JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 5 de junho de 2017

ROLÂNDIA: CACHORRO PERDIDO NA REGIÃO DO MANOEL MÜLLER

Sumiu o filhote de estimação do meu filho, 5 anos de idade, aqui no Manuel Muller...
QUALQUER INFORMAÇÃO 
LIGUE PARA 99937 0363 ( Maicon )



VÍDEO MUSEU DO CAFÉ DE ROLÂNDIA MASSUCI NA TV TAROBÁ

CLIQUE.

VÍDEO HOMEM É DEGOLADO EM SÃO MARTINHO ( ROLÂNDIA )

CLIQUE.

ROLÂNDIA : IGREJA DO JABORANDI AINDA ESTÁ DE PÉ

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA

COMENTÁRIO RECEBIDO:

Eu era de São Martinho, mas conhecia bem essa comunidade. Tinha muitos amigos aí. O sentimento é de tristeza ao ver a igreja assim... muita saudade...  tempo bom de viver.  Era uma região muito rica. Ainda é... Muita famílias viveram ali. EZEQUIEL CAMPANER.

RESPOSTA:
Esta igreja foi construída no final da década de 30 né? Foi construída ao lado da fazenda do Sr. Antonio de Paula. Um dos "de paula" (pai do Dorval )  foi proprietário da venda né? Havia tbm uma escola. O ex-prefeito Zé  Perazolo nasceu aí perto... perto daí tbm viveu a família do Sr. Zé Sella... FARINA



















































RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE ROLÂNDIA ( 05/06/17 )

ALEX  SANTANA

- Vamos agora protestar junto a Praça de Pedágio em arapongas. vamos liberar as cancelas.

- Novos Laudos de insalubridade. junto com Rodrigão e Reginaldo silva visitando vários locais para a feitura de novos laudos. finalizamos 6ª feira.

- JOÃO ARDIGO: Pediu aparte para criticar a concessionária Viapar que fechou de novo a estrada alternativa do Ceboleiro. Vamos continuar com esta luta. Mesmo com ameaças de processos.

- Cruzamento localizado na saída para São Martinho. O município tem que dar uma solução para o problema.

- Parabenizou o Daniel e Massuci pelo museu do café. Mais de 300 pessoas presentes.

JOÃO GAUCHO


- Se a Viapar  vai abrir processo contra os vereadores Ardigo e Alex terá que abrir contra mim tbm.

MARIA DO CARMO

- O desfile cívico do 7 de setembro. Quem quiser participar deve procurar a secr. de educação.

- A população deve denunciar o descarte clandestino de entulhos e lixo.

- A prefeitura tem feito o serviço de desentupimento de bueiros e limpeza de bairros,

- Reunião no Jardim Nobre I.

- Parabéns ao Daniel e massuci pelo museu do café.

REGINALDO SILVA

- Vamos tbm dar apoio aos colegas sobre a estrada do ceboleiro.

- Cabides solidários do JR.

-  Concurso de bandas e fanfarras nos dias 22/23 de julho. Conseguimos uma doação da binacional Itaipu.

- Pedimos atenção ao professores. elevação de nível.

- no dia 30 tivemos prestação de contas do município. O saldo é positivo.

- RODRIGÃO tbm deu apoio contra as ameaças da Viapar.

- MUDANÇA DE ZONEAMENTO.



ESTAMOS ANOTANDO.. SESSÃO EM ANDAMENTO...


ROLÂNDIA : FESTA JUNINA NO NOVO HORIZONTE DIA 10 e 11 /05


NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR.

05/06/17

FISCALIZAÇÃO




A Prefeitura (por meio da Vigilância Sanitária, setor de Tributação, setor de Fiscalização e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e demais entidades fiscalizadoras promoveram uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) na noite do último sábado, 3 de junho. A operação durou 5h30 (com início às 20h) e vistoriou estabelecimentos comerciais da cidade do ramo alimentício (lanchonetes), bares e postos de combustível. Os fiscais da Prefeitura vistoriaram 20 estabelecimentos do segmento bares ou lanchonetes em diversos pontos da cidade e nos Distritos de São Martinho e no Bartira. Em São Martinho um bar foi lacrado. Na Vila Oliveira, um bar multado em R$ 2.240 em virtude do som alto e os músicos que ali se apresentavam não tinham alvará para tocar e foram notificados. Os bares com apresentações de música ao vivo necessitam de alvará especial, isolamento acústico para fazê-lo e devem respeitar a lei do silêncio - de domingo a quinta até às 23h e sextas, sábados e vésperas de feriado até a meia-noite. Um bar do Bartira, um do Conjunto Domingos Neves e dois de São Martinho foram flagrados com os alvarás vencidos,foram notificados e, se em dez dias não regularizarem serão multados. Dois postos de combustíveis tiveram as geladeiras de bebidas lacradas já que vendiam bebidas alcoólicas após a meia-noite e em local discordante do contido no alvará. Foto Jean Henke/Rolândia190. 

LIVRO INAPROPRIADO



A Secretaria de Educação está recolhendo o livro “Enquanto o sono não vem”, das escolas municipais. Na avaliação da equipe pedagógica da Secretaria, o material tem conteúdo inapropriado para a faixa etária a qual é destinado, de seis a oito anos e, por isso, não será ofertado aos alunos. A obra de José Mauro Brant, da Editora Rocco, está no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e veio encaminhado pelo Ministério da Educação. Em um dos contos do livro, “A triste história de Eredegalda”, o pai sugere a ideia de se casar com uma de suas filhas, que acaba morrendo no fim da história. A Secretaria Municipal de Educação informa que os volumes serão devolvidos com um parecer técnico-pedagógico com a devida explicação. 


VACINAS




A Secretaria de Saúde informa que o município alcançou 89,56% do público-alvo na campanha nacional de vacinação contra a gripe. A preocupação é alcançar as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 mese e 29 dias pois temos em Rolândia 3.634 crianças nessa faixa etária e, até o momento, foram vacinadas 2228 crianças, o que corresponde a 61,31% de cobertura vacinal para este público. A campanha de vacinação prossegue até sexta-feira em todos os postos de saúde da cidade. Podem se vacinar: Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto); Idosos (a partir de 60 anos); Profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade e Professores de escolas públicas ou privadas. Rolândia tem 12.904 pessoas que correspondem ao grupo prioritário e a cobertura vacinal é feita através do grupo prioritário, sendo assim, foram 11.385 vacinados até o momento, o que corresponde a 89,56%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar 90% da população fim da camapanha. 


SÃO MARTINHO





A Subprefeitura de São Martinho e a Secretaria de Infraestrutura promoveram melhorias na iluminação pública do Distrito. Foram trocadas mais de 80 lâmpadas em diversos pontos de São Martinho. O Subpreito Sandro Leonardi acompanhou os trabalhos. 


FEIRA DO ARTESANATO SÁBADO



Neste sábado, dia 10 de junho, a Secretaria de Cultura e Turismo promove mais uma edição do "Espaço Sabor e Arte", um local destinado à venda de artesanato e produtos gastronômicos do Município de Rolândia. A feira acontece no Complexo Esportivo Emilio Gomes (coreto da Oktoberfest), na Avenida Santos Dumont das 9h às 17h e conta atualmente com 23 artesãos/grupos de artesãos, com uma grande variedade de produtos, como artesanato em papier collé, alumínio, cerâmica, madeira, fibra de bananeira, palha de milho, cabaças, pinturas em tecido, bordados, crochê, biscoitos decorados, doces e panificados, geleias e patês, dentre outros. Essa é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, em parceria com a Secretaria de Esportes e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR). 


ESCOLA DO BARTIRA




As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promoveram melhorias na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, situada no Distrito do Bartira. No local, foi melhorado o forro, sobretudo o do refeitório e ainda feita a pintura e adequações. 


HORTA


A Subprefeitura de São Martinho promove a revitalização da horta comunitária da Escola Municipal Luiz Real, no Distrito de São Martinho. O Subpreito Sandro Leonardi acompanhou os trabalhos. 


EMPREGOS





A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

*Auxiliar Administrativo – Cursando Superior (Pessoas com Deficiência); 

*Auxiliar de Padeiro; 

*Açougueiro; 

*Cozinheiro Industrial; 

*Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais. 

INDUSTRIAS




A moderna lei de autoria do Executivo Municipal 3.777/2016 que versa sobre a geração de emprego e renda e que promove o incentivo aos segmentos comerciais, industriais e de prestação de serviços coloca Rolândia na vanguarda do desenvolvimento. O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão e o Secretário de Desenvolvimento Econômico Dário Campiolo receberam no gabinete do Prefeito nesta sexta-feira (2), dois Diretores de uma das maiores empresas brasileiras do ramo alimentício que abarca doze marcas de produtos, que estiveram na cidade ao lado do ex-Vereador e empresário Rodrigo. Na ocasião, foi detalhado que a empresa está em fase final do projeto de expansão e coloca a cidade na rota da ação, com a intenção de construir um Centro de Distribuição (CD) para movimentar e armazenar mercadorias e que vai movimentar cerca de R$ 6 milhões/mês na cidade. A projeção é gerar, de imediato, 80 empregos diretos.
-- 
Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

FECHAMENTO DA ESTRADA DO CEBOLEIRO NA FOLHA DE LONDRINA

FOLHA DE LONDRINA

APÓS UMA SEMANA


Viapar fecha estrada vicinal que liga Rolândia e Arapongas sem pedágio

A concessionária Viapar fechou, na manhã desta segunda-feira (5), a Estrada do Ceboleiro, vicinal que liga Rolândia a Arapongas. Por volta das 5h, a concessionária abriu valas no curso da via e colocou blocos de concreto para impedir a passagem. A estrada voltou a ser usada como alternativa não pedagiada entre os dois municípios.

A via, fechada desde 2007, foi reaberta no sábado retrasado (27 de maio) pelo movimento Tarifa Zero. Segundo o vereador João Ardigo (PSB), que integra o movimento, a Estrada do Ceboleiro existe desde 1942. 

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha

Porém, após a concessão do trecho da BR 369, a Viapar obteve na Justiça liminar, em 2007, que obrigava a Prefeitura de Rolândia a manter a vicinal bloqueada, por ser considerada uma rota de fuga. "Depois a Copel instalou postes lá e ela ficou esquecida. Mas, quando Mandaguari abriu uma estrada alternativa, nosso movimento resolveu fazer o nosso", diz. A sociedade civil organizada arrecadou recursos e reabriu o trecho, liberando a passagem. 

O vereador diz que a base do "Tarifa Zero" é o artigo quinto da Constituição Federal, que garante o direito de livre locomoção a todos os brasileiros. "Se a pessoa não tem dinheiro para pagar pedágio, fica impedido de chegar até a cidade vizinha", justifica. Ele ainda afirma que o movimento se reúne nesta terça-feira (6) para decidir o que fazer e que uma ação civil pública está em vias de ser impetrada na Justiça para liberar a passagem para os moradores. 


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha

O Bonde entrou em contato com a Viapar e aguarda manifestação oficial da empresa. Em seu site, a concessionária defende que a liberação de pedágios apenas para moradores das cidades vizinhas seria injustiça, porque as rodovias ligam vários municípios, e que o tráfego pelas rodovias é livre, mas não gratuita – taxas de licenciamentos e manutenção de veículos e até os custos para obter carteira de habilitação são citados para justificar a tese.

Luís Fernando Wiltemburg
Grupo Folha

VÍDEO NOVAS PROMESSAS DA COMUNICAÇÃO / TV EM ROLÂNDIA - PR.

CLIQUE.
VÍDEO.

ROLÂNDIA : FEIRA LIVRE DO JARDIM SANTIAGO

Primeira domingo da Feira livre do Jardim Santiago. Parabéns pela organização tem tudo para dar certo. JOÃO ARDIGO.


Primeira domingo da Feira livre do Jardim Santiago. Parabéns pela organização tem tudo para dar certo.

VÍDEO 2 FECHARAM A ESTRADA DO CEBOLEIRO DE NOVO ( COMPLETO )

CLIQUE.
VÍDEO..


VÍDEO TV TAROBÁ LONDRINA

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 05/06/17

INFORMAMOS OS FALECIMENTOS DE:

- VALDEMAR MELHADO MENDES

- SUELI ANGELA OLIVEIRA

- ONILDA MARIA STRASSACAPA, 95 ANOS

ESTAMOS AVERIGUANDO LOCAL DE VELÓRIO E HORÁRIO DE SEPULTAMENTO.

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR ÀS FAMÍLIAS


VÍDEO FECHARAM DE NOVO A ESTRADA DO CEBOLEIRO DO PEDÁGIO DE ARAPONGAS - PR.

VIDEO.CLIQUE.