JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 15 de agosto de 2017

NIKOLAUS SCHAUFF RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA DE VEREADORES DE ROLÂNDIA

Nasceu em 1937 na Alemanha.
Veio para Rolândia com os pais em 1938
Casado com a Sra Marie. 5 filhos.
Seu pai, Johannes Schauff, foi um dos líderes encarregados de organizar e dar apoio aos núcleos de agricultores alemães  e judeus  que se fixaram em Rolândia na década de 30.
Formou-se advogado em 1962 na Alemanha.
Administrou a Fazenda da Família ( Santa Cruz ) por vários anos.
Foi Avaliador do Banco do Brasil
Foi eleito presidente da Cooperativa Corol em 1973. Sua principal conquista foi a construção do grande silo na saída de Rolândia para Arapongas.
Exerceu cargos no Sindicato patronal, Hospital São Rafael ( Fundação ), e Escola Roland.
Foi presidente do Club Concórdia.
Formou e mantem uma grande reserva de mata virgem em sua fazenda Carambola.
Foi eleito  vereador em 1982, tendo sido presidente da casa por 2 anos.
Foi o presidente da primeira entidade ecológica do município, a Appema.
Sempre militou na causa ambiental tendo "comprado" várias "brigas"  contra algumas empresas da sua época que poluíram por demais o meio ambiente de Rolândia.
Participou ativamente dos primeiros anos do COMDEMA, onde inclusive foi presidente.

PESQUISA E LEMBRANÇAS DE JOSÉ CARLOS FARINA.

COMENTÁRIO:
Fui seu colega vereador e nas "brigas" ambientais. Posso testemunhar que lutamos muito por conquistas ambientais nas décadas de 80 a 2.000. Lutamos por décadas contra poluições gravíssimas praticadas por Curtumes, abatedouros de frangos, máquinas de cafés, Quimorgan, postos de gasolina, lixão a céu aberto, etc...
Éramos poucos ambientalistas. A maioria das "lideranças" se acovardaram. Mas fomos em frente, e, com apoio da promotoria e o IAP ( na época Suderhsa) vencemos. As novas gerações nem imaginam como era difícil  respirar em Rolândia neste período. Rolândia ficou conhecida como "Fedolandia". Chegaram a fazer um desenho de um gambá com um prendedor de roupa no nariz para simbolizar o grave problema ambiental. Naquela época eram comum a população acordar de madrugada sem poder respirar.  Era um cheiro de ovo choco, penas queimadas e de curtume muito forte. Nikolaus, eu, e mais um grupo pequeno de ambientalistas resistiram até que enfim foi dada uma solução aos problemas.
Tem pessoas que lutam um dia e são importantes, mas Nikolaus lutou a vida inteira. Ele foi imprescindível.  Ele foi um dos políticos e ambientalistas  que manteve um nome limpo e honrado. As futuras gerações se lembrarão do seu nome e estudarão como era difícil a vida dos primeiros ambientalistas.
Tenho 2 coisas em comum com o Nikolaus. As nossas lutas em favor do meio ambiente e a data do nosso nascimento ( 11 de julho). Separados por 18  anos.
Conheci o pai do Nikolaus.. O Sr. Johannes. Ele era um homem muito educado e gentil. Tinha um bom humor e dava atenção às pessoas. O mesmo digo do Nikolaus. Pessoas de alma boa. Incapazes de fazer o mal.
Todos os filhos (as) do Nikolaus são "gente boa", mas, o que mais "puxou" ao pai e avô foi o Nick.
Desejo  ele muita, saúde, paz e vida longa. Muitas felicidades meu amigo. Deus te abençoe.
JOSÉ CARLOS FARINA 

VÍDEO..
CLIQUE
ENTREVISTA COM NIKOLAUS:











1ª FOTO: NIKOLAUS COM A ESPOSA E FILHOS ( By BETINA SCHAUFF)
























2ª FOTO By ROLANDIA TOTAL WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário