JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 24/08/17

POSTO DE SAÚDE CENTRAL


O Prefeito Doutor Francisconi, o Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Secretária de Saúde Rosana Alves e o Chefe de Gabinete Victor Garcia foram conferir o andamento das reforas no Posto de Saúde Central, situado na Rua Alzira Tiburski. As reformas e adequações são custeadas pela empresa proprietária do imóvel, portanto sem custos aos cofres públicos. A Prefeitura aluga o imóvel. Até aqui já foram feitas a reforma, troca de janelas e a pintura de seis consultórios; a reforma de dois banheiros; reforma e adequações na sala de curativos, sala de inalação e sala de vacinas;reforma na sala de enfermagem; trocado o forro e a iluminação; e adequações na farmácia e depósito/estoque de medicamentos. Ainda o forro e a iluminação foram trocados, garantindo mais segurança e comodidade aos servidores e usuários. Ainda está sendo promovida melhorias na parte elétrica e hidráulica. Agora, as calçadas estão em obras, para conferir acessibilidade aos pacientes e a ala de repouso vai ser divida em masculina e feminina e em cada uma delas haveráAs autoridades conversaram com Servidores e usuários. Ainda visitaram a Unidades Básica de Saúde do Tomie Nagatani.

LAMA NA VILA


A Secretaria de Infraestrutura está promovendo melhorias na Vila Oliveira. Na Rua Rubi foi feito o serviço de lama asfáltica, que é usada como preventivo e corretivo, na conservação de pavimento asfálticos, sendo uma camada que protege e prolonga a vida útil do asfalto. 

PLANO DIRETOR


A Secretaria de Planejamento promoveu a terceira reunião setorial da construção do Plano Diretor de Rolândia. O evento foi realizado nesta quarta-feira, dia 23, no Centro Comunitário João de Deus, Rua Santa Catarina, 1235, Centro. Participaram do encontro a Secretária de Planejamento Catarina Schauff, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gilberto São João, o Diretor da Secretaria de Infraestrutura Marcos Santucci, os Vereadores Irineu de Paula, Professora Maria do Carmo e Edileine Griggio, a Arquiteta Elisa Zanon, do Itedes, instituto parceiro na elaboração do Plano, e a comunidade. A próxima reunião será dia 30/08 em SÃO MARTINHO, no Centro Comunitário, a partir das 18h. 

MICRO EMPREENDEDOR


Nesta quarta feira, dia 23 de agosto, foi realizado, na Sala do Empreendedor, a Oficina de Compras Governamentais para os Microempreendedores de Rolândia. A oficina foi ministrada pelo Consultor do SEBRAE, Mauro Anici e participaram microempreendedores dos segmentos de borracharia, mercearia, comércio de alimentos, lava rápido, mecânico de veículos. As próximas oficinas com o SEBRAE serão nos dias:

- 20/09 (19:30h) - Oficina de Orientação para acesso ao crédito

- 05/10 (19:30h) - Oficina de Compras Públicas

Haverá também Consultorias (com agendamento de horário) nas seguintes datas:

29/08/17 - Consultoria sobre Planejamento

19/09/17 - Consultoria sobre Marketing

03/10/17 - Consultoria sobre Finanças

24/10/17 - Consultoria sobre Marketing

Lembrando que tantos as oficinas quanto as consultorias são gratuitas e os interessados podem entrar em contato com a Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor de RolândiaPatrícia Iastrenski das 8h às 12h30 na Sala do Empreendedor ou pelo telefone 3255-1118 para fazer as inscrições. 

AGOSTO DOURADO

Em comemoração ao mês“ Agosto Dourado”, a Secretaria de Saúde convida a todos os profissionais de Saúde para uma PALESTRA como tema “AMAMENTAÇÃO DA PRIMEIRA HORA DO DESMAME”, com a Palestrante Cristiane Movio, Fonoaudióloga, Especialista em Aleitamento Materno, Neuropedagogia e Educação Especial. O evento será nesta segunda-feira, 28/08 às 19h no Centro Cultural Nanuk. A Secretaria conta com a presença de todos os profissionais da Saúde para a promoção e orientação ao aleitamento materno. Quem participar da palestra receberá um certificado valendo três horas. 

DENUNCIA

Após supeita levantada pela Administração Municipal, que abriu processo administrativo, revogou um pregão licitatório e encaminhou as informações ao Ministério Público, dois empresários foram condenados pela Justiça por terem tentado fraudar procedimento licitatório para contratação, pelo Município de Rolândia de serviços de desinsetização e desratização. A decisão foi proferida a partir de denúncia oferecida pela 2ª Promotoria de Justiça do Município. O caso deu-se em 2015, e, na data de abertura do pregão, os denunciados realizaram o pagamento de R$ 500 para cada um dos representantes das demais empresas participantes para que desistissem da concorrência. O acordo foi de que essas empresas deveriam apresentar propostas de valores muito altos ou não apresentar proposta alguma, o que beneficiaria os empresários denunciados. A proposta feita aos demais participantes foi confirmada, inclusive, por meio de conversas telefônicas gravadas por um dos representantes convidados a fraudar a licitação e que, posteriormente, delatou o ocorrido, impedindo que o processo licitatório prosseguisse.Os dois empresários foram condenados por fraude em licitação, com detenção de dois anos e multa em valor correspondente a uma porcentagem do valor do contrato. A Justiça, no entanto, determinou substituição da pena privativa de liberdade aos empresários por duas penas restritivas de direitos: prestação pecuniária no valor que varia de um a três salários mínimos (por conta da renda mensal de cada um deles) e limitação de final de semana, em que, durante o tempo da pena, o réu deve se apresentar a cada três meses em juízo. Com informações ASCOM/MPR. 

EMPREGOS


A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Auxiliar de Linha de Produção (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Embalador a mão

Lavador de veículos

Mecânico de Automóveis e Caminhões

Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais 

Médico do Trabalho

Técnico Analista de PCP

Técnico de Enfermagem

Técnico Eletrônico em Geral

Técnico de Manutenção de Equipamentos de informática

Torneiro Mecânico

Trabalhador da avicultura de postura

Trabalhador polivalente do curtimento de couros (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA)

Vendedor Pracista 

PONTE NOVA

Com menos de dois meses, a Ponte da Arcol está construída e liberada para tráfego. A ponte de concreto armado sobre o Ribeirão Cafezal, tem 12m de extensão por 8m de largura e confere mais segurança, comodidade e trafegabilidade aos usuários. Agora, a Secretaria de Infraestrutura está moledando os acessos a Ponte para dar ainda mais estabilidade ao transitar. Os trabalhos devem durar dois dias e, por isso, a Secretaria solicita aos usuários que trafegam com veículos pesados, como caminhões e ônibus, que usem a estrada a partir de sábado. Já veículos leves estão liberados.




NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 24/08/17

Nota de Falecimento:

EDMA VIALI COMUNICOU:

hoje estamos muito triste faleceu minha sobrinha querida Inês Vialli



A  Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de:

- Jose Mazia, 79 anos
O velório foi realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento aconteceu no dia 23/08 ás 17:30 hrs.,  no Cemitério Central.

- Severiano Alves Dos Santos, 77 anos
O velório foi  realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento aconteceu no dia 23/08 ás 8:00 hrs.,  no Cemitério Central.

ROLÂNDIA: FRAUDE EM LICITAÇÃO GERA CONDENAÇÃO

FONTE:

MANCHETE DO POVO e MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

ROLÂNDIA - Empresários são condenados por fraude em licitação municipal 

Dois empresários foram condenados pela Justiça por terem fraudado procedimento licitatório para contratação de serviços de desinsetização e desratização. A decisão foi proferida a partir de denúncia oferecida pela 2ª Promotoria de Justiça do Município de Rolândia

De acordo com o MPPR, em 2015, na data de abertura do pregão, os denunciados realizaram o pagamento de R$ 500 para cada um dos representantes das demais empresas participantes para que desistissem da concorrência. O acordo foi de que essas empresas deveriam apresentar propostas de valores muito altos ou não apresentar proposta alguma, o que beneficiaria os empresários denunciados. 

A proposta feita aos demais participantes foi confirmada, inclusive, por meio de conversas telefônicas gravadas por um dos representantes convidados a fraudar a licitação e que, posteriormente, delatou o ocorrido, impedindo que o processo licitatório prosseguisse.

Os dois empresários foram condenados por fraude em licitação, com detenção de dois anos e multa em valor correspondente a uma porcentagem do valor do contrato. A Justiça, no entanto, determinou substituição da pena privativa de liberdade aos empresários por duas penas restritivas de direitos: prestação pecuniária no valor que varia de um a três salários mínimos (por conta da renda mensal de cada um deles) e limitação de final de semana, em que, durante o tempo da pena, o réu deve se apresentar a cada três meses em juízo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério Público do Paraná.

ARTESANATO EM ROLÂNDIA NORTE DO PARANÁ

ROSALVA IGRASHI

O DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO NO MUNICÍPIO DE ROLANDIA

O artesanato em Rolandia pode ser manual ou contar com a ajuda de equipamentos. O artesão, produz materiais para a comercialização sem que ocorra repetidores industriais.

Em Rolandia o artesanato é desenvolvida por inúmeras pessoas, e cuja produção artesanal apresenta grande variedade de expressões e quantidade de matérias - primas disponíveis.

Ao longo do ano de 2015, o artesanato apresentou um ritmo de expansão acelerado, constituindo - se como uma atividade econômica com grande potencial de crescimento, atuando, inclusive, como fonte geradora de renda para vários rolandenses.

O artesanato rolandense assumiu um caráter multiplicador a partir de 2015, quando começamos com a “Arte na Feira”, através do apoio de inúmeras pessoas.

Rolandia se destaca como área de potencial para forte produção artesanal. Por possuir indivíduos com grande vocação artística, torna - se uma região amplamente favorável ao surgimento de um “polo de desenvolvimento artesanal”, tendo em vista que grande parte dos produtos artesanais pode ser demandada pelos turistas domésticos e internacionais (souvenires). Portanto é necessária a existência de uma infraestrutura turística adequada em Rolandia no que se refere às atividades artesanais.

O incentivo à produção artesanal constitui, portanto, uma forma alternativa de incentivo à economia local, proporcionando um fluxo positivo no desenvolvimento dessa arte útil,
garantindo a preservação da cultura local, bem como a geração de emprego e renda para inúmeras famílias, considerando que parte dessas pessoas procura no artesanato uma forma de sobrevivência e a manutenção do bem estar de seus familiares.

Dentre as principais ações do Artesanato no ano de 2015 em Rolandia destacaram - se: 
• participação na Oktoberfest;
• participação no desfile da Oktoberfest;
• reuniões com o objetivo de trazer benefícios ao artesanato;
• a capacitação voltada para o aperfeiçoamento das técnicas artesanais; 
• o assessoramento técnico aos grupos produtivos e entidade artesanal e a 
• comercialização dos artesanatos através das lojas, feiras e eventos de artesanato, divulgando a cultura de Rolandia e incrementando as vendas.

De fato as políticas públicas que tratam da geração de trabalho e renda exigem respostas do governo de Rolandia e do conjunto de artesãos, sob pena de que todos sucumbam diante dos riscos de exclusão social.

Pois alertamos aos planejadores no sentido de evitar o desperdício de recursos e contribuírem para o aprimoramento das políticas públicas. O que se coloca, então, é a necessidade crucial de obter maior eficiência nos investimentos em programas sociais ao fornecerem condições e subsidiar o processo de decisão e de construção de alternativas mais eficazes para os artesãos de Rolandia.


ROLANDENSE ESCREVE E LANÇA LIVRO

ROLANDENSE KARINA CAMPIOLO ESCREVE E LANÇA LIVRO 
Rolandense há 44 anos, Karina resolveu escrever um livro, contando um pouco de sua historia, com intuito de testemunhar os milagres e feitos em sua vida. "Deus colocou este projeto em meu coração ha mais ou menos  3 anos. Hoje, após escrevê-lo e publicá-lo, sinto que este intento foi uma forma de me perdoar e restaurar minha vida e a vida da minha família". Karina conta que está muito feliz e com um grande sonho realizado. Disse que "está orando a Deus para que a sua historia possa mostrar a quem ler, que Deus pode mudar e restaurar vidas". Quem quiser adquirir o livro, pode  entrar em contato pelo facebook @karinaleite (docinho).

40 QUILOS DE MACONHA EM ROLÂNDIA

BONDE

No início da noite de terça, outra equipe do Denarc identificou a realização de entrega de drogas no Jardim São Fernando, em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). Os suspeitos foram abordados no momento da entrega e três pessoas - das mulheres e um homem - foram presos em flagrante. Cerca de 40 quilos de droga foram apreendidos. Os suspeitos foram levados para a Delegacia de Rolândia.

Redação Bonde

HOSPITAL SÃO RAFAEL RECEBE EQUIPAMENTOS OBSTÉTRICOS

O Hospital São Rafael recebeu na última semana, novos aparelhos que vão auxiliar nos atendimentos da maternidade. O encaminhamento destes equipamentos foi possível através de um projeto organizado pela Diretora Técnica da Intervenção Administrativa, Janaína Chiaratti Farina. Segundo a diretora Tatiana Müller, a verba para a aquisição destes aparelhos, são provenientes de penas de prestação pecuniária, que são multas aplicadas em substituição à prisão nos casos de delitos de menor gravidade. “O apoio financeiro é garantido desde junho de 2012, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução n. 154, que criou uma política institucional do Poder Judiciário para a utilização desses recursos” explica a diretora.

A enfermeira Janaina também explicou quais foram os aparelhos doados, e qual a funcionalidade de cada um:

· Amnioscópio: aparelho de diagnóstico utilizado no final da gestação pelo médico obstetra para visualização das características do líquido amniótico. Este procedimento permite segurança na decisão médica de continuar o parto normal ou indicar procedimento cirúrgico.

· Detector Fetal (Sonar): aparelho com função de auscultar batimentos cardiofetais, que auxilia no atestado de saúde do feto.

· Monitor Oxímetro de Pulso Neonatal: aparelho de diagnóstico que mensura a porcentagem de oxigênio no sangue do neonato. Com o aparelho é possível realizar o teste do coraçãozinho, exame obrigatório e preconizado pelo Ministério da Saúde, que identifica cardiopatias congênitas graves, antes das 48 horas de vida.

A importância destes equipamentos

Ainda conforme Janaina a falta do amnioscópio, pode levar o feto ao sofrimento fetal e até a óbito, quando a anormalidade for identificada de maneira tardia.Já com a presença do equipamento, o médico consegue ter a decisão técnica de continuar no procedimento de parto normal, ou de indicar cirurgia. Vale ressaltar que a política do SUS exige que a indicação de cesarianas estejam revestidas de necessidade técnica comprovada.

Através do detector fetal, o profissional pode identificar os batimentos fetais e fluxo sanguíneo do cordão umbilical, especifica a vitalidade, posição fetal e número de fetos, possibilitando informações precoces para intervenção e segurança materno-fetal.


E o oxímetro de pulso neonatal, permite a mensuração da porcentagem de oxigenação sanguínea, e também pode diagnosticar ou suspeitar de uma série de patologias respiratórias e cardiológicas fatais para o recém-nascido. “Com a aquisição destes equipamentos poderemos oferecer o diagnóstico precoce tanto para mãe, quanto para o feto e o recém-nascido, garantindo a ausência ou mínimo de danos e seqüelas possíveis” conta a enfermeira.