quinta-feira, 29 de junho de 2017

JOÃO LOPES ( BICHO DO PARANÁ ) BIOGRAFIA, VIDA E OBRA

TNONLINE.UOL.COM

Conheça a carreira do californiano João Lopes, o Bicho do Paraná






Quem é paranaense de paixão certamente já ouviu falar em João Lopes, ou ao menos já cantou os versos "Eu não sou gato de Ipanema; sou bicho do Paraná".

O músico é referência internacional quando se fala de música no Paraná. Nascido em Califórnia, João Lopes começou sua carreira na década de 1970. O Bicho do Paraná, como é conhecido, é adepto do rock rural, da mesma leva que trouxe Sá, Rodrix e Guarabyra, Kleiton e Kledir e muitos outros.

A sonoridade de João Lopes é uma organizada promiscuidade de rock, blues e música caipira. Suas letras falam geralmente da vida no Norte do Paraná, do culto à natureza, amor, liberdade, política e crítica social.

João Lopes era amigo de Ivo Rodrigues, vocalista da lendária banda Blindagem; a principal banda de rock do Paraná. Ivo Rodrigues, que faleceu em 2010, foi um grande músico paranaense com quem João Lopes escreveu alguns sucessos. Foi inclusive através de Ivo que João Lopes teve seu primeiro contato com o palco. No ano de 1978, convidado pelo vocalista, participa de um show e não para mais de tocar.

No ano de 1981 João Lopes fecha contrato com a gravadora Continental e lança seu primeiro disco, o album João Lopes, que trazia entre outros, o sucesso Bicho do Paraná.

A canção Bicho do Paraná é tida como uma espécie de hino não oficial do estado. Canção esta que traz em seus versos um verdadeiro culto ao Estado do Paraná. E traz também uma das peculiaridades na obra de João Lopes; a vida do retirante do interior que vai para a capital enfrentar o mundo com a cara e a coragem.

Em 1988 João Lopes lança seu segundo disco, "Pé Vermelho". A canção-título é também uma alusão direta à vida do norte-paranaense que resolve ir tentar a vida em Curitiba. Usando versos como "Quem vem lá do norte, sempre conta com a sorte quando chega aqui; e aqui chegando, vai se desdobrando como nunca vi; tem que ter muita sorte e ser bem malandro pra chegar aqui", o músico descreve o desafio que milhares de paranaenses enfrentam ao ir morar na capital. Dentro desta alusão, João Lopes faz uma alegoria à raça de seu povo, já que em Curitiba, as pessoas que são naturais do Norte do Paraná são vistas como pessoas trabalhadoras e competentes.

Já em 1991, João Lopes lança seu terceiro disco "O Homem e a Natureza", com canções voltadas ao meio ambiente e o futuro do planeta. Um assunto que na época ainda não estava em evidência perante a sociedade. Neste álbum, João Lopes traz na canção-título uma verdadeira oração do povo paranaense. Canção esta que originalmente foi gravada pelo Blindagem em 1988. Citando as crianças, Deus, os índios e a terra vermelha, João Lopes grava uma verdadeira oração do Povo Paranaense.

No ano de 1996, João Lopes lança um disco independente entitulado "Interiores". O lançamento foi em vinil.

Já no ano de 2005, grava o disco Bicho do Paraná Acústico, trazendo releituras de sua obra em formato acústico. Neste disco, João Lopes traz inclusive uma versão do clássico Blowing in the wind, de Bob Dylan.

João Lopes lançou também vários singles e é conhecido em vários países. Pelas ruas de Apucarana, principalmente entre as figuras mais ilustres, o músico é uma figura conhecida e de extremo carisma popular. Atualmente ele vive em Curitiba, e realiza seus shows frequentemente. No carnaval deste ano, João Lopes tocou para o público psicodélico do Festival Psicodália de música e cultura, em Santa Catarina. Foi muito aclamado e ovacionado pelo público durante a sua apresentação.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

29/06/17

NO CCI



O Centro de Convivência do Idoso (CCI), programa da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na tarde desta quinta-feira (29), sua tradicional Festa Junina. Centenas de pessoas prestigiaram e se divertiram no evento. A Festa teve dança, animação com Fabiano Santos, comidas e bebidas típicas, alegria e confraternização. O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Secretária de Assistência Social Sandra Teixeira e a Coordenadora do CCI Marlei de Oliveira foram anfitriões da festa. Os Secretários de Finanças Francisco Ramos, Administração Fábio Pinto, Cultura e Turismo Fernando Pina e Serviços Públicos Paulo Gaffo, prestigiaram a festa, que contou ainda com Servidores Municipais, usuários e convidados. O CCI atende na Rua Antonio Campaner 177, no Domingos Neves.

HORTA




O Projeto de Convivência e Fortaleciento de Vínculos com a Família (CFVS - antigo CRIAR) desenvolve uma horta comunitária com os cerca de cem jovens de 9 a 15 anos beneficiados pelo trabalho. Dali estão saindo alimentos para o consumo dos jovens nas refeições diárias. São advindos da horta: rúcula, cebolinha, salsinha, aleirão e couve. O Prefeito Doutor Francisconi e o Vice-Prefeito Roberto Negrão foram conhecer a atividade, ao lado da Coordenadora da unidade, Vera Araújo.

RUA EUROPA






Com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU)/Paranacidade e o financiamento da Fomento Paraná, a Rua Europa foi toda recapeada. Além do novo asfalto, foi promovida a sinalização viária. Foram investidos R$ 590.165,39 em um trecho de 1,25km, compreendido entra a Rua Barão do Rio Branco e a Avenida Ayrton Rodrigues Alves.

EMPREGOS




A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Vendedor Pracista

Vendedor Interno

Cozinheiro em Geral

Ajudante de Cozinha 

EM BRASÍLIA




O Prefeito Doutor Francisconi e o Vice-Prefeito Roberto Negrão se reuniram em Brasília com representantes do Ministério da Saúde visando discutir e trazer benefícios para o município, nas áreas de atendimento, medicamentos e infraestrutura da Saúde. O Deputado Federal Luiz Nishimori e a Vereadora Professora Maria do Carmo participaram do encontro.

ALISTAMENTO





A Junta Militar de Rolândia atende até às 18h no prédio anexo a Prefeitura. Todos os cidadãos nascidos em 1999 e anos anteriores que ainda não se alistaram, deve comparecer na Junta Militar de Rolândia, das 8h às 18h para realizarem o seu alistamento, trazendo documento original do RG, CPF, comprovante de residência e uma foto 3x4 recente. Este ano Rolândia passou a ter sua situação como Município Tributário e em consequência disto, todos os cidadãos alistados até 30 de junho de 2017, deverão passar por seleção militar. Até aqui, 435 jovens já se alistaram. A primeira fase com a inspeção médica já está determinada para o período de 18 a 22 de setembro de 2017, ainda faltando definir o local e horário, sendo que isso deve ser definido em julho, quando os cidadãos deverão acompanhar a sua situação no site: www.alistamento.eb.mil.br e também receberão e-mail com a definição da situação.


CAMINHADA






A Secretaria de Cultura e Turismo, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a EMATER convidam a população para participar da 7ª CAMINHADA ECOLÓGIA DE ROLÂNDIA, dia 9 de julho (domingo), a partir das 8h. Será uma manhã de confraternização entre os participantes que vão se exercitar contemplando a natureza e no final da caminhada, participar da tradicional “Festa da Comunidade do Deizinho do Vermelho” e saborear um delicioso almoço rural.Se possível, organize grupos e venha participar!

Programação

Local:- Capela de São Pedro – Deizinho do Vermelho

Café da manhã– Trazer um prato que será servido em uma mesa compartilhada (ex. pão, frutas, bolachas, geléias, queijo, etc...)

Caminhada -Saídado Deizinho do Vermelho até a Cachoeira através de propriedades rurais, lavouras e trilhas dentro da mata (Percurso de 2,5 km).

Apresentação de escotismo na cachoeira.

Almoço- Por adesão. Opções de prato: arroz temperado, salada, assados, bisteca na chapa, leitoa, frangos e bebidas em geral). O custo será conforme o prato encomendado.

Obs:- Trazer repelente, protetor solar e água para beber durante a caminhada.

Inscrições gratuitas

Informações e reserva de almoço pelos telefones:

(43) 3910-1600 (EMATER) ou 3906-1086 (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo).

FARINA COM PAULO MARTINS

O PAULO É PROPRIETÁRIO DO "ESPETINHO" EM FRENTE O SUPERMERCADO CIDADE CANÇÃO. ELE FALOU QUE SEGUE O MEU BLOG, O MEU CANAL DE VÍDEOS E AS MINHAS TRANSMISSÕES AO VIVO. UM ABRAÇO. 

ADVOGADOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS EM ROLÂNDIA

DR. LUCAS FERNANDO  DA SILVA
DRA. TAMIRES CAROLINE DA SILVA
RUA ARTHUR THOMAS, 2320, ( PERTO DO GINÁSIO DE ESPORTES)
FONE (43) 3016-2995






ENCONTRADO UM CORPO CARBONIZADO DE UM BEBÊ EM ROLÂNDIA

Foi encontrado na manhã desta quinta-feira (20/06) um corpo de um bebê do sexo masculino ( recém  nascido ) morto e abandonado em um matagal ao lado da rodovia dos pioneiros, próximo ao museu japonês. O corpo estava ligeiramente carbonizado e embrulhado em panos. O funcionário do Instituto médico legal que compareceu ao local disse que agora farão a necropsia do corpo para levantar a real causa da morte, bem como da hora provável do óbito. Será coletado também material para futura identificação, via  DNA. Se alguém tiver alguma pista, ligue de forma anônima do 190.


VÍDEO POVO REABRE DE NOVO ESTRADA DO CEBOLEIRO ( PEDÁGIO ARAPONGAS ) 29/06/17

CLIQUE.
VÍDEO

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 29/06/2017

TALITA STUTZ COMUNICA:

É com o coração sangrando que em nome da minha família comunico o falecimento do nosso amado amigo Belmiro Rabaneda... uma pessoa linda... sempre de bom humor fazendo brincadeiras e rindo de tudo... que Deus possa confortar a família, filhos e a esposa nossa amiga Cida... Temos a certeza de que ele fará a alegria do lugar onde está agora... lembrarei sempre do carinho... colocava apelidos em todos "biquinho" era o meu, "Rogerio" era do meu filho, "enteado" era do meu marido....vá em paz Belmiro que Deus o receba de braços abertos...
COMENTÁRIO:
Ele era ex-gerente do Banco Itau de Rolândia. Não foi informado o local do velório e horário de sepultamento. FARINA.

POVO REABRE DE NOVO ESTRADA DO CEBOLEIRO ENTRE ROLÂNDIA E ARAPONGAS

BONDE

29/06/2017

NA BR-369

Com enxadas, Tarifa Zero reabre acesso para desviar de pedágio


Integrantes do movimento Tarifa Zero, que pede a isenção na tarifa cobrada no pedágio na BR-369, entre Rolândia e Arapongas, arregaçaram as mangas e reabriram nesta quarta-feira (28) um trecho da Rua Rabilonga Vermelha, usada para desviar da cobrança da Viapar, concessionária que havia interditado o local no início da semana.

LONDRINA A CIDADE DAS "COXINHAS"

BONDE

PALADAR

Londrina, a cidade que gosta muito (muito mesmo) de coxinha

ue os londrinenses são fãs de café todo mundo sabe. Mas o que normalmente acompanha essa bebida nas idas às padarias? Para responder a essa pergunta, a equipe do Portal Bonde conversou com 11 estabelecimentos para descobrir qual salgado não para no balcão. 

Cada um dos estabelecimentos informou os três salgados mais vendidos diariamente, fritos ou assados. Para a análise dos resultados, foi atribuída uma pontuação para cada posição: 10 pontos para o primeiro mais vendido, 5 para o segundo mais vendido e 2,5 para o terceiro mais vendido. 

E os dados das 11 padarias consultadas, distribuídas entre as cinco regiões da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro), consagrou a coxinha como grande campeã. Ao todo, o salgado somou 47,5 pontos.

Gina Mardones/Grupo Folha

A chef da Menu Escola de Gastronomia Ana Paula Lopes disse que a vitória é merecida. "A coxinha é uma das rainhas entre as chamadas comidas de boteco. Não tem quem não goste. Trabalhei em um hotel na Itália e às vezes fazia coxinha. Eles [hóspedes] ficavam enlouquecidos." 

A estudante de jornalismo Ana Beatriz Pacheco tem o hábito de sempre consumir coxinha na cidade. "Quando vou à padaria, sempre peço coxinha. É meu salgado favorito. E tem de ter em todas as festas de crianças." A acadêmica de arquitetura e urbanismo Amanda Rafaela endossa o coro. "Super concordo [com o resultado]. Em todas as padarias da cidade que passo tem coxinha." 

O salgado ficou cinco pontos à frente do segundo colocado, o mineirinho pão de queijo (42,5 pontos). O terceiro lugar do pódio ficou com a trouxinha (17,5). 

Para coleta de dados, foram ouvidos os seguintes estabelecimentos: Panetteria Palhano Pães e Doces Ltda.; Panificadora e Confeitaria A Baronesa; Padaria Truffada; Padaria Barão; Panificadora Rainha da Serra; Padaria e Confeitaria Graciosa; Padaria Pão Bão; Padaria e Confeitaria Rogimar; Panificadora Savana's; Panificadora e Confeitaria Flumê; e Padaria Millane.

Gabriela Campos - Redação Bonde

ROLÂNDIA : PREFEITO FRANCISCONI RESPONDE CRÍTICAS

O prefeito Luiz Francisconi, sem citar nomes, respondeu via  transmissão ao vivo pelo Facebook, as seguintes críticas feitas publicamente contra ele, nos últimos dias:

1)- Com relação a crítica feita por um ex-prefeito que teria alertado a população de que ele estaria captando recursos do Fundo da Previdência do Município, respondeu que isso é mentira. Que ele nunca pensou ou precisou destes recursos. Mas se ele quiser um dia captar estes recursos precisa de autorização do Conselho da Previdência Municipal encarregada de cuidar destes recursos. Necessitaria também de autorização da Câmara. "Nunca passou pela minha cabeça isto", concluiu.

2)- Com relação a crítica de uma senhora dona de uma mídia da cidade que disse que a prefeitura não tem administrador, ele respondeu que "convida esta senhora a debater com ele administração, inclusive a administração de uma grande empresa da cidade que nós tínhamos aqui". asseverou.

3)- Com relação as críticas de um ex-secretario que disse que ele "não tira a bunda da cadeira", ele respondeu que está voltando de Brasília onde foi em busca de recursos para a cidade, dentre elas verbas para melhorar o visual das entradas da cidade e para recuperar a malha viária da cidade.

4)- Finalizou dizendo que o momento no Brasil é de profundo  crise. Todas as prefeituras estão com deficiência de verbas mas "estamos atrás de vebas e recursos para dar melhores condições de vida à toda a população, sempre pautado pela ética e transparência". Falou tbm que não vai mais deixar impune nenhuma crítica maliciosa e difamante, - disse e finalizou.