quarta-feira, 15 de março de 2017

PESSOAS FAMOSAS DE ROLÂNDIA ( POPULAR )

MIRÃO, EX-VEREADOR E APRESENTADOR DE SHOWS  E RODEIOS.

*OBS..: NA FOTO MIRÃO ( DE CHAPÉU ) ESTÁ AO LADO DO CANTOR E MÚSICO EDU FAION.


ROLÂNDIA: 2º TABELIONATO DE NOTAS EM NOVO ENDEREÇO

RUA DUQUE DE CAXIAS. FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA


































ROLÂNDIA: GINÁSIO DE ESPORTES EMÍLIO GOMES CONTINUA INTERDITADO

Existe algum trabalho ou projeto para recolocá-lo em funcionamento?





















COSTELA DE BOI NA PANELA DE PRESSÃO


FONTE: RECEITAS SUPREME

Ingredientes
1 kg de costela bovina sem muita gordura
100 g de bacon sem pele
6 cebolas grandes
Pimenta de cheiro a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo

Tempere a costela com pouco sal e reserve Descasque as cebolas e corte em rodelas Pegue a metade das cebola e faça uma camada no fundo na panela de pressão Coloque a costela em cima da camada de cebola Coloque o bacon por cima da costela Cubra a costela e o bacon com a outra metade das cebolas Tampe a panela e leve em fogo médio por 45 minutos ou até que o liquido dentro dela segue Não é preciso colocar água, a cebola e a costela vão soltar muita água Para acompanhamento pode ser usado arroz branco , farofa ou mandioca, cai muito bem com uma cerveja geladinha.

REFORMA TRIBUTÁRIA COM REDUÇÃO DE IMPOSTOS


NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 15/03/17

FUNERÁRIA SANTA TEREZINHA INFORMA

O FALECIMENTO DE:

JOÃO MOREIRA DE SOUZA, 92 ANOS

* (morador do Conjunto Padre Angelo)

VELÓRIO: CAPELA DA VILA

SEPULTAMENTO: AMANHÃ NA PARTE DA MANHÃ

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA


O cemitério alemão São Rafael de Rolândia

FOLHA DE LONDRINA - PAULO BRIGUET


Aqueles que descansam neste lugar procuraram um refúgio e encontraram uma pátria

Paulo Briguet

Pai, Há muito tempo eu precisava mostrar este lugar a você. Quem me trouxe até aqui foi um amigo alemão, pertencente a uma família de judeus que fugiram do nazismo e encontraram refúgio no Norte do Paraná. Este lugar se chama de Cemitério São Rafael e fica na zona rural de Rolândia. Ali repousam dezenas de imigrantes alemães, muitos deles com origem judaica. 

É raro encontrar um lugar de tanta paz. Naquele pedaço de terra, ao lado de uma capela e em meio aos campos semeados, repousam histórias repletas de luta, trabalho, sofrimento e amor. Meu amigo alemão traduziu a inscrição de uma das lápides, logo na entrada: "O amor e a luz de Deus cuidam de mim como a mãe amorosa cuida da sua criança que dorme". 

Lembra como nós gostávamos de visitar cemitérios, pai? Alguns consideravam um hábito estranho, mas eu não ligava. Naqueles passeios entre os campos santos eu aprendi muito. Agora estou aqui, pai, fascinado com a beleza e verdade que emanam destas pedras, destas flores, destas árvores, destes nomes. 

Aquele foi um grande industrial na Alemanha, sofreu muito durante a guerra. Este acho que era carpinteiro, construiu sua própria casa em Rolândia. Ali descansa o menino epilético que morreu aos 12 anos, em um trágico acidente. Este se chamava Maximilian; para fugir da Alemanha, fez a inacreditável rota de fuga pela Índia e China. Gostava de tocar jazz no piano. Este foi um grande médico, chamava-se Wolfgang, um homem muito admirado, mas melancólico. Este era dono de uma das maiores editoras alemãs. Vê aquele arbusto? Embaixo dele está sepultado o pai de um dos pioneiros do plantio direto no Brasil. 

Aqui jaz a mulher que trabalhou na Alemanha com Otto Hahn, o cientista descobridor da fissão nuclear. A esta, quando idosa, meu amigo alemão lia poemas na língua de Goethe. Este nasceu em 1862 e morreu em 1945. Em seu túmulo se vê a Estrela de Davi. "Ao menos ele teve a satisfação de ver a derrota dos nazistas", diz meu amigo alemão. 

Entre cruzes, estrelas de Davi, lápides, nomes, datas e frases em alemão, o vento sopra suavemente sobre a relva e um girassol nasce solitário ao lado do muro de pedra. Os homens e mulheres que aqui repousam buscaram um refúgio e encontraram uma pátria. Não deve ser por acaso que o cemitério alemão de Rolândia leva o nome de São Rafael. O anjo, que aparece apenas uma vez nas Escrituras, é considerado protetor dos viajantes. E este lugar é o destino final de uma viagem através do tempo e do espaço, durante a qual podemos ouvir, entre o silêncio do campo, os versos de Eichendorff transformados em canção por Schumann: 

"E minha alma estendia 
Amplamente suas asas 
Voando pelos silenciosos campos 
Como se estivesse voltando para casa". 

(PS: Agradeço à querida Suely Arantes por ter me apresentado o amigo e o lugar.)

Fale com o colunista: avenidaparana @ folhadelondrina.com.br

por Paulo Briguet

VEJAM UM VÍDEO By FARINA.


BRASIL PARADO NESTA QUARTA-FEIRA


JORNAL DO BRASIL (JB.COM.BR)

Categorias se mobilizam para greve geral em todo país nesta quarta-feira



"No dia 15 de março faremos um Dia de Paralisação Nacional contra os retrocessos das reformas" diz o comunicado do ato convocado no Rio pelo Facebook. 

Na data, diversos sindicatos e categorias de trabalhadores prometem parar por 24 horas em todo o país para protestar contra os pacotes de reforma propostos pelo governo de Michel Temer. 

As áreas de educação e saúde já aderiram à greve, que também já tem adeptos da justiça, da polícia civil e do setor de transporte público em alguns estados. O Sindicato dos Professores do Município do Rio e Região (Sinpro-Rio) também aderiu a paralisação, incluindo escolas particulares. 

"Quando outras categorias aderem é o indício de uma greve geral. Todos estão vendo a gravidade desse momento. Não existe déficit na previdência, a gente vem afirmando isso há muito tempo", disse a coordenadora geral do Sepe-RJ, Marta Moraes. Está marcado um ato em frente a Igreja Candelária, no Centro do Rio, nesta quarta (15) às 16h. 

Congresso

O líder do PMDB e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), criticou duramente o projeto da reforma da Previdência enviada pelo governo Michel Temer ao Congresso. Renan afirmou que há graves equívocos na proposta. As declarações foram dadas na segunda-feira (13). 

"Nós precisamos, claro, atualizar as regras da Previdência, fazer uma reforma. Mas essa proposta que o governo mandou para o Congresso, da forma como ela está, não tem condição nenhuma de passar", afirmou o senador, acrescentando: "O Lula fez uma reforma, o Fernando Henrique fez uma, a Dilma fez uma e o Michel vai fazer a dele. Mas é reforma possível, não é a definitiva."


Já o presidente da Câmara Rodrigo Maia defendeu a reforma, destacando para a igualdade nas regras para homens e mulheres. Maia afirmou nesta terça-feira (14) que as mulheres lutem por um equilíbrio na relação de gênero em todos os temas da sociedade. 

“As mulheres têm um pleito histórico no equilíbrio na relação de gênero em todos os temas da sociedade, e também na idade mínima. Acho que quando você quer caminhar para esse equilíbrio, como uma maior participação no mercado de trabalho, e na política, acho que tem que ser um equilíbrio para tudo”, disse Maia.

Segundo ele, na medida que as mulheres caminham para uma participação mais efetiva na sociedade, é natural que se caminhe também para o equilíbrio na idade mínima de aposentadoria. “Há um pleito de não ser tratada como apêndice dos homens, elas querem uma participação mais efetiva no mercado de trabalho, na sociedade, na política e quando o governo caminha para uma reforma, é obvio que se caminha para esse equilíbrio”, reforçou.

Rodrigo Maia informou que pretende colocar em votação a proposta da reforma da Previdência em abril, e voltou a defender a aprovação do texto da forma como foi encaminhado pelo governo. “Ela (a proposta) é boa, atende aos objetivos do governo, não tira salário e aposentadoria de ninguém hoje, como Portugal e a Grécia fizeram”, ponderou.

ROLÂNDIA: 5 VEREADORES PARTICIPARAM DA REUNIÃO DO COMDEMA

DANIEL STEIDLE POSTOU:

REUNIÃO HISTÓRICA DO CONSELHO DE MEIO AMBIENTE... É a 1ª vez que 5 vereadores participam na reunião mensal do COMDEMA. Percebe-se que questões jurídicas são determinantes na defesa ambiental e humana... Pessoas que há muito tempo vivem de reciclar precisam ser prioridade. Foi comovente neste sentido o gesto na última sessão da Câmara em homenagear, por ocasião do Dia da Mulher, uma recicladora. Com persistência, dignidade humana e questões ambientais, passam de mera propaganda para o centro das atenções. Parabéns especial a Cristina Pieretti que incansavelmente busca informar e a Dora que conduz, com muita paciência, uma burocracia gigantesca.