Páginas

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

CANAL FARINA DO YOUTUBE RECEBE ELOGIO

Meu pai tem 76 anos e ele  quase chorou  ao ver seu vídeo. viemos para Mato Grosso em 1986. meu pai teve a infância aí. Coitado se emocionou com este esse vídeo. lembrou desses lugares. Está como ainda como era. Parabéns pelo vídeo. Everson Luiz

RESPOSTA: QUE HONRA. FICO FELIZ. MT OBGDO. ABRAÇO.  
FARINA

FARINA PRÉ CANDIDATO A VEREADOR POR ROLÂNDIA 2024

Vem aí as eleições. Eu peço ao povo de Rolândia, que votem no Farina para vereador. Ele é homem de coragem. Seu Canal no Youtube é fantástico. ELE tem muitas defesas em prol do povo. Comece a colocar em seu instagran, facebook, Canal Farina, o nome deste homem, para que ele assuma o seu lugar de direito na Câmara Municipal. Com fé em Deus vamos chegar lá. Trabalho, o Farina já fez e faz demais. Ele é o candidato certo na hora certa. Farina na Câmara e Deus Acima de Tudo.

RESPOSTA:
MUTO OBRIGADO AMIGO. SE A MINHA FAMILIA DEIXAR SAIREI SIM. SE DEUS PERMITIR TAMBÉM. ABRAÇO
FARINA



ADVOGADO EM ROLÂNDIA - PR. ADVOCACIA LUCAS FERNANDO DA SILVA

CAUSAS TRABALHISTAS, CRIMINAIS, PREVIDENCIÁRIAS e CÍVEIS 
RUA  ARTHUR THOMAS, 2320
TEL. 3016-2995 - 
PRÓXIMO GIN. ESPORTES



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

MULHER FOI QUEIMADA VIVA PELO NAMORADO EM ROLÂNDIA

Nesta terça-feira (14/02) o cidadão, Davisson de Almeida, 49 anos, se encontrou com a namorada, Franciele Gonçales Bigarelli, 41 anos, em uma estrada rural de Rolândia, próximo a Chácara Bonanza, próximo ao Contorno Norte.
Por motivos que a polícia ainda não tem certeza, amarrou Franciele pelos pés e mãos e ateou fogo.
No momento que acendeu o fósforo, o fogo pegou também em seu corpo.
Davidson saiu pela estrada em busca de socorro para si pensando em se salvar, achando que a namorada já estaria morta em meio as chamas que subiram a mais de 3 metros de altura.
Mas Franciele acabou conseguindo soltar a cordas dos braços e saiu do carro.
Logo após ter cerca de 90% do corpo queimado com queimaduras de 1º e 2º grau, ela pediu socorro a uma moradora próxima ao local, quando  foi acionado a ambulância e a Polícia.
O assassino também foi localizado nas proximidades, sentado em um meio fio, clamando também por socorro, notando-se grande parte de suas roupas queimadas, exalando fumaça. Ele teve 40% do seu corpo queimado.
Ambos foram levados para o setor de Queimados do Hospital Universitário de Londrina, e internados na UTI. Foram entubados, respirando  através de  aparelhos. 
O caso de Franciele é muito grave, com risco de morte. O rapaz tem mais chances de sobrevida.
Um policial permanece 24 horas no local, para evitar que Davidson fuja. Ele está preso em flagrante delito. Ao se restabelecer será encarcerado e apresentado ao juiz.
Se ele receber alta será conduzido para a cadeia de Rolândia, onde espera-se que ele esclareça todo o ocorrido, em um inquérito que se encontra aberto.
Davisson chegou a conversar com os socorristas, relatando que tinha brigado com a namorada, e que não aceitava o fim do  relacionamento.
Existe ainda uma outra versão que foi mencionado por conhecidos do casal, mas que depende de investigação.
Uma seguidora do canal escreveu que eles são primos. Alguém mais confirma??
Para a polícia, por enquanto, trata-se de um crime passional.
O crime causou grande repercussão em Rolândia e o caso foi veiculado nas principais mídias do País.

DA MATÉRIA DA RPC GLOBO EXTRAÍMOS:
"que o rapaz não aceitando o fim do relacionamento, levou um galão com gasolina. amarrou a mulher com tiras de pano e ateou fogo no carro com ela dentro. As chamas pegaram tbm no rapaz, que fugiu dali em busca de socorro.
Uma vizinha relatou que a mulher andou semi-nua, descalça e sangrando por cerca de 200 metros até a sua casa, onde pediu socorro.
A vítima relatou para esta mulher que  é prima do  criminoso e estava levando ele para uma clinica de recuperação de dependentes químicos. Ele não queria ir. Queria que ela comprasse droga para ele consumir. Como ela não aceitou, acabou por imobilizá-la, amarando-a  e ateando fogo no carro com ela dentro."

DA MATÉRIA DA G1 GLOBO, EXTRAÍMOS O SEGUINTE
"De acordo com Boletim de Ocorrência (B.O), a equipe policial avistou a vítima amarrada, com queimaduras e sangrando ao lado do veículo em chamas
O homem suspeito do crime foi encontrado caído próximo ao local com 40% do corpo queimado.
Ele também foi levado para o hospital, conforme a polícia.
Aos policiais o homem confirmou que amarrou a vítima e ateou fogo com ela dentro do carro, porque a mulher afirmou que queria finalizar o relacionamento.
A Polícia Civil investiga o caso."

JOSÉ CARLOS FARINA

FOTO: https://24h.com.br


Nota de Falecimento ROLÂNDIA

Nota de Falecimento:
A  Administração de Cemitérios do Município de Rolândia informa o falecimento de:
Carlos Aparecido Brunosi , 60 anos.
O velório está sendo realizado na Capela Central e o sepultamento ocorreu no dia 15/02 às 10:00h no Cemitério Central.


domingo, 12 de fevereiro de 2023

QUEM FOI O FUNDADOR DE ROLÂNDIA PR. ?

QUEM FOI O FUNDADOR DE ROLÂNDIA ? 

Passados quase 90 anos de fundação, vejo que mesmo junto a professores de história, ainda há dúvidas sobre quem fundou Rolândia.

Quem  fundou Rolândia foi a Companhia de Terras Norte do Paraná, que chegou aqui em primeiro lugar.

Para que fosse possível a venda de lotes urbanos e rurais, a Cia de terras tinha uma equipe de funcionários que mediram e demarcaram todos os lotes, antes que os mesmos fossem oferecidos à venda.

Este trabalho começou por volta de 1930. 

Em 1932 começaram a venda dos lotes agrícolas.

Estes lotes agrícolas foram adquiridos por quem quisesse comprar, desde é claro que pagasse uma certa importância de entrada.

Assim, no ano de 1932, vários compradores de diversas etnias compraram dezenas de lotes. Neste ano tivemos as primeiras derrubadas de florestas e a formação das primeiras lavouras. A partir deste ano também já havia estradas precárias, para onde circulavam carros calhambeques  com corretores e  compradores.

Não há que se falar em exclusividade, nem para alemães, nem as outras etnias. 

Neste ano a Cia de terras vendeu lotes para alemães, japoneses, russos, italianos, espanhóis, mineiros, paulistas, baianos, etc.

As etnias que predominou na colonização de Rolândia foram as alemães, italianas e japoneses. Os alemães vinham do sul do Brasil e da Alemanha. Já os italianos e japoneses eram a maioria originários do estado de São Paulo.

Não podemos esquecer a participação de uma grande quantidade de mineiros e baianos.

Em menor quantidade tivemos  também muitos pioneiros suíços, espanhóis, portugueses, poloneses e húngaros.

Em 1934, o Russo Eugenio Victor Larionoff, comprou um lote urbano e construiu a primeira construção na área central da cidade. O marco zero.

Com relação aos alemães e judeus, eles  receberam reservas de lotes na região nas glebas Roland e Jaú, mas dividiram estas glebas com proprietários de outras etnias. 

Oswald Nixdord , Erich Koch-Weser e Johanes Schauf foram encarregados de ajudar os alemães e judeus nas dificuldades surgidas nos primeiros anos, quando começou a derrubada da mata virgem.

Muitos judeus conseguiram escapar do holocausto graças a um plano fantástico. O partido nazista da Alemanha na década de 30 não permitia que os judeus saíssem da Alemanha com dinheiro. Assim a Cia de terras conseguiu trazer dezenas de famílias judias para cá, através de "compras"  de trilhos lá da Alemanha para ser instalados aqui na Ferrovia São Paulo Paraná (EFSPP). Este dinheiro veio em uma hora boa. Acelerou a construção da ferrovia, que representou cerca de 70% o sucesso da colonização de Rolândia e do norte do Paraná.

Os italianos e japoneses também tinham as suas lideranças. Estas lideranças organizavam mutirões para socorrerem os vizinhos nas construções e colheitas.

Naqueles primeiros anos de colonização surgiram centenas de heróis anônimos. Não havia farmácias, hospitais, escolas e mercados. A solidariedade foi decisiva para que todos sobrevivessem.

Todos os que chegaram nos primeiros anos são considerados pioneiros e têm muita importância pelo trabalho realizado. Aproveitamos para homenagear neste artigo todos os pioneiros anônimos que derrubaram com machados as árvores imensas que haviam aqui para que surgisse as primeiras ruas, casas, comércios e lavouras.

Rolândia teve milhares de heróis anônimos, que enfrentaram as agruras da mata, insetos, bichos e carência de todo tipo de conforto e de muitos alimentos e remédios. Entrevistei dezenas de pioneiros que vieram para cá com pouco dinheiro e passaram até fome, até que colhessem as primeiras safras. Nossas homenagens a todos. Foi um trabalho hercúleo. Uma epopeia. 

Temos que destacar o trabalho exemplar da Cia de terras, que demarcou todos os lotes e estradas. Planejou a cidade e distritos, nunca tendo aqui havido conflito pela posse das terras por eles vendidas.

O Hotel Rolândia inaugurado em outubro de 1934 foi importantíssimo na tarefa de abrigar os pioneiros enquanto  pensavam qual o melhor lote e qual a estratégia para a derrubada da mata.

A  chegada da ferrovia em janeiro de 1936 representou 70% do sucesso da colonização. O trem trafegava com chuva e com sol, trazendo os pioneiros, as sementes, implementos e até animais. Depois também carregava as safras até os portos e Santos e Paranaguá.

Rolândia  produziu milhões de sacas de café por décadas, tornando conhecida em todo mundo como a rainha do café.

Fui vereador na década de 80 e 90 e me lembro que formamos uma comissão de  vereadores para estudar estes dados históricos. Eu era um dos membros. Também fizeram parte Nikolaus Schauff e um outro vereador que não lembro. Na época ouvimos historiadores e pioneiros. Solicitamos documentos e informações junto a Cia de terras. Formamos uma pasta que deve estar arquivada na Câmara. O Reginaldo Borroff deve saber onde está.

As conclusões foram estas que expus acima.

Concluímos também que Rolândia foi fundada em 29 de junho de 1934.

TEXTO E FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA 




quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

ATENÇÃO MARINA ASSUNTA PISONI E PIETRO SANTE FARINA BÉRGAMO ITÁLIA

QUALCUNO CONOSCE QUALCHE PARENTE DI 
 MARINA ASSUNTA PISONI e PIETRO SANTE FARINA
ORIGINARI DI BERGAMO, ITALIA.
SONO BIS NETO DELES.
ARRIVARONO IN BRASILE NEL ANNI DEL 1896.


















MIO NONNO GIUSEPPI  FARINA