JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Mais de 150 presos em regime semiaberto fogem após rebelião em Bauru

CARTA CAPITAL


Por Redação — publicado 24/01/2017

Segundo o governo Alckmin, 90 foram recapturados nas primeiras horas. A exemplo de outros presídios, a unidade não possui muralhas ou segurança armada


Reprodução / Facebook


Segundo o governo, os presos envolvidos no episódio regredirão ao regime fechado


Uma rebelião eclodiu nesta terça-feira 24 no Centro de Progressão Penitenciária Professor Noé Azevedo, em Bauru, no interior paulista, e resultou na fuga de diversos presos da unidade. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo, 152 escaparam do CPP, destinado a presos em regime semiaberto. A exemplos de outros centros de progressão, a unidade não possui muralhas ou segurança armada. 

De acordo com a secretaria, o tumulto aconteceu na manhã desta terça-feira durante uma revista de rotina. Um agente de segurança penitenciária teria surpreendido um preso enquanto se comunicava por meio de um celular. Não houve registro de mortes ou reféns até o momento.

Os presos incendiaram colchões e conseguiram escapar da unidade. Ao menos sete carros do Corpo de Bombeiros foram acionados para controlar o fogo.

Segundo a secretaria, a situação dentro da unidade já foi controlada pelo Grupo de Intervenção Rápida. De acordo com a mais recente atualização da secretaria, divulgada às 15h, 90 dos detentos que fugiram já foram recapturados pela Polícia Militar. Todos os presos envolvidos no episódio e os apreendidos regredirão ao regime fechado, diz a pasta.

Comércio e escolas fecharam as portas em Bauru por causa da fuga dos presos. Segundo relatos de moradores, há um pânico generealizado na cidade, em razão de boatos sobre supostos saques e roubos praticados pelo grupo de foragidos no município. Não há qualquer caso confirmado até o momento.

Antigo Instituto Penal Agrícola de Bauru, o CPP abriga 1.427 detentos, embora haja 1.124 vagas. De acordo com a secretaria, 208 presos trabalham fora da unidade e exercem atividades externas, outros 65 desepenham atividades dentro da própria unidade e 358 atuam em atividades de manutenção do próprio presídio.

A facilidade para os presos fugirem é justificada pela secretaria por se tratar de unidade voltada a detentos em regime semiaberto. "Ressalvamos que as unidades de regime semiaberto, conforme determina a legislação brasileira, não dispõem de muralhas nem segurança armada, sendo cerca de alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo senso de autodisciplina do preso do que a mecanismos de contenção."

CIDADÃO TEM ATÉ DIA 24/02 PARA PAGAR IMPOSTOS EM ATRASO COM DESCONTO NA MULTA POR MEIO DO PROFIS



O Programa de Regularização Fiscal (Profis) foi prorrogado até o dia 24 de fevereiro e a população já pode procurar o Prédio da Prefeitura, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, para regularizar as pendências de impostos atrasados. A ação possibilita aos rolandenses a oportunidade de quitar débitos com a Prefeitura, com descontos de até 100% na multa. Basta procurar o setor de Tributação no piso térreo da Prefeitura, que fica na Avenida Presidente Bernardes, 809, Centro.

Parcelamento Desconto

À vista 100%

2 vezes 95%

3 vezes 90%
4 vezes 85%

5 vezes 80%

6 vezes 70%



Fonte: Assessoria de Imprensa Rolândia

Ex-primeira-dama Marisa Letícia é internada com AVC em São Paulo


A ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva deu entrada por volta das 15h no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer um Acidente Cerebral Vascular (AVC). 

Segundo a assessoria do hospital, a mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na sala de emergência, mas no momento não é possível informar detalhes sobre o estado de saúde dela. 

O Instituto Lula, por meio de sua assessoria de imprensa, confirma a internação, mas diz que não há informações sobre o estado de saúde da ex-primeira-dama, que tem 66 anos.

Agência Brasil
24/01/2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 24/01/2017

ASSESSORIA


NOVAS LIXEIRAS



A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai instalar 15 lixeiras seletivas com a separação do lixo reciclável em pontos específicos da cidade visando oferecer ao cidadão mais uma possibilidade de dar um destino correto a itens retornáveis. De acordo com o Secretário Paulo Gripp, as lixeiras vão ser instaladas em áreas públicas com grande movimentação como a Prefeitura, Igreja Matriz. Calçadão, Rodoviária, Igreja da Vila Oliveira, UBS Nobre e Clínica do Rim, dentre outros. O investimento é de cerca de R$ 20 mil e a empresa Metalmax (de Rolândia) produziu os itens. As lixeiras ofertam o recebimento de quatro tipos de recicláveis: metal (na cor amarela), papel (verde) e plástico e vidro (vermelho). Os recipientes serão distribuídos tão logo ganhem os adesivos indicativos, o que deve acontecer nos próximos dias. Da Assessoria. 

LARVICIDA

Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, 61 produtores rurais iniciaram o ciclo de aplicação do larvicida biológico VectoBac 12AS, que combate a proliferação de mosquitos (conhecidos como borrachudos) nas principais bacias hidrográficas do município: Ribeirão Vermelho, Bandeirantes e Cafezal. No começo de fevereiro, o reforço na aplicação será efetivado visando o melhor desempenho do produto. Em seguida, a aplicação de controle vai ser executada a cada 30 dias. Da Assessoria. 

TUCANOS




A equipe de Atletismo “Os Tucanos”, da Secretaria de Esportes, treinada por Ivar “Tucano” Benazi, fez bonito na Prova de 6km do Resort Água das Araras de Paraguaçu Paulista-SP (168km norte) e trouxe medalhas. Célia Teixeira foi campeã geral, Rogério Venâncio foi vice campeão na sua e categoria Rosane Nogueira Benazi foi terceira colocada na sua categoria. Da Assessoria. 


EMPREGOS




A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

* SAFRISTA

* TAPECEIRO DE ESTOFADOS

* COSTUREIRA DE ESTOFADOS

* TRABALHADOR RURAL

* PORTEIRO 

ASFALTO




O Prefeito Dr. Francisconi, o Vice Prefeito Roberto Negrão, o Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci e o Diretor de Infraestrutura Luiz Antonio Soares, foram até Sertanópolis (55 km nordeste) nesta sexta-feira (20) conhecer os detalhes e o funcionamento do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindespar – antigo Cindast) que visa promover a compra e aplicação de recape asfáltico nos municípios participantes. O Consórcio, que hoje agrega 50 cidades do Paraná, e tem outras 50 em processo de adesão, compra em grande quantidade micro pavimento, emulsão e outros componentes necessários para o recape asfáltico a preço mais em conta, e faz o repasse aos municípios participantes mediante pagamento antecipado. Segundo o Diretor Executivo do Cindespar, Arquimedes “Bega” Ziroldo, a adesão ao consórcio custa R$ 400 por cidade e para ter o serviço realizado, a cidade primeiro paga e depois recebe a benfeitoria. Se não solicitar serviço, não tem custo de mensalidade ou anuidade. Por ordem de pedido de execução dentro dos consorciados, o maquinário é deslocado ao município que terá o benefício (a sede fica em Astorga) e, a contrapartida é dispor de combustível, hospedagem e refeições para os servidores que vem executar a obra. O Cindespar tem caminhão usina de TST, CBUQ e de micro pavimento, que otimizam o recape asfáltico. Contudo, antes do recape, a Prefeitura precisa fazer a operação tapa buraco para nivelar o solo. Em Sertanópolis, o consórcio apresentou para os presentes como opera o caminhão de micro revestimento/pavimento RC1CE (emulsão a frio), que executa em média, um quarteirão a cada meia hora e, duas horas após o trabalho finalizado, o trânsito é liberado plenamente. Para uma cidade entrar no Cindespar, uma lei municipal precisa ser aprovada na Câmara. De Rolândia, seis Vereadores compareceram em Sertanópolis para conhecer mais detalhes do consórcio.: Eugenio Serpeloni (Presidente do Legislativo) e mais: Andrezinho da Farmácia, Rodrigão, Irineu de Paula, Edilene Griggio e João Gaúcho, além do Diretor da Câmara Reginaldo Burhoff. O Deputado Federal Alex Canziani, o Prefeito de Sertanópolis Aleocído “Tide” Balzanello e o Vice de Sertanópolis Edson Pedro Almeida Filho e o Presidente do consórcio e Prefeito de Astorga Antonio Carlos Lopes, foram os anfitriões do encontro que aconteceu, primeiro no gabinete do Prefeito Tide e depois os presentes acompanharam a demonstração na Rua Aparecida Mocilo Mecunhe, no Conjunto Valtinei Bastos Ferreira, em Sertanópolis. O Prefeito de Jataizinho, Dirceu Urbano, um representante de Santo Inácio, um representante de Nossa Senhora das Graças e os Vereadores de Sertanópolis - Catuaba, Leila Pissinati, Ana Rute e Denise Alencar também acompanharam o encontro. Da Assessoria.

-- 

Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Rolândia

HOMENAGEM PÓSTUMA A ARTHUR UNBEHAUN

Grande perda para a família, para os amigos e para Rolândia. Tenho orgulho de ter sido amigo dele. Pioneiro de fibra. Ecologista de verdade. Tive a honra de homenageá-lo na década de 90 com o Diploma de Honra a mérito de Rolândia por relevantes serviços prestados em favor da Ecologia e do meio ambiente. Homenagem em conjunto com os irmãos Paulo e Carlito. Na mesma noite foi homenageado por mim Herbert Bartz e o  Dr. Luiz Antonio Sartori. Arthur Unbehaun é daqueles homens que um minuto após a sua partida para morar com Deus, o povo aqui da terra já começa a sentir a sua falta. Sempre conversava com ele sobre problemas gerais da cidade. Ele estava sempre preocupado com a a sua querida Rolândia que ele e sua família ajudaram a construir. Pedimos a Deus que receba a alma e o espirito do meu amigo no Céu. Descansa em paz meu amigo na Glória de Deus. JOSÉ CARLOS FARINA