JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 6 de maio de 2017

NOTAS DE FALECIMENTOS DA SEMANA EM ROLÂNDIA

FONTE: MANCHETE DO POVO






































ONTEM: GERALDA ALTINO

RIM ARTIFICIAL PODE TIRAR OS PACIENTES DA HEMODIALISE

WWW.NOSSASCURAS.COM


O Cura pela Natureza, sabem bem nossos leitores, é um site de notícias sobre medicina natural e receitas caseiras.

A natureza é poderosa, mas há casos em que temos que fazer uso da moderna tecnologia médica.

Por exemplo, as pessoas que fazem hemodiálise não podem prescindir dessa tecnologia.

E o sofrimento dessas pessoas é imenso…

Muitas ficam, às vezes, por anos, numa fila de espera para receber um rim.

A boa notícia é que milhões de pessoas podem renovar as esperanças porque cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco, nos EUA, pretendem lançar este ano o primeiro rim artificial biônico.

É isso mesmo!



O rim fabricado é perfeitamente parecido com o natural.

Ele tem filtros de silício, células vivas e é bio-híbrido.

O aparelho funciona com uma série de microchips e é movido pelo coração humano para filtrar os resíduos da corrente sanguínea.

Não é fantástico?


O rim biônico é conhecido pelos americanos como “The Kidney Project” e foi lançado por William Fissell de Vanderbilt e Shuvo Roy, da UCSF.

Esta notícia é muito especial para pacientes com doenças renais que dependem da hemodiálise.

Talvez você se pergunte sobre a possibilidade de algum corpo rejeitá-lo, mas esta é a segundo melhor notícia: chances zero.

Isso porque o rim biônico é feito a partir de células renais.

O protótipo é do tamanho de uma xícara de café e consegue otimizar a pressão arterial e o equilíbrio entre sódio e potássio no corpo.

Este projeto é simplesmente um presente maravilhoso para quem faz hemodiálise.

Para que isso fosse possível, a equipe recebeu, em novembro de 2015, uma doação de 6 milhões de dólares do Institute of Biomedical Imaging and Bioengineering (Nibib) para pesquisas e desenvolvimento.

Os pesquisadores acreditam que as opções podem ser ainda mais amplas e o principal deles, dr. Victor Gura, afirma que dentro de dois anos o rim biônico estará disponível para venda.





Fonte: www.curapelanatureza.com.br

ROLÂNDIA : MARIO TORREZAN E O QUEIJO VITÓRIA

QUEIJOS FABRICADOS EM ROLÂNDIA
COM FAMA INTERNACIONAL
ESTRADA SÃO RAFAEL
FOTOS MANCHETE DO POVO


ROLÂNDIA: TUDO PRONTO PARA O ENCONTRO DOS MOTOCICLISTAS

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA

CLIQUE NA FOTOS PARA AMPLIÁ-LAS











































































































CARTAZES, SHOW, FESTAS, BAILES E EVENTOS NA REGIÃO


AULAS DE CAPOEIRA EM ROLÂNDIA - PR.

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA





















ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA ( DOIS CASOS DE CHIKUNGUNYA )

ATENÇÃO COM O AEDES - Saúde em alerta com casos de chikungunya em Rolândia

Fiscalização e conscientização com os moradores foram reforçadas


Fotos: Gustavo Carneiro
Miguel Kolarovicz contraiu dengue em 2015: "Sofri muito com dores e febre; não desejo isso nem para o meu pior inimigo"

Rolândia - Considerada uma cidade de pequeno porte, com população estimada em pouco mais de 64 mil habitantes, Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) está em alerta com o Aedes Aegypti. Recentemente, o município registrou o segundo caso de chikungunya em 2017. A doença causada pelo mosquito se parece com a dengue, concentrando dores principalmente nas articulações, também pode levar à morte. 

O primeiro caso foi registrado no final de março, quando um morador deu entrada no sistema de saúde com sintomas. Ao passar por exames, foi constatado que tratava-se de chikungunya e que a doença havia sido adquirida na Bahia, onde ele passou férias. "O paciente voltou de viagem no dia 6 de fevereiro e só foi procurar o serviço de saúde no dia 30 de março. Foram realizados exames e a partir do histórico se constatou que se tratava de um caso importado", explicou o gerente de Vigilância Epidemiológica de Rolândia, Marcelo Marques Ferreira. 

A outra ocorrência foi autóctone (quando a doença é contraída dentro do município) e confirmada no final de abril pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente apresentou os indícios a partir de 24 de março e procurou atendimento na mesma data. "O paciente está bem, foi monitorado e acompanhado. Está tudo sob controle", disse Ferreira. 

Segundo o gerente de Vigilância Epidemiológica, as autoridades estão atentas para que Rolândia não registe mais casos, principalmente o autóctone, que foi o primeiro da história da cidade. A fiscalização e a conscientização com os moradores foram reforçadas. "Os agentes de Endemias estão indo nas casas e também estamos realizando várias reuniões com as equipes, enfermeiros, médicos e instituições de saúde", pontuou. 


"O descaso da população é muito grande; cada um precisa fazer sua parte", afirma Terezinha Francisco Batista

Desde agosto de 2016, quando começou o período epidemiológico, foram contabilizados nove casos de dengue e nenhum de zika. Já o último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (Liraa) mostrou índice predial de 1,7%, que representa 0,7% acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde. "Apesar dos dois casos de chikungunya estamos em uma situação positiva, já que não precisamos receber a vacina contra a dengue, pois não tivemos surtos da doença nos últimos anos, e o nosso Liraa está baixo", ressaltou. 

Como forma de agilizar a confirmação e, posteriormente, o tratamento de dengue, chikungunya e zika, todas as UBS do município dispõem do teste rápido, descentralizando o serviço. Rolândia e Londrina são as únicas cidades que fazem parte da 17ª Regional de Saúde com a ferramenta. 

SINTOMAS 
Por possuírem sintomas muito parecidos, como dor de cabeça, febre e manchas pelo corpo, qualquer manifestação de alguma das três doenças causadas pelo Aedes precisa ser levada a sério para o diagnóstico e tratamento corretos. É contraindicado o automedicamento. "A partir do momento que o paciente tem febre e mais dois sintomas, ele precisa procurar o posto de saúde, onde serão feitos os exames, como a prova do laço", orienta Ferreira. 

CUIDADO REDOBRADO 
Em Rolândia, três são os bairros que apresentam os maiores índices de presença do mosquito Aedes aegypti (Jardim Rosângelo, Vila Odório e Água Verde), segundo o último Liraa realizado pela prefeitura, em abril. Nestes locais, os principais criadouros de larva são vasos de plantas, garrafas plásticas e piscinas. 

Moradora do Jardim Rosângelo, a dona de casa Rosana de Ramos está de olho com os possíveis focos. Mãe de três filhos, ela evita ter vasos com potes em casa para não acumular água. "Com o meu quintal o cuidado é grande; essa situação de dengue e outras doenças que vêm do mosquito preocupam muito." 

Vítima da dengue em 2015, Miguel Kolarovicz lembra sem saudades de quando adoeceu. "Sofri muito com dores e febre. Procurei o atendimento médico no dia seguinte aos sintomas e descobri que estava com a doença. Tratei e fiquei bem algum tempo depois, mas não desejo isso nem para o meu pior inimigo, porque é muito ruim", recorda. 

Após a doença, o cuidado na casa de Kolarovicz e nos terrenos em volta foi redobrado. "Sempre estou olhando as vasilhas e o quintal, para que não tenha nenhuma sujeira que possa vir a acumular água. As maiorias das flores também plantei direto no chão para ter o mínimo de vasilhas possível. Também estou sempre limpando os terrenos perto de casa", conta o aposentado, que reside na Vila Odório. 

Redobrando a atenção após descobrir a gravidez da filha, Terezinha Francisco Batista não estava sabendo sobre o caso de chikungunya no município. Informada pela FOLHA, ela se mostrou surpresa. "Bom saber porque vou tomar ainda mais cuidado", afirmou. Segundo ela, o principal problema é a falta de consciência dos moradores. "Se você não cuidar, não vai ter quem vai cuidar por você. O descaso da população é muito grande. Cada um precisa fazer sua parte", advertiu.

Pedro Marconi
Reportagem Local

OS MAIORES E MELHORES BLOGS DO PARANÁ

.
FONTE\; http://www.guiademidia.com.br/jornaisdoparana.htm. CLIQUE EM CIMA DO LINK E CONHEÇA-OS
Blogs e Sites de Jornalismo do Paraná
Blog / Site
Cidade / Estado
Coluna do Rato - Claudiney A. da Costa
Barbosa Ferraz
Blog da Bebel Ritzmann
Curitiba
Lobo Notícias
Guarapuava
Blog Olho Aberto PR
Laranjeiras do Sul
Blog Minha Cidade Porecatu PR
Porecatu
Blog Intervalo da NotíciasPrudentópolis
Blog do Farina - José Carlos Farina
Rolândia e Norte Paraná
Blog Tribuna de São Jerônimo da Serra
São Jerônimo da Serra
Blog do Luciomar Castilho
União da Vitória

VÍDEOS DOS ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS PHANTONS DE ROLÂNDIA - PR.

ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS EM ROLÂNDIA NESTE DOMINGO

NESTE DOMINGO
07/05/2017
PRAÇA DO GINÁSIO DE ESPORTES
9:00 HORAS
TUDO O QUE O MOTOCICLISTA GOSTA VAMOS TER AQUI..
EU VOU.....
www.youtube

FARINA

CAVALGADA EM ROLÂNDIA NESTE DOMINGO 9:00 HORAS

AMANHÃ...
DOMINGO..
9:00 HORAS..
NÃO PERCAM...