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QUEM FOI O FUNDADOR DE ROLÂNDIA PR. ?
QUEM FOI O FUNDADOR DE ROLÂNDIA ?
Passados quase 90 anos de fundação, vejo que mesmo junto a professores de história, ainda há dúvidas sobre quem fundou Rolândia.
Quem fundou Rolândia foi a Companhia de Terras
Norte do Paraná, que chegou aqui em primeiro lugar.
Para que fosse possível a venda de lotes
urbanos e rurais, a Cia de terras tinha uma equipe de funcionários que mediram
e demarcaram todos os lotes, antes que os mesmos fossem oferecidos à venda.
Este trabalho começou por volta de 1930.
Em 1932 começaram a venda dos lotes agrícolas.
Estes lotes agrícolas foram adquiridos por quem
quisesse comprar, desde é claro que pagasse uma certa importância de entrada.
Assim, no ano de 1932, vários compradores de diversas
etnias compraram dezenas de lotes. Neste ano tivemos as primeiras derrubadas de florestas e a formação das primeiras lavouras. A partir deste ano também já havia estradas precárias, para onde circulavam carros calhambeques com corretores e compradores.
Não há que se falar em exclusividade, nem para
alemães, nem as outras etnias.
Neste ano a Cia de terras vendeu lotes para
alemães, japoneses, russos, italianos, espanhóis, mineiros, paulistas, baianos,
etc.
As etnias que predominou na colonização de Rolândia foram as alemães, italianas e japoneses. Os alemães vinham do sul do Brasil e da Alemanha. Já os italianos e japoneses eram a maioria originários do estado de São Paulo.
Não podemos esquecer a participação de uma grande quantidade de mineiros e baianos.
Em menor quantidade tivemos também muitos pioneiros suíços, espanhóis, portugueses, poloneses e húngaros.
Em 1934, o Russo Eugenio Victor Larionoff, comprou um lote
urbano e construiu a primeira construção na área central da cidade. O marco zero.
Com relação aos alemães e judeus, eles receberam reservas de lotes na região nas glebas Roland e Jaú, mas dividiram estas glebas com proprietários de outras etnias.
Oswald Nixdord , Erich Koch-Weser e Johanes Schauf foram encarregados de ajudar os alemães e judeus nas dificuldades surgidas nos primeiros anos, quando começou a derrubada da mata virgem.
Muitos judeus conseguiram escapar do holocausto graças a um plano fantástico. O partido nazista da Alemanha na década de 30 não permitia que os judeus saíssem da Alemanha com dinheiro. Assim a Cia de terras conseguiu trazer dezenas de famílias judias para cá, através de "compras" de trilhos lá da Alemanha para ser instalados aqui na Ferrovia São Paulo Paraná (EFSPP). Este dinheiro veio em uma hora boa. Acelerou a construção da ferrovia, que representou cerca de 70% o sucesso da colonização de Rolândia e do norte do Paraná.
Os italianos e japoneses também tinham as suas lideranças. Estas lideranças organizavam mutirões para socorrerem os vizinhos nas construções e colheitas.
Temos que destacar o trabalho exemplar da Cia de terras, que demarcou todos os lotes e estradas. Planejou a cidade e distritos, nunca tendo aqui havido conflito pela posse das terras por eles vendidas.
O Hotel Rolândia inaugurado em outubro de 1934 foi importantíssimo na tarefa de abrigar os pioneiros enquanto pensavam qual o melhor lote e qual a estratégia para a derrubada da mata.
A chegada da ferrovia em janeiro de 1936 representou 70% do sucesso da colonização. O trem trafegava com chuva e com sol, trazendo os pioneiros, as sementes, implementos e até animais. Depois também carregava as safras até os portos e Santos e Paranaguá.
Rolândia produziu milhões de sacas de café por décadas, tornando conhecida em todo mundo como a rainha do café.
Fui vereador na década de 80 e 90 e me lembro que formamos uma comissão de vereadores para estudar estes dados históricos. Eu era um dos membros. Também fizeram parte Nikolaus Schauff e um outro vereador que não lembro. Na época ouvimos historiadores e pioneiros. Solicitamos documentos e informações junto a Cia de terras. Formamos uma pasta que deve estar arquivada na Câmara. O Reginaldo Borroff deve saber onde está.
As conclusões foram estas que expus acima.
Concluímos também que Rolândia foi fundada em 29 de junho de 1934.
TEXTO E FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA