JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

NOTA DE FALECIMENTO ROLÂNDIA 21/09/17

Nota de Falecimento:
A  Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de:

-  Joaquim Frighetto, 88 anos.
O velório está sendo realizado na Capela Central e o sepultamento foi realizado no dia 21/09 ás 16:00h no Cemitério Central.

- Domingos Marçal, 63 anos.
O velório está sendo realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento foi realizado no dia 21/09 ás 17:00H no Cemitério Central.

-  Ronaldo Aparecido de Moraes Ventura, 26 anos.
O velório está sendo realizado na Capela da Vila Oliveira e o sepultamento foi  no dia 21/09 ás 10:00H no Cemitério Central.


NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 21/09/17

MAIS CASAS

O Prefeito Doutor Francisconi e o Vice-Prefeito Roberto Negrão entregaram as escrituras das casas de dez famílias do Jardim das Américas. As residências foram construídas por meio do Programa de Habitação de Interesse Social para famílias de baixa renda com verbas municipais e do governo federal, com a Caixa Economica Federal como gerenciadorado empreendimento. Como o Ministério das Cidades demorou para efetivar o pagamento, as casas demoraram a sair, porém, a Prefeitura assumiu a parte que cabia ao Ministério e o imbróglio foi solucionado. Com o passar dos anos, mudanças e acréscimos de taxas, o valor final das casas (10 ao total) ficou em torno de R$ 450 mil. A Prefeitura ainda doou os terrenos para a execução das moradias. Hoje as casas estão prontas e as famílias tem a escritura e a matrícula da posse da residência.

BORRACHUDOS



Em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, produtores rurais estão reforçando o ciclo de aplicação do larvicida biológico VectoBac 12AS, que combate a proliferação de mosquitos (conhecidos como borrachudos) nas principais bacias hidrográficas do município: Ribeirão Vermelho, Bandeirantes e Cafezal. 

AUTISTAS

Entrou em vigor Lei Municipal 3.824/2017, que trata sobre o Atendimento Preferencial de Pessoas com Espectro Autista, em estabelecimentos comerciais, de serviços e similares no Município de Rolândia. A lei estabelece que:

1º) Todos os estabelecimentos públicos e privados, comerciais, de serviço e similares darão atendimento preferencial e prioritário a pessoas com transtorno espectro autista;

2º) Deverão permitir a utilização das vagas preferenciais em estacionamentos;

3º) Os estabelecimentos deverão manter em local visível placas indicando que têm Atendimento Preferencial. 

4º) O não cumprimento sujeitará os infratores a advertência e multas.

Confira a íntegra da Lei AQUI.

HORACIO CABRAL

As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promoveram a limpeza em via pública e meio-fio na região do Residencial Horácio Cabral.

PLANO DIRETOR

A segunda Audiência Pública da revisão do Plano Diretor de Rolândia foi realizada no Centro Cultural Nanuk na noite desta quarta-feira, 20 de setembro. O encontro foi o segundo de uma série de três audiências preparatórias para a Conferência Municipal que vai referendar e validar a discussão. Após esse processo, o projeto de revisão será enviado à Câmara Municipal para aprovação e aí passará a valer pelos dez anos subsequentes. A revisão é encabeçada pela Secretaria de Planejamento e tem como parceiro o Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES), vinculado a Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Secretária de Planejamento Catarina Schauff, a Professora da UEL, Elisa Zanin, arquiteta urbanista e integrante do ITEDES e o Diretor do ITEDES Professor Fernando Fernandes detalharam o processo aos presentes, dentre eles, Secretários municipais, Vereadores, Servidores e a comunidade rolandense. 


DEFICIENTES

C O N V I T E


SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMDPD, convida Vossa Excelência, para participar da I Capacitação Pessoa com Deficiência – mesa redonda, a realizar-se no dia 22 de setembro de 2.017 (6ªfeira), das 13h às 17h, na Câmara Municipal de Vereadores, com os Temas: “Deficiências e Transtornos Mentais”.

PROGRAMAÇÃO:

13:00 às 13:30 Credenciamento
13:30 às 13:45 Composição da Mesa de Autoridades
13:45 às 14:00 Apresentação do Coral do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – São Fernando – com o Profº Roger Andrei
14:00 às 16:00 Palestra: Vivianne Vernillo dos Santos – Psicóloga (Secretaria Municipal de Assistência Social) e Patrícia Silvia de Souza - Psicóloga (Secretaria Municipal de Saúde)
16:00 às 16:30 Coffee Break
16:30 às 17:00 Encerramento e Entrega dos Certificados
Contando com a sua presença, antecipamos nossos agradecimentos.


_______________________________


Fernanda C. Buranello
Secretaria Executiva dos Conselhos
Assistência Social

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 
Administrador de Carteiras de Crédito e Cobrança 
Auxiliar Contábil 
Auxiliar de Limpeza (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA) 
Auxiliar de linha de produção (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA) 
Corretor de anúncios 
Empacotador, a mão (PCD-PESSOA COM DEFICIÊNCIA) 
Motorista de Caminhão 
Supervisor de Atendimento 
Técnico Eletrônico em Geral 
Técnico em Segurança do Trabalho 
Trabalhador da avicultura de postura 

-- 
Secretaria de Comunicação

VISITA IMPORTANTE EM ROLÂNDIA

LUIZ FRANCISCONI

Hoje com muito prazer recebi em meu gabinete a visita do Secretário da Casa Civil do Paraná, Deputado Valdir Rossoni, trazendo boas noticias para vários setores de Rolândia! Uma grande parceria se inicia trazendo muita esperança para o futuro de nossa cidade! Em breve anunciaremos todos os recursos e projetos que seremos contemplados! Agredeço ao Deputado Valdir Rossoni pela visita e pelo empenho em resolver com agilidade alguns de nossos problemas!

A HISTÓRIA DO LAGO SÃO FERNANDO DE ROLÂNDIA

O LOCAL ONDE HOJE TEMOS O LAGO SÃO FERNANDO ERA UMA CHÁCHARA E OLARIA. PERTENCIA AO SR. MANOEL FLORES SEGURA. ELE VENDEU A CHÁCARA PARA A COHAPAR REALIZAR AS CASAS DO SÃO FERNANDO E PADRE ÂNGELO. A PARTE ONDE HJ TEMOS O LAGO FOI DOADA PARA A PREFEITURA. É OBRIGAÇÃO DO LOTEADOR DESTINAR UMA PARTE PARA ÁREA VERDE. NA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO EURIDES MOURA FOI FEITA A BARRAGEM. E PAROU AÍ. É QUE LOGO DEPOIS QUE FORMOU O LAGO MORREU UMA CRIANÇA AFOGADA. POR PRESSÃO POPULAR EURIDES MANDOU ESVAZIÁ-LO EM SEGUIDA. PERAZOLO EM UMA PRÓXIMA CAMPANHA ZOMBOU DISSO E APELIDOU O LAGO DE "LAGO SECO". EM SUA  2ª ADMINISTRAÇÃO, PERAZOLO FORMOU O LAGO  DE NOVO E TERMINOU A EXECUÇÃO DO PROJETO. FOI FEITO  CHURRASQUEIRAS, CAMPOS DE FUTEBOL, PARQUE INFANTIL, PIER E  PISTA DE COOPER. FOI CONSTRUÍDO TBM UMA LANCHONETE QUE NÃO CHEGOU A FUNCIONAR. NESTE LAGO JÁ MORRERAM PELO MENOS TRÊS PESSOAS. O LAGO É FORMADO COM ÁGUAS PURAS DE MINAS. TRATA-SE DE ÁGUAS DE BOA QUALIDADE. NOS PROJETOS NÃO FOI PERMITIDO QUE PARA ALI HAJA CONDUÇÃO DE GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS, MUITO MENOS ESGOTO. OS PEIXES QUE ALI SÃO CRIADOS TÊM BOA QUALIDADE E SANIDADE. A PARTE ONDE HOJE TEMOS O LAGO É RESULTADO DAS ESCAVAÇÕES DOS ANTIGOS OLEIROS, QUE RETIRAM DALI CENTENAS DE TONELADAS DE ARGILA, MATÉRIA PRIMA PARA OS TIJOLOS.
JOSÉ CARLOS FARINA.

VÍDEO PREFEITURA RECUPERA CICLOVIA DO TRABALHADOR EM ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO
CLIQUE..

ROLÂNDIA: PONTE DO DEIZINHO DO VERMELHO

ANDRE CARDOSO

Estive visitando na tarde desta quarta-feira, o andamento das obras da ponte na Estrada Pintassilgo que liga o Deizinho do Vermelho ao Distrito do Bartira, logo estará concluída .