JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 4 de abril de 2017

VÍDEO MARCELO BELINATI ENVIA MENSAGEM A ROLÂNDIA E NORTE DE PARANÁ

VÍDEO MINISTRO RICARDO BARROS FALA AO BLOG DO FARINA DE ROLÂNDIA - PR.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

ASSESSORIA

CONCURSO DE BANDAS


O Secretário Estadual de Cultura João Luiz Fiani recebeu o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva em seu gabinete, em Curitiba, e se mostrou sensível aos pedidos da cidade na área da Cultura. O Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Felipe Francischini, Gustavo Salles, acompanhou as lideranças rolandenses na reunião. Fiani confirmou que vai apoiar o 4º Concurso de Bandas e Fanfarras, inclusive com a Secretaria Estadual custeando o material gráfico do evento. Ainda o Secretário Estadual afirmou as autoridades rolandenses que vai comparecer no evento, que deve ocorrer no fim de junho. João Luiz Fiani destacou ainda que Rolândia vai estar inserida no Mapa Cultural do Paraná e deverá receber atrações culturais até o fim do ano. Convidado, o Secretário Estadual de Cultura garantiu que virá para prestigiar a Oktoberfest deste ano, para conhecer de perto a tradicional festa rolandense. 

EVENTO



O Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva estiveram reunidos no gabinete da Deputada Estadual Cantora Mara Lima (PSDB) e receberam a informação da intenção da Cantora em promover um evento ecumênico em Rolândia ainda em 2017. No encontro, os cantores cristãos (católicos e evangélicos) da cidade vão ter a oportunidade de mostrar seu talento. Em seguida, a Cantora Mara Lima vai fazer uma apresentação artística, fechando a promoção, que será aberto ao público na praça Castelo Branco. 

TORNEIO 1º DE MAIO



A Secretaria de Esportes de Rolândia informa os detalhes do Torneio 1º de Maio de Futebol de Campo. A Eliminatória será dia 09/04/2017 e em caso de chuva que impeça de acontecer a rodada, os jogos serão transferidos para 23/04/2017. Por sorteio, as equipes do Gimnasia e Esgrima e a Amigos do Xuxa/Bar do Paquinha estão liberadas da primeira rodada das eliminatórias. As outras 62 equipes vão jogar em três campos: Terrão (6 se classifcam), Km 10 (5 se classifcam) e Parigort (5 se classificam). Da fase de oitavas de final em diante, os jogos ocorrerão no Estádio Erich Georg, a partir das 8h e os confrontos serão conhecidos por sorteio. Do primeiro ao quarto lugar, os times receberão troféus e medalhas. 


EMPREENDEDOR



A Sala do Empreendedor de Rolândia, que atende dentro do SINE, na Av. dos Expedicionários 604, Centro, já realizou 1.529 atendimentos em 2017. Desse total, mais de 400 foram de orientações do Kit SEBRAE, 218 Declarações do DASN-SIMEI e pouco mais de 300 boletos de impostos. Nos três primeiros meses do ano, 72 microempresas foram abertas na cidade. De acordo com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Rolândia Patrícia Iastrenski, são feitos também na unidade os atendimentos de financiamento da Fomento Paraná. Os atendimentos são por agendamento. O interessado pode vir na agência de segunda a sexta das 8h às 14h para agendar. A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividade informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais(MEI). Para consultar os dados alusivos aoprimeiro trimestre de 2017 da Sala do Empreendedor de Rolândia.

CINEMA



De 3 a 9 de abril, a cidade vive a “1º Mostra de Cinema de Rolândia”, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o SESC Aeroporto de Londrina. De 3 a 7 de abril, o Centro Cultural Nanuk vai ter sessões de cinema de manhã e a tarde, para um público específico: alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Alunos das Escolas Maria do Carmo Campos, Garrastazu Médici e Monteiro Lobato já comparecem ao Nanuk e assistiram ao filme “As férias do pequeno Nicolau”. Para esta quarta-feira (5) serão mais duas sessões: às 8h e 14h; na quinta-feira (6) duas sessões: 8h30 e 13h30 e na sexta outras três sessões: 8h, 10h15 e 14h. Além disso, duas grandes ações específicas prometem deleitar o público: na quinta-feira, dia 6, às 19h30 na Feira da Lua, na Praça Castelo Branco, área central, os cidadãos vão ter uma sessão de cinema ao ar livre e gratuito com o fllme “As férias do pequeno Nicolau”, com classificação livre e que tem 97 minutos de exibição. São esperadas cerca de 300 pessoas no evento. Ainda durante a “1º Mostra de Cinema de Rolândia”, no domingo, nove de abril, a partir das 15h30, haverá a “Sessão Família”, com entrada gratuita, no Centro Cultural Nanuk, com a exibição de 14 filmes infantis em curta metragem, totalizando 94 minutos de exibição. O Centro Cultural Nanuk fica na Rua Arthur Thomas 1679, Centro. Para mais detalhes e informações: 3906-1086.

BIBLIOTECA



A 5º temporada da “Sacola itinerante familiar” começou nesta semana.Foram confeccionadas com muito carinho pelos funcionários da biblioteca 270 sacolas, que atendem cerca de 5500 alunos e suas famílias. O projeto que tem como parceiro o Jornal de Rolândia (JR) e tem por objetivo incentivar o hábito da leitura em família. Isso mesmo em família! Porque a sacola vai para a casa, levada pelos alunos cerca de 5.500 alunos das 12 escolas, 7 CMEI´s e 4 entidades filantrópicas, com material diversificado de leitura e o jornal JR, que semanalmente fornece 270 exemplares para a biblioteca que envia para as instituições atualizarem o jornal na sacola. O projeto já deu muitos frutos: mães contam que seus filhos passaram a ler mais e consequentemente apresentaram melhora na escrita em sala de aula; Pais já conseguiram empregos através do jornal; Diversas famílias após receber a sacola em sua casa procuram a biblioteca e se tornam usuários, emprestando livros com freqüência. O projeto se configura também como um recurso a mais para o professor em sala de aula que, com toda sua criatividade, é capaz de explorar e extravasar os objetivos iniciais. Com a entrega das sacolas inicia-se o projeto que se estende por todo o ano letivo. 

SABOR E ARTE




CEMITÉRIO




A Administração do Cemitério Municipal do Município de Rolândia, nos termos das Leis que dispõe sobre cemitério e das outras providências de n° 2.870/01 artigo 19 e Lei n° 2.399/94, notifica os familiares ou responsáveis dos túmulos abaixo relacionados que estão em estado de ruína a providenciarem no prazo de 60 (Sessenta) dia as devidas reformas, em caso descumprimento desta notificação os túmulos serão demolidos e os restos mortais exumados. 

6.988 Felipe Chiguetto 07 05 02

8.828 Carmela Pepe Chiguetto 07 05 02

13.862 Ana Maria de Oliveira 07 10 22

5.987 Regina Pascoalina 14 09 22

14.594 Maria Assunta Marciana 14 12 16

6.571 Rosa de Souza 14 18 12

12.866 Francisco de Paula 15 07 11

3.462 Elza Trentin 16 06 09

5.340 Margaretti Rocha Mattos 18 05 01

850 Verônica Humai 18 08 23

15.326 Nati-Morto – Pai Nilton M. Paganini 18 09 22 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Confeiteiro;

Cozinheiro em Geral;

Encarregado de Padaria;

Encarregado de Supermercado;

Fiscal de Loja.


DEPUTADO FELIPE FRANCISCHINI FAZ ANÚNCIOS IMPORTANTES PARA A CIDADE

O Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva e os Vereadores Rodrigão e Reginaldo Silva estiveram reunidos no gabinete do Deputado Estadual Felipe Francischini, em Curitiba, e receberam notícias importantes para o município. O Deputado anunciou emenda para compra de um ônibus grande para saúde no valor de R$ 450 mil, liberação de 4 academias ao ar livre para o Jd. Itália, Jd. Pioneiros, Ernesto Francischini e Rosângelo. Segundo o parlamentar, no próximo mês também começarão a perfuração dos dois poços artesianos no Bartira e no Três Bocas que foram indicação dele. Por fim, Felipe Francischini anunciou também equipamentos como computadores para o Incra de Rolândia.

Secretaria de Comunicação

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

ASSESSORIA

IPTU VENCENDO






O primeiro vencimento do IPTU 2017, tanto para a cota única quanto para o parcelamento, será 10 de abril. Quem pagar em parcela única à vista vai ter 10% de desconto. O parcelamento pode ser feito em até 7 vezes. A estimativa é arrecadar cerca de R$ 15 milhões com o tributo.Foram distribuídos 27.626 carnês. Quem não recebeu o carnê pode imprimir o boleto no site da Prefeitura:www.rolandia.pr.gov.br e clicar no item AR Cidadão. Aí é só escolher a opção IPTU e TAXAS 2017. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correios.

O parcelamento do IPTU está distribuído em:

1º parcela ou pagamento único com desconto: vencimento em 10/04/17

2º parcela: vencimento em 10/15/17

3º parcela: vencimento em 12/06/17

4º parcela: vencimento em 10/07/17

5º parcela: vencimento em 10/08/17

6º parcela: vencimento em 11/09/17

7º parcela: vencimento em 10/10/17

POSSE




O Prefeito de Rolândia Doutor Francisconi foi empossado hoje (3), em Curitiba, como membro titular Conselho Diretor da Saúde da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Ao lado de outros 74 Prefeitos, Francisconi faz parte da nova Diretoria para o biênio 2017-2019 da entidade, que vai ser presidida pelo Prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Micheletto (foto). Composta por gestores municipais de todas as regiões do Estado, a chapa “Paraná Unido” foi eleita por aclamação e resultou de consenso entre as lideranças municipalistas.

RECAPE




A Secretaria de Infraestrutura promove o serviço de recape asfáltico na Rua Campos Salles, na área central.

ISS





A partir de hoje (3) o setor de tributação da Prefeitura de Rolândia informa que já está disponível para emissão do boleto para pagamento do ISS Fixo, a Taxa de Alvará de Licença para Localização e Funcionamento e da Taxa da Vigilância Sanitária. NÃO serão entregues boletos para este fim, por isso, para gerar a guia e pagar o boleto, basta acessar o site www.rolandia.pr.gov.br e clicar no item AR Cidadão, no menu Serviços on line, na página inicial do siteir no item IPTU e TAXAS 2017. A taxa da vigilância sanitária e a taxa de localização vencem em 31/05/17. Já o ISS Fixo pode ser pago em 3 vezes com os vencimentos das parcelas em:

1) dia 30/06/17 2) dia 31/07/17 3) dia 31/08/17.

São aguardados a emissão de cerca de 6 mil carnes e a arrecadação com este fim deve ser de aproximadamente R$ 1,2 milhão. Mais informações no setor de tributação da Prefeitura, de segunda a sexta, das 12h às 17h ou no 3255-8600. O pagamento pode ser feito no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correios.

NA EXPO





A Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina vai até domingo (9) no Parque Ney Braga e é o maior evento neste segmento no Brasil. Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, vários rolandenses estão mostrando seus trabalhos e vendendo seus produtos na feira. O Prefeito Doutor Francisconi e a Primeira Dama Doutora Nilza Francisconi prestigiaram os expositores rolandenses no evento. Não há um estande próprio da cidade. O Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva, o Diretor da pasta Wagner Campos – o Vavá e a Turismologa Flavia Galbero também prestigiaram os rolandenses. Na Fazendinha tem o espaço do Turismo, onde estão vários municípios mostrando suas potencialidades. Além disso, tem o pessoal da Feira de Sabores com as presenças da Casa da Cuca, Delícias Marabu, Oma's Kaffe Haus, Geleias Duga, Doce Poá, Doces D'Paty, Suco Só Frutos, Mel Flor da Mata e Eliane Castilho. Na Fazendinha ainda estão RO Pimentinha e Becker Haus, o pessoal da Emater com o Armazém do Campo, onde tem alguns produtos de Rolândia, da Takako Otake, Neuza Iwase e Mariza e Jaqueline Saldeira. Daniel Steidle com o EcoTurismo Rural e Edson Massuci também está expondo suas obras no Espaço Sicredi.

BARTIRA



As Secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e a Subprefeitura do Bartira promoveram melhorias no Distrito. Foram realizados os serviços de tapa buraco na Estrada que liga o Bartira ao Km 10 e ainda limpeza e reforma de bueiros na Av. Antônio Venâncio e na Rua Tupinambás. O Subprefeito José Luiz Polvani acompanhou os trabalhos.



PARAMOTOR





No último sábado (1) O Prefeito de Rolândia Doutor Francisconi e o Secretário de Cultura e Turismo Diego Silva estiveram reunidos no Contorno Sul de Rolândia com praticantes de voos de Paramotor e na oportunidade foi discutido a elaboração de um projeto para ser encaminhado ao Ministério de Turismo para incentivo ao Turismo de Aventuras na nossa cidade. O instrutor de voo Roberto Camargo ressaltou a importância dá prática que vem crescendo 20% ao ano e pode ser uma alternativa para fomentar o turismo em Rolândia. Camargo é instrutor há seis anos e voa há mais de 10 anos.

EMPREGOS




A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:


Cozinheiro em Geral;

Encarregado de Supermercado;

Fiscal de Loja;

Preparador Físico;

Supervisor de Manutenção Industrial.

--

Secretaria de Comunicação