapar tem um sistema que avisa os cafeicultores automaticamente sobre a chegada de geadas, para que tomem as providências antecipadamente. 

Frio generalizado 

A baixa temperatura marcada nos termômetros do Paraná na manhã desta terça fez com que os paranaenses reforçassem o agasalho. Uma grande massa de ar polar que se estabeleceu sobre a região sul do país foi a responsável pela chegada dessa intensa onda de frio. A chuva, que não chegou em todas as regiões do Paraná, está garantida na manhã desta terça para as áreas mais ao Norte e Leste, mas Londrina está fora da rota das precipitações. 

Eraldo Torres/AENPR
Geada em Palmas, região sudoeste do Paraná

No Sudoeste do Estado e nos Campos Gerais, as temperaturas ficaram negativas. Pato Branco e Guarapuava registraram -2ºC. Curitiba, famosa por ser a mais fria de todas as capitais, teve mínima de 2ºC. Maringá e Umuarama tiveram mínima em 4ºC. 

(Atualizado às 9:10)

Redação Bonde com Simepar/Iapar

Nenhum comentário:

Postar um comentário