JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

FARINA E MARCOS KIM EM RITMO DE AVENTURAS NORTE DO PARANÁ

Olá Farina. 
Parabéns pelo vídeo. 
Muito bom poder rever as nossas aventuras de sábado. 
Foi exaustivo, momentos de muito tensão em vários trechos das estradas devido às condições precárias de de conservação, mas foi maravilhoso!. 
Isso que eu chamo de felicidade, uma somatória de vários pequenos momentos alegres que não dão sentido à vida. 
Valeu! Farina. Muito sucesso no seu Canal e continue sendo sempre assim, essa pessoa simples, autêntica e muito agradável. 
Abraços, 
Marcos. MARCOS KIM.

RESPOSTA:
O prazer foi meu. me diverti bastante. grandes aventuras. sucesso a vc e ao seu canal. Deus te abençoe. abraço
FARINA


ROLÂNDIA: CARNÊS DO IPTU COMEÇAM A SER ENTREGUES HOJE

A Secretaria de Finanças comunica que os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 serão entregues a partir desta terça-feira, 15 de janeiro. Ao todo, são 28.904 documentos, sendo 22.511 residenciais e 6.393 terrenos. O pagamento da primeira parcela ou o pagamento em conta única tem o vencimento em 10 de abril. O pagamento à vista tem 15% de desconto. Para diferenciação, o carnê do IPTU territorial é verde e o predial é rosa.

O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O valor de 2019 teve um reajuste de 4,39%, equivalente a correção da inflação. O boleto pode ser pago nas Casas Lotéricas, Caixa Econômica Federal, Correios e Internet Banking do Banco do Brasil. Para terrenos vazios, o contribuinte vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 57,41 referente a Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU mais a Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área).

O contribuinte pode consultar o valor do IPTU e até, se preferir, pagar o boleto de modo antecipado. Para isto, basta acessar o link no site da Prefeitura (AQUI), clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê.

O setor de tributação da Prefeitura comunica que o contribuinte vai receber na capa do carnê do IPTU 2019 um aviso com os dizeres: “Proprietários de terrenos vazios serão notificados via diário oficial”. A Prefeitura não vai mais enviar cartas individuais para proprietários de terrenos com mato alto.

A medida acontece para que a população promova a limpeza de seus lotes com mais rapidez. Por outro lado, caso o contribuinte não realize a limpeza, o Município vai efetuar a limpeza e será lançado o valor de capina mais multa em dívida ativa do município.

Os proprietários de terrenos serão notificados em publicação no Diário Oficial, que vai contemplar bairros e regiões da cidade. Após a publicação, o contribuinte vai ter dez dias para executar a limpeza. Dúvidas, procurar o setor de Fiscalização: 3255-8609.

Para outros esclarecimentos, basta procurar os setor de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no prédio da Prefeitura, ou ligar no telefone 3255-8600.

ROLÂNDIA: CENTENAS DE SIBIPIRUNAS DOENTES NA CIDADE

RUA ARTHUR THOMAS, PRÓXIMO DO GIN. ESPORTES.
IGUAIS A ESTA TEM  CENTENAS  NA CIDADE
SIBIPIRUNAS QUE ATINGIRAM O CICLO MÁXIMO (A MAIORIA TEM CERCA DE 40 ANOS).
AGORA MUITO ALTAS E PESADAS, NÃO RESISTEM A FORÇA DOS VENTOS.
LONGE DO SEU HABITAT (FLORESTA) E SUFOCADAS PELAS CALÇADAS DE CONCRETO, TEM POUCAS RAÍZES, E ACABAM FICANDO DOENTES. 99%  DELAS NÃO POSSUEM NEM UM PALMO DE ESPAÇO PARA RESPIRAR. OS PROPRIETÁRIOS IMPERMEABILIZAM DE CONCRETO ATÉ O TRONCO. A ORDEM É FECHAR TUDO DE CONCRETO. CONSEQUÊNCIA: DOENÇA.. FUNGOS.. PODRIDÃO.
SUFOCADAS AS RAÍZES ACABAM APODRECENDO, COMO ESTA.
COITADA DA DONA COPEL. NÃO  VENCE CONSERTAR TANTO ESTRAGOS.
CONSUMIDORES ATÉ 24 HORAS DE ESPERA PARA O RESTABELECIMENTO DOS SERVIÇOS DE  LUZ E INTERNET.

JOSÉ CARLOS FARINA


















































OFERTAS SUPERMERCADO JULIANA ROLÂNDIA - PR.






























































RODOVIÁRIA DE LONDRINA REI DO SUCO E VITAMINAS By FARINA

NOVO HOSPITAL EM ROLÂNDIA

Hospital Honpar
O Prefeito Interino Roberto Negrão recebeu em seu gabinete nesta segunda-feira, o Deputado Estadual Cobra Repórter, Secretários Municipais, as Vereadoras Edileine Griggio e Professora Maria do Carmo, Servidores Municipais, lideranças da cidade e representantes do Hospital Honpar para uma reunião de trabalho acerca das tratativas da implantação de uma unidade da instituição na cidade.

CORPO DE ADOLESCENTE FOI ENCONTRADO NA ZONA RURAL DE ROLÂNDIA

BONDE

não havia sinais de violência. 

O corpo de um adolescente de 15 anos foi encontrado em uma estrada rural entre Rolândia e o distrito de São Martinho na manhã deste domingo (13). 

Conforme a PM (Polícia Militar), o corpo foi encontrado por um homem que passava pelo local. Em seguida, ele acionou a PM, que chamou os peritos do Instituto de Criminalística e IML (Instituto Médico-Legal) de Londrina.

A princípio, segundo a polícia, não havia sinais de violência. As perícias apuram as causas da morte e a Polícia Civil investiga o caso. 

O corpo do adolescente já foi identificado pelo IML. Ele teria sido visto pela última vez por sua mãe na manhã de sábado (12).

Redação Bonde

HOTEL ROLÂNDIA ( UM PORTO SEGURO PARA O PIONEIRO )

Junho de 34.  Rolândia (e toda a região) era uma densa e inóspita floresta virgem.  De Rolândia até o Rio Ivaí (e muito mais longe) apenas bilhões de árvores e animais. As mais lindas árvores do planeta. No traçado da cidade apenas um hotel com todo o conforto da época. Em volta apenas árvores, cipós, bichos, mosquitos e muito barro e pó. Na varanda do Hotel as famílias dos pioneiros vinham olhar a floresta e ouvir o canto dos  lindos pássaros que se ajuntavam sempre ao amanhecer e no por do sol.
À noite dava medo  ouvir os miados das onças dentro da mata. As famílias começavam a planejar suas vidas ali naquela linda e encantadora varanda que está lá até hoje (só mudou de endereço). Fico imaginando os pioneiros sentados nesta varanda, tomando um café, fumando um cigarro de palha pra espantar os mosquitos, olhando a exuberância da floresta, e pensando: "Meu Deus, quanto trabalho pela frente... será que vamos conseguir?" (e conseguiram). De manhã pegavam carroças ou calhambeques e saiam pelas primeiras estradas, que estavam mais para "picadas".  A terra era e é ainda muito fértil, mas dava medo  vê-la durante as chuvas.  Aquele barro grudando nos sapatos  não era fácil. E a empreitada da derrubada da floresta no machado? Como foi difícil. Se não fosse a força e a determinação dos pioneiros, não teríamos conseguido. Neste início o Hotel Rolândia era o porto seguro,  onde os pioneiros tinham uma refeição caseira saborosa,  a luz dos lampiões, um cafezinho quente na chapa do fogão a lenha,  um banho quente, uma cama macia e a boa companhia para uma conversa e um cigarrinho de palha. Quantos romances ali surgiram? quantas crianças não foram concebidas ali?  (não havia rádio e TV). Quantos sonhos, trabalho, suor e sangue. Quantas festas, negócios, quantas brigas, visitas importantes. Visita do Interventor Manoel Ribas, Lord Lovat,  Mr. Arthur Thomas,  Mr. Wilie Davids,  Eugênio Vitor Larionoff,  Moisés Lupion entre outros.
O Hotel Rolândia (o que sobrou dele)  pertence as futuras gerações. As futuras gerações ) que ainda não nasceram) têm o direito de conhecê-lo e referenciá-lo.  Da mesma forma que referenciam as Pirâmides do Egito. Ele é parte de  um passado de lutas, que os verdadeiros rolandenses devem cultuar. Peço a todos os rolandenses que amem e ajudem a conservar o Hotel Rolândia, nosso marco zero da nossa história. Londrina tem a antiga Estação de trens, como lembrança do passado (da década de 50). Rolândia tem a primeira construção, de 1934. Rolândia atrairá muitos turistas interessados em saber como era a vida dos pioneiros quando tudo aqui era floresta virgem. Fico feliz de ter lutado pela sua preservação.  Fico feliz em saber que a obra de reconstrução  logo será reiniciada. Feliz Aniversário Rolândia. Deus abençoe Rolândia, os rolandenses e o Hotel Rolândia.
JOSÉ CARLOS FARINA -  (ROLÂNDIA-PR.)


ROLÂNDIA DEVE MUITO À FERROVIA E AOS TRENS

A Companhia de Terras norte do Paraná pensou em tudo. Como a nossa terra argilosa se torna quase que intransponível em dias de chuvas, logo no começo da colonização a Companhia já iniciou os trabalhos da construção da ferrovia de Ourinhos a Londrina e depois com o tempo até Maringá. Apesar da floresta virgem os pioneiros aqui chegaram trazendo tudo o que precisavam nos trens. As primeiras produções era transportadas pelos trens. Os primeiros animais (cavalos, gado, galinhas e porcos) vieram também de trem. Não foi fácil construir a ferrovia no meio da floresta virgem utilizando na maior parte a força dos trabalhadores e das mulas que puxavam as carroças. A maior parte dos serviços eram feitos no enxadão, pá e picarata. A terra era carregada em carroças puxadas por mulas treinadas. Depois de um certo tempo de trabalho as mulas se deslocavam sozinhas de um lado para outro. Os trabalhadores carregavam a carroça com terra, e, após um assobio elas levam a carga para o outro lado, onde outros trabalhadores a descarregavam. Eram dezenas de carroças no canteiro de obras. A estação de Londrina foi inaugurada em julho de 1935, no mesmo dia em que a ponte sobre o rio Jataizinho foi entregue, dando passagem ao primeiro trem, que chegava a uma cidade que já havia crescido muito desde sua fundação em 1929. No início de Londrina e do norte do Paraná tudo girava em torno dos trens. Quando a Maria Fumaça apitava lá na curva, o chefe da Estação tocava um sino e muita gente vinha para conferir quem estava chegando e quem estava partindo. Todas as novidades chegavam no trem. Os homens iam lá para ver as mulheres. As mulheres iam para ver as roupas diferentes vindas de São Paulo. Outros iam ver só o trem, afinal era uma máquina que dava medo. Quando o maquinista soltava o excesso de vapor, fazia um assopro forte, tipo um assovio e a molecada corria de medo. Muitos iam só para dar tchau para quem partia ( (Era chique dar tchau para quem partia). Em Rolândia acontecia tudo do mesmo jeito. O trem chegou aqui pela primeira vez em janeiro de 1936. Por alguns anos ele "virava" aqui e retornava para Cambé e Londrina. 50% do sucesso da colonização do norte do Paraná devemos à ferrovia e aos trens. Em resumo era isto. O trem fazia (e faz) parte de Londrina, de Rolândia e de todo o norte do Paraná.


JOSÉ CARLOS FARINA - ROLÂNDIA - PR.

NOTA:
O autor possui um canal de vídeos no Youtube onde, entre outros assuntos tem  se especializado em vídeos de trens e ferrovias, no Paraná e outros estados. Para assisti-los digite no Youtube " Trem Farina".