JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 20 de março de 2018

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 20/03/18

NOVO PARQUE INDUSTRIAL


O Prefeito Doutor Francisconi e o Chefe de Gabinete Victor Garcia se reuniram em Curitiba com o Diretor Presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Tarcísio Mossato para conversar sobre a situação atual do município junto ao Instituto e na reunião, diante da solicitação do Prefeito, Mossato liberou a Certidão Ambiental para Rolândia em que autoriza a instalação do Novo Parque Industrial, na saída para Londrina. 

GOVERNO NOS BAIRROS
A Prefeitura de Rolândia promoverá na quinta-feira, dia 22 de março, a partir das 19h, no Centro Cultural Nanuk, Rua Arthur Thomas 1679, centro, mais uma edição do programa “Governo Sustentável nos bairros”. Na ocasião, a população poderá perguntar, sugerir, e, de forma participativa e colaborativa, construir o desenvolvimento da cidade. Venha e participe! A cidade conta com você! 


UNIFIL
A Secretária da Mulher e Família Adriana Palmieri e a Diretora da pasta Angélica Chiaratti, estiveram hoje, 20, na UniFil em Londrina, para colocar em pauta algumas ações programadas no Plano de Ação de Políticas Públicas Intersetoriais para as Mulheres e Famílias de Rolândia. Elas foram recebidas pela Profª Magali Roco, Pró-reitora de Pós-Graduação, e a profªa Rosana Sohaila T. Moreira, Coordenadora do Curso de Educação Física da UniFil. No encontro vários temas e possibilidades foram abordados como estratégias para contribuir com as Políticas Públicas para as Mulheres e Famílias de Rolândia. A profª Magali Roco solicitou que as ideias fossem encaminhadasaos colegiados dos cursos para atender de imediato as demandas apresentadas para o mês de abril. O termo de parceria, após aprovado pelos colegiados dos cursos, serão encaminhados para o reitor da UniFil, jurídico da Prefeitura e posteriormente, para assinatura das partes com o Prefeito Municipal Doutor Francisconi. O projeto proposto, nesse contexto, consiste em várias frentes de atuação e irá levar até os bairros promoção e prevenção de ações que visam o empoderamento, a equidade e a qualidade de vida das famílias de Rolândia. 

JOGOS ESCOLARES

Vai acontecer entre os dias nove e treze de abril a 65º Fase Municipal dos Jogos Escolares do Paraná (JEP´s), promovido pela Secretaria Estadual de Esporte e Turismo do Paraná com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Rolândia. Excepcionalmente esse ano devido a reforma das quadras do Complexo Emílio Gomes, as disputas acontecerão nas quadras dos Colégios Estaduais Padre José Herions, Souza Naves e Presidente Kennedy, com as modalidades futsal A e B masculino, futsal B feminino, voleibol A e B feminino, voleibol A masculino, basquete A masculino. Vão participar aproximadamente 300 alunos de 12 a 17 anos do ensino Fundamental e Médio. Os melhores serão classificados para a fase Regional dos JEP`s. 

CMEIS
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Marly do Nascimento Souza recebeu vasto material escolar para atender crianças de 0 a 5 anos. Lápis, caneta, cola, papel sulfite, grampos, papel craft, dentre outros. O CMEI recebeu também um jogo de mesa para educação infantil. Acompanhando da Diretora da instituição, Ana Cristina de Castro, o Secretário Municipal de Educação Cláudio Pinho esteve presente no ato da entrega. Situada no Residencial Parigot de Souza, a instituição atende 272 crianças de 0 a 5 anos. 

EMPREGOS

A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Adesivador;

Assistente de Laboratório Industrial;

Auxiliar em Saúde Bucal;

Desenhista Projetista;

Eletricista de Manutenção Industrial;

Gerente Comercial;

Instalador de Alarmes;

Mecânico de Instalação de Freios;

Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais;

Mecânico Eletricista de Automóveis;

Motorista de Caminhão;

Operador de Máquinas Fixas;

Trabalhador na Postura de Aves;

Técnico de Enfermagem do Trabalho;

Técnico de Manutenção Eletrônica;

Vendedor Interno;

Vendedor Pracista. 

PÁTIO DE MANOBRAS

O Prefeito Doutor Francisconi recebeu na manhã desta sexta-feira o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, no Paraná José da Silva Tiago, o Coordenador de Engenharia da Superintendência Regional do DNIT no Paraná, Max Alberto Cancian, o Deputado Federal Alex Canziani, representando o Deputado Federal Luiz Nishimori a sua esposa Akemi Nishimori, o Deputado Estadual Cobra Repórter, Secretários Municipais Vereadores, o representante da empresa Castilho Engenharia, vencedora da licitação para a assinatura da Ordem de Serviço (OS) da obra de remanejamento do pátio de manobras ferroviário, que vai sair da área central e será deslocado para o Parque Industrial Barra Grande (atrás da empresa Selmi). 

A obra vai custar R$ 2,434 milhões e tem previsão de conclusão até setembro deste ano. Participaram do ato o Vice-Prefeito Roberto Negrão, os Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico Dario Campiolo, Agricultura e Meio Ambiente Luiz Antônio Soares, Serviços Públicos Paulo Gaffo, Administração Celso Chequim, Compras e Licitações Paulo Lima, Assistência Social Sandra Teixeira, Planejamento Catarina Schauff, Finanças Francisco Ramos, Infraestrutura Wanderley Massucci, Educação Claudio Pinho, o Chefe de Gabinete Victor Garcia, os Vereadores Eugênio Serpeloni (Presidente da Câmara), Andrezinho da Farmácia, Professora Maria do Carmo, Edileine Griggio, Alex Santana, Irineu de Paulae João Ardigo, o Diretor da Câmara Municipal Reginaldo Burhoff, os Engenheiros do DNIT, Servidores Municipais, Assessores Parlamentares e convidados.

ESTRADA DO CEBOLEIRO

As Secretarias de Infraestrutura e de Serviços Públicos promovem melhorias na Estrada do Ceboleiro e adjacências. O mutirão de serviços está fazendo compactação de solo, limpeza e operação tapa-buraco, dentre outros serviços. O Secretário de Infraestrutura Wanderley Massucci acompanha os trabalhos.

Secretaria de Comunicação

CAÇADORES DE LENDAS ( CASAS ABANDONADAS ) NO PARANÁ

"Gostei da casa abandonada ,ta bem no estilo aventura . Farina ,tenho uma sugestão pra vc ; Por que vc nao filma os lugares nos quais o Luan Mendes já filmou ,dai vc filma de noite ,tbm . Eu gosto do canal dele , não vou mentir . Mas Sr Farina será que existem tantos lugares assombrados no Paraná ???? Na ordem dos canais brasileiros , eu escolheria primeiro o seu canal e em segundo lugar o do Luan ."
LEONARDO HENRIQUE

RESPOSTA:

Fico feliz e honrado com o elogio. Vou procurar filmar à noite sim. Pode deixar. Casas assombradas? estou procurando. Por enquanto achei uma onça e dois lagartos. kkkk Abraço. Deus te abençoe.
FARINA


PERSONAGENS ( PESSOAS ) FAMOSOS DE ROLÂNDIA POPULARES

DANIEL STEIDLE
educador ambiental na Fazenda Bimini
implantou projetos de arboretos na Fazenda Bimini (região do km. 7)
Lutou contra o Aterro Sanitário na região do Km. 7
Lutou ( em companhia de outras pessoas) contra uma industria de chumbo para a região do Km. 7.
Está lutando para manter a vocação agrícola, ambiental e turística para a região do Km. 7.
Ao lado de outras pessoas está reivindicando o término da reconstrução do Hotel Rolândia.
Recebe alunos e adultos (com agendamento)  para palestras e visitas na fazenda Bimini, com o tema "meio ambiente" e agricultura sustentável.
possui algumas cobras soltas na Fazenda Bimini.
Participa de conselhos municipais sobre meio ambiente e turismo.
Trabalha em equipe com a mãe, esposa e dois filhos.

PERSONAGENS ( PESSOAS ) FAMOSOS IMPORTANTES DE ROLÂNDIA - PR.

ROLÂNDIA: PRA QUE SERVE O CONSELHO DE TURISMO - COMTUR ?

Há 3 anos fui de curioso na reunião do COMTUR, acompanhado pelo meu filho Endí, como suplente do Adrian Saegesser, representando o Sindicato Rural. Estava-se tratando como resgatar o Conselho desativado. Precisavam formar uma nova chapa onde, muito a meu contra-gosto, me colocaram na presidência... Foi e ainda está sendo um grande aprendizado. Apesar da ausência de muitos membros daquela época e da falta das formalidades, como "livro ata", as reuniões tem mostrado, através de vários palestrantes, nosso rico universo e potencial turístico local. Graças a presença constante do Jornal de Rolândia do Jose Eduardo da Silva e Josiane Rodrigues, da divulgação pelas Redes Sociais, de eventos como o ARTE NA FEIRA, reportagens de TV e participações na Câmara dos Vereadores o TURISMO EM ROLÂNDIA têm se firmado e atraído parcerias. Ainda falta descobrir, costurar e juntar muitas riquezas para completar essa COLCHA DE RETALHOS... Hoje (20), às 19:30h, no NANUK teremos os "retalhos": Seo Alcides Melero (o homem do mel), o Pão de Mel da Vovó, o Cicloturismo (talvez até a superbike do amigo Peninha Giraldi), a Literatura de Cordel do Seo Noel José de Moura e a presença preciosa de cada um para ser parte dessa colcha...
DANIEL STEIDLE

COMENTÁRIO:

Vc não citou o meu nome, mas sempre estive junto com o pessoal da cultura, arte, museu e história. Vc mesmo já me elogio em outras ocasiões. Eu não tenho ido as reuniões porque sempre me estresso. Mas nunca deixei de publicar os resultados, como faço agora. Abraço

JOSÉ CARLOS FARINA