| ||||
Páginas
▼
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Curso em Rolândia ensina deliciosas receitas de pães
ESTAÇÃO DE ESGOTO NO JARDIM CAVIUNA EM ROLÂNDIA - POPULAÇÃO RECLAMA
54 quilômetros de rede, milhares de domicílios ligados, uma estação elevatória de esgoto e muita falta de informações e esclarecimentos! Domingo fui procurado por uma comitiva de Moradores dos Jardins Caviúna e Imperial, preocupados com a instalação de uma Estação Elevatória de Esgoto em Área Institucional do Município, no final da Avenida dos Expedicionários. Decidi levar a questão ao COMDEMA, na qualidade de Cidadão. Respondendo aos nossos questionamentos, o Engenheiro Sanitarista Audinil Maringonda Júnior - Secretário do Conselho, relatou que tais Estações não são hermeticamente fechadas. Portanto, além contribuírem para a propagação de pragas urbanas, emitem gases e odores. Como resultado de nossa provocação, o Conselho decidiu enviar Ofício à empresa solicitando maiores esclarecimentos. Logo após o encerramento da reunião, juntamente com Rodrigo Stutz (Diretor do Jornal Manchete do Povo) estivemos visitando as referidas obras. Também conversamos com moradores e funcionários da Sanepar. A Matéria Jornalística poderá ser conferida na próxima edição do referido Jornal. Em relação ao tema, alguns questionamentos são fundamentais: 1)- Foi feita doação desta Área Institucional do Município à uma empresa de economia mista, com ações em Bolsa de Valores? 2)- Por que os moradores dos Jardins Imperial e Caviúna não foram consultados? 3)- Por que a Secretaria de Meio Ambiente, o COMDEMA e a Câmara de Vereadores ainda não foram informados? 4)- Por que a Sanepar não realizou uma Audiência Pública com os moradores, antes do início das obras? 5)- Quais serão os reais impactos da Estação Elevatória de Esgoto para a qualidade de vida da população? 6)-Quais medidas ambientais compensatórias serão adotadas pela Sanepar na região? Com a palavra nossas Autoridades... Democracia é sinônimo de Transparência!
por Paulo Augusto Farina
ROLÂNDIA SOBE MAIS UMA POSIÇÃO NO RANKING ESTADUAL DO FPM
Nos últimos dois anos, Rolândia subiu 2 posições no ranking paranaense do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os índices sempre são calculados com dados de dois anos passados. Ou seja: o novo índice para o ano de 2012 foi calculado sobre o desempenho econômico do município em 2009 e 2010.
Segundo o estudo da Secretaria de Fazenda do Paraná, Rolândia que ocupava a 22ª posição em 2008, agora se tornou a 20ª economia do estado do FPM. Esta melhor posição vai garantir ao município um repasse maior do Fundo de Participação dos Municípios no ano de 2012.
Quanto maior o índice, mais dinheiro a cidade recebe do montante do repasse estadual. A troca de posição para Rolândia vai significar um aumento de aproximadamente R$ 2,6 bilhões a mais nas receitas anuais do município. O principal diferencial da cidade foi o aumento da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
De acordo com a administração, os números devem melhorar ainda mais no próximo ano. A instalação de novas empresas na cidade, como a Selmi e outras empresas, vão ajudar a melhorar o índice ainda mais. ASS. DE IMPRENSA DA PREF.