NOVA TV EM ROLÂNDIA - CANAL DO FARINA
Páginas
▼
sábado, 30 de julho de 2011
FARINA ENTREGA O EX- PREFEITO JOSÉ PERAZOLO - IMIN 90
FARINA ENTREGA O EX- PREFEITO JOSÉ PERAZOLO - IMIN 90
ROLÂNDIA - FARINA PEDE PELO AMOR DE DEUS - PRESERVEM O VERDE
ROLÂNDIA - FARINA PEDE PELO AMOR DE DEUS - PRESERVEM O MEIO AMBIENTE
VÍDEO MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA - SÁBADO - DIA 06/08 - UMA NOVA ROLÂNDIA - By FARINA
VÍDEO MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA - SÁBADO - DIA 06/08 - UMA NOVA ROLÂNDIA - By FARINA
ROLÂNDIA PODERÁ PERDER MAIS UM BOSQUE - ÁREA VERDE - By FARINA
MAIS UM BOSQUE QUE PODEREMOS PERDER - By FARINA
A chácara Rolândia está a venda e não se tem noticias se a prefeitura encontrou uma solução para não perdermos mais uma área verde de bosque na cidade. Há poucos dias perdemos o bosque da antiga Soame e a prefeitura ainda deu alvará para a derrubada das árvores. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA
sexta-feira, 29 de julho de 2011
MORREU SEU SEBASTIÃO ( TIÃO ) VERDUREIRO - O HOMEM MAIS IDOSO DE ROLÂNDIA
MORREU SEU SEBASTIÃO ( TIÃO ) VERDUREIRO - O HOMEM MAIS IDOSO DE ROLÂNDIA - 98 ANOS
ROLÂNDIA - PREFEITURA TEM QUE DAR O EXEMPLO
PREFEITURA NOTIFICA PROPRIETÁRIO SOBRE LATINHAS DE ALUMINIO
(clique na foto)
(clique na foto)
A Vigilancia sanitária da prefeitura notificou o Sr. Dal Sasso sobre latinhas de aluminio a céu aberto, mas não viu que ali do lado, (na esquina), tem um monte de lixo há mais de 4 semanas. Ao lado tbm uma ligação de esgoto a céu aberto lançada sobre o asfalto. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA
MUSEU DA ESTAÇÃO DE TRENS DE ROLÂNDIA SAI OU NÃO?
ESTÃO FECHANDO PELA SEGUNDA VEZ
(CLIQUE NA FOTO)
Conforme se ve na foto, pela segunda vez estão lacrando as portas e janelas da antiga Estação de Trens de Rolândia onde a população pede seja aberto um museu. E a remontagem do Hotel Rolandia? Temo que as madeiras se extraviem ou coisa que o valha. Alguém poderia falar a respeito. TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA
PROMOTORIA ACIONA BANCO EM ROLÂNDIA
AÇÃO CIVIL PÚBLICA - ATENDIMENTO PRIORITÁRIO - ROLÂNDIA - DR. HIDERALDO JOSÉ REAL
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO COMARCA DE ROLÂNDIA PARANÁ DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ROLÂNDIA - PARANÁ
EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO COMARCA DE ROLÂNDIA PARANÁ DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE ROLÂNDIA - PARANÁ
O MINISTÉRIO PÚBLICO PARANAENSE, por seu agente, com atribuições legais nesta Comarca, com supedâneo no disposto no art. 129, inciso IH, da Constituição Federal, e artigos da Lei 7.347, de 24.07.85, e, com base nos documentos em anexo, na forma do art. 282 do Código de Processo Civil, na forma do rito ordinário, vem ante a presença de V. Exa., para propor a presente
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
em face do ora Requerido:
BANCO IT A Ú S.A., instituição financeira de direito interno privado, agência Rolândia,
DA HIPÓTESE FÁCTICA:
O Requerido, consoante documentos em anexo, instada a cumprir com a obrigação de dar atendimento prioritário às pessoas portadoras de necessidades especiais e afins, negou-se a tal determinação, aduzindo razões de que ninguém é obrigado a fazer algo senão em virtude de lei.
Ocorre que, as disposições legais são claras em determinar que as instituições financeiras; como é o caso do Requerido, devem dar atendimento prioritário às pessoa elencadas no art. 10 da Lei na 10.048, inclusive com guichê de atendimento exclusivo.
No entanto, o Requerido limitou-se a afIXar um cartaz na parede (documento em anexo) com os dizeres atendimento prioritário.
o simples fato de afixar na parede um cartaz com a informação de que as pessoas supra estipuladas devem ter atendimento preferencial nem de perto chega a ser suficiente. Em verdade, não há, na hipótese, guichê exclusivo de atendimento, sendo que, para tanto, a pessoa portadora de necessidades especiais deve, por seu livre arbítrio, deslocar-se ao início da fila, contando com a compreensão das demais pessoas que porventura se encontrem na fila.
......DO PEDIDO:
Em face do supra expostos, requeremos a V. Exa:
a) o recebimento do presente pedido, com o seu registro e autuação, com a concessão de tutela antecipatória, com o escopo de determinar a imediata implantação de atendimento exclusivo às pessoas determinadas no art. 1 ° da Lei n° 10.048/00...
b) a citação do Requerido, na forma do art. 221 do C.P.C.,...
c) a produção de todas as provas em direito admitidas...
d) no mérito, requer-se a procedência total do pedido determinando-se em definitivo a condenação, do Requerido consistente na obrigação de fazer, com a implantação de atendimento prioritário às pessoas determinadas na inicial....
e) Requer a cominação de multa diária, conforme dispõe o art. 11 da Lei n° 7.347/85.....
g) a condenação do Requerido ao pagamento de todas as despesas processuais, custas, taxas e emolumentos, bem como, os honorários advocatícios....
Rolândia, 08 de novembro de 2.002.
HIDERALDO JOSÉ REAL
PROMOTOR DE JUSTiÇA
LUIS ANTONIO MONTANHAANGÉLICA ZAMPA
ESTAGIARIOESTAGIÁRIA
SENTENÇA
PODER JUDICIÁRIO
Vistos, etc ... ( Autos n. 645/02, de AÇÃO CIVIL PÚBLICA)
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ, através de seu agente local, albergado nas disposições legais (Lei n. 7.347),
aforou AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra BANCO ITAÚ S/A, pessoa jurídica de direito privado, sediada na cidade de São Paulo/Capital, objetivando a implantação de sistema de atendimento prioritário aos portadores de necessidades especiais e afins, mediante a instalação de guichê de caixa e caixa-eletrônico exclusivos.
Com efeito, a legislação vigente assegura e impõe tratamento diferenciado àquelas pessoas (deficientes físicos, idosos, grávidas, etc.) como pode aferido pelas leis e resolução editadas à respeito. Confira-se:
" Art.1º - As pessoas portadoras de deficiência física, os idosos com idade igual ou superior a sessenta e cinco anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. "
(Lei Federal n. 10.048/2000 )
" Art.1° - Todas as agências e postos bancários, estabelecimentos de crédito financeiro e instituições similares, devidamente estabelecidos no Estado do Paraná, ficam obrigados a dar atendimento prioritário e especial às seguintes pessoas que, por sua vez r ficam desobrigadas a qualquer tempo, a aguardar a vez em filas, mesmo aquelas externas de aguardo ao horário de abertura e início de expediente quando também terão preferência, sempre, e em todas as circunstâncias:
I - Idosos a partir de 65 anos de idade;
II - Portadores de deficiência que impliquem em dificuldade de locomoção ou permanência;
III - mulheres grávidas;
IV mães com criança de colo e lactantes ;
V - doentes graves. "
(Lei Estadual n. 9.997/92 )
.....Assim sendo, somente com a instalação de guichê de caixa e caixa-eletrônico exclusivos, em favor dos portadores de deficiência e afins, é que poderia haver o tratamento especial e preferencial, imposto pela lei.
Contudo, não basta tão-só a instalação de guichê de caixa e caixa-eletrônico exclusivos, sendo indispensável, também, que estejam adaptados para o atendimento dos portadores de necessidades especiais.
Como de regular sabença, os deficientes físicos sofrem as mais diversas limitações (cadeirantes, visuais, etc. ), por conseguinte, exigindo-se que aludido equipamento (caixa-eletrônico) seja compatível.
Aliás, exatamente por isso, alguns estabelecimentos bancários locais, instalaram equipamento especial para atendimento dos portadores de deficiência, como é o caso do Banco do Brasil, e também do HSBC.
Por último, esdrúxulo pensar que tal imposição fira a liberdade de iniciativa ou o direito de propriedade, garantido pela Carta Magna, porquanto completamente dela dissociado, sem nenhum ponto em comum.
Logo, a simples afixação de cartazes no interior do estabelecimento bancário, anunciando tratamento diferenciado aos portadores de necessidades especiais e afins, constitui burla e negação daquele direito.
Em conclusão, a recusa da ré em prestar atendimento prioritário, diga-se atendimento especial e preferencial, aos portadores de necessidades especiais e afins, mostrou-se ilegal, dando causa à ação.
Desse modo, tendo a autora demonstrado os fatos constitutivos do alegado direito (obrigatoriedade da instalação do guichê de caixa e caixa-eletrônico exclusivos), a procedência da ação é imperativo legal.
Ante o exposto, e tudo o mais que dos autos conta, JULGO PROCEDENTE a presente ação, para o efeito de confirmar a tutela antecipatória concedida (fls.45/46), e determinar a mantença do guichê de caixa e caixa-eletrônico exclusivos, sob pena de multa diária (R$ 1.000,00 ), em caráter definitivo, via de conseqüência, condenando a ré ( BISA) ao pagamento das custas processuais e da verba advocatícia de R$ 2.000,00 (dois mil reais), nos termos da lei (art. 20, parágrafo 4º, do CPC), tendo em vista o trabalho apresentado na causa.
P. R. I.
Rolândia, 06 de junho de 2006.
ANTONIO ZENKITI TAYAMA
JUIZ DE DIREITO
quinta-feira, 28 de julho de 2011
ROLÂNDIA E O TREM - TEM QUE PRESSIONAR SIM - MOACIR CARROCIA
- Moacir CARROCIA DE CAMBÉ
- ACREDITO QUE CONSEGUIR OU NÃO TRINCHEIRAS OU QUALQUER OUTRO DISPOSITIVO QUE FACILITE A TRANSPOSIÇÃO DA FERROVIA DEPENDE MAIS DO NÍVEL DE INTERESSE DO PODER POLÍTICO LOCAL DO QUE DA DISPOSIÇÃO DE QUALQUER GOVERNO, SEJA FEDERAL OU ESTADUAL DE FINANCIAR A CONSTRUÇÃO DESTES DISPOSITIVOS, ENTÃO SE A FORÇA POLÍTICA LOCAL NÃO TOMAR PARA SI ESTA BANDEIRA, VOCÊS PARARIAM O TREM POR ALGUMAS HORAS, PREJUÍZO FACILMENTE RECUPERÁVEL PARA A EMPRESA QUE EXPLORA A FERROVIA, A MENOS QUE SE FAÇAM ACAMPAMENTOS SOBRE OS TRILHOS, NO MAIS PURO ESTILO "MST", O QUE TAMBÉM NÃO SOARIA BEM, ENTÃO O SEGREDO É JUNTAR FORÇAS E ENCONTRAR O PONTO FRACO DO PODER MUNICIPAL, E COLOCAR ALI A PRESSÃO NECESSÁRIA PARA QUE ESTE PODER TOME A INICIATIVA DE FAZER OS PROJETOS CORREREM. PARABÉNS POR ENCAMPAR ESTA BANDEIRA, FARINA, E NÃO ESQUEÇA, TOME MEU EXEMPLO AQUI EM CAMBÉ, DE MOSTRAR O RITMO DAS OBRAS EXPONDO CADA DETALHE, DE BOM OU RUIM, NÃO DEIXANDO QUALQUER CHANCE DE A OBRA NÃO SE REALIZAR. AQUI, ATRAVÉS DE MEU BLOG, CRIEI UM VERDADEIRO CRONOGRAMA DA OBRA, DATANDO TODAS AS FOTOS DESDE A PRIMEIRA COM ENGENHEIROS DEMARCANDO O LOCAL ATÉ AS QUE POSTO HOJE, ASSIM DÁ PARA SABER QUANDO SE EXECUTOU CADA ETAPA DA OBRA. ABRAÇOS, MOACIR.
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA - É NO SÁBADO - by JOSÉ CARLOS FARINA
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO
O que a falta de sensibilidade faz. A administração municipal de Rolândia deu sinal verde para que uma industria de baterias com uso de chumbo se instale em Rolândia próximo a rios de captação de água potável de Rolândia. No lugar onde querem instalar esta industria de alto risco já existem duas outras que poluem constantemente o ar com odor nauseabundo. Na última reunião com o prefeito este chegou a falar que tem carta branca pelos votos que obteve na eleição para tomar a decisão sozinho. Que ele e os vereadores forem eleitos para isso. Chegou a erguer a voz e zombar do lider ambientalistra Daniel Steidle. O vídeo do encontro foi gravado e está no Youtube no canal de "josecarlosfarina" com o título "indústria de baterias Rolândia Farina". Por essas e por outras o povo está se organizando para protestar e reivindicar no sábado, dia 30, a partir das 9:30 horas. Contamos com a ampla divulgação da mídia regional. Maiores detalhes na comunidade "Rolândia Politika" do Orkut. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLANDIA
ROLÂNDIA VAI PARAR NO SÁBADO - Adrian Saegesser (BONDNEWS)
MOVIMENTO PRETENDE ARRIGEMENTAR 900 PESSOAS NO MÍNIMO
O movimento "Acorda Rolândia", formado por mais de 900 pessoas na rede social Orkut, prepara um protesto inusitado para a manhã deste sábado (30) no calçadão do centro da cidade.
A intenção é chamar a atenção do maior número de rolandenses possível para questões que, segundo o grupo, estão prejudicando o município. "Queremos fazer um manifesto bem humorado, que consiga atrair aquele morador que está indignado, mas não tem coragem de protestar. É por isso que vamos utilizar fantasias, de diversos tipos, para esconder a identidade das pessoas e chamar ainda mais a atenção de quem passar pelo calçadão", contou o agricultor Adrian Saegesser, que é um dos organizadores do evento.
Além de dar mais liberdade aos manifestantes, as fantasias vão conseguir transformar o protesto em um evento apolítico. "Não queremos que a manifestação seja utilizada como palanque por políticos que já estão pensando nas eleições do próximo ano. Com os 'disfarces', todo mundo vai poder brincar e protestar, sem precisar tomar partido", destacou.
A principal reivindicação do grupo envolve a possível instalação de uma fábrica de baterias para carros e fundição de chumbo. Segundo a Prefeitura de Rolândia, a empresa, que já conseguiu uma autorização prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pretende investir mais de R$ 20 milhões e criar cerca de 300 empregos na cidade.
Entretanto, de acordo com o organizador da manifestação, a negociação com a fábrica começou a ser feita pelo poder público antes mesmo da população ser ouvida. "O rolandense está cansado destas indústrias pesadas. Não queremos que a cidade se transforme em uma Cubatão no futuro", ressaltou Saegesser, referindo-se ao município paulista que é considerado um dos mais poluídos do mundo.
Melhorias para as áreas de segurança e saúde também estão na pauta do grupo. "Rolândia sempre teve a fama de ser uma cidade violenta. Isso precisa mudar." Já na saúde, o manifestante citou o estado precário do Hospital São Rafael. "Quando eu nasci, há quase 30 anos, Rolândia contava com seis hospitais. Hoje em dia, o morador depende de um espaço que não está conseguindo se manter", argumentou.
Por fim, o protesto vai pedir soluções para a passagem dos trens pela cidade. O problema causa reclamação frequente de moradores de bairros como a Vila Oliveira e Manoel Muller. O local mais crítico é o cruzamento da linha férrea com a avenida Aylton Rodrigues Alves, que dá acesso à PR-170, saída para Jaguapitã. "Temos que resolver esta situação. Os vagões dividem diariamente a cidade ao meio e prejudicam a locomoção dos moradores", completou Adrian Saegesser.
Ele não soube informar o que será feito após o protesto de sábado, mas garantiu que o grupo pretende entregar às reivindicações ao prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann e aos vereadores. "Não sei se vamos entregar uma carta, um abaixo-assinado. Vamos nos reunir e decidir isto depois da manifestação", completou.
A intenção é chamar a atenção do maior número de rolandenses possível para questões que, segundo o grupo, estão prejudicando o município. "Queremos fazer um manifesto bem humorado, que consiga atrair aquele morador que está indignado, mas não tem coragem de protestar. É por isso que vamos utilizar fantasias, de diversos tipos, para esconder a identidade das pessoas e chamar ainda mais a atenção de quem passar pelo calçadão", contou o agricultor Adrian Saegesser, que é um dos organizadores do evento.
Além de dar mais liberdade aos manifestantes, as fantasias vão conseguir transformar o protesto em um evento apolítico. "Não queremos que a manifestação seja utilizada como palanque por políticos que já estão pensando nas eleições do próximo ano. Com os 'disfarces', todo mundo vai poder brincar e protestar, sem precisar tomar partido", destacou.
A principal reivindicação do grupo envolve a possível instalação de uma fábrica de baterias para carros e fundição de chumbo. Segundo a Prefeitura de Rolândia, a empresa, que já conseguiu uma autorização prévia do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pretende investir mais de R$ 20 milhões e criar cerca de 300 empregos na cidade.
Entretanto, de acordo com o organizador da manifestação, a negociação com a fábrica começou a ser feita pelo poder público antes mesmo da população ser ouvida. "O rolandense está cansado destas indústrias pesadas. Não queremos que a cidade se transforme em uma Cubatão no futuro", ressaltou Saegesser, referindo-se ao município paulista que é considerado um dos mais poluídos do mundo.
Melhorias para as áreas de segurança e saúde também estão na pauta do grupo. "Rolândia sempre teve a fama de ser uma cidade violenta. Isso precisa mudar." Já na saúde, o manifestante citou o estado precário do Hospital São Rafael. "Quando eu nasci, há quase 30 anos, Rolândia contava com seis hospitais. Hoje em dia, o morador depende de um espaço que não está conseguindo se manter", argumentou.
Por fim, o protesto vai pedir soluções para a passagem dos trens pela cidade. O problema causa reclamação frequente de moradores de bairros como a Vila Oliveira e Manoel Muller. O local mais crítico é o cruzamento da linha férrea com a avenida Aylton Rodrigues Alves, que dá acesso à PR-170, saída para Jaguapitã. "Temos que resolver esta situação. Os vagões dividem diariamente a cidade ao meio e prejudicam a locomoção dos moradores", completou Adrian Saegesser.
Ele não soube informar o que será feito após o protesto de sábado, mas garantiu que o grupo pretende entregar às reivindicações ao prefeito de Rolândia, Johnny Lehmann e aos vereadores. "Não sei se vamos entregar uma carta, um abaixo-assinado. Vamos nos reunir e decidir isto depois da manifestação", completou.
Adrian Saegesser (BONDNEWS)
ROLÂNDIA - ASFALTO NO JD. NOVO HORIZONTE E BAIRROS ADJACENTES
PROGRAMA “PREFEITURA NOS BAIRROS” RECUPERA RUAS DE ROLÂNDIA
Idealizado pelo Prefeito de Rolândia o Programa Prefeitura nos Bairros prossegue realizando vários serviços para os rolandenses, além de recuperar várias ruas e avenidas da cidade.
Em ação desde o dia 18 de julho, até está quarta-feira (27) o programa já utilizou de CBUQ (material quente): 650 toneladas em recape, 40 toneladas em Operação Tapa Buracos e recuperou 7.900 m² de Ruas com lama asfáltica. Os serviços acontecem nos bairros Novo Horizonte, Parigot de Souza, Monte Carlo I e II, Nogueira e região. Além disso, os moradores da região também estão sendo beneficiados com serviços das Secretarias da Mulher e da Família, Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Defensoria Pública. O atendimento ao público, realizado todas as terças pelo prefeito em seu gabinete foi levado para os bairros.
INAUGURAÇÃO PRONTO ATENDIMENTO – Dentro do Programa Prefeitura nos Bairros, a administração realiza nesta sexta (29), inauguração do 1º Pronto Atendimento da Saúde de Rolândia. O evento acontece a partir das 16 horas. O local, que funcionará anexo ao Posto de Saúde da Vila Oliveira (Rua Saguaragi), vai oferecer serviço de urgência e emergência para os rolandenses. (ASS. DE IMPR. DA PREF.)
quarta-feira, 27 de julho de 2011
ROLÂNDIA - TERRENO DO ANTIGO POSTO - POR PAULO FARINA
Temos que planejar o futuro!
Foto by José Carlos Farina. |
Estamos acompanhando a polêmica sobre a venda do antigo Posto de Saúde Central e Escola do Trabalho. Trata-se de uma quadra servida por três ruas, uma avenida e linhas de ônibus. Apurou-se que o terreno foi doado pela Compania de Terras Norte do Paraná à Sociedade São Vicente de Paula. A história pode ser conferida no Blog do Farina. Urge verificar as cláusulas expressas na Escritura de Doação. Será que a área pode ser vendida mediante subterfúgios legislativos? Na opinião do ex-Prefeito Leonardo Casado, o terreno deveria ser adquirido pelo Município, a exemplo do que ocorreu, em seu mandato, com o Estádio do Nacional. É fácil imaginar múltiplas finalidades para o local, sejam elas filantrópicas ou governamentais. Como exemplo, podemos citar a futura edificação do Paço Municipal e Câmara de Vereadores, pois ambos os prédios estão ultrapassados... O edifício da Câmara é alugado; Falta espaço para gabinetes, arquivos, além do plenário ser pequeno; Na Prefeitura, os problemas são mais visíveis: Logística ultrapassada; Falta de espaço; Salas improvisadas; As Secretarias de Educação, Planejamento, os Departamentos Jurídico e Contábil não possuem acesso para Deficientes Físicos! Outras Secretarias estão em prédios alugados... Uma situação inadmissível para um Município com 60 mil habitantes e um dos maiores Orçamentos do Paraná!
PAULO AUGUSTO FARINA
MEU COMENTÁRIO:
Na década de 30 a Cia. de terras planejou todas as nossas necessidades para o futuro. Agora, na atual administração, eu quero ver se tem alguém que entende de planejamento. EU QUERO VER. PEÇO MISERICÓRDIA PARA AS FUTURAS GERAÇÕES. JOSÉ CARLOS FARINA
ROLÂNDIA - DAL SASSO PROTETOR DOS CÃES ABANDONADOS
ROLÂNDIA - DAL SASSO PROTETOR DOS CÃES ABANDONADOS
ROLÂNDIA - BETO RICHA MANDA DINHEIRO PARA ASFALTO
COMEÇOU A MELHORAR
Em Curitiba, o Prefeito de Rolândia Johnny Lehmann conseguiu mais um importante investimento para a cidade. Ele recebeu nesta terça (26), do Governo do Paraná uma verba R$ 252 mil para recape asfáltico. O convênio para o repasse foi assinado em solenidade no auditório do Canal da Música. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu) irá repassar o recurso que faz parte do Programa de Recuperação Asfáltica de Pavimento do estado. Com a contrapartida da Prefeitura de R$ 48 mil, o investimento total será de R$ 300 mil na recuperação das ruas da cidade. (ASS. DE IMPR. DA PREF.)
TERCEIRIZAÇÕES ESTÁ ACABANDO COM O BRASIL - By FARINA
É QUASE TUDO SUPERFATURADO
O que está matando o Brasil são estas terceirizações... 90% das empresas que coletam lixo têm o preço da tonelada do lixo superdimensionado... Da mesma forma as Oscips que cuidam da saúde.. As que fazem podas de árvores... asfalto.. etc.. Isso em nivel de Brasil... Ai acaba sobrando muito pouco para saúde, educação, creches, parques industriais... Bem ou mal quando o Municipio cuidava de tudo com o seu proprio pessoal a economia era de no mínimo 40% do que se gasta hoje... MAS É EM TODO BRASIL.. Vejam o caso de Londrina... Là já vimos várias denuncias de superfaturamento... ASSIM NÃO DÁ!.... Pelo que se vê em nível de Brasil quem paga as campanhas destes políticos sujos são muitas destas empresas que nadam de braçadas por estas prefeituras ai afora.... Aqui em Rolândia uma vez uma empresa terceirizada pagou toda a gasolina de um candidato ai... O caso foi pra Justiça e para encurtar a conversa o candidato foi diplomado e empossado.
RUI BARBOSA ESTAVA CERTO... CHEGARÁ UM DIA QUE UMA PESSOA HONESTA TERÁ VERGONHA DE FALAR QUE É HONESTO....
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA-PR.
terça-feira, 26 de julho de 2011
ROLÂNDIA - FESTA ALEMÃ NO CLUB DO BARREIRO ( 25 DE JULHO ) - By FARINA
ROLÂNDIA - FESTA ALEMÃ NO CLUB DO BARREIRO ( 25 DE JULHO ) - By FARINA
ROLÂNDIA GANHA PRONTO ATENDIMENTO NESTA SEXTA
ROLÂNDIA GANHA PRONTO ATENDIMENTO NESTA SEXTA
Nesta sexta (29), dentro das ações do Programa “Prefeitura nos Bairros”, a administração, por meio da Secretaria de Saúde, inaugura o 1º Pronto Atendimento da Saúde de Rolândia. O local funcionará anexo ao Posto de Saúde da Vila Oliveira, na Rua Saguaragi. A inauguração acontece a partir das 16 horas e contará com a participação das autoridades. Com o Pronto Atendimento, os rolandenses ganham um local que será referencia em urgência e emergência no município. (ass. de impr. da Pref.)
VÍDEOS DO FARINA DE ROLÂNDIA RECEBE ELOGIO
Claudio PRADO:
Seus videos são obras profissionais. Parabéns pelos registros e pela qualidade dos trabalhos. Abração
Muito obrigado major. Fico lisongeado com este elogio que sei é espontãneo e sai do fundo do seu coração. Ele veio em boa hora. É que tem alguns invejosos que desmerecem os meus vídeos. Mas produzo estes vídeos para pessoas como você que amam Deus, Rolândia, a música e a natureza. Muito obrigado. Deus te abençoe. JOSÉ CARLOS FARINA
QUEM TOMA para si AS DORES DO POVO DE ROLÂNDIA ?
EXISTEM PESSOAS IMPRESCINDÍVEIS
Tem gente ai preocupada com as pessoas que estão no Movimento Acorda Rolândia... É...tem que se preocupar sim... Sao sempre os mesmos que tomam as dores do povo... Alguém ai já viu algum arrogante destes que comandam grandes empresas... seguradoras... cartórios... Fazendeiros... conglomerados... reivindicar em favor do povão? Não...claro que não... Eles (99%) estão preocupados apenas com o seu LUCRO... os seus AMIGOS DO PODER... de onde saem a verdinhas....ou oncinhas... 1% ainda dá pra confiar... (temos boas excessões) Então é claro que quem toma as dores do povo é quem veio do meio do povo e continua no meio do povo... Há homens que lutam um dia e são bons Há outros que lutam várias vezes e são ótimos Mas há aqueles que lutam a vida inteira.... ESTES SÃO IMPRESCINDÍVEIS... JOSÉ CARLOS FARINA
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA É SUPRA-PARTIDÁRIO - É DO POVO
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA É SUPRA-PARTIDÁRIO - É DO POVO DE ROLÂNDIA
A livre iniciativa e as liberdades política, ideológica, econômica, religiosa e de expressão são cláusulas pétreas de nossa Carta Magna. Constituem direitos fundamentais da pessoa humana que devem ser exercidos e defendidos. Uma sociedade que silencia não é uma sociedade democrática. É neste sentido, que arquivos (des)conexos têm acompanhado os passos do movimento supra-partidário acorda Rolândia. A proposta central do grupo foi bem sintetizada pelo Educador Ambiental Daniel Steidle. Um movimento que se propõe a discutir problemas que nos afetam como comunidade, independentemente de visões ideológicas. A iniciativa não pode ser taxada como oposicionista. Seria prematuro demais. Sem dúvida, há causas públicas que extrapolam a esfera da vida privada. Meio Ambiente, mobilidade urbana, saúde e violência são apenas alguns exemplos. A questão da transparência administrativa e dos excessivos gastos com publicidade são outras causas que, em nossa opinião, deveriam ser debatidas em Rolândia... Não seria inteligente aguardar as eleições para enfrentá-las! Dia 30 de julho, Sábado, às 9:30 hrs, no Calçadão, você poderá expor sua opinião em cartaz, faixa, panfleto, camiseta... sobre os assuntos do momento em Rolândia: Indústria de baterias, trem, hospital São Rafael e violência... Independente de religião, formação ou partido, devemos encontrar um caminho que nos permita participar pacífica e ativamente do destino de nossa Comunidade." Uma merecida festa para nossa Democracia! PAULO AUGUSTO FARINA
VÍDEO DO NORTE DO PARANÁ - RURAL - LINDO - BELO - By FARINA
VÍDEO DO NORTE DO PARANÁ - RURAL - LINDO - BELO - By FARINA
segunda-feira, 25 de julho de 2011
NOVA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ROLÂNDIA - JD. SANTIAGO
ONDE VAMOS PARAR?
Um jovem de 16 anos foi alvejado a tiros de pistola 9mm. no Jardim Santiago. Como já aconteceu em outros casos uma moto preta apareceu com duas pessoas atirando. Foram 15 tiros, dois deles acertado o jovem na coxa e joelho. O jovem foi encaminhado ao hospital e não corre risco de morte. JOSÉ CARLOS FARINA
TERRENO DOS VICENTINOS (antigo posto de saúde central)
ANTIGO POSTO DE SAÚDE TEM DESTINAÇÃO ESPECÍFICA
O terreno onde funcionava o antigo Posto de Saúde Central era para ser um Hospital, ou seja a Santa Casa de Misericórdia de Rolândia na dpecada de 50 e 60. Como o antigo provedor Amadeu Puccine não conseguiu implantar o projeto acabou entregando a administração do aluguéis à Mauro Zulian. Depois de um certo tempo, Amadeu Puccine pediu a minha ajuda como vereador e advogado para passar a escritura desta imóvel para a Sociedade São Vicentre de Paula onde era membro. Na década de 80 a Companhia de Terras Norte do Paraná a nosso pedido assinou a Escritura ao vicentinos cujo presidente era Herminio Zanirato. Após o obtenção desta propriedade os Vicentinos receberam aluguéis da prefeitura, cujas importância eram destinadas a compra de comida para os pobres cadastrados. Agora que a prefeitura entregou parte do prédio os Vicentinos estão pensando em vender o imóvel. No me ponto de vista e tendo como norte o pensamento do mentor desta conquista (Amadeu Puccine) penso que a área deve continuar com a mesma destinação pelo zoneamento municipal, ou seja, Posto de SAúde, Hospital ou qualquer outra entidade filantrópica. Se os Vicentinos não puderem reformar o prédio e implantar uma entidade que seja negociado com a Prefeitura. Agora mudar a destinação de Filantropia para Comércio ou residência é legislar contra o povo. O pior é que ninguém conhece a história e a origem desta área. Este terreno veio de graça para os Vicentinos e não é agora que vamos perdê-lo em favor de outros interesses. JOSÉ CARLOS FARINA
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA - SÁBADO - DIA 30 - UMA NOVA ROLÂNDIA - By FARINA
É AGORA OU NUNCA
1) - TREM QUE ATRAPALHA O TRÂNSITO;
2)- INDÚSTRIA DE CHUMBO
3)- FALTA DE SEGURANÇA
4) - HOSPITAL SÃO RAFAEL
Pedimos a participação de todos. Levem suas faixas e cartazes...
É AGORA OU NUNCA!...
JOSÉ CARLOS FARINA
Será neste próximo sábado, DIA 30.... 9:00 horas para aquecimento... No Calçadão de Rolândia....com as presenças das principais emissoras de TV....A TV Globo está anciosa para registrar... Os cidadãos honestos e atuantes de Rolândia irão as ruas protestar contra:
1) - TREM QUE ATRAPALHA O TRÂNSITO;
2)- INDÚSTRIA DE CHUMBO
3)- FALTA DE SEGURANÇA
4) - HOSPITAL SÃO RAFAEL
Pedimos a participação de todos. Levem suas faixas e cartazes...
É AGORA OU NUNCA!...
CIDADÃOS HONESTOS: UNAM-SE!
JOSÉ CARLOS FARINA
domingo, 24 de julho de 2011
MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ROLÂNDIA - JD MARUMBI
-
Rolândia termina o sábado com mais um jovem baleado
- Pauline Almeida
Segundo informações do Siate, ele foi ferido por um disparo na região pélvica e foi encaminhado para o Hospital San Rafael. A Polícia Militar disse não ter conhecimento da ocorrência e não soube dar mais dados sobre o fato.
NACIONAL DE ROLÂNDIA VENCEU O CAMPO MOURÃO
AGORA É O GRÊMIO
O Nacional de Rolândia venceu o Campo Mourão por 3 a 1. O londrina venceu o Grêmio por 2 a 1; o Iguacu perdeu para o Serrano e o Toledo venceu o Foz por 3 a zero. O NAC agora precisa vencer o Grêmio e torcer para a derrota do Londrina.
O Nacional de Rolândia venceu o Campo Mourão por 3 a 1. O londrina venceu o Grêmio por 2 a 1; o Iguacu perdeu para o Serrano e o Toledo venceu o Foz por 3 a zero. O NAC agora precisa vencer o Grêmio e torcer para a derrota do Londrina.
COLUNA DO FARINA - ROLÂNDIA - PR. (JORNAL TRIBUNA) - 23/07/2011
CONSERVAÇÃO DAS ESTRADAS NOS ANOS 40 a 70
Até o final da década de 70 a Prefeitura mantinha "os conservas estradas". Era um grupo grande de operários que saiam à pé cada dia por uma estrada rural para (com enxadas e enxadões) abrir e limpar as caixas armazenadoras de água pluviais. Estas caixas eram (e são) necessárias para evitar que as estradam inundem e impeçam o livre transito de pessoas, carroças e carros. O Sr. Aurelio Viali era um dos feitores destas turmas e o
grande comandante era o Sr. Alexandre Lanfranchi. O Sr. Alexandre conhecia e conhece todas as estradas do municipio. Tinha na cabeça os nomes de quase todos os proprietários agrícolas. Foi um dos melhores funcionários da prefeitura. Merfece uma homenagem.
ATÉ OS ANOS 80 NÃO HAVIAM POSTOS DE SAÚDE - TERRENO dos VICENTINOS
Até os anos 80 a prefeitura não mantinha nenhum posto de saude. Havia sómente a APMI que foi idealizada para atender as mães e bebês carentes. Eram tempos dificieis neste setor.O prefeito Amdeu Puccine chegou a iniciar a construção de uma Santa Casa onde hoje funciona a Escola do Trabalho, mas a obra ficou paralisada por décadas, por falta de recursos. Se a pessoa não tinha dinheiro para consultar com médico particular socorria-se de remédios caseiros, farmaceuticos, benzedeiras e curadores. A maioria dos partos eram feitos por parteiras práticas. A primeira parteira de Rolândia foi uma senhora da família Shurmann. Depois veio a dona Henriqueta Lali. A parte boa é que tínhamos quatro hospitais. Muitos médicos consultavam de graça ou cobravam um preço simbólico. Os mais famosos da época foram os doutores Xenofonte, Cabral e Anatole. Na década de 80, sendo eu vereador fui procurado pelo saudoso Amadeu Puccine que me pediu auxilio para que a Companhia de Terras Norte do Paraná doasse o terreno onde hoje está a Escola do Trabalho para os VICENTINOS, o que foi feito. Graças a este nosso trabalho os VICENTINOS recebem todo mês importante verba de aluguel daquele espaço que é utilizada para a compra de alimentos para os necessitados. Era esse o desejo de Amadeu Puccine (grande político e cidadão)
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA
Até o final da década de 70 a Prefeitura mantinha "os conservas estradas". Era um grupo grande de operários que saiam à pé cada dia por uma estrada rural para (com enxadas e enxadões) abrir e limpar as caixas armazenadoras de água pluviais. Estas caixas eram (e são) necessárias para evitar que as estradam inundem e impeçam o livre transito de pessoas, carroças e carros. O Sr. Aurelio Viali era um dos feitores destas turmas e o
grande comandante era o Sr. Alexandre Lanfranchi. O Sr. Alexandre conhecia e conhece todas as estradas do municipio. Tinha na cabeça os nomes de quase todos os proprietários agrícolas. Foi um dos melhores funcionários da prefeitura. Merfece uma homenagem.
ATÉ OS ANOS 80 NÃO HAVIAM POSTOS DE SAÚDE - TERRENO dos VICENTINOS
Até os anos 80 a prefeitura não mantinha nenhum posto de saude. Havia sómente a APMI que foi idealizada para atender as mães e bebês carentes. Eram tempos dificieis neste setor.O prefeito Amdeu Puccine chegou a iniciar a construção de uma Santa Casa onde hoje funciona a Escola do Trabalho, mas a obra ficou paralisada por décadas, por falta de recursos. Se a pessoa não tinha dinheiro para consultar com médico particular socorria-se de remédios caseiros, farmaceuticos, benzedeiras e curadores. A maioria dos partos eram feitos por parteiras práticas. A primeira parteira de Rolândia foi uma senhora da família Shurmann. Depois veio a dona Henriqueta Lali. A parte boa é que tínhamos quatro hospitais. Muitos médicos consultavam de graça ou cobravam um preço simbólico. Os mais famosos da época foram os doutores Xenofonte, Cabral e Anatole. Na década de 80, sendo eu vereador fui procurado pelo saudoso Amadeu Puccine que me pediu auxilio para que a Companhia de Terras Norte do Paraná doasse o terreno onde hoje está a Escola do Trabalho para os VICENTINOS, o que foi feito. Graças a este nosso trabalho os VICENTINOS recebem todo mês importante verba de aluguel daquele espaço que é utilizada para a compra de alimentos para os necessitados. Era esse o desejo de Amadeu Puccine (grande político e cidadão)
JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA - VAMOS TODOS
Vamos juntar mais amigos e famílias e fazer da MANIFESTAÇÃO um ato de união e alegria? DANIEL STEIDLE
FANTASIA DE CIDADÃO
“... a mensagem é mais importante do que o mensageiro!”
O cidadão normalmente tem medo de pôr “a cara para bater”. Vamos ter que achar formas de nos manifestar, sem nos expor!
Fantasia? Sim, uma fantasia! Uma fantasia, onde a mensagem é mais importante que o mensageiro.
No dia 30 de julho, às 09h30min vamos, com amigos e em família, desfilar no Calçadão de Rolândia. Mostraremos nossa fantasia carregando cartazes e por cima da cabeça uma caixa ou rolo de papelão pintado.
Chumbo, trem, hospital e violência seriam temas atuais em Rolândia para questionamentos, mas o essencial é dar o recado que é possível se manifestar sem medo.
Com a “fantasia de cidadão” podemos, independente de procedência, cor, religião, formação ou partido, encontrar um caminho que nos permite participar pacífica e ativamente do destino de nossa comunidade. DANIEL STEIDLE
ROLÂNDIA - ABAIXO A DITADURA
Nunca pensei que esta canção do Vandré fosse
tão atual e importante....
tão atual e importante....
Será a musica tema da próxima campanha que vou participar se Deus permitir...
Na próxima reunião do Movimento ACORDA ROLÂNDIA vou levar o meu violão e quero cantá-la com todos os companheiros da resistência....
Na próxima reunião do Movimento ACORDA ROLÂNDIA vou levar o meu violão e quero cantá-la com todos os companheiros da resistência....
VAMOS RESISTIR ROLÂNDIA
sábado, 23 de julho de 2011
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA - Cambé - Pr. - orquestra e banda de Tatuí - By FARINA
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA - Cambé - Pr. - orquestra e banda de Tatuí - By FARINA
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA em ROLÂNDIA - NANUK - By FARINA
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA em ROLÂNDIA - NANUK - PROFESSORES DO FESTIVAL - By FARINA
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA - CANCHA ACÚSTICA - BANDA DE MÚSICOS - By FARINA
31º FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA - CANCHA ACÚSTICA - BANDA DE MÚSICOS - By FARINA
ROLÂNDIA - TERRENO DO ANTIGO POSTO DE SAÚDE CENTRAL - O QUE FAZER?
VICENTINOS QUEREM VENDER O TERRENO
Nos anos 80 quando era vereador fui procurado pelo saudoso Amadeu Puccine que me pediu que o ajudasse a retirar a administraçao deste edifício das mãos de Mauro Zulian (antigo provedor) e passasse a escritura para os Vicentinos (de quem ele era sócio). E assim foi feito.... A Companhia de Terras Norte do Paraná passou a escritura do imóvel para os Vicentinos... O presidente dos Vicentinos era o Sr. Hermínio Zanirato. Se não me falha a memória existe uma cláusula proibindo a venda do imóvel pois a finalidade deve ser sempre filantrópica... Os vicentinos graças a este empurrão de Amadeu Puccine obtiveram durante cerca de 30 anos importante renda de aluguéis que foram destinados a compra de alimentos para os pobres. Assim, entendo que o saudoso Amadeu Puccine não obteve a escritura do imóvel para os seus confrades Vicentinos para que agora vendam o terreno e depois sabe-se lá o que vão comprar no lugar... Entendo que se não houver interesse dos mesmos o terreno deveria ser doado para a Prefeitura construir ali um asilo ou creche... Este era o desejo do grande AMADEU PUCINE..(que Deus o tenha). TEXTO e FOTO de JOSÉ CARLOS FARINA
sexta-feira, 22 de julho de 2011
ROLÂNDIA - POVO RECLAMA ( DE NOVO ) DA CRECHE DO ITÁLIA
ROLÂNDIA - POVO RECLAMA ( DE NOVO ) DA CRECHE DO ITÁLIA
Rolândia - jovem é encontrado com meio quilo de crack
Rolândia - jovem é encontrado com meio quilo de crack
Um adolescente de 17 anos foi preso por tráfico de drogas na noite desta quinta-feira em Rolândia. A ocorrência foi registrada por volta das 21h na rua Ouro, no jardim Oliveira.
Policiais militares abordaram L. R. I., de 17 anos, com meio quilo de crack e uma balança de precisão.
O jovem não tinha passagens pela polícia. Entretanto, ele confessou que já trabalhava com drogas há mais de quatro meses por motivos financeiros.
O adolescente foi autuado em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Rolândia.
Policiais militares abordaram L. R. I., de 17 anos, com meio quilo de crack e uma balança de precisão.
O jovem não tinha passagens pela polícia. Entretanto, ele confessou que já trabalhava com drogas há mais de quatro meses por motivos financeiros.
O adolescente foi autuado em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Rolândia.
MOVIMENTO ACORDA ROLÂNDIA SE REUNIRÁ 30/07 PARA PANFLETAGEM
VAMOS LÁ ROLÂNDIA
Dia 30/07 o Movimento Acorda Rolândia se reunirá as 9:30 horas no calçadão para discursos e panfletagem. Após este primeiro contato os manifestantes sairão à pé com faixas e cartazes em direção a Estação de Trens e Vila OLiveira. Dependendo do que for deliberado na ocasião poderá haver alguma manifesto mais objetivo contra a ALL e os trens que vivem paralizando o tráfego na cidade. O manifesto também é contra uma fábrica de baterias e chumbo e contra a insegurança que assola a comunidade. Pedimos a presença de todos e das mídias locais e regionais. Maiores detalhes na comunidade do Orkut "Eu amo Rolandia". JOSÉ CARLOS FARINA - advogado - Rolândia-Pr.
MEU PAI ERA (É) TUDO PRA MIM - COMEÇA O COMEÇO PAI!....
Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”. O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho. Hoje, minhas “tangerinas” são outras. Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.
Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta. O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.
Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”. Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente neste ano. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa o começo!”. (autor desconhecido-adaptado por mim)